Projecções dão vitória clara da Coligação, próximo da maioria absoluta

José Sena Goulão / Lusa

Pedro Passos Coelho e Paulo Portas cumprimentam-se num comício durante a campanha eleitoral

As projeções da RTP, SIC e TVI dão a vitória à coligação Portugal à Frente (PSD/CDS-PP) nas eleições legislativas de hoje, com alguns intervalos máximos próximos da maioria absoluta.

Todas as projeções indicam ainda que o PS ficou em segundo lugar e que o BE poderá ser a terceira força política mais votada, à frente da CDU.

A sondagem da Universidade Católica para a RTP atribui entre 38 a 43% dos votos na PàF, com a eleição de 108 a 116 deputados, sendo este o limiar da maioria absoluta.

Segundo a projecção da RTP, o partido Livre poderá eleger um deputado.

Na sondagem Intercampus, a coligação obtém um resultado mais dilatado, podendo chegar aos 41%, com o PS fica a obter cerca de 32%.

As previsões SIC/Eurosondagem colocam a PàF com 36,4% a 40,5% dos votos, com o PS a obter 29,5% a 33,1%.

As projeções das televisões para a abstenção nas eleições legislativas de hoje situam-se entre os 35 e os 43%.

A RTP avançou às 19:00 com uma previsão de abstenção de 35 a 40%, a SIC com 36,9 a 41,3% e a TVI entre os 39 e os 43%.

PSD e CDS-PP celebram projeções

Candidatos, dirigentes e apoiantes do PSD e CDS-PP celebraram hoje com palmas e gritos de “vitória, vitória” a divulgação das primeiras projeções de resultados das eleições legislativas, que dão a coligação Portugal à Frente como vencedora.

Desde cerca das 19:00, quando começaram a circular estas projeções, o ambiente no hotel que serve de “quartel-general” à coligação PSD/CDS-PP era de alegria, com cumprimentos de vitória e sorrisos, e ansiedade para saber se haverá ou não maioria absoluta de deputados para esta aliança eleitoral.

A coligação Portugal à Frente escolheu como local para a sua noite eleitoral o mesmo hotel de quatro estrelas onde o PSD festejou a vitória nas legislativas de 2011, e onde os sociais-democratas costumam fazer reuniões, situado no centro de Lisboa, perto do Marquês de Pombal.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Vírus detetado na China pode já ter infetado mais de mil pessoas

O número de pessoas infetadas com um vírus que matou duas pessoas na China ultrapassa provavelmente o milhar de casos e é muito superior àquele avançado pelas autoridades locais, segundo investigadores britânicos. Num artigo publicado, esta …

Joacine Katar Moreira não vai renunciar ao cargo de deputada

O IX Congresso para eleger os novos órgãos do Livre começa, este sábado, em Lisboa. A única deputada do partido na Assembleia da República já disse que não vai renunciar ao cargo. À chegada ao IX …

Cabeceamentos no futebol podem ser proibidos ou limitados. O problema é o risco de demência

A Federação escocesa de futebol prepara-se para proibir os cabeceamentos nos escalões com menores de 12 anos.  Em Inglaterra, fala-se em limitar este gesto futebolístico que foi associado a doenças neuro-degenerativas em vários estudos científicos. …

Fenómeno cerebral desvenda enigma sobre as casas do Neolítico

O comportamento humano está influenciado por aspetos inconscientes. Um deles é um fenómeno da perceção conhecido entre psicólogos como a negligência espacial cerebral. Este fenómeno refere-se à observação de que as pessoas saudáveis preferem o seu …

Justiça do Mónaco investiga José Eduardo dos Santos e Isabel dos Santos

As autoridades do Mónaco estarão a investigar a empresária angolana, assim como o seu pai e o seu marido, pelo crime de branqueamento de capitais. De acordo com o semanário Expresso, as autoridades judiciais do Mónaco …

Depressão Glória atinge Portugal continental com vento forte

A depressão Glória está a caminho. Segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera, no domingo, esperam-se rajadas de vento que podem atingir os 110 quilómetros por hora nas terras altas. A depressão Glória vai passar …

Governo não renova PPP do Hospital de Loures

O Estado não vai renovar a atual parceria público-privada (PPP) do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, que é gerido pelo grupo Luz Saúde, anunciou a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo …

Cientistas podem ter descoberto por que Beethoven ficou surdo

Ludwig van Beethoven começou a notar dificuldades de audição em 1798, com 28 anos. Com 44 ou 45, estava totalmente surdo. Aos 56 anos, o músico morreu e, até hoje, ainda não se sabe …

Tochas em Alvalade. Liga pede reunião de urgência ao MAI

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) solicitou, esta sexta-feira, uma reunião de urgência ao ministro da Administração Interna, na sequência dos incidentes no encontro entre Sporting e Benfica. "A Liga Portugal lamenta profundamente …

Moody’s mantém rating de Portugal acima do "lixo"

A agência de rating norte-americana manteve, esta sexta-feira, a notação financeira de Portugal em “Baa3”, acima de lixo, e a perspetiva em positiva. De acordo com um comunicado no site da agência, a Moody's assinala que …