Dono de bar na Galiza diz que serviu uma sandes ao “Piloto”

Paulo Novais / Lusa

Pedro Dias, suspeito de um duplo homicídio em Aguiar da Beira

Novos testemunhos dizem ter visto o homem mais procurado de Portugal, desta vez em território espanhol. Dono de um bar na Galiza assegura que atendeu o “Piloto”. 

O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira está em fuga há duas semanas e a Polícia Judiciária admite que lhe perdeu o rasto, embora aposte na ideia de que continua na zona de Vila Real.

Entretanto, há quem garanta ter visto Pedro Dias em território espanhol, mais concretamente na localidade de Xinzo, na Galiza, escreve o Jornal de Notícias.

A notícia foi inicialmente avançada pelo jornal La Region e dá conta que o suspeito, também conhecido por “Piloto”, estava volante de um BMW preto.

Além disso, o dono de um bar, na localidade de Sandiás, diz ter servido o homem, que saiu do estabelecimento de forma precipitada depois de ter pedido uma sandes.

Em declarações ao jornal, o subdelegado do Governo de Ourense, Roberto Castro, diz que a Guardia Civil já estar a par do caso e em contacto com as autoridades portuguesas.

Pedro Dias é o principal suspeito de matar um guarda da GNR e um civil, além de ter deixado duas pessoas em estado grave.

A última pista que aponta para “Piloto” foi o roubo de um jipe, numa quinta de turismo rural em Celeirós do Douro, Sabrosa, na madrugada de segunda-feira.

Mas não há confirmação de que tenha sido mesmo ele o autor do furto e pode ter sido simplesmente uma pista falsa. A PJ também já admitiu que o homem pode estar a ser ajudado por terceiros na sua fuga.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Tenho uma dúvida relacionada apenas com a ortografia do título: de onde eu venho há quem coma uma “sande” ou duas “sandes”. Em outras zonas do país, não interessa quem come 1 ou 2, come sempre plural, “sandes”. Há mais casos destes na língua portuguesa? Exemplos? Ou trata-se de um erro que a comunidade jornalística insiste em repetir?

    Obrigado.

  2. As palavras sande e sandes são sinónimas de sanduíche, o aportuguesamento da palavra inglesa sandwich. As duas formas, sande e sandes, são obtidas por truncação (processo de formação de palavras que consiste na redução de um termo sem alteração do seu significado ou da sua categoria gramatical) do substantivo sanduíche, sendo que no caso de sandes se verifica o acréscimo paragógico de um -s expressivo.

    O plural de sande forma-se de modo regular, acrescentando um s ao final da palavra (ex.: comeu uma sande de fiambre / comeu duas sandes de fiambre), enquanto a palavra sandes é invariável em número, isto é, a forma singular é igual à forma plural (ex.: a sandes de frango estava deliciosa / as sandes de frango estavam deliciosas). Em português, existem vários casos de pares de variantes em que uma delas flexiona em número e a outra, que corresponde graficamente ao plural da primeira, é invariável em número, tais como cosmo / cosmos, lava-loiça / lava-loiças ou pobretana / pobretanas.
    Pedro Mendes, 16/01/2007

    http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/2471

  3. Francamente! Mas o que é que interessa se é “sande” ou “sandes”? O que interessa é a notícia em concreto. Vamos ao que interessa, para mim este “taberneiro” quer é publicidade ( porque o cromo “piloto” nunca lá esteve).

RESPONDER

Jim Hackett deixa a Ford após três anos de liderança

Ao fim de três anos como CEO da Ford, Jim Hackett será substituído por Jim Farley. Um mandato que fica marcado por problemas financeiros, de produção e pela morte dos três volumes e utilitários. O mandato …

Covid-19: Portugal tem mais 186 casos e quatro pessoas morreram desde sexta-feira

Portugal regista hoje mais quatro mortos e 186 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sexta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o relatório da DGS sobre a situação …

Versão americana da Eurovisão chega em 2021

O Festival Eurovisão da Canção — o maior espetáculo de entretenimento televisivo do mundo — vai chegar aos Estados Unidos no final do próximo ano. A novidade foi divulgada, esta sexta-feira (7), em comunicado oficial. A …

Contratações na TVI após apoios financeiros "suscitam preocupação"

O professor universitário e ex-ministro Miguel Poiares Maduro manifestou "preocupação" relativamente às contratações na TVI, da Media Capital, grupo que beneficia do apoio do Estado, através da compra antecipada de publicidade institucional. Em entrevista à Lusa, …

Invocando Sá Carneiro, Miguel Albuquerque também defende diálogo entre PSD e Chega

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, defendeu que o PSD deve dialogar com vários partidos, incluindo o Chega de André Ventura. Depois de Rui Rio admitir em entrevista à RTP que poderá vir …

Sobe para 18 o número de mortos no acidente de avião na Índia

As autoridades indianas atualizara para 18 o número de mortes no acidente com o avião da Air India Express, que voava do Dubai para Kozhikode, no sul da Índia, e que se partiu em dois …

Luz verde para reabertura de centros de dia. DGS sugere dois metros de distância entre idosos

Os centros de dia vão poder reabrir a partir de 15 de agosto, mas de forma faseada e condicionados a uma avaliação prévia da Segurança Social e entidade de saúde local sempre que funcionem juntamente …

Vacina russa para a covid-19 preocupa cientistas. País pode estar a saltar etapas

Países de todo o mundo continuam na corrida por uma vacina contra a covid-19. A Rússia diz estar prestes a anunciar a vacina, deixando preocupada a comunidade científica, ao passo que Itália avança para os …

Bastonário dos Médicos sugere uso obrigatório de máscara na rua (e em todo o país)

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, sugere que o Governo pondere decretar o uso obrigatório de máscara no espaços exteriores de todo o país, à semelhança do que fez a Região Autónoma da …

DGS cedeu aos cientistas dados incompletos, com erros graves e até homens grávidos

Os dados de vigilância epidemiológica da Covid-19 cedidos pela Direção-Geral da Saúde aos cientistas contêm "dados com caráter provisório", que "poderão ser ainda alvo de validação” e com erros graves - entre os quais falhas …