/

Putin tem o seu próprio túnel de desinfeção para se proteger do coronavírus

premier.gov.ru

O presidente da Rússia, Vladimir Putin

Vladimir Putin, Presidente da Rússia, está a ser protegido da pandemia de covid-19 através de um túnel de desinfeção que foi instalado em Novo-Ogaryovo, um palácio construído no século XIX e localizado nos subúrbios de Moscovo, onde está isolado.

De acordo com a agência de notícias estatal RIA, quem quiser visitar o Presidente da Rússia tem de passar primeiro pelo túnel de desinfeção que foi construído especialmente para o efeito por uma empresa da cidade de Penza.

Nas imagens partilhadas pela agência, é possível ver que, ao passarem pelo túnel, as pessoas são borrifadas por um spray desinfetante disparado do topo e da lateral do aparelho. O desinfetante é descrito como uma leve nuvem de líquido que cobre a roupa e pele expostas.

O túnel de desinfeção surge depois de, em abril, o porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, ter dito que todos os que se encontrassem com Putin seriam testados antes.  Um mês depois, Peskov revelou que tinha sido infetado com o novo vírus.

Putin está isolado na sua residência em Novo-Ogaryovo. Foi lá que começou a trabalhar no início de abril, uma semana depois de visitar um hospital na capital russa e de ter contactado com um médico que viria a dar positivo para o novo coronavírus logo após a visita de Putin.

Os contactos pessoais do presidente da Rússia são mantidos ao mínimo. O Presidente russo faz as suas aparições públicas por videoconferência. Putin não tem telemóvel nem e-mail, mas adaptou-se bem às videochamadas.

Além da guerra russo-georgiana em 2008, esta é a primeira vez em 20 anos que Putin não gere pessoalmente uma grande crise nacional.

A Rússia é o terceiro país, depois do Brasil e dos Estados Unidos, com mais casos. No total, desde o início da pandemia, mais de 500 mil pessoas foram infetadas. Até agora, registam-se mais de sete mil mortes.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 438 mil mortos e infetou mais de oito milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP. Portugal contabiliza pelo menos 1.522 mortos associados à covid-19 em 37.336 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.