MP fez buscas na Câmara de Loulé relacionadas com o caso Sócrates

Miguel A. Lopes / Lusa

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

O Ministério Público confirmou hoje a realização de buscas na Câmara Municipal de Loulé relacionadas com a chamada ‘Operação Marquês’, inquérito no qual o ex-primeiro-ministro José Sócrates é um dos arguidos.

“Confirma-se a realização hoje de diligências, designadamente buscas à Câmara Municipal de Loulé, no âmbito da denominada ‘Operação Marquês’. O inquérito encontra-se em segredo de justiça”, referiu a Procuradoria-Geral da República (PGR), em resposta à agência Lusa, que hoje à tarde noticiou a presença de magistrados, elementos da Autoridade Tributária e de agentes da PSP, na autarquia algarvia.

Embora tenha confirmado que as buscas se inserem na ‘Operação Marquês’, que investiga José Sócrates e outros arguidos, a PGR não revelou contudo se esta diligência visou obter documentação ou outro material probatório ligado ao empreendimento Vale do Lobo, Almancil, concelho de Loulé.

José Sócrates foi detido a 21 de Novembro de 2014, no Aeroporto de Lisboa, e está em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Évora.

O ex-líder do PS está indiciado pelos crimes de fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção passiva para acto ilícito, sendo o único arguido ainda em prisão preventiva neste processo.

Segundo noticiou o Correio da Manhã, o Ministério Público suspeita que, neste processo – que envolve ainda Joaquim Barroca, administrador do Grupo Lena, o empresário Carlos Santos Silva, amigo de longa data de Sócrates, e Hélder Bataglia, um dos responsáveis do empreendimento Vale do Lobo -, cerca de 12 milhões de euros teriam como destinatário o ex-líder do PS, como luvas pela suposta colaboração do ex-primeiro-ministro na viabilização do ‘resort’ de luxo. Sócrates já refutou todas as imputações.

/Lusa

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Zap, podem explicar porque é que a vossa fonte informativa é, quase sempre, o Correio da Manhã? Fazem parte do grupo empresarial?

    • Sei andar de patins e também sei nadar… Ora veja:
      Notícia supra, corpo da notícia-linhas 4 e 5 “…em resposta à agência Lusa…”

      A leitura é muito mais do que a simples articulação fonética, tal como de caneta em riste, olhar para quadradinhos e só ter direito a uma cruzinha… Proceder em consciência.

    • Concordaria se, volta e meia, não fosse tomando conhecimento dos contornos do “embuste”. E esses, sujeitos ao critério de cada um, podem ser comentados até porque aqui ninguém é condenado, quando muito é pouco repudiado por “aflitos de convicções”.

  2. Por esta andar a investigação ainda vai chegar ao pecado original!
    Quem sabe não poderão ainda concluir que o verdadeiro culpado é …

    • …Se não for o pote é o favo, se não for o favo são as obreiras, se não forem elas é a raínha, se não for a dita é o zingão…
      Corrijo: Os verdadeiros culpados serão aqueles que meteram as mãos no pote de mel.

  3. ANAB.
    ZAAPPEE fuis fimsemana prraiarum, solamentium regressarium trê diass depueis oje… Si matiengas dubitas igualis reformularis 1 ô as 2 questionaris… Fundamentalis respostarium

  4. Sera que o sr. Socrates era o dono absuluto de Portugal?
    Havia os partidos da oposiçao
    ninguem controlou nada?
    Encontrem os verdadeiros culpados se e que os ha e se os ha nao interessa divulgar.

    • …Absoluto dos cordelinhos e de “canudo soprado” a um Domingo de uma universidade entretanto encerrada.
      Nota: O tal canudo é válido

RESPONDER

"Dirty Dancing" está de volta e conta com Jennifer Grey

John Feltheimer, CEO da Lionsgate, confirmou ao The Guardian que a produtora está a desenvolver uma sequela de Dirty Dancing. O clássico dos anos 80 que agora regressa foi protagonizado originalmente por Patrick Swayze e …

A Bugatti está a vender um carro elétrico "para crianças". Chama-se Baby II e custa 30 mil euros

A Bugatti e a Little Car Company, sediada em Londres, uniram-se para criar 500 Bugattis elétricos em miniatura para crianças. Agora, fruto dos desenvolvimentos mundiais, alguns veículos ficaram disponíveis para compra. O mais recente brinquedo da …

50 anos de monarquia e uma guerra de dias. A pandemia "matou" a micronação mais antiga da Austrália

O reinado de 50 anos de uma micronação na Austrália chegou ao fim devido ao impacto económico da pandemia de covid-19, que fez com que o autodeclarado principado se rendesse ao país. Hutt River, um principado …

NASA vai rebatizar planetas e outros corpos celestes com nomes ofensivos

A agência espacial norte-americana (NASA) anunciou que vai rebatizar alguns planetas, galáxias e outros corpos celestes que possuem nomes "ofensivos". Em comunicado publicado esta quinta-feira, a NASA explica que vai abandonar os nomes "não-oficiais" a …

O maior parque de crocodilos da Índia está à beira da falência. Abriga mais de 2.000 animais

O maior parque de crocodilos da Índia, localizado perto da cidade de Chennai, no sul do país asiático, encontra-se à beira da falência depois de a pandemia de covid-19 ter obrigado a fechar o espaço …

Campanha científica acrescenta mais de 37 mil quilómetros quadrados ao mapa do mar português

A campanha científica que o navio hidro-oceanográfico D. Carlos I da Marinha Portuguesa realizou durante nove semanas nos Açores, para levantamentos hidrográficos, permitiu “acrescentar cerca de 37.500 quilómetros quadrados sondados ao mapeamento do mar português”. Numa …

Apesar dos alertas, houve quem plantasse as sementes misteriosas da China (e já começaram a crescer)

Durante as últimas semanas, pessoas em todo o mundo têm recebido, sem ter encomendado, nas suas caixas de correio sementes com origem na China. Apesar dos avisos em contrário, houve quem plantasse os misteriosos presentes. As …

Marcelo veta redução de debates sobre a Europa. Não foi uma "solução feliz"

O Presidente da República vetou esta segunda-feira a redução do número de debates em plenário para o acompanhamento do processo de construção europeia de seis para dois por ano, defendendo que não foi uma “solução …

Boris Johnson admite alargar quarentena a mais países

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, admitiu esta segunda-feira alargar o sistema de quarentena a pessoas que cheguem de países atualmente isentos para reduzir o risco de infeção com a doença covid-19 no Reino Unido. "No contexto …

Novo lay-off. Ajuda da Segurança Social para pagar subsídios de Natal pode chegar só em 2021

O apoio ao pagamento do subsídio de Natal previsto pelo Governo para apoiar as empresas no âmbito do novo regime de lay-off, que entrou em vigor em agosto, poderá só ser pago pela Segurança Social …