Carlos Santos Silva trazia “muito dinheiro todas as semanas” a Sócrates

Pedro Nunes / Lusa

O ex-primeiro-ministro José Sócrates

João Perna, antigo motorista de José Sócrates e um dos arguidos da Operação Marquês, admite que era Carlos Santos Silva quem, todas as semanas, entregava dinheiro ao primeiro-ministro que, mais tarde, colocava na sua conta.

“Eu sabia que o Carlos lhe trazia todas as semanas, porque ele não se dirigia a lado nenhum”, contou José Perna ao Correio da Manhã. Além disso, o ex-motorista comentou também os gastos exagerados de Sócrates, bem como as vezes em que emprestava dinheiro a outras pessoas.

Segundo a acusação do caso Marquês, o antigo funcionário de Sócrates recebia cheques ou dinheiro vivo de Carlos Santos Silva e dava-lhes uma de duas utilizações: ou pagava diretamente as despesas de Sócrates e dos seus familiares a partir desses fundos; ou entregava dinheiro vivo ao ex-primeiro-ministro.

“Acha que eu ia confrontar o homem a perguntar-lhe: Oh senhor engenheiro, onde é que foi buscar este dinheiro e a que pretexto é que você vai transferir dinheiro para a minha conta?”, questionou João Perna.

João Perna garante que não guardava o dinheiro e que se limitou a cumprir ordens. “Era o primeiro-ministro. Eu ia lá meter em questão alguma coisa? Em três anos com aquele homem, eu chegava de manhã e dizia-lhe bom dia. A resposta era: João, traz-me dois cafés”, referiu o antigo funcionário, que agora procura um novo emprego.

“Nunca meti em causa que aquela pessoa estivesse a mandar-me cometer algum crime. Fui arrastado nesta situação”, continua.

Motorista de José Sócrates desde 2011, João Perna conta como uma das suas tarefas era pagar as contas do patrão, contando ainda que o antigo primeiro-ministro “rebentava com o dinheiro todo com a vida que tinha. Emprestava também muito dinheiro”.

O antigo motorista recorda que quando dizia a Sócrates que precisava de dinheiro para pagar as despesas “do tabaco e dos jornais no quiosque”, este dizia-lhe que não tinha e, mais tarde, Carlos Santos Silva chegava, “ia lá acima” e quando saía, Sócrates chamava o funcionário. “João, vai lá pagar a despesa”.

Sócrates está acusado de 31 crimes, entre os quais corrupção. João Perna tem dúvidas sobre a sua inocência. “Sinceramente, não sei. Há ali qualquer coisa. O Carlos entregava-lhe dinheiro e ele não ia ao banco”, conta.

ZAP //

PARTILHAR

19 COMENTÁRIOS

  1. ESTE CASO DO SOCRATES ,É IDENTICO AO CASO DO LULA….E LULA JÁ ESTÁ PRESO,COM PENA DE… PARA JA 24 ANOS.

    • E já agora com o malogrado Hugo Cháves e ainda com o Maduro. Muitos milhões vieram da Venezuela para o BES.
      Tudo farinha do mesmo saco

  2. Mas que passou-se?
    Alguém tem dúvidas? Só a n/ Justiça ou alguma (os comedores) têm dúvidas.
    Infelizmente o País está entregue ao POLVO, aos donos disto tudo.
    Pobre Portugal…

  3. O supremo tribunal de justiça teve o descaramento de confirmar o despedimento de uma guarda-freios da carris, só porque a pobre revendera a turistas dois bilhetes usados, para tapar uma falha de caixa, no valor de 7,40 €! SETE EUROS E QUARENTA! SETE EUROS E QUARENTA! SETE EUROS E QUARENTA!
    MORTE À REPÚBLICA DE SALÒ!

    • Como?!
      Descaramento?!
      Só cumpriu a lei e fez muito bem!!
      Despedimento por justa causa mais do que justificado.
      Mas, diz lá até que valor se pode roubar?
      E, o que tem isso a ver com este caso?

  4. Oh gente!
    Eu acho isso um tanto exagerado.
    Então o homem, que vivia com dificuldades e de forma remediada podia lá receber dinheiro sujo entregue por um testa de ferro – na verdade um verdadeiro amigo – e ainda por cima emprestar também muito dinheiro ?!
    Perna, isso não está mal contado?! Olha que isso é uma cabala…

    • O Costa fez parte desse governo que nos levou à bancarrota. Mas muitos portugueses, de fraca memória, já não se lembram. E assim vamos vivendo neste portugalzito tão roubado.

  5. Há quem diga que, em democracia, tudo se resolve com eleições. E eu, cada vez duvido mais. Se aquilo a que chamam democracia, está completamente minado por gente sem escrúpulos, nem vergonha, capaz de mentir descaradamente na cara da própria justiça (que devia funcionar como travão a excessos ilegais), o que pode fazer um povo que se sente cada dia mais calcado e usurpado?
    Ninguém parece ter respostas para isto,mas acredito que mais cedo ou mais tarde, as forças armadas e para-militares, terão de puxar galões e dizer: “Vamos acabar com esta merda já. Chega de roubar um país que juramos defender!

  6. João Perna!
    Põe-te a pau que a organização ainda te manda o Mão de Ferro. Para te visitar e te explicar que não podes vomitar tudo… assim, sem cuidado… desmontando o sistema…
    Ainda acabas por prejudicar alguém. Talvez a começar por ti…

RESPONDER

Há um enorme buraco na atmosfera de Marte (e a água está a escapar)

Uma vez a cada dois anos, um gigantesco buraco abres-e na atmosfera marciana, deixando escapar para o Espaço uma parte das escassas reservas de água do Planeta Vermelho. O estranho mecanismo meteorológico, nunca visto na Terra, …

Musk vai construir um túnel de alta velocidade em Las Vegas

A Boring Company conseguiu um contrato de 48,7 milhões de dólares para construir um sistema subterrâneo, chamado LVCC Loop, em Las Vegas. A empresa Boring Company, de Elon Musk, foi a escolhida para construir um túnel …

Cientistas podem ter descoberto a verdadeira origem da canábis

A origem da canábis é um mistério, mas a análise de pólen antigo sugere que a planta evoluiu cerca de três quilómetros acima do nível do mar no planalto tibetano. Documentos que datam da Idade Média …

Sporting vs FC Porto | Um ano depois, a Taça para os leões

O Sporting venceu o FC Porto, mais uma vez nas grandes penalidades, e arrecadou a 17ª Taça de Portugal. Num jogo muito disputado no Estádio do Jamor, que terminou empatado 1-1 no tempo regulamentar, o Porto …

Marcelo pede aos portugueses para votarem. "Ficar em casa é um erro enorme"

O Presidente da República pediu hoje aos portugueses que façam o "pequeno sacrifício" de votar nas eleições para o Parlamento Europeu e não deixem "nas mãos de 20% ou de 25% a decisão que é …

Uma cidade inteira dos EUA está refém de cibercriminosos

A cidade de Baltimore, nos Estados Unidos, está sob ataque. Mas a ameaça não vem de pessoas armadas com pistolas e bombas. Há duas semanas, cibercriminosos usaram ransomware - um tipo de software nocivo que restringe …

Abandonado em bebé no aeroporto de Gatwick, Steve encontrou a família 33 anos depois

Um bebé foi abandonado no chão de uma casa de banho do aeroporto de Gatwick a 10 de abril de 1986. Foi quando Beryl Wright encontrou o recém-nascido que começou o mistério que só se …

Monges encontram receita perdida e voltam a fabricar cerveja medieval belga após 224 anos

Os monges da abadia de Grimbergen, na província de Brabante Flamengo, na Bélgica, encontraram a receita original de uma cerveja que era produzida artesanalmente no local há 224 anos e voltarão a fabricá-la. Monges da Abadia …

Nova app permite transmitir consentimento ao par num encontro

Vem aí uma nova app para encontros que nos permite sinalizar quando é que o nosso par tem o nosso consentimento para avançar para o próximo passo. A aplicação permite também ganhar pontos conforme se …

Agências de espionagem dos EUA cedem informações a investigação sobre interferência russa

Trump ordenou às agências de espionagem norte-americanas que deem os dados que têm sobre interferência da Rússia nas presidenciais de 2016 ao Departamento da Justiça. O diretor dos serviços secretos nacionais norte-americanos, Dan Coats, afirmou este …