Militantes impedem Lula da Silva de se entregar

Paulo Pinto / Fotos Publicas

Manifestantes a favor do ex-presidente Lula da Silva carregam-no em braços em manifestação em São Bernardo do Campo

O ex-Presidente brasileiro Lula da Silva saiu hoje à tarde do edifício onde estava desde que, na quinta-feira, foi ordenada a sua detenção, e entrou num veículo descaracterizado para abandonar o local, mas a multidão de apoiantes impediu-o.

Faltavam alguns minutos para as 17:00 (21:00 em Lisboa) quando, em São Bernardo do Campo, no Estado brasileiro de São Paulo, Luiz Inácio Lula da Silva saiu da sede do Sindicato dos Metalúrgicos, onde iniciou nos anos 1970 a sua carreira política, e entrou numa viatura, onde se encontravam igualmente o seu advogado, um segurança e o diretor administrativo do sindicato, para se entregar à Polícia Federal.

Cercar, sentar e não deixar prender”, gritavam os manifestantes, enquanto corriam de um lado para o outro para bloquear as duas saídas do recinto do sindicato, tendo colocado uma corrente num dos portões, noticiou o diário Estado de S. Paulo, que acompanha ‘online’ os acontecimentos em São Bernardo do Campo.

Alguns minutos depois, Lula da Silva saiu do veículo em que seguiria para o aeroporto de Congonhas, de onde partiria para Curitiba, e voltou a entrar no edifício, de onde assomou, em seguida, a uma janela para acenar aos apoiantes.

Segundo o diário Folha de S. Paulo, os militantes do Partido dos Trabalhadores (PT) que estão dentro do recinto do Sindicato dos Metalúrgicos bloquearam também passagens internas do edifício para dificultar nova saída de Lula da Silva e da polícia.

O diário paulista noticiou também que, embora os dirigentes sindicais estejam a tentar apaziguar os ânimos, há grande resistência em obedecer a orientações que tenham como resultado que Lula se entregue à polícia federal, para começar a cumprir a pena de prisão.

Lula da Silva foi condenado em segunda instância a 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e branqueamento de capitais, no âmbito de um processo da Operação Lava Jato em que foi acusado de receber um apartamento de luxo da construtora OAS em troca de favorecer os contratos da empresa com a estatal Petrobras.

O juiz federal Sérgio Moro decretou na quinta-feira a prisão do antigo chefe de Estado brasileiro (2003-2011) depois de o Supremo Tribunal Federal e o Supremo Tribunal de Justiça terem rejeitado os pedidos de ‘habeas corpus’ apresentados pela sua defesa.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …

A Budapest Eye foi restaurante por um dia (e com estrela Michelin)

Um restaurante com estrela Michelin em Budapeste, na Hungria, ofereceu aos clientes uma experiência gastronómica na famosa roda gigante Budapest Eye. Atraiçoado pela queda de faturação após o desaparecimento de turistas estrangeiros, o restaurante Costes, premiado …

Antigo ministro da Saúde Leal da Costa admite novo estado de emergência

O antigo ministro da Saúde Fernando Leal da Costa defendeu hoje que em algum momento deve ser decretado de novo o estado de emergência, para que o Governo possa tomar medidas na luta contra a …

Marcelo promulga uso obrigatório de máscara na rua por 70 dias

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto da Assembleia da República que determina o uso obrigatório de máscara na rua, por um período de 70 dias, sempre que não seja possível cumprir o …