Carlos Santos Silva trazia “muito dinheiro todas as semanas” a Sócrates

Pedro Nunes / Lusa

O ex-primeiro-ministro José Sócrates

João Perna, antigo motorista de José Sócrates e um dos arguidos da Operação Marquês, admite que era Carlos Santos Silva quem, todas as semanas, entregava dinheiro ao primeiro-ministro que, mais tarde, colocava na sua conta.

“Eu sabia que o Carlos lhe trazia todas as semanas, porque ele não se dirigia a lado nenhum”, contou José Perna ao Correio da Manhã. Além disso, o ex-motorista comentou também os gastos exagerados de Sócrates, bem como as vezes em que emprestava dinheiro a outras pessoas.

Segundo a acusação do caso Marquês, o antigo funcionário de Sócrates recebia cheques ou dinheiro vivo de Carlos Santos Silva e dava-lhes uma de duas utilizações: ou pagava diretamente as despesas de Sócrates e dos seus familiares a partir desses fundos; ou entregava dinheiro vivo ao ex-primeiro-ministro.

“Acha que eu ia confrontar o homem a perguntar-lhe: Oh senhor engenheiro, onde é que foi buscar este dinheiro e a que pretexto é que você vai transferir dinheiro para a minha conta?”, questionou João Perna.

João Perna garante que não guardava o dinheiro e que se limitou a cumprir ordens. “Era o primeiro-ministro. Eu ia lá meter em questão alguma coisa? Em três anos com aquele homem, eu chegava de manhã e dizia-lhe bom dia. A resposta era: João, traz-me dois cafés”, referiu o antigo funcionário, que agora procura um novo emprego.

“Nunca meti em causa que aquela pessoa estivesse a mandar-me cometer algum crime. Fui arrastado nesta situação”, continua.

Motorista de José Sócrates desde 2011, João Perna conta como uma das suas tarefas era pagar as contas do patrão, contando ainda que o antigo primeiro-ministro “rebentava com o dinheiro todo com a vida que tinha. Emprestava também muito dinheiro”.

O antigo motorista recorda que quando dizia a Sócrates que precisava de dinheiro para pagar as despesas “do tabaco e dos jornais no quiosque”, este dizia-lhe que não tinha e, mais tarde, Carlos Santos Silva chegava, “ia lá acima” e quando saía, Sócrates chamava o funcionário. “João, vai lá pagar a despesa”.

Sócrates está acusado de 31 crimes, entre os quais corrupção. João Perna tem dúvidas sobre a sua inocência. “Sinceramente, não sei. Há ali qualquer coisa. O Carlos entregava-lhe dinheiro e ele não ia ao banco”, conta.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

19 COMENTÁRIOS

  1. ESTE CASO DO SOCRATES ,É IDENTICO AO CASO DO LULA….E LULA JÁ ESTÁ PRESO,COM PENA DE… PARA JA 24 ANOS.

    • E já agora com o malogrado Hugo Cháves e ainda com o Maduro. Muitos milhões vieram da Venezuela para o BES.
      Tudo farinha do mesmo saco

  2. Mas que passou-se?
    Alguém tem dúvidas? Só a n/ Justiça ou alguma (os comedores) têm dúvidas.
    Infelizmente o País está entregue ao POLVO, aos donos disto tudo.
    Pobre Portugal…

  3. O supremo tribunal de justiça teve o descaramento de confirmar o despedimento de uma guarda-freios da carris, só porque a pobre revendera a turistas dois bilhetes usados, para tapar uma falha de caixa, no valor de 7,40 €! SETE EUROS E QUARENTA! SETE EUROS E QUARENTA! SETE EUROS E QUARENTA!
    MORTE À REPÚBLICA DE SALÒ!

    • Como?!
      Descaramento?!
      Só cumpriu a lei e fez muito bem!!
      Despedimento por justa causa mais do que justificado.
      Mas, diz lá até que valor se pode roubar?
      E, o que tem isso a ver com este caso?

  4. Oh gente!
    Eu acho isso um tanto exagerado.
    Então o homem, que vivia com dificuldades e de forma remediada podia lá receber dinheiro sujo entregue por um testa de ferro – na verdade um verdadeiro amigo – e ainda por cima emprestar também muito dinheiro ?!
    Perna, isso não está mal contado?! Olha que isso é uma cabala…

    • O Costa fez parte desse governo que nos levou à bancarrota. Mas muitos portugueses, de fraca memória, já não se lembram. E assim vamos vivendo neste portugalzito tão roubado.

  5. Há quem diga que, em democracia, tudo se resolve com eleições. E eu, cada vez duvido mais. Se aquilo a que chamam democracia, está completamente minado por gente sem escrúpulos, nem vergonha, capaz de mentir descaradamente na cara da própria justiça (que devia funcionar como travão a excessos ilegais), o que pode fazer um povo que se sente cada dia mais calcado e usurpado?
    Ninguém parece ter respostas para isto,mas acredito que mais cedo ou mais tarde, as forças armadas e para-militares, terão de puxar galões e dizer: “Vamos acabar com esta merda já. Chega de roubar um país que juramos defender!

  6. João Perna!
    Põe-te a pau que a organização ainda te manda o Mão de Ferro. Para te visitar e te explicar que não podes vomitar tudo… assim, sem cuidado… desmontando o sistema…
    Ainda acabas por prejudicar alguém. Talvez a começar por ti…

RESPONDER

Ucrânia diz que Rússia não responde a pedido de conversações, mas conta com o apoio da NATO

O Presidente ucraniano, Volodimir Zelenskii, disse que ainda não conseguiu falar com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, para discutir a escalada do conflito no Leste da Ucrânia. A Rússia e a Ucrânia acusam-se mutuamente de …

"O trabalho liberta." Polícia comunica pichagem nazi no Porto ao Ministério Público

A Polícia Municipal vai comunicar ao Ministério Público (MP) uma pichagem num portão da Avenida do Brasil, no Porto, com a frase nazi "o trabalho liberta". Uma pichagem num portão da Avenida do Brasil, no Porto, …

Um morto e um ferido em tiroteio junto a hospital em Paris. Atirador encontra-se em fuga

Um tiroteio numa rua no bairro 16 da capital francesa causou a morte de um segurança do hospital Henry Dunant e ferimentos muito graves numa utente. Os disparos deram-se em frente ao hospital Henry Dunant, …

Bloco de Esquerda quer plano nacional de férias de Verão financiado pelo Governo

O Bloco de Esquerda vai entregar um projeto de lei na Assembleia da República para que o Governo defina um programa de férias de Verão. Catarina Martins, coordenadora do partido, frisa que a maior parte …

Índia ultrapassa Brasil e é o segundo país mais afetado pela covid-19

A Índia é o segundo país mais afetado pela pandemia de covid-19, ultrapassando o Brasil, depois de registar um valor máximo de 168 mil novas contaminações nas últimas 24 horas. O país, com 1,3 mil milhões …

Dois anos depois, mulher de Assange pede que Reino Unido pressione EUA para acusações caírem

A mulher de Julian Assange, Stella Moris, disse que a Grã-Bretanha seria mais forte a fazer campanha contra regimes autoritários se pressionasse o Governo Biden a retirar o seu apelo para o extraditar sob acusações …

Operação Marquês. Ministério Público pede alargamento do prazo previsto na lei para recorrer

Depois da decisão instrutória tomada pelo juiz Ivo Rosa, os procuradores Rosário Teixeira e Vítor Pinto já entregaram um requerimento a pedir 120 dias para o recurso. O alargamento do prazo passaria assim a ser …

Duas mortes e 271 infetados em 24 horas. Rt continua a subir em Portugal

O boletim da DGS desta segunda-feira dá conta de mais 271 novos casos. Registaram-se ainda mais duas mortes por covid-19. Segundo a DGS existem 25.784 casos ativos, menos 176 do que na véspera, e há mais …

Maioria dos pobres em Portugal trabalha (os "três D" da pobreza e 4 perfis que são uma "supresa")

Um quinto da população portuguesa é pobre e a maior parte das pessoas em situação de pobreza trabalha, mantendo vínculos laborais sem termo. As conclusões são de um estudo promovido pela Fundação Francisco Manuel dos …

Guillermo Lasso declara-se vencedor das eleições presidenciais no Equador

Guillermo Lasso declarou-se vencedor da segunda e última volta das eleições presidenciais no Equador, numa altura em que foram contabilizados 96,94% dos votos, que lhe deram uma diferença de 5,04 pontos percentuais sobre o socialista …