Pravitel Putin. Partido russo quer trocar “Presidente” por “Soberano”

6

Andrey Gorshkov / Sputnik

O Presidente russo, Vladimir Putin.

O Presidente russo, Vladimir Putin.

O Partido Democrata Liberal (LDPR) propôs que Vladimir Putin troque o título de “Presidente” por “pravitel”, termo arcaico para “soberano”, anunciaram no domingo os media daquele país.

Embora o LDPR seja um partido da oposição, normalmente apoia a agenda política de Putin e dos seus aliados, tal como acontece com os outros grupos políticos que não fazem parte do governo.

De acordo com o LDPR, citado pela agência RIA Novosti, o termo “Presidente” é relativamente novo, sendo utilizado na Rússia após a queda da União Soviética. Os líderes soviéticos eram normalmente tratados por ‘chairman’ (presidente) ou secretário-geral.

O termo atualmente usado “sempre nos envergonhou”, referiu o partido, sublinhando que a palavra só começou a ser globalmente disseminada quando George Washington se tornou no primeiro Presidente dos Estados Unidos (EUA), em 1789, e que esta “nunca criou raízes na Rússia”.

Para o partido, o termo pode ser substituído por “pravitel” ou “gulava guosodarstva” que significa, literalmente, “cabeça de Estado”. O primeiro termo não está associado a um estilo de governação próprio e é distinto de títulos como ‘czar’, utilizado pela antiga família real russa.

“É uma ideia nova. Não temos posição sobre a matéria”, disse no domingo o porta-voz principal de Putin, Dmitry Peskov. O LDPR já tinha feito uma primeira proposta para mudança do título em 2020, lembrou a agência Tass.

Depois da invasão da Crimeia, em 2014, o então líder do LDPR, Vladimir Zhirinovsky, propôs que a Rússia alterasse o título de “país” para “império” e que Putin passasse a ser tratado por “imperador”, noticiou na altura o agência Associated Press.

Em junho, Putin comparou-se ao czar Pedro I, o primeiro imperador russo, justificando a invasão da Ucrânia. O atual chefe de Estado sugeriu que as suas ações, tais como as do antigo imperador, passavam por recuperar os antigos territórios russos.

ZAP //

6 Comments

  1. Mais um tique nazista: Adolf Hitler também foi promovido (ou promoveu-se) de chanceler a Reichsfuhrer…e acabou com as eleições.

    • Tal como os profissionais de saúde, por vezes a imagem deles na televisão (24 horas por dia 32 dias por Mês ) é a imagem que vejo nas suas caras, morrer com uma bomba de Putin ou com a falta de assistência destes profissionais, deve ser mais sofrível a falta de assistência.

  2. Lol. Mania das grandezas. O tempo para esses devaneios de expansão territorial já terminaram há algum tempo. Já ninguém quer ser subjugado tendo a sua cultura aniquilada para satisfazer o complexo de inferioridade de algum anão no poder.
    Na era da informação e das alianças geo-politicas globais baseadas em sociedades democráticas já ninguém fecha os olhos. Só aos devaneios dos americanos, mas isso já é outra conversa.

  3. Agora querem trocar “Presidente” por “Soberano”, daqui a pouco tempo vai aparecer envenenado. É a glorificação para posterior humilhação. Na Rússia foi sempre assim!

  4. Entre o Putin e os nossos profissionais de saúde, que venha o diabo e escolha, entre morrer com uma bomba do Putin e a falta de assistência dos profissionais de saúde, se calhar o morto sofre menos com a bomba do Putin

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.