Projecções dão vitória clara da Coligação, próximo da maioria absoluta

José Sena Goulão / Lusa

Pedro Passos Coelho e Paulo Portas cumprimentam-se num comício durante a campanha eleitoral

As projeções da RTP, SIC e TVI dão a vitória à coligação Portugal à Frente (PSD/CDS-PP) nas eleições legislativas de hoje, com alguns intervalos máximos próximos da maioria absoluta.

Todas as projeções indicam ainda que o PS ficou em segundo lugar e que o BE poderá ser a terceira força política mais votada, à frente da CDU.

A sondagem da Universidade Católica para a RTP atribui entre 38 a 43% dos votos na PàF, com a eleição de 108 a 116 deputados, sendo este o limiar da maioria absoluta.

Segundo a projecção da RTP, o partido Livre poderá eleger um deputado.

Na sondagem Intercampus, a coligação obtém um resultado mais dilatado, podendo chegar aos 41%, com o PS fica a obter cerca de 32%.

As previsões SIC/Eurosondagem colocam a PàF com 36,4% a 40,5% dos votos, com o PS a obter 29,5% a 33,1%.

As projeções das televisões para a abstenção nas eleições legislativas de hoje situam-se entre os 35 e os 43%.

A RTP avançou às 19:00 com uma previsão de abstenção de 35 a 40%, a SIC com 36,9 a 41,3% e a TVI entre os 39 e os 43%.

PSD e CDS-PP celebram projeções

Candidatos, dirigentes e apoiantes do PSD e CDS-PP celebraram hoje com palmas e gritos de “vitória, vitória” a divulgação das primeiras projeções de resultados das eleições legislativas, que dão a coligação Portugal à Frente como vencedora.

Desde cerca das 19:00, quando começaram a circular estas projeções, o ambiente no hotel que serve de “quartel-general” à coligação PSD/CDS-PP era de alegria, com cumprimentos de vitória e sorrisos, e ansiedade para saber se haverá ou não maioria absoluta de deputados para esta aliança eleitoral.

A coligação Portugal à Frente escolheu como local para a sua noite eleitoral o mesmo hotel de quatro estrelas onde o PSD festejou a vitória nas legislativas de 2011, e onde os sociais-democratas costumam fazer reuniões, situado no centro de Lisboa, perto do Marquês de Pombal.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Filósofo francês diz aos homens para violarem mulheres. "Eu violo a minha todas as noites"

O filósofo e escritor francês Alain Finkielkraut afimrou na quarta-feira, durante um programa da TF1 sobre casos de violação divulgados pelos media, que diz aos homens para violarem as suas mulheres. "Eu violo a minha …

Ex-administrador da TAP Luís Rodrigues é o novo presidente da SATA

O antigo administrador da TAP Luís Rodrigues é o novo presidente da transportadora aérea açoriana SATA, informou hoje o executivo regional. "O presidente do Governo [Regional], Vasco Cordeiro, comunicou à Assembleia Legislativa o nome de Luís …

Mãe que deixou recém-nascido no caixote do lixo não quis abortar

A jovem cabo-verdiana, em prisão preventiva por suspeitas de ter abandonado o seu filho recém-nascido no lixo, teve a oportunidade de abortar, mas não quis. O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou, esta quinta-feira, o pedido de …

Face Oculta. MP pede 12 anos e 10 meses para Manuel Godinho

O Ministério Público (MP) defendeu esta sexta-feira a aplicação de uma pena única de 12 anos e 10 meses de prisão para o sucateiro Manuel Godinho, principal arguido do processo Face Oculta, durante a audiência …

Maioria acredita que Governo vai durar quatro anos

Uma sondagem da Aximage revela que a maioria das pessoas entrevistadas acredita que António Costa vai concluir a sua legislatura, mesmo com um Governo que consideram de "estrutura exagerada". Uma sondagem da Aximage para o Jornal …

Tecnologia usada em Marte ajuda a detectar fugas de água em Gaia

Um sistema "pioneiro em Portugal" que recorre a tecnologia usada em Marte, para detectar água, está a ser utilizada pela empresa municipal Águas de Gaia, em Vila Nova de Gaia, para detectar fugas no sistema …

É segredo de Estado e custou mais de 100 milhões. "Máquina do Fisco" analisa 600 mil facturas por hora

O sistema informático que sustenta a "máquina do Fisco" já custou ao Estado mais de 100 milhões de euros e é tão secreto que nem a localização física dos servidores que o sustentam é conhecida. …

Empresário alemão investigado por suspeitas de orgias com menores em Cascais

O empresário alemão Matthias Schmelz, representante em Portugal dos aspiradores da marca Rainbow, está a ser investigado por suspeitas de lenocínio e pagar por orgias com menores na sua casa na zona de Cascais, avançou …

A nova fábrica da Tesla não vai ser no Reino Unido por causa do Brexit

O presidente executivo da Tesla admitiu que as incertezas à volta do Brexit tiveram peso na decisão de abrir a primeira fábrica da empresa na Europa antes em Berlim. A Tesla anunciou, esta terça-feira, que vai …

Esquerda chumba equiparação do comunismo ao nazismo

A resolução do Parlamento Europeu que condena em termos iguais o nazismo e o comunismo extremou esta sexta-feira as posições na Assembleia da República. A direita acusou a esquerda de ter duas medidas para avaliar as …