PS separado da coligação por apenas um ponto

José Sena Goulão / Lusa

O secretário-geral do PS, António Costa, com Carlos César (esq) e Eduardo Ferro Rodrigues (dir)

Apenas um ponto percentual separa o PS da coligação PSD/CDS, o que se traduz num empate técnico. Costa continua a ser o candidato mais popular, apesar de Passos registar finalmente saldo positivo no que toca à popularidade.

Trata-se da menor diferença registada, desde que António Costa chegou à liderança do PS, nas pesquisas da Eurosondagem, feitas para o Expresso e para a SIC.

Os resultados da sondagem de setembro, a um mês das eleições, colocam os socialistas à frente com 36% das intenções de voto, seguidos pela coligação Portugal à Frente, com 35%. Enquanto o PS recuou 0,3 pontos percentuais face ao último barómetro, a coligação subiu 0,2 p.p. durante o último mês.

Depois do debate desta semana entre Catarina Martins e Jerónimo de Sousa, o Bloco de Esquerda mantém os resultados e a CDU sobe 0,4 p.p. nas intenções, estando agora com 10,4%. A fatia de eleitores indecisos ainda representa 21,1% dos inquiridos.

Em maio a diferença entre das duas forças era de 4,5 pontos percentuais, em junho passou para 3,6 p.p., em julho 2,1 p.p., em agosto 1,5.

Também noutras sondagens, feitas por outras empresas, os dados apontam para perdas para os socialistas e ganhos para os partidos do Governo. Apenas uma pesquisa até agora – a última da Católica para a RTP antes do verão – deu uma ligeira vantagem à coligação, mas de apenas 1%.

No que toca à popularidade, António Costa ainda é o líder com o melhor balanço entre as opiniões positivas e negativas, mas Passos entrou este mês em terreno positivo, o que já não acontecia desde outubro de 2012. A diferença entre os dois, ainda assim, permanece elevada – de 22,4 pontos contra 1. Entre ambos ficam Portas, Jerónimo de Sousa e Catarina Martins, por esta ordem.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Por António Costa do Partido Socialista, diariamente, são já mais as promessas que as promessas que o próprio programa continha! A dispersão e o ror de promessas descredibiliza!
    Por outro lado, a ausência de promessas da coligação antes enfatizando os sacrifícios dos portugueses, enaltece o percurso em crescendo pós troika assente na credibilidade reconquistada por Portugal!

  2. Acabei de ver na CMTV o sr. Paulo Portas a sair de um hotel do norte e a entrar num carro com o passo acelarado isto porque á porta desse mesmo estariam algumas dezenas de pessoas a manifestarem-se por causa do dinheiro que lhes foi roubado pelo antigo BES, ou pelo Novo Banco ou terá sido pelo Governo, nao sei…. Sr. Paulo Portas em tempos votei em si, hoje voltaria a votar mas era para o mandar para outra galáxia…mas que cara de pau!!!! As pessoas ficaram sem o seu dinheiro e vç sai do hotel a sorrir e acenar ás pessoas que ali estavam e que somente lhe queriam fazer algumas perguntas, mas que covardia, bom o que lhe vale é que não está sozinho ha muitos covardes ao seu lado…Bem o Sr Socrates recebeu luvas (é o que se diz), vç ( governo) fecham um Banco e o dinheiro desaparece… Portugueses, bora lá votar…… QUE NOJO

RESPONDER

Há uma rua no Texas onde todas as casas foram impressas em 3D

Esta é a primeira comunidade de casas impressas em 3D nos EUA que está pronta a receber habitantes. A construção torna as habitações mais resistentes ao fogo e a inundações. Chama-se East 17th Street e fica …

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …

"Não posso ficar sentado a ver-nos voltar a 1972". Médico desafia a lei no Texas e admite que já fez um aborto

Um médico texano escreveu uma coluna de opinião no Washington Post a admitir que já fez um aborto no estado, depois da lei que proíbe interromper as gravidezes após seis semanas ter entrado em vigor. Em …

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …