MP fez buscas na Câmara de Loulé relacionadas com o caso Sócrates

Miguel A. Lopes / Lusa

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

O Ministério Público confirmou hoje a realização de buscas na Câmara Municipal de Loulé relacionadas com a chamada ‘Operação Marquês’, inquérito no qual o ex-primeiro-ministro José Sócrates é um dos arguidos.

“Confirma-se a realização hoje de diligências, designadamente buscas à Câmara Municipal de Loulé, no âmbito da denominada ‘Operação Marquês’. O inquérito encontra-se em segredo de justiça”, referiu a Procuradoria-Geral da República (PGR), em resposta à agência Lusa, que hoje à tarde noticiou a presença de magistrados, elementos da Autoridade Tributária e de agentes da PSP, na autarquia algarvia.

Embora tenha confirmado que as buscas se inserem na ‘Operação Marquês’, que investiga José Sócrates e outros arguidos, a PGR não revelou contudo se esta diligência visou obter documentação ou outro material probatório ligado ao empreendimento Vale do Lobo, Almancil, concelho de Loulé.

José Sócrates foi detido a 21 de Novembro de 2014, no Aeroporto de Lisboa, e está em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Évora.

O ex-líder do PS está indiciado pelos crimes de fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção passiva para acto ilícito, sendo o único arguido ainda em prisão preventiva neste processo.

Segundo noticiou o Correio da Manhã, o Ministério Público suspeita que, neste processo – que envolve ainda Joaquim Barroca, administrador do Grupo Lena, o empresário Carlos Santos Silva, amigo de longa data de Sócrates, e Hélder Bataglia, um dos responsáveis do empreendimento Vale do Lobo -, cerca de 12 milhões de euros teriam como destinatário o ex-líder do PS, como luvas pela suposta colaboração do ex-primeiro-ministro na viabilização do ‘resort’ de luxo. Sócrates já refutou todas as imputações.

/Lusa

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Zap, podem explicar porque é que a vossa fonte informativa é, quase sempre, o Correio da Manhã? Fazem parte do grupo empresarial?

    • Sei andar de patins e também sei nadar… Ora veja:
      Notícia supra, corpo da notícia-linhas 4 e 5 “…em resposta à agência Lusa…”

      A leitura é muito mais do que a simples articulação fonética, tal como de caneta em riste, olhar para quadradinhos e só ter direito a uma cruzinha… Proceder em consciência.

    • Concordaria se, volta e meia, não fosse tomando conhecimento dos contornos do “embuste”. E esses, sujeitos ao critério de cada um, podem ser comentados até porque aqui ninguém é condenado, quando muito é pouco repudiado por “aflitos de convicções”.

  2. Por esta andar a investigação ainda vai chegar ao pecado original!
    Quem sabe não poderão ainda concluir que o verdadeiro culpado é …

    • …Se não for o pote é o favo, se não for o favo são as obreiras, se não forem elas é a raínha, se não for a dita é o zingão…
      Corrijo: Os verdadeiros culpados serão aqueles que meteram as mãos no pote de mel.

  3. ANAB.
    ZAAPPEE fuis fimsemana prraiarum, solamentium regressarium trê diass depueis oje… Si matiengas dubitas igualis reformularis 1 ô as 2 questionaris… Fundamentalis respostarium

  4. Sera que o sr. Socrates era o dono absuluto de Portugal?
    Havia os partidos da oposiçao
    ninguem controlou nada?
    Encontrem os verdadeiros culpados se e que os ha e se os ha nao interessa divulgar.

    • …Absoluto dos cordelinhos e de “canudo soprado” a um Domingo de uma universidade entretanto encerrada.
      Nota: O tal canudo é válido

RESPONDER

Cada vez mais freiras sofrem de burnout no Vaticano

Há cada vez mais freiras a sofrerem de burnout no Vaticano. Várias irmãs denunciaram excesso de trabalho, stress, exploração laboral e abusos por parte dos superiores. Sem contrato de trabalho ou horários definidos, muitas freiras que …

"Foi uma cena de acidente devastadora". Helicóptero que matou Kobe Bryant não tinha caixa negra

As circunstâncias do acidente que provocou a morte de Kobe Bryant, da filha do ex-basquetebolista da NBA e de mais quatro pessoas, continuam a ser investigadas. Sabe-se, agora, que o helicóptero onde seguiam as vítimas …

EUA apresentam plano de paz para o Médio Oriente já condenado pela Palestina

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, apresenta esta terça-feira o seu plano de paz para o Médio Oriente, após reuniões com líderes israelitas, que poderá estar condenado ao fracasso, perante a rejeição dos …

Vacina chinesa para o coronavírus pode começar a ser testada em menos de 40 dias

A equipa chinesa que trabalha no desenvolvimento de uma vacina para combater o coronavírus de Wuhan disse que espera poder começar os testes em menos de 40 dias, informou a agência estatal Xinhua. Pelo menos 106 …

Netanyahu anuncia retirada da sua imunidade parlamentar

Benjamin Netanyahu retirou o pedido de imunidade ao Parlamento israelita contras as três acusações de que foi alvo em novembro, que envolvem casos de corrupção, fraude e abuso de confiança. O primeiro-ministro de Israel disse, em …

Vitória já tem proposta por Tapsoba (e pode fazer encaixe histórico)

O Vitória de Guimarães recebeu uma proposta por Edmond Tapsoba que pode levar os vimaranenses a abrir mão do jogador. Sabe-se que a proposta recebida ronda os 20 milhões de euros. A notícia avançada esta terça-feira …

Livre exige que património das ex-colónias em museus portugueses seja devolvido

O Livre quer que todo o património das ex-colónias, presente em território português, possa ser restituído pelos países de origem de forma a “descolonizar” museus e monumentos estatais. O partido da papoila quer que o património …

Pedro Sánchez usou helicóptero que procurava homem desaparecido

O primeiro-ministro espanhol requisitou, na passada quinta-feira, um helicóptero que estava a ser utilizado nas operações de busca de um homem de 34 anos que estava desaparecido em Maiorca. De acordo com o jornal espanhol ABC, tratava-se …

Isabel dos Santos contrata advogados de Ronaldo, Meghan e J. K. Rowling

Isabel dos Santos decidiu esta segunda-feira processar o consórcio de jornalistas. Para tal, contratou a mesma firma de advogados que conta com clientes como Cristiano Ronaldo, Harry e Meghan Markle e J. K. Rowling. Depois de …

ERC dá parecer favorável à nova direção de informação da RTP

A Entidade Reguladora para a Comunicação (ERC) deu, esta segunda-feira, "parecer favorável à nova direção de informação da RTP", 20 dias depois de a equipa liderada por António José Teixeira ter sido indigitada. O Conselho Regulador …