Portugal fica a zeros com a Áustria e cai para terceiro no grupo F

Antonio Cotrim / Lusa

-

Portugal voltou hoje a empatar no Euro2016 de futebol, desta vez a zero com a Áustria, na segunda jornada do Grupo F, num encontro em que desperdiçou inúmeras oportunidades para marcar, incluindo uma grande penalidade por Cristiano Ronaldo.

No Parque dos Príncipes, em Paris, a seleção nacional subiu muito de produção em relação ao encontro com a Islândia, mas, tal como tinha acontecido na estreia, mostrou uma alarmante falta de pontaria na altura de atirar à baliza. Ao todo, foram 23 remates, sendo que apenas seis tiveram a direção certa.

Portugal acertou por duas vezes nos postes da baliza do austríaco Almer, primeiro por Nani e depois no tal penalti falhado de Ronaldo, aos 79 minutos, e viu o guardião rival protagonizar uma mão cheia de boas intervenções.

Tal como tinha acontecido em Saint-Étienne, a seleção lusa teve todas as condições para vencer (e por números até expressivos), mas não o fez por culpa própria e desta vez também por alguma infelicidade.

Portugal elevou bastante o seu nível exibicional, introduzindo mais intensidade no jogo, sobretudo na segunda parte, muito por culpa da inclusão de William Carvalho e Ricardo Quaresma no ‘onze’, frente a um Áustria algo frágil e com grande limitações, principalmente a nível técnico.

Com a igualdade entre Islândia e Hungria (1-1), e mesmo sem ter qualquer vitória, Portugal vai chegar à última jornada na luta pelo apuramento e também pelo primeiro lugar do Grupo F. A formação lusa defronta os húngaros na próxima quarta-feira, em Lyon.

Para o 11.º duelo da história a Áustria, o selecionador Fernando Santos colocou na equipa titular William e Quaresma, nos lugares de Danilo e João Mário, respetivamente, dando maior rapidez nas transições ofensivas e também mais criatividade.

O médio do Sporting foi mesmo umas das melhores unidades em campo, tendo ao lado o incansável João Moutinho que, mesmo longe da melhor forma, continuou a ser aposta de Fernando Santos.

A defesa manteve-se inalterada, com o selecionador a dar nova oportunidade a Vieirinha, que desta vez correspondeu bem, tendo mesmo impedido o golo da Áustria num lance em cima do intervalo.

Harnik até podia ter marcado para os austríacos, logo aos três minutos, mas Portugal criou situações mais do que suficientes para regressar aos balneários em vantagem.

Depois de já ter obrigado Almer a grande defesa, Nani acertou no poste, aos 29 minutos, e Ronaldo também podia ter batido o guardião rival, aos 22 e 38.

Nessa primeira situação, o ‘capitão’ português apareceu completamente solto no coração da grande área, mas acabou por atirar ao lado, depois de excelente jogada de combinação entre Raphael Guerreiro (outra exibição muito boa do lateral esquerdo) e Nani.

A segunda parte começou com Rui Patrício a defender um belo remate de Ilsanker, mas o filme na meia hora seria protagonizado apenas por Portugal e pelos seus jogadores.

A formação das ‘quinas’ aumentou a intensidade do jogo, remeteu a Áustria ao seu meio campo, com William Carvalho quase perfeito primeiro a ‘destruir’ e depois a lançar o ataque, e voltou a estar bem perto do golo, em mais que uma ocasião.

Aos 55 minutos, Almer ficou com as luvas a arder depois de grande pontapé de Ronaldo de fora da área e, na jogada seguinte, voltou a impedir o avançado, que cabeceou solto na aérea.

O alto ritmo do jogo de Portugal acabou por fazer uma primeira vítima, aos 71 minutos, com Quaresma a sair esgotado, dando lugar a João Mário, mas também Moutinho e André Gomes começaram mostras de grande défice físico.

Aos 79 minutos, acabou por acontecer o lance do jogo, com Ronaldo a ser agarrado compulsivamente por Hinteregger dentro da área. Na marcação da grande penalidade, no dia em que se tornou no mais internacional de sempre (128 jogos), o ‘capitão’ acertou no poste direito.

A infelicidade portuguesa acabou por dar algum ânimo à Áustria, que tentou aproveitar o cansaço de seu adversário para ganhar alguns metros e chegar à área de Rui Patrício, mas sempre sem capacidade para incomodar o guarda-redes luso.

Fernando Santos ainda lançou Éder para o lugar de André Gomes, aos 83 minutos, e Rafa para a posição de Nani, aos 89, substituições que acabaram por surgir tardias e que não tiveram qualquer impacto na partida.

Programa da jornada:

Quarta-feira, 15 de Junho de 2016
Rússia – Eslováquia, 1 – 2
Roménia – Suíça, 1 – 1
França – Albânia, 2 – 0

Quinta-feira, 16 de Junho de 2016
Inglaterra – País de Gales, 2-1
Ucrânia – Irlanda do Norte, 0-1
Alemanha – Polónia, 0-0

Sexta-feira, 17 de Junho de 2016
Itália – Suécia, 1-0
Rep. Checa – Croácia, 2-2
Espanha – Turquia, 3-0

Sábado, 18 de Junho de 2016
Bélgica – Rep. Irlanda, 3-0
Islândia – Hungria, 1-1
Portugal – Áustria, 0-0

Futebol 365

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. primeira desculpa é que os irlandeses fizeram anti-jogo e nao marcamos, hoje viu-se. o que mais gostei de ver foram as fintas e remates do ronaldo. ate fez levantar o estadio todo por cada remate e por cada finta, igual ao que ele faz no real de madrid. ate pensei que estava a ver o real madrid e nao a selecção portuguesa, lol

  2. primeira desculpa é que os islandeses fizeram anti-jogo e nao marcamos, hoje viu-se. o que mais gostei de ver foram as fintas e remates do ronaldo. ate fez levantar o estadio todo por cada remate e por cada finta, igual ao que ele faz no real de madrid. ate pensei que estava a ver o real madrid e nao a selecção portuguesa, lol

  3. Minha nossa Senhora , dai vergonha a todos aqueles jogadores que penssam que são bons mas nada valem só querem é protagonismo, e peçamos á liga que procure algum treinador a sério porque este nem para engenheiro ser.ksksksk BASTA de CANALHAS

RESPONDER

Artista gráfico faz reconstrução facial de Henrique VII de Inglaterra

Um artista gráfico fez uma reconstrução ultrarrealista de Henrique VII, Rei de Inglaterra entre 1485 e 1509. De acordo com o site Live Science, Matt Loughrey produziu a imagem de Henrique VII a partir da sua …

Marcelo promulga diploma que permite festa do Avante! (mas deixa recados ao Governo)

O Presidente da República promulgou, esta terça-feira, o diploma do parlamento sobre proibição de festivais e espetáculos de natureza análoga até 30 de setembro devido à covid-19, mas com reparos sobre "a garantia do princípio …

Governo italiano vai contratar 60 mil pessoas para vigiar distanciamento social

O Governo italiano vai contratar "assistentes cívicos" para garantir que os cidadãos cumprem o distanciamento social. Depois de mais de dois meses confinados nas suas casas para conter a propagação do coronavírus, os italianos começaram a …

Rio volta a admitir que PSD viabilize Orçamento Suplementar do Governo

O presidente do PSD afirmou hoje que viabilizará ao Governo uma proposta de Orçamento Suplementar, "como tudo indica que é", que proceda à adaptação de medidas a tomar até ao final do ano para o …

J.K. Rowling anuncia novo livro infantil a ser publicado gratuitamente online

A escritora britânica J.K. Rowling, autora da saga "Harry Potter", vai publicar um novo livro infantil, intitulado "The Ickabog", um conto de fadas que será disponibilizado 'online', gratuitamente e em formato de série, a partir …

Empresa portuguesa cria cabine que faz desinfeção total em 25 segundos

A Starmodular, uma empresa com sede em Belmonte, distrito de Castelo Branco, criou um sistema destinado a espaços abertos ao público que permite a desinfeção total em 25 segundos para evitar a propagação da Covid-19, …

TAP duramente criticada por marginalização do Norte. Rio fala em "empresa regional"

Rui Rio foi apenas uma das várias vozes que criticaram o novo plano de voo da TAP, em que a maioria das ligações repostas são de Lisboa. Marcelo Rebelo de Sousa também demonstrou a sua …

Teatros e cinemas podem reabrir, mas com um lugar de intervalo

Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir com todas as filas ocupadas e um lugar de intervalo entre os espetadores, que serão obrigados a usar máscara. Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir, a …

Em disputa com os EUA, China avança com a construção de 700 laboratórios

A China está a acelerar a construção de 700 novos laboratórios perante um cenário de corrida tecnológica contra os Estados Unidos. O objetivo é aumentar a competitividade do país. A tensão entre Pequim e Washington tem …

Oposição urge Boris Johnson a despedir assessor por ter violado o confinamento

Os partidos da oposição escreveram hoje ao primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, urgindo a demissão do assessor Dominic Cummings, a quem acusam de ter "abalado gravemente a confiança" da população nos apelos oficiais sobre a pandemia …