O Pesadelo de Putin (ou a profecia que se autorrealiza)

23

M.Aleshkovsky / Flickr ; Kremlin; S.Keller / Pixabay

O presidente russo Vladimir Putin tem um pesadelo recorrente — que pode transformar-se no exemplo perfeito da profecia que se autorrealiza.

Quando uma pessoa acredita que algo (mesmo que improvável) vai acontecer, age como se a sua previsão já tivesse acontecido — precipitando, frequentemente, a concretização da temida profecia.

Esse é o mecanismo por trás da chamada self-fulfilling prophecy, expressão cunhada em 1949 pelo sociólogo Robert K. Merton.

O exemplo clássico da profecia que se autorrealiza é o do rumor de que um banco está em dificuldades. Os clientes acorrem em massa aos balcões do banco, apressando-se a levantar os seus depósitos — provocando assim então dificuldades reais na instituição.

Num artigo na The Week, o editor chefe da revista, William Falk, explica esta terça-feira como o presidente da Rússia está a caminho de ver as suas profecias — os seus piores pesadelos — tornarem-se realidade.

Segundo Falk, Vladimir Putin tem um pesadelo recorrente.

Nesse pesadelo, o traiçoeiro Ocidente mina o seu controlo sobre a Rússia, os seus ambiciosos rivais preparam um golpe de estado, e o povo em revolta arrasta-o do Kremlin, espancando-o até à morte — da mesma forma humilhante com que os líbios se desfizeram em 2011 do antigo ditador Muammar al-Qaddafi.

Em 2017, no seu livro “All the Kremlin’s Men“, o jornalista russo Mikhail Zygar relata que Putin ficou apopletico quando o seu colega Qaddafi foi morto. E o atual diretor da CIA, William Burns, escreve em The Back Channel que o presidente russo estava obcecado com o tenebroso vídeo do linchamento do ditador líbio.

O atual czar da Rússia, que alguns querem passar a chamar Pravitel, acredita que poderia fugir a tal destino — à custa de agressões bárbaras, da promoção do ódio, e de um nacionalismo quase religioso, diz Falk. Mas a reação exacerbada aos seus medos mais profundos criou as condições para que se tornem realidade.

O destino de Putin parece tornar-se mais sombrio à medida que soldados ucranianos com armas ocidentais empurram o desorganizado e desmoralizado exército russo de volta para as suas fronteiras.

Apesar de uma ou outra vingança ocasional, Putin parece cada vez mais encurralado — recorrendo até à ameaça de usar armas nucleares.

Estará Putin a fazer bluff?

Ninguém pode dizer ao certo, mas o recurso a armas nucleares táticas teria um enorme custo — para as vítimas do eventual ataque, para os russos, e para Putin.

Ultrapassar a linha vermelha de um ataque nuclear afastaria irremediavelmente a China e Índia — tradicionais aliados da Rússia, por abstenção que seja — e isolaria o país, tornando-o um estado pária.

Um tal ataque desencadearia uma resposta massiva da NATO com forças convencionais, que destruiriam o que resta do exército russo na Ucrânia e afundaria a sua frota no Mar Negro, antevê Falk.

Na mãe-pátria, um número crescente de russos faz sentir o seu descontentamento pelo humilhante fracasso das ações militares na Ucrânia, sucedendo-se os rumores de um golpe de estado para depor Putin — que terá já sobrevivido a um atentado.

Se porventura, por instinto de sobrevivência, a cadeia de comando militar da Rússia se recusasse a cumprir uma ordem de Putin para lançar um ataque nuclear, a sua autoridade estaria irremediavelmente comprometida.

Entretanto, uma guerra que deveria durar uns dias arrasta-se há meses, com um duro inverno à porta — uma guerra que Putin parece não ser capaz de ganhar. Nas últimas semanas, o exército russo perdeu consistentemente territórios conquistados com atrocidades, deixando-os para trás semeados de sangue.

E mais cedo ou tarde, conclui Falk, Putin vai colher o que semeou.

Armando Batista, ZAP //

23 Comments

  1. Este não é o pesadelo de Putin; este é o sonho dos políticos-fantoches do Ocidente, a mando dos fabricantes de armas, das grandes empresas de combustíveis e energias, dos fabricantes de vírus e tudo o mais de destrói pessoas em todo o Mundo.
    Pensem: A quem custa esta guerra? Quem está a pagá-la? Quem tem a sua vida do avesso desde Fevereiro? São os políticos que tudo podem, tudo mandam e nada pagam? São os ricos que tudo podem pagar e nada lhes custa?
    Eu repito aqui o que já disse noutro lado:
    O meu medo não é Putin. O meu medo é quem lhe sucederá.
    O Ocidente conhece Putin, mas não conhece quem está no seu entorno.

  2. Quando o Putin começar a bombardear a ucrânia com bombas a sério, em vez do lixo dos anos 70/80 de que se está a ‘livrar’, estou para ver o resultado.

    “uma resposta massiva da NATO com forças convencionais, que destruiriam o que resta do exército russo na Ucrânia e afundaria a sua frota no Mar Negro” ,…????
    Onde é que estão essas forças?
    Existem, sequer?

    • Está-se a ver que és daqueles que está mesmo à espera que os russos comecem a deitar “bombas a sério” secretamente convencido de que nenhuma te vai cair na cabeça.
      E está-se mesmo a ver que deves ser daqueles que andam por aqui a comentar todos os dias os horrores que os patifes dos americanos fizeram no Iraque (onde ganharam “A Mãe de Todas as Batalhas” em 5 ou 6 dias com as tais forças convencionais “que não existem, sequer”) e no Afeganistão, e em todos os outros sítios onde andam a fazer patifarias .
      Claro que existem é as tremendas forças russas que invadiram a Ucrânia e que nem precisaram de uma ajudinha dos bielorussos, dos mercenários sírios, dos velhinhos na reserva, dos estudantes universitários (os que não fugiram do país) para ganhar a sua guerra “provocada pelos outros” em 5 ou 6 dias.
      Ah, espera, passaram 6 meses e estão a retirar com o rabinho entre as pernas.
      E em relação às armas russas que não são dos anos 70/80.
      Existem, sequer?

  3. Defensores do Terrorista Nazi Putin , emigrem para a Rússia, Coreiado Norte, Venezuela, Cuba, Nicarágua, não fazem falta nenhuma em Países Livres e Democráticos.

  4. Líbia… O país mais desenvolvido de África com rios subterrâneos, um estilo de vida quase ocidental e um ditador … Bem, a o ditador foi morto, o rio está a secar e temos mercados de escravos em 2022 … Mas, bem, a Líbia não tinha armamento retaliatorio pois não?

    Esperar ou sequer sugerir que o ocidente poderia fazer à Rússia aquilo que fez à Líbia é para lá de lunático! É crença de louco!

    Pensem. Se o putin fosse assim tão louco, e sendo possuidor do maior stock de armamento nuclear na terra, iria perder uma guerra em que visse a sua sobrevivência posta em risco?

    Decerto nunca tiveram um pai que vos disse para não brincarem com fogo. Aliás, o mais certo é terem tido duas mães, dois pais ou progenitor 1 e 2 se o vosso intelecto não faz este raciocínio.

  5. Não subestimem o urso. Ele não está só.A reação vigorosa de Putin assustou o ocidente. A OTAN fabricou este nazistinha na Ucrânia para colocar armas na fronteira com a Russia, todos sabem disso. Agora supoem que ele vai usar armas nucleares, mas ainda não perceberam que a arma mais poderosa de Putin é o clima.Esperem o inverno e verão…

      • Creio que possa não entender a gravidade da situação.

        Nós aqui pelo burgo pagamos 2€/l de combustível. Eles por lá pagam 0.5€.
        Nós por aqui temos a comida mais cara entre 40 e 100%. Eles por lá têm uma redução no preço porque são produtores líquidos.
        Nós por aqui estamos em seca severa ou extrema. Eles por lá têm água doce que nunca mais acaba.
        Creio que está a apreender a ideia ? Não?

        Sabem, Kissinger dizia que quem controlava o dinheiro controlava tudo. Mas permitam-me discordar … Podem imprimir todo o dinheiro do mundo mas quero ver-vos a imprimir qualquer das coisas que vos faça falta para viver.

      • O amigo devia considerar a stand up comedy.
        Nós por aqui temos liberdade de expressão. Eles por lá têm gulags para quem se opõe ao ditador.
        Nós por cá temos um estado social. Eles por lá nem hospitais condignos têm (vivi lá quase uma década e sei do que falo).
        Nós por cá, gastamos (até aqui) dinheiro em prol da sociedade. Eles por lá gastam-no em armamento e nos oligarcas. Nós por cá vivemos muito melhor do que eles por lá (até o PIBpc de Portugal é superior ao da Rússia!!???!!!).
        Eu por cá sou feliz. O amigo por lá também será, tendo em conta o seu comentário.
        Porque é que ainda não está lá?!? Seja coerente!

      • No meu caso até iria se estivesse em idade disso mas como já não estou deixo que o amigo Slava Ukraini deite os pés ao caminho e vá defender o meu estado social e deixe de sobrecarregar o mesmo!

        É que da última vez que fui às urgências falharam o diagnóstico durante dois meses e depois colocaram-me em fila de espera (mínimo de 285 dias) para uma operação. Se não tivesse 25 tostões guardados bem que tinha ficado mutilado para a vida.

        Quando vou a algum lado num veiculo automóvel tenho que pagar por uma estrada menos má ou seguir por uma que colocará o mesmo veiculo em estado de precisar ser substituído rapidamente.

        Quando quero educação vejo que as escolas estão pejadas de pobres diabos que têm de viver com a casa às costas e devem ter medo de aplicar um castigo em condições aos “meninos” como você que não sabem o que é uma hierarquia.

        Claro que um estado social devia pagar tudo isto já que metade do meu custo numa empresa é dirigido para esse mesmo estado social não?

        Falar em estado social é gozar com quem trabalha amigo!

        Slava Ukraini para a frente de batalha já!!! Não pode ser só guerreiro de secretária!

  6. Gostava de ver o Palácio do Putin (ainda que ele diga que nao lhe pertence) destruido. Uma vez que ele no que respeita a vidas humanas nada lhe toca, iriamos ver como seria em relaçao ao bens que mandou construir à custa do povo

  7. Palácios, pontes, estações transformadoras de electricidade e outras que tais podem sem reconstruídas. As vidas perdidas decerto não podem ser recuperadas … Portanto, quem quer mais destruição bem podia oferecer.se para ir para a frente de batalha. Que acham ?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.