Procuradora-Geral da República defende juízes que troçaram de Sócrates

Manuel de Almeida / Lusa

A procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal

A Procuradora-Geral da República votou contra a abertura do processo disciplinar aos magistrados que gozaram, em grupos do Facebook, com o caso da detenção de José Sócrates. Para Joana Marques Vidal tratou-se de um mero exercício da “liberdade de expressão”.

A informação é avançada pelo Diário de Notícias, que teve acesso à acta do plenário onde o Conselho Superior do Ministério Público (CSMP), de que Joana Marques Vidal é presidente, decidiu abrir o inquérito disciplinar.

O jornal descreve que a decisão tomada a 14 de Abril não foi unânime e que “dos 19 membros, dois abstiveram-se e quatro votaram contra“. Entre os votos de oposição estará o de Joana Marques Vidal.

“Em face dos elementos disponíveis, dificilmente se pode configurar alguma infracção disciplinar, em particular, em espaços onde coexiste a liberdade de expressão”, terá constatado a presidente do CSMP, na acta do plenário, citada pelo Diário de Notícias.

“Ademais, no âmbito do processo disciplinar, os meios de prova legalmente admissíveis em ambiente digital prefiguram uma baixa expectativa de resolução do caso, em especial no que respeita à determinação dos respectivos autores”, terá acrescentado Joana Marques Vidal no mesmo documento.

Os magistrados em causa escreveram, entre outras coisas, notas como “há dias perfeitos. Hihihinihi“; e “uma boa parte do PS podia mudar-se para Évora. Quiçá para o Estabelecimento Prisional“, em reacção à detenção de José Sócrates.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Se os gajos roubaram, agora que se F!”#$%&/()= e apodreçam na cadeia!

    Qualquer pessoa decente tem a obrigação moral de se divertir até à exaustão com a detenção de um vigarista que em lugar público exerceu a liberdade de não ser honesto com quem o elegeu, e quem dele esperava competência, mesmo não tendo votado nele.

    Portanto, uma pessoa decente que não goza com a prisão deste tipo, deveria marcar consulta num psiquiatra ou então mudar de religião.

  2. tá-se vendo que votaram nele e tão muito aborrecidos! coisas da vida, ó tão aborrecidos porque ele (a confirmar-se que é Ele o pirata) não vos pagou o prometido pela ajuda que lhe deram. Já me tinham informado que Ele tinha por aqui uns ingleses com cão.

  3. Mas ao magistrados não devem ser todos isentos? A começar pela Sr. Procuradora.
    Ou a Sr. só não gosta dos comentários quando se diz alguma verdade sobre os amigos do atual (des)governo?

  4. Pois eu penso que liberdade de expressão tem limite, senão eu poderia ficar impune se dissesse que (nunca o diria) que quem apoia esta forma de expressão é ignorante,inútil, boçal, desprovido de educação e valores, invejoso e tendencioso, e todos os atributos similares que o léxico erudito e popular comtemple

RESPONDER

A nova fábrica da Tesla não vai ser no Reino Unido por causa do Brexit

O presidente executivo da Tesla admitiu que as incertezas à volta do Brexit tiveram peso na decisão de abrir a primeira fábrica da empresa na Europa antes em Berlim. A Tesla anunciou, esta terça-feira, que vai …

Esta sexta-feira, a condenação ao comunismo e ao nazismo vai ser debatida no Parlamento

O debate sobre a resolução do Parlamento Europeu que condenou o comunismo e o nazismo chega esta sexta-feira à Assembleia da República, em Lisboa. De acordo com o Observador, de um lado, os partidos mais à …

Mexia não vai deixar que chineses interfiram no plano estratégico da EDP

O presidente da EDP, António Mexia, garantiu que não vai deixar que nenhum acionista impeça o desenvolvimento do plano estratégico da empresa, deixando o aviso à China Three Gorges. Em entrevista concedida ao Jornal Económico, António …

Impostos indiretos subiram com Governo de Costa e são já 55% da carga fiscal

Os impostos indiretos têm vindo a aumentar em Portugal. Dados da Direção-Geral do Orçamento mostram que o peso da tributação indireta no total da receita fiscal do subsector Estado, em 2018, ascendeu a 55,4%, o …

Espanha pode ficar isenta de cumprir caudais do rio Tejo por causa da falta de chuva

Os caudais do Tejo podem ficar ainda mais baixos dentro de semanas. Com a falta de chuva, Espanha deverá invocar a exceção prevista na Convenção de Albufeira para não libertar os valores mínimos de água …

Haaland tem cinco namoradas e meio mundo atrás dele (mas pode seguir o caminho da Red Bull)

Apesar do interesse de grandes clubes do futebol mundial, Haaland pode seguir o trilho da Red Bull e transferir-se para do Salzburg para o Leipzig. O norueguês é uma das maiores jovens promessas da atualidade. Erling …

PSD pondera propor fim dos debates quinzenais e torná-los mensais

O PSD está a ponderar apresentar uma proposta para acabar com os debates quinzenais com o primeiro-ministro e torná-los mensais. A proposta passa também pela substituição de um desses "duelos" atuais por um debate temático …

Segunda vítima mortal nos protestos de Hong Kong. Xi Jinping condena manifestações

O quarto dia consecutivo de protestos ficou marcado pela morte de um homem de 70 anos. Esta é a segunda vítima mortal desde o início das manifestações em Hong Kong. De acordo com a imprensa internacional, …

Governo prepara dois novos escalões de IRS para a classe média

O primeiro-ministro afirmou esta quinta-feira que o objetivo do Governo no próximo Orçamento é dar “um primeiro passo” para conferir uma maior progressividade no IRS e diminuir o peso deste imposto sobre os vencimentos da …

Dois procuradores do caso Tancos vão sair do DCIAP

Os procuradores Vítor Magalhães e João Valente, da equipa que investigou o caso Tancos, vão sair do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) no âmbito do movimento de magistrados do Ministério Público (MP), …