Novas suspeitas adiam acusação contra Sócrates por mais 6 meses

Mário Cruz / Lusa

O ex-primeiro-ministro José Sócrates

A Procuradoria-Geral da República (PGR) concedeu mais seis meses para a conclusão do processo de acusação da Operação Marquês que tem José Sócrates como o principal arguido.

Os investigadores do caso têm assim mais 180 dias para a “realização de todas as diligências de investigação consideradas imprescindíveis”, conforme salienta a PGR em comunicado, justificando este adiamento com a “excepcional complexidade” do inquérito e com o aparecimento de “novos factos” e “novos indícios” que foram “recolhidos em diligências recentes”.

Na nota divulgada pela PGR salienta-se que foram “igualmente identificadas suspeitas de operações de favor em novas áreas de negócio” e que há “ficheiros informáticos apreendidos que dependem de apreciação judicial”.

Além disso, persiste a “falta parcial de cumprimento dos pedidos de cooperação internacional dirigidos à justiça da Suíça e do Reino Unido”, salienta ainda a PGR.

No mesmo comunicado, sustenta-se que, “nos últimos dias”, os magistrados do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) “afectos ao inquérito informaram o superior hierárquico de que circunstâncias imponderáveis e extraordinárias impediam a conclusão da investigação” no tempo previsto, isto é, esta quinta-feira, 15 de Setembro.

Esta data tinha sido fixada pelo director do DCIAP, Amadeu Guerra, em finais de Março.

Mas este adiamento por mais seis meses, não significa necessariamente que a conclusão da acusação esteja à vista. A PGR admite que o processo poderá vir a ser prolongado novamente.

A título muito excepcional, mediante requerimento fundamentado dos magistrados titulares, poderá ser admitida a possibilidade de prorrogação deste prazo”, salienta-se na referida nota.

A defesa de José Sócrates deverá tomar posição sobre esta decisão ao longo desta quinta-feira, depois de ter apresentado um pedido de recusa do juiz Carlos Alexandre, no seguimento da entrevista que ele deu à SIC.

O “super-juiz”, como é conhecido, disse naquele canal que “não tem dinheiro em nome de amigos” e Sócrates acusa-o de “imparcialidade” e de “abuso de poder”.

O Conselho Superior da Magistratura já anunciou também que vai analisar a entrevista de Carlos Alexandre.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Nunca fui propriamente um apoiante de José Sócrates, porque muito simplesmente ele é um político objectivamente de direita, muito embora com o rótulo de “socialista”.
    Porém, a direita sempre embirrou com ele, unicamente por uma questão de rivalidade sectária.
    Sobre a questão judicial com que é perseguido, ele cometeu um grave “erro” logo na sua tomada de posse com Primeiro-Ministro, quando falou em retirar alguns privilégios aos Magistrados, como por exemplo reduzir um mês de férias aos três de que então usufruíam.
    Assim, os Magistrados andam há mais de três anos a arranjar maneira de se vingarem, mas parece que ainda não devem ter conseguido grande coisa para lixar José Sócrates.
    E sobre aquela inusitada entrevista do “Super-Juiz”, tornava-se óbvio que isso ia provocar um incidente de recusa da parte da defesa de Sócrates.
    Ora, em face da falta ou insuficiência de provas para lixar Sócrates, suspeito que este Magistrado deve querer livrar-se deste processo.

  2. Nunca fui propriamente um apoiante de José Sócrates, porque muito simplesmente ele é um político objectivamente de direita, muito embora com o rótulo de “socialista”.
    Porém, a direita sempre embirrou com ele, unicamente por uma questão de rivalidade sectária.
    Sobre a questão judicial com que é perseguido, ele cometeu um grave “erro” logo na sua tomada de posse como Primeiro-Ministro, quando falou em retirar alguns privilégios aos Magistrados, como por exemplo reduzir um mês de férias aos três de que então usufruíam.
    Assim, os Magistrados andam há mais de três anos a arranjar maneira de se vingarem, mas parece que ainda não devem ter conseguido grande coisa para lixar José Sócrates.
    E sobre aquela inusitada entrevista do “Super-Juiz”, tornava-se óbvio que isso ia provocar um incidente de recusa da parte da defesa de Sócrates.
    Ora, em face da falta ou insuficiência de provas para lixar Sócrates, suspeito que este Magistrado deve querer livrar-se deste processo.

  3. Deve ser é mais isto. Roubas muito e consegues ganhar tempo ate te safares. Roubas um pão e vais dentro! Só para alguns é que dá confusão. Enfim!

  4. Gosto muito de ver estes tapados que querem meter o Sr. Sócrates e a esquerda num pedestal!! Como é que se pode ser tão burro!!!!.
    Nem é esquerda nem direita, é economia, para haver dinheiro que chegue para a parte social!!! ACORDEM!!! Sem a economia a andar e as contas pagas é impossível haver a parte social! Não interessa quem lá está. Dinheiro–>contas pagas–> estado social.
    Foi o que ganhou as eleições com 70% dos votos. PSD+PS!

    • No fim disto tudo vamos lá ver se não és tu o burro. Tu e mais uma boa percentagem de gajos que, não fazendo a minima ideia do que está no processo, já vos lavaram a cabecinha (jornalecos tipo CM) e já o condenaram, repito, sem saberem patavina do processo.
      Porque és inteligente, pagas a minha parte quando tivermos de bufar o dinheiro que ele terá de indemnização.
      E olha que quantos mais como tu, a alimentar esta trafulhice (e a prolongar no tempo) maior a indemnização.
      Vai ser lindo, vai.

  5. Sobre essa dos 70% está claro que dava muito mais jeito ao PSD ter o PS a ajudar à missa do que o CDS – porém o António Costa tem outra visão e sensibilidade, para além de muito mais sabedoria que o aprendiz (não sei de quê) do Passinhos !

  6. E a treta continua…
    Quando formos chamados a pagar esta brincadeira é que vai doer. Depois quero ver quem é que assume as responsabilidades desta trafulhice.
    Eu é que não devia ser chamado a pagar, pois sempre achei este processo nojento, de perseguição pessoal, duma “vendetta” dos proprios magistrados a quem Socrates suprimiu um conjunto de beneficios absolutamente escandalosos. Agora estão a vingar-se.

  7. E a palhaçada continua. São mais seis meses, mas se não chegar venham mais seis.
    É a vergonha do século, na nossa justiça, que infelizmente é servida por uma cambada de incompetentes, que por uma vingançazinha badalhoca, andam a brincar com o dinheiro que, quem trabalha, desconta todos os meses.
    Tenham vergonha.

  8. Já não posso nem ver nem ouvir este tipo (Sócrates) – talvez se torne no herói da nossa democracia – pela negativa, claro !
    Se for preso, Carlos Alexandre devia ser condecorado pelo Presidente da Republica.

  9. E faz muito bem. Continue a “ouvir” o que diz o jornalixo Correio da Manhá.
    Quando chegar a indemnização para pagar ao Socrates, pague a minha parte também. É que sabe, a Justiça só se faz quando acusadores e acusados são ouvidos. Até agora só vi acusadores. Provas? Pois, não vi, vejo é “indicios” suspeitas” e não passamos disto… A factura vai doer, ai vai, vai mas, repito, eu não tenho culpa, nem nunca acreditei nesta palhaçada. Para mim é palhaçada, é vingança politica o que está na base desta trampa toda. Só tenho pena é que chegados ao fim, vai haver uma indemnização por pagar, e como também vou ter de pagar, talvez meta uma acção judicial contra os que alimentaram isto, entre eles o “Correio da Manhã”.

  10. Verifico que ao ler os assuntos expostos nesta página, se pode comentar o seu conteúdo, para isso, temos, depois de lido o assunto em pauta, que começar por puxar a pagina até ao fim ou seja, temos que ir baixando, baixando, baixando, passando pelos “comentaristas” aqui residentes e como não podia deixar de ser, lá se vai dando uma vista de olhos nos “comentaria-dos”. Não sei se por baixar tanto a página ou se por ler certos “comentaria-dos” aqui expostos, que a “baixeza” é tão grande que nem dá vontade de ler o assunto quanto mais comentar. Quando era gaiato ouvia muitas vezes os idosos perguntarem; não tens que fazer? abre o cu e apanha moscas!

RESPONDER

Pizza para Itália e salmão para a Noruega. Emissora pede desculpa por imagens usadas nos Jogos Olímpicos

O canal de televisão sul-coreano MBC pediu desculpa publicamente após usar imagens para representar países durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Fotos de pizza para a comitiva italiana, de salmão para a …

"Quanto mais cedo, melhor". A dona da Marlboro apoia a proibição dos cigarros até 2030

O CEO da Philip Morris Internacional, dona da Marlboro, apoia a proibição da venda de cigarros, mas os activistas anti-tabaco já acusaram a empresa de hipocrisia por tentar comprar uma farmacêutica enquanto lucra com o …

Bezos e Branson não são astronautas, clarifica Administração da Aviação norte-americana

Dúvida instalou-se depois dos voos que levaram os dois bilionários ao espaço. Novas diretrizes da Administração Federal de Aviação vêm esclarecer.  Após os voos que os tornaram nos primeiros turistas espaciais, Jeff Bezos e Richard Branson …

Soldados afegãos buscam refúgio no Paquistão após perderem postos na fronteira

Quase meia centena de soldados afegãos buscaram asilo no Paquistão após perderem para os Talibãs o controle das posições militares na fronteira, informou o exército paquistanês esta segunda-feira. Centenas de soldados do exército afegão e oficiais …

Portugal ultrapassa Estados Unidos em população com vacinação completa

EUA vivem atualmente um planalto no seu processo de vacinação, com pouco mais de meio milhão de cidadãos a serem vacinados diariamente. Desaceleração no ritmo de inoculações é atribuída a motivações pessoais da população e …

Mulher que vestia camisola com capa do Charlie Hebdo ferida em Londres

Uma mulher que vestia uma camisola estampada com uma capa da revista satírica francesa Charlie Hebdo foi ferida levemente com arma branca no domingo em Hyde Park, em Londres, informou a polícia, que pediu colaboração …

Novo Banco. Comissão de inquérito aprova que resolução do BES foi "fraude política"

A comissão de inquérito ao Novo Banco aprovou uma proposta do PCP de alteração ao relatório referindo que a resolução do BES e a sua capitalização inicial, de 4.900 milhões de euros, foi "uma fraude …

BCP prevê saída de mais de 800 trabalhadores e admite despedimento coletivo

O presidente do BCP disse esta segunda-feira que deverão sair do banco mais de 800 trabalhadores, abaixo da meta inicial de 1.000, mas que depende dos funcionários que aceitarem rescindir e mantém a possibilidade de …

Jogos Olímpicos. Ouro e prata para atletas de...13 anos

Pódio muito jovem na estreia do skate feminino. A espreitar o pódio ficou uma norte-americana com quase o triplo da idade. O skate está a "viver" os seus primeiros dias na história dos Jogos Olímpicos. Inserido …

SEF e PSP reforçam fiscalização às regras aplicáveis nas viagens de avião

O SEF e a PSP reforçaram a fiscalização nos aeroportos às regras do tráfego aéreo devido às variantes de covid-19 e ao aumento do número de voos previsto para as próximas semanas, segundo um despacho …