Procuradora-Geral da República defende juízes que troçaram de Sócrates

Manuel de Almeida / Lusa

A procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal

A Procuradora-Geral da República votou contra a abertura do processo disciplinar aos magistrados que gozaram, em grupos do Facebook, com o caso da detenção de José Sócrates. Para Joana Marques Vidal tratou-se de um mero exercício da “liberdade de expressão”.

A informação é avançada pelo Diário de Notícias, que teve acesso à acta do plenário onde o Conselho Superior do Ministério Público (CSMP), de que Joana Marques Vidal é presidente, decidiu abrir o inquérito disciplinar.

O jornal descreve que a decisão tomada a 14 de Abril não foi unânime e que “dos 19 membros, dois abstiveram-se e quatro votaram contra“. Entre os votos de oposição estará o de Joana Marques Vidal.

“Em face dos elementos disponíveis, dificilmente se pode configurar alguma infracção disciplinar, em particular, em espaços onde coexiste a liberdade de expressão”, terá constatado a presidente do CSMP, na acta do plenário, citada pelo Diário de Notícias.

“Ademais, no âmbito do processo disciplinar, os meios de prova legalmente admissíveis em ambiente digital prefiguram uma baixa expectativa de resolução do caso, em especial no que respeita à determinação dos respectivos autores”, terá acrescentado Joana Marques Vidal no mesmo documento.

Os magistrados em causa escreveram, entre outras coisas, notas como “há dias perfeitos. Hihihinihi“; e “uma boa parte do PS podia mudar-se para Évora. Quiçá para o Estabelecimento Prisional“, em reacção à detenção de José Sócrates.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Se os gajos roubaram, agora que se F!”#$%&/()= e apodreçam na cadeia!

    Qualquer pessoa decente tem a obrigação moral de se divertir até à exaustão com a detenção de um vigarista que em lugar público exerceu a liberdade de não ser honesto com quem o elegeu, e quem dele esperava competência, mesmo não tendo votado nele.

    Portanto, uma pessoa decente que não goza com a prisão deste tipo, deveria marcar consulta num psiquiatra ou então mudar de religião.

  2. tá-se vendo que votaram nele e tão muito aborrecidos! coisas da vida, ó tão aborrecidos porque ele (a confirmar-se que é Ele o pirata) não vos pagou o prometido pela ajuda que lhe deram. Já me tinham informado que Ele tinha por aqui uns ingleses com cão.

  3. Mas ao magistrados não devem ser todos isentos? A começar pela Sr. Procuradora.
    Ou a Sr. só não gosta dos comentários quando se diz alguma verdade sobre os amigos do atual (des)governo?

  4. Pois eu penso que liberdade de expressão tem limite, senão eu poderia ficar impune se dissesse que (nunca o diria) que quem apoia esta forma de expressão é ignorante,inútil, boçal, desprovido de educação e valores, invejoso e tendencioso, e todos os atributos similares que o léxico erudito e popular comtemple

RESPONDER

PSD promete fazer "perguntas embaraçosas" a Medina. Já o CDS quer mais: uma auditoria externa

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, vai ser ouvido no Parlamento sobre o caso da partilha de dados pessoais de ativistas russos. O PSD já garantiu que não lhe vai facilitar a …

Noah, de apenas dois anos, está desaparecido desde quarta-feira. Cadela, peça de roupa e pegadas encontradas

Um menino de dois anos está desaparecido em Proença-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, desde quarta-feira de manhã. A GNR e PJ estão no local a fazer buscas com auxílio de populares que se juntaram às autoridades. Ao …

Passos avisa que há reformas que se fazem em “confronto” e não vale a pena “ficar à espera” do PS

O ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho acusou esta quarta-feira a esquerda de "desqualificar" o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e avisou que há reformas que só se fazem "em confronto", pedindo às forças políticas que "não …

Luzes cintilantes mostram potencial como novo tratamento para o Alzheimer

Uma equipa de investigadores usou som e luzes cintilantes para tratar ratos com a doença de Alzheimer, obtendo alguns resultados positivos. Agora, os cientistas testaram o mesmo tratamento em humanos, conseguindo mais uma vez resultados …

Planeta Terra passa a ter (oficialmente) cinco oceanos

A National Geographic Society fez o primeiro mapeamento dos oceanos em mais de 100 anos e, desta vez, reconhece que a Terra possui cinco oceanos. Definir as fronteiras dos oceanos da Terra não é uma tarefa …

O misterioso escurecimento da Betelgeuse foi oficialmente desvendado

A causa da misteriosa perda de brilho da estrela foi causada por uma nuvem gigante de poeira, expelida pela própria supergigante vermelha. O "Grande Escurecimento da Betelgeuse", como passou a ser conhecido, foi um fenómeno que …

Entre cursos de água e "kahns", a Alemanha ainda alberga uma minoria étnica de língua eslava

As nações europeias nasceram e desvaneceram ao longo do tempo, mas há uma minoria étnica de língua eslava que permanece dentro da Alemanha. Lehde é uma pacata vila, com cerca 150 habitantes, de ilhas pantanosas interligadas …

Itália 3-0 Suíça | Squadra Azzurra volta a ganhar e a encantar

A Itália tornou-se hoje a primeira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Suíça por 3-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A, disputado …

Sony apresenta o seu primeiro drone, o Airpeak S1

Há algum tempo que a Sony planeava lançar um drone, agora, é oficial. A empresa de tecnologia apresentou um drone chamado Airpeak S1 que será, muito provavelmente, o primeiro de muitos. A Sony anunciou oficialmente o …

Candidaturas a astronauta da Agência Espacial Europeia encerram na sexta-feira

Os candidatos têm de ter, pelo menos, um mestrado e experiência profissional, serem fluentes em inglês e ter mais de 1,30 metros.  O prazo para apresentação de candidaturas a vagas para novos astronautas da Agência Espacial …