“Clusters de casos.” Depois de Moscovo, vírus alastra para o resto da Rússia

Yuri Kochetkov / EPA

Mais de metade dos casos confirmados são em Moscovo. No entanto, o vírus está a alastrar-se naquele que já é o segundo país mais afetado pela pandemia.

A Rússia já conta com 180 mil casos de infeção pelo novo coronavírus, e mais de metade foram registados em Moscovo, que já é conhecida como um dos epicentros mundiais da pandemia, com 142.824 casos. De acordo com a CNN, não existe uma região onde ainda não tenha sido confirmado pelo menos um caso.

A situação no país está a tornar-se cada vez mais complicada à medida que os novos focos de infeção se localizam nas regiões mais pobres. O Presidente russo já informou que a decisão sobre se se devem manter ou não as medidas restritivas deverá ser tomada localmente.

“Temos um grande país. A situação epidemiológica varia de região para região. Já antes tivemos isso em conta, e agora, na fase seguinte, temos de agir de forma ainda mais específica e cuidadosa”, disse Vladimir Putin.

Em relação ao número de mortos, que é muito reduzido (2.631 no total), as autoridades russas garantem que não há manipulação de estatísticas nem ocultação de cadáveres.

A propagação do vírus na Rússia é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como “clusters de casos” e não “transmissão na comunidade”. À medida que o foco da doença se desloca da capital para as outras regiões do país, o receio de que o sistema de saúde não aguente também aumenta.

No YouTube, uma jornalista russa publicou um vídeo no qual revela as condições precárias em que trabalham os médicos em Ivanteyevka, uma cidade a apenas 16 quilómetros de Moscovo.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nigéria. Youtube fecha canal de pastor que pretende "curar a homossexualidade"

O pastor nigeriano TB Joshua apelou aos seus seguidores a "rezarem pelo YouTube" e a não responderem através do ódio ao encerramento do seu canal naquela plataforma, onde colocou vídeos em que afirmava "curar a …

Esquemas de Wall Street alimentaram a crise de 2008. Está a voltar a acontecer o mesmo

Bancos têm erroneamente relatado dados de rendimento inflacionados que comprometem a integridade dos valores imobiliários resultantes. Foi há mais de 12 anos que foi anunciada a falência do Lehman Brothers, o quarto maior banco de investimento …

Chelsea e Manchester City preparam-se para sair da Superliga Europeia

Os dois clubes ingleses estão a preparar-se para se retirar formalmente da Superliga Europeia, avança, esta terça-feira, a imprensa britânica. O jornal The Guardian avançou, tal como a generalidade da imprensa britânica, que o Chelsea e …

Rússia planeia clonar e "ressuscitar" um exército cita com 3.000 anos

Há duas décadas, arqueólogos da Sibéria encontraram os restos mortais de guerreiros citas com três mil anos com os seus cavalos na República de Tuva. Agora, a Rússia quer cloná-los. O ministro da Defesa da Rússia …

Levantada imunidade parlamentar a António Gameiro, suspeito na Operação Triângulo

A comissão de Transparência aprovou, esta terça-feira, um relatório favorável ao levantamento da imunidade parlamentar ao deputado António Gameiro (PS), envolvido na "Operação Triângulo". A decisão foi tomada por unanimidade na reunião desta terça-feira da comissão …

Medina confirma que ex-vereador Manuel Salgado é um dos visados na investigação da PJ

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa confirmou, esta terça-feira, que um dos visados na investigação da Polícia Judiciária (PJ) a suspeitas de crimes de abuso de poder e corrupção é o ex-vereador do Urbanismo …

Jeff Bezos quer transformar a Amazon no "melhor empregador da Terra"

O CEO da Amazon admitiu que é preciso fazer mais pelos trabalhadores e revelou que um dos seus principais objetivos é fazer da empresa "o melhor empregador da Terra". As más condições de trabalho a que …

Montenegro "hipotecou-se" à China (e agora quer a ajuda da Europa para se libertar)

Montenegro aceitou um empréstimo gigante da China para construir uma rodovia. Agora, o minúsculo país montanhoso quer ajuda da União Europeia (UE) para pagar a dívida. A situação em Montenegro é o mais recente conflito numa …

Punir os 12 clubes da Superliga Europeia? O tiro pode sair pela culatra

A UEFA ameaça punir os clubes que participem na Superliga Europeia. No entanto, tomar medidas precipitadas pode fazer com que o tiro saia pela culatra. O mundo do futebol foi abalado pelo anúncio de uma Superliga …

Criados 280 postos para vacinar 100 mil pessoas por dia

Duzentos e oitenta postos de vacinação rápida e de resposta reforçada estão a ser criados em todo o país para se conseguir vacinar 100 mil pessoas por dia, disse esta terça-feira à agência Lusa o …