PS já terá novos nomes para o TC (mas só avança quando Parlamento voltar à normalidade)

André Kosters / Lusa

A eleição do novo presidente do Conselho Económico e Social (CES), dos dois juízes em falta no Tribunal Constitucional (TC) e nomeados pela Assembleia da República para os órgãos externos vai ficar adiada para quando o Parlamento retomar a normalidade dos seus trabalhos.

A líder parlamentar do Partido Socialista (PS), Ana Catarina Mendes, já terá, de acordo com o jornal Público, alguns nomes em mente para estes cargos, mas ainda não os discutiu com António Costa, líder dos socialistas e primeiro-ministro.

O adiamento justifica-se com a atual pandemia do novo coronavírus, a Covid-19, que fez com que o Parlamento ficasse reduzido à presença de um quinto dos deputados, o quórum mínimo de funcionamento.

Só depois de António Costa disser “sim” a esses nomes é que Ana Catarina Mendes passará à discussão com o líder do PSD, Rui Rio.

No início do mês, foi noticiado que o PS só vai avançar com novos nomes se o PSD der garantias “públicas” de que está disposto a acolher os nomes sugeridos.

O Parlamento chumbou a eleição dos nomes indicados pelo PS para os lugares vagos de dois juízes do Tribunal Constitucional (Vitalino Canas e Clemente Lima), deixadas em aberto por Cláudio Monteiro e Clara Sottomayor, e para o lugar também por ocupar do presidente do Conselho Económico e Social (Correia de Campos).

Apesar de o voto ser secreto, o PS diz que Rui Rio deu garantias de que os nomes teriam o acolhimento genérico do PSD, mas o PSD diz que o PS não negociou nome nenhum com os sociais-democratas. Apesar deste impasse, uma fonte socialistas garantiu ao matutino que houve “várias” conversas entre Ana Catarina Mendes e Rui Rio.

Segundo fonte da direção parlamentar do PS, Rui Rio terá confirmado “várias vezes” os nomes, tendo apenas mostrado que tinha mais dificuldades em pôr os seus deputados a votar o nome de Vitalino Canas, ex-porta-voz do partido durante os tempos de José Sócrates.

A escolha de Vitalino Canas, ex-deputado e ex-porta-voz do Governo de José Sócrates, por parte do PS para integrar o Tribunal Constitucional gerou uma onda de críticas recentemente. Do Bloco de Esquerda ao PSD, passando por elementos do próprio PS que lamentam que Canas representa a “tralha socrática”.

A bancada social-democrata mantém o que disse no dia da votação, contrariando o PS: “Não houve negociações.”

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …

Israel não vai desperdiçar "oportunidade histórica" para anexar a Cisjordânia

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu voltou a defender hoje a anexação de partes da Cisjordânia nos próximos meses e em prosseguir este polémico plano, apesar do crescente coro de condenações de diversos aliados. Os palestinianos, e …

Zlatan Ibrahimovic lesiona-se e deixa carreira em risco

No treino com vista ao regresso da Liga italiana, Zlatan saiu a coxear do centro de treinos, com os milaneses a explicarem que exames vão determinar se se trata de lesão no gémeo ou tendão …

Há uma orquestra presa num palácio da Alemanha há 75 dias

Um grupo de músicos bolivianos, que pertencem à Orquestra Experimental de Instrumentos Nativos, está confinado no Palácio Rheinsberg, na Alemanha, há cerca de 75 dias devido à pandemia de covid-19. No início de março, os membros da …

Bolsonaro diz ter imagem negativa no exterior porque a imprensa "é de esquerda"

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse hoje que a sua imagem no exterior é negativa porque a imprensa mundial é de esquerda, enquanto falava com apoiantes junto ao Palácio da Alvorada, em Brasília. "A imprensa …

Líderes vodu do Haiti preparam templos para tratar infetados com covid-19

Líderes de vodu do Haiti pediram aos padres da religião afro-caribenha para criar um remédio secreto que servisse de tratamento contra o novo coronavírus. Aos religiosos foi também pedido que preparassem as câmaras sagradas de …

Centros comerciais e lojistas dizem-se preparados para reabrir em junho

Os centros comerciais e lojistas asseguram estar preparados para reabrir em pleno em 1 de junho, apelando à não discriminação face aos restantes espaços de retalho, mas pedem medidas que travem o impacto da pandemia …

Não vai faltar sardinha dentro dos próximos anos, revela investigação

A quantidade de sardinha adulta no mar é mais do que suficiente para os próximos três anos. Os dados científicos confirmam que o stock de sardinha está totalmente recuperado. O último cruzeiro realizado pelo Instituto Português …

Um ano e 20 mil assinaturas depois, Acordo Ortográfico regressa ao parlamento

Um projeto de lei de iniciativa de cidadãos, com 20.669 assinaturas, contra o Acordo Ortográfico (AO), começa esta quarta-feira a ser discutido no parlamento, mais de um ano depois de ter sido entregue. Na agenda de …