Procuradora-Geral da República defende juízes que troçaram de Sócrates

Manuel de Almeida / Lusa

A procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal

A Procuradora-Geral da República votou contra a abertura do processo disciplinar aos magistrados que gozaram, em grupos do Facebook, com o caso da detenção de José Sócrates. Para Joana Marques Vidal tratou-se de um mero exercício da “liberdade de expressão”.

A informação é avançada pelo Diário de Notícias, que teve acesso à acta do plenário onde o Conselho Superior do Ministério Público (CSMP), de que Joana Marques Vidal é presidente, decidiu abrir o inquérito disciplinar.

O jornal descreve que a decisão tomada a 14 de Abril não foi unânime e que “dos 19 membros, dois abstiveram-se e quatro votaram contra“. Entre os votos de oposição estará o de Joana Marques Vidal.

“Em face dos elementos disponíveis, dificilmente se pode configurar alguma infracção disciplinar, em particular, em espaços onde coexiste a liberdade de expressão”, terá constatado a presidente do CSMP, na acta do plenário, citada pelo Diário de Notícias.

“Ademais, no âmbito do processo disciplinar, os meios de prova legalmente admissíveis em ambiente digital prefiguram uma baixa expectativa de resolução do caso, em especial no que respeita à determinação dos respectivos autores”, terá acrescentado Joana Marques Vidal no mesmo documento.

Os magistrados em causa escreveram, entre outras coisas, notas como “há dias perfeitos. Hihihinihi“; e “uma boa parte do PS podia mudar-se para Évora. Quiçá para o Estabelecimento Prisional“, em reacção à detenção de José Sócrates.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Se os gajos roubaram, agora que se F!”#$%&/()= e apodreçam na cadeia!

    Qualquer pessoa decente tem a obrigação moral de se divertir até à exaustão com a detenção de um vigarista que em lugar público exerceu a liberdade de não ser honesto com quem o elegeu, e quem dele esperava competência, mesmo não tendo votado nele.

    Portanto, uma pessoa decente que não goza com a prisão deste tipo, deveria marcar consulta num psiquiatra ou então mudar de religião.

  2. tá-se vendo que votaram nele e tão muito aborrecidos! coisas da vida, ó tão aborrecidos porque ele (a confirmar-se que é Ele o pirata) não vos pagou o prometido pela ajuda que lhe deram. Já me tinham informado que Ele tinha por aqui uns ingleses com cão.

  3. Mas ao magistrados não devem ser todos isentos? A começar pela Sr. Procuradora.
    Ou a Sr. só não gosta dos comentários quando se diz alguma verdade sobre os amigos do atual (des)governo?

  4. Pois eu penso que liberdade de expressão tem limite, senão eu poderia ficar impune se dissesse que (nunca o diria) que quem apoia esta forma de expressão é ignorante,inútil, boçal, desprovido de educação e valores, invejoso e tendencioso, e todos os atributos similares que o léxico erudito e popular comtemple

RESPONDER

Estúdios de tatuagens podem reabrir na segunda-feira

Os estúdios de tatuagens e de ‘bodypiercing’ vão poder reabrir na segunda-feira juntamente com outros serviços de atendimento ao público e comerciais, mas terão de funcionar mediante marcação prévia e cumprindo as regras sanitárias. Na resolução …

As rãs de cristal revelaram uma nova forma de camuflagem

As rãs de cristal são bem conhecidas pela sua pele transparente, mas, até agora, o motivo desta curiosa característica não tinha recebido atenção experimental. Uma equipa de cientistas da Universidade de Bristol, no Reino Unido, da …

Pescador encontra destroços de navio que terá naufragado há mais de 200 anos

Arqueólogos mexicanos localizaram os destroços de um navio na costa do estado de Quintana Roo, no México, e acreditam que o mesmo terá naufragado há mais de 200 anos. De acordo com a BBC, o naufrágio …

Bloco apoia travão ao desconfinamento na região de Lisboa

O Bloco de Esquerda apoiou o adiamento do levantamento de restrições impostas pela pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, destacando que é importante aumentar a vigilância nas empresas de construção e trabalho …

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …