PS separado da coligação por apenas um ponto

José Sena Goulão / Lusa

O secretário-geral do PS, António Costa, com Carlos César (esq) e Eduardo Ferro Rodrigues (dir)

Apenas um ponto percentual separa o PS da coligação PSD/CDS, o que se traduz num empate técnico. Costa continua a ser o candidato mais popular, apesar de Passos registar finalmente saldo positivo no que toca à popularidade.

Trata-se da menor diferença registada, desde que António Costa chegou à liderança do PS, nas pesquisas da Eurosondagem, feitas para o Expresso e para a SIC.

Os resultados da sondagem de setembro, a um mês das eleições, colocam os socialistas à frente com 36% das intenções de voto, seguidos pela coligação Portugal à Frente, com 35%. Enquanto o PS recuou 0,3 pontos percentuais face ao último barómetro, a coligação subiu 0,2 p.p. durante o último mês.

Depois do debate desta semana entre Catarina Martins e Jerónimo de Sousa, o Bloco de Esquerda mantém os resultados e a CDU sobe 0,4 p.p. nas intenções, estando agora com 10,4%. A fatia de eleitores indecisos ainda representa 21,1% dos inquiridos.

Em maio a diferença entre das duas forças era de 4,5 pontos percentuais, em junho passou para 3,6 p.p., em julho 2,1 p.p., em agosto 1,5.

Também noutras sondagens, feitas por outras empresas, os dados apontam para perdas para os socialistas e ganhos para os partidos do Governo. Apenas uma pesquisa até agora – a última da Católica para a RTP antes do verão – deu uma ligeira vantagem à coligação, mas de apenas 1%.

No que toca à popularidade, António Costa ainda é o líder com o melhor balanço entre as opiniões positivas e negativas, mas Passos entrou este mês em terreno positivo, o que já não acontecia desde outubro de 2012. A diferença entre os dois, ainda assim, permanece elevada – de 22,4 pontos contra 1. Entre ambos ficam Portas, Jerónimo de Sousa e Catarina Martins, por esta ordem.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Por António Costa do Partido Socialista, diariamente, são já mais as promessas que as promessas que o próprio programa continha! A dispersão e o ror de promessas descredibiliza!
    Por outro lado, a ausência de promessas da coligação antes enfatizando os sacrifícios dos portugueses, enaltece o percurso em crescendo pós troika assente na credibilidade reconquistada por Portugal!

  2. Acabei de ver na CMTV o sr. Paulo Portas a sair de um hotel do norte e a entrar num carro com o passo acelarado isto porque á porta desse mesmo estariam algumas dezenas de pessoas a manifestarem-se por causa do dinheiro que lhes foi roubado pelo antigo BES, ou pelo Novo Banco ou terá sido pelo Governo, nao sei…. Sr. Paulo Portas em tempos votei em si, hoje voltaria a votar mas era para o mandar para outra galáxia…mas que cara de pau!!!! As pessoas ficaram sem o seu dinheiro e vç sai do hotel a sorrir e acenar ás pessoas que ali estavam e que somente lhe queriam fazer algumas perguntas, mas que covardia, bom o que lhe vale é que não está sozinho ha muitos covardes ao seu lado…Bem o Sr Socrates recebeu luvas (é o que se diz), vç ( governo) fecham um Banco e o dinheiro desaparece… Portugueses, bora lá votar…… QUE NOJO

RESPONDER

Sem-abrigo morta a tiro no Brasil após pedir esmola

Uma mulher sem-abrigo foi morta no sábado, em Niterói, no estado brasileiro do Rio de Janeiro, quando pedia esmola a um transeunte, que disparou sobre ela. O crime, que ocorreu no sábado, foi filmado por câmaras …

Polícias saem à rua para reivindicar promessas do Governo. Chega e mais seis partidos vão ao protesto

Elementos das forças de segurança (PSP e GNR) manifestam-se esta quinta-feira, em Lisboa, para pressionarem o novo Governo a cumprir as reivindicações da classe e as promessas do anterior Executivo. Sob o lema “tolerância zero”, a …

Homens ficam mais stressados quando esposas ganham quase tanto como eles

https://vimeo.com/374392301 Um novo estudo sugere que o homem fica mais stressado quando a mulher ganha mais do que 40% do rendimento do casal. Em sentido contrário, ficam menos ansiosos quando a esposa ganha menos do que …

Estratégia Nacional para Sem-Abrigo prevê que ninguém fique na rua mais de 24 horas

A atual Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo está assente num modelo de intervenção em que ninguém fique na rua por mais de 24 horas e um conhecimento permanente do …

Protesto nacional de quinta-feira na Colômbia leva governo a encerrar fronteiras

A Colômbia é esta quinta-feira palco de um protesto nacional convocado por sindicatos e movimentos sociais, que levou as autoridades a adotarem várias medidas preventivas, designadamente o encerramento das fronteiras. O objetivo do Governo é assegurar …

Na Austrália, há cobras que saltam (e os cientistas querem saber porquê)

Cientistas da Virgínia, no Estados Unidos, descobriram na Austrália uma espécie de cobra comum das árvores que é capaz de saltar entre galhos e folhas. Tratam-de das cobras de árvores australianas da espécie Dendrelaphis, espécimes …

Entomólogo diz que há "abelhas" em Marte (e tem provas)

Enquanto os cientistas tentam encontrar vida em Marte com experiências no terreno, como a sonda Curiosity, o entomólogo William Romoser, professor emérito na Universidade do Ohio, nos Estados Unidos, afirma que já temos provas da …

Luas de Neptuno dançam de forma única e perpétua

De acordo com uma investigação publicada recentemente, mesmo para os padrões selvagens do Sistema Solar exterior, as órbitas estranhas das duas luas mais interiores de Neptuno não têm rival. Especialistas em dinâmica orbital estão a chamar …

O Senhor dos Anéis. Série já tem segunda temporada garantida (e a primeira ainda nem estreou)

A primeira temporada da série de O Senhor dos Anéis, produzida pela Amazon Prime, ainda nem estreou e a sua segunda temporada já está confirmada. A declaração foi feita por Jennifer Salke, da Amazon Studios, ao …

John Legend atua em julho no festival EDP Cool Jazz

O músico norte-americano, responsável por temas como "All of me" e "Ordinary People", regressa a Portugal, em julho, para um concerto no festival EDP Cool Jazz, em Cascais. John Legend atua a 3 de julho no …