/

Pharol avança com processo contra Zeinal Bava

(dr) telecom.pt

Zeinal Bava, ex-presidente da PT e da Oi

Zeinal Bava, ex-presidente da PT e da Oi

A Pharol deu entrada esta segunda-feira com um novo processo contra Zeinal Bava, o ex-administrador da PT SGPS.

De acordo com um comunicado enviado à CMVM, a antiga PT SGPS, hoje liderada por Luís Palha da Silva, fez entrar uma “ação de responsabilidade” no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa contra os ex-presidentes Zeinal Bava e Henrique Granadeiro e o ex-administrador financeiro, Luís Pacheco de Melo.

É o terceiro processo colocado pela Pharol em torno das aplicações financeiras feitas no Grupo Espírito Santo (GES), nomeadamente os 897 milhões de euros aplicados na Rioforte, e se segue ao colocado em outubro a Henrique Granadeiro, Pacheco Melo e Amílcar Morais Pires (ex-administrador do BES) e ao avançado em janeiro à antiga auditora da PT, a Deloitte.

A empresa alega que os prejuízos ascendem a 54,9 milhões de euros “em virtude de os montantes investidos, ao longo do tempo, não terem sido aplicados no normal desenvolvimento do objeto social da Pharol”.

A companhia acusa Zeinal Bava, Henrique Granadeiro e Luís Pacheco de Melo de “violação dos respetivos deveres legais e contratuais, nomeadamente, o dever de submeter a aprovação prévia, pelo conselho de administração, da realização de aplicações em instrumentos de dívida emitidos por sociedades integrantes do Grupo Espírito Santo, bem como o dever de implementar um sistema de controlo interno adequado à existência de aplicações com tal natureza”.

A Pharol já tinha avançado com processos contra Henrique Granadeiro e Luís Pacheco de Melo, e agora estende-os também a Zeinal Bava, que em abril de 2014, quando foi renovado o investimento da PT na Rioforte, já liderava a Oi mas mantinha-se como presidente da PT Portugal.

A empresa não descarta vir a responsabilizar outros administradores eleitos para o triénio 2012/2014 ou terceiros que, de alguma forma, tenham tido responsabilidades por danos causados na sequência de investimentos feitos no GES.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.