Sócrates diz que novas buscas são pretexto para adiar fim do inquérito

José Coelho / Lusa

-

A defesa de José Sócrates declarou esta quinta-feira que as novas investigações do Ministério Público dizem respeito a factos com que o arguido não foi confrontado, como pretexto para o alargamento do prazo para o encerramento do inquérito.

O Ministério Público realizou esta quinta-feira buscas em duas instituições bancárias no âmbito da Operação Marquês, para recolher elementos de prova relativos a “serviços prestados pela Caixa BI e pelo antigo BESI (atual Haitong) a um cliente”.

Num comunicado divulgado ontem à noite, os advogados de Sócrates, João Araújo e Pedro Delille, afirmam que “as investigações agora alardeadas, em torno de negócios da Portugal Telecom, se disserem respeito a factos, têm a ver com suspeitas com que o engenheiro José Sócrates jamais foi confrontado e servem apenas para, acolhendo-as ao Processo Marquês, pretextar razões que expliquem a nova violação, que se adivinha, de mais um prazo para o encerramento do inquérito”.

“E, entretanto, pretende o Ministério Público continuar a fazer novas diligências e a lançar para o espaço público novas suspeitas, que, neste quadro processual, não passam de mais insultos”, adianta a nota.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) esclareceu que nas buscas desta quinta-feira não estão em causa a responsabilidade das referidas entidades bancárias.

De acordo com a PGR, neste processo, que corre termos no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), investigam-se factos suscetíveis de integrarem os crimes de corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais.

No passado dia 14, o Ministério Público realizou igualmente buscas, também no âmbito da Operação Marquês, a sociedades do grupo PT, residências de antigos gestores da empresa e a um escritório de advogados.

Em causa, adiantou na altura a PGR, estavam “eventuais ligações entre circuitos financeiros investigados neste inquérito e os grupos PT e Espírito Santo”.

A Operação Marquês já conta com mais de uma dezena de arguidos, entre os quais o ex-primeiro-ministro José Sócrates, que está indiciado pelos crimes de fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção passiva para ato ilícito.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Este ainda vai ser condecorado. E já de seguida vem aqui os defensores deste ladrão. Os fanáticos pela ideologia Sócrates. A ideologia do roubo!

RESPONDER

"A democracia prevaleceu". Joe Biden apela à união na tomada de posse como 46º Presidente dos Estados Unidos

O democrata Joe Biden tomou esta quarta-feira posse como 46.º Presidente dos Estados Unidos, após ter feito o juramento de funções perante o presidente do Supremo Tribunal, John Roberts, nas escadas do Capitólio, em Washington. Joe …

Presidente da Suíça no topo dos salários. Marcelo no fim da lista

Uma lista elaborada com dados da IG - consultora britânica de mercados financeiros - revelou que quanto mais rico o país, em regra, mais alto é o ordenado do chefe de Estado, com o Presidente …

Novo estudo reitera eficácia da vacina da Pfizer contra variante britânica do coronavírus

Um novo estudo da empresa alemã BioNTech sugere que a vacina desenvolvida por esta e pela farmacêutica norte-americana Pfizer contra a covid-19 é também eficaz na variante do coronavírus que surgiu no Reino Unido. O estudo, …

Governo reúne-se com especialistas ainda esta quarta-feira

O Governo vai reunir-se ainda nesta quarta-feira com epidemiologistas. A informação foi inicialmente avançada pela TSF, sendo posteriormente confirmada pelo primeiro-ministro, António Costa, em Bruxelas. O encontro será presidido pela ministra da Saúde, Marta Temido, …

Charles Michel propõe "pacto fundador" para tornar Europa e EUA "mais fortes"

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, propôs esta quarta-feira ao novo Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a criação de um “pacto fundador” para tornar a Europa e a América “mais fortes”. “No primeiro dia …

Mayan faz visita "surreal" a hospital fechado em Miranda do Corvo (e adverte para destruição económica e social)

O candidato presidencial apoiado pelo Iniciativa, Liberal Tiago Mayan Gonçalves, esteve na terça-feira em campanha nas instalações do hospital fechado de Miranda do Corvo, tendo-o apontado como um cenário “surreal” num dos períodos mais difíceis …

Parlamento prepara renovação do estado de emergência até ao fim de fevereiro

O parlamento agendou para dia 11 de fevereiro um debate e votação sobre o eventual decreto presidencial para a prorrogação do estado de emergência em Portugal, por novo período de 15 dias, para fazer face …

Trump já deixou a Casa Branca. "Tenham uma boa vida, voltaremos a ver-nos”

O Presidente cessante dos Estados Unidos já deixou a Casa Branca. A poucas horas da tomada de posse do democrata Joe Biden, Donald Trump afirmou ter sido uma “grande honra” ter desempenhado este cargo. “Foi …

Investigadores admitem abstenção recorde entre os 60% e 70%

As presidenciais de domingo podem registar uma abstenção recorde, entre os 60% e os 70%, devido ao medo da pandemia de covid-19, ao desinteresse dos eleitores e por haver um candidato favorito, segundo especialistas ouvidos …

Irão impõe sanções simbólicas a Donald Trump. Presidente iraniano saúda "fim" da era do "tirano"

O Irão impôs esta terça-feira sanções ao Presidente cessante dos EUA, Donald Trump, e a diversos membros da sua administração sobre o seu alegado apoio ao “terrorismo”, de acordo com a página digital do Ministério …