Porsche

Porsche Wireless Charge
Quando o novo Porsche Cayenne totalmente elétrico chegar no próximo ano, poderá carregá-lo sem sequer se dar ao trabalho de abrir a tampa de carregamento e ligar o cabo.
A Porsche quer transformar a experiência do automóvel elétrico: a marca alemã vai disponibilizar um sistema opcional de carregamento sem fios que permitirá carregar a bateria enquanto o carro está estacionado.
Designado Porsche Wireless Charge, o funcionamento é semelhante ao carregamento por indução dos telemóveis, com uma base instalada no chão que transmite energia a um recetor colocado na parte de baixo do veículo.
Mas, ao contrário dos telemóveis, não existe qualquer contacto físico: a energia é transferida pelo ar, nota o El Confidencial. Segundo a Porsche, a carga é feita a uma distância de entre 11 e 16cm, com até 90% de eficiência.
O sistema, que vai ser lançado no Cayenne Electric na primavera de 2026, pode carregar o automóvel a 11kW, um desempenho comparável ao de uma wallbox doméstica,
A base de carregamento é uma placa de 117 por 78 centímetros, com 6 centímetros de espessura e 50 quilos de peso, para uso interior ou exterior, e terá um custo de cerca de 8 mil euros — uma módica quantia, para quem comprou um Cayenne para começar.
No interior da placa, uma bobina emissora, alimentada por corrente alterna, gera um campo magnético. O recetor, fixado sob o eixo dianteiro, converte esse campo em energia elétrica, que é transmitida para a bateria de alta tensão.
O processo exige precisão: a suspensão pneumática baixa automaticamente o chassis para aproximar a bobina recetora. O alinhamento é controlado por câmaras e guias projetadas no ecrã do veículo. Assim que tudo está calibrado, inicia-se a transferência de energia.
O que acontece, pergunta o Top Gear, se uma pessoa for péssima a estacionar, e passar por cima da placa? Segundo a Porsche, a base de carregamento é suficientemente resistente para não partir sob o peso considerável de um Cayenne equipado com bateria, à prova de água e resistente à sujidade.
E se o seu gato decidir ir dormir para a base de carregamento? Será frito pelo campo magnético do carregamento sem fios? Os engenheiros da Porsche pensaram nisso. O sistema interrompe o processo se detetar obstáculos ou animais entre a base e o veículo.
A monitorização e ajustes ao carregamento são controlados através da aplicação My Porsche. A placa liga-se à rede elétrica doméstica através de cablagem convencional e recebe atualizações de software por Wi-Fi ou LTE.
De acordo com a marca, 75% dos proprietários de elétricos Porsche carregam principalmente em casa. O sistema funciona todo o ano, independentemente das condições meteorológicas, garante a Porsche.
Independentemente do sistema escolhido, a marca alemã afirma que a bateria aceita cargas até 400 kW em corrente contínua, permitindo passar dos 10% aos 80% em apenas 16 minutos com um carregador compatível. Os dois carregadores de bordo dividem a entrada de energia para otimizar os tempos de carregamento em diferentes infraestruturas nos mercados europeu e asiático.
O Cayenne Electric deverá estar no mercado no verão de 2026. A Porsche irá manter em paralelo a produção do Cayenne a combustão, e lançar novas versões Coupé e S assentes na mesma plataforma.