/

Compras da Vivo pela Telefónica e da Oi pela PT estão a ser investigadas

1

O Ministério Público está a investigar o envolvimento político de governantes no negócio da venda dos 50% da Vivo detidos pela PT à Telefónica, e na posterior compra de ações da brasileira Oi pelos portugueses.

Público avança que, no quadro da colaboração com as autoridades brasileiras, o Ministério Público quer apurar o envolvimento de ex-governantes, acionistas e gestores portugueses e brasileiros nos negócios – um de 7,5 mil milhões de euros e outro de quase quatro mil milhões – de venda de parte da operadora Vivo à espanhola Telefónica e a posterior compra das ações da brasileira Oi pela empresa de telecomunicações portuguesa.

De acordo com o jornal, na origem das averiguações estão suspeitas de benefícios financeiros, no valor de várias dezenas de milhões de euros, concedidos a governantes, acionistas e quadros de topo das operadoras.

No cruzamento de posições acionistas com a operadora brasileira Oi, salienta-se, terá intervindo José Dirceu, o principal rosto do escândalo do Mensalão e agora também atingido pela Operação Lava Jato.

O Público questionou o MP sobre as investigações, tendo apurado que existiram “movimentos de verbas ‘extra’ que podem ter rondado 200 milhões de euros”, num negócio de contornos complexos concretizado em menos de um mês, mas o MP respondeu que “as investigações relacionadas com os temas abordados no email encontram-se em segredo de justiça”.

ZAP

1 Comment

  1. Empresas-Negócios de “regime” com “nomeados” peões de brega… Ainda querem ver que o “marquês” não fica de fora?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.