Carlos Santos Silva trazia “muito dinheiro todas as semanas” a Sócrates

Pedro Nunes / Lusa

O ex-primeiro-ministro José Sócrates

João Perna, antigo motorista de José Sócrates e um dos arguidos da Operação Marquês, admite que era Carlos Santos Silva quem, todas as semanas, entregava dinheiro ao primeiro-ministro que, mais tarde, colocava na sua conta.

“Eu sabia que o Carlos lhe trazia todas as semanas, porque ele não se dirigia a lado nenhum”, contou José Perna ao Correio da Manhã. Além disso, o ex-motorista comentou também os gastos exagerados de Sócrates, bem como as vezes em que emprestava dinheiro a outras pessoas.

Segundo a acusação do caso Marquês, o antigo funcionário de Sócrates recebia cheques ou dinheiro vivo de Carlos Santos Silva e dava-lhes uma de duas utilizações: ou pagava diretamente as despesas de Sócrates e dos seus familiares a partir desses fundos; ou entregava dinheiro vivo ao ex-primeiro-ministro.

“Acha que eu ia confrontar o homem a perguntar-lhe: Oh senhor engenheiro, onde é que foi buscar este dinheiro e a que pretexto é que você vai transferir dinheiro para a minha conta?”, questionou João Perna.

João Perna garante que não guardava o dinheiro e que se limitou a cumprir ordens. “Era o primeiro-ministro. Eu ia lá meter em questão alguma coisa? Em três anos com aquele homem, eu chegava de manhã e dizia-lhe bom dia. A resposta era: João, traz-me dois cafés”, referiu o antigo funcionário, que agora procura um novo emprego.

“Nunca meti em causa que aquela pessoa estivesse a mandar-me cometer algum crime. Fui arrastado nesta situação”, continua.

Motorista de José Sócrates desde 2011, João Perna conta como uma das suas tarefas era pagar as contas do patrão, contando ainda que o antigo primeiro-ministro “rebentava com o dinheiro todo com a vida que tinha. Emprestava também muito dinheiro”.

O antigo motorista recorda que quando dizia a Sócrates que precisava de dinheiro para pagar as despesas “do tabaco e dos jornais no quiosque”, este dizia-lhe que não tinha e, mais tarde, Carlos Santos Silva chegava, “ia lá acima” e quando saía, Sócrates chamava o funcionário. “João, vai lá pagar a despesa”.

Sócrates está acusado de 31 crimes, entre os quais corrupção. João Perna tem dúvidas sobre a sua inocência. “Sinceramente, não sei. Há ali qualquer coisa. O Carlos entregava-lhe dinheiro e ele não ia ao banco”, conta.

ZAP //

PARTILHAR

19 COMENTÁRIOS

  1. ESTE CASO DO SOCRATES ,É IDENTICO AO CASO DO LULA….E LULA JÁ ESTÁ PRESO,COM PENA DE… PARA JA 24 ANOS.

    • E já agora com o malogrado Hugo Cháves e ainda com o Maduro. Muitos milhões vieram da Venezuela para o BES.
      Tudo farinha do mesmo saco

  2. Mas que passou-se?
    Alguém tem dúvidas? Só a n/ Justiça ou alguma (os comedores) têm dúvidas.
    Infelizmente o País está entregue ao POLVO, aos donos disto tudo.
    Pobre Portugal…

  3. O supremo tribunal de justiça teve o descaramento de confirmar o despedimento de uma guarda-freios da carris, só porque a pobre revendera a turistas dois bilhetes usados, para tapar uma falha de caixa, no valor de 7,40 €! SETE EUROS E QUARENTA! SETE EUROS E QUARENTA! SETE EUROS E QUARENTA!
    MORTE À REPÚBLICA DE SALÒ!

    • Como?!
      Descaramento?!
      Só cumpriu a lei e fez muito bem!!
      Despedimento por justa causa mais do que justificado.
      Mas, diz lá até que valor se pode roubar?
      E, o que tem isso a ver com este caso?

  4. Oh gente!
    Eu acho isso um tanto exagerado.
    Então o homem, que vivia com dificuldades e de forma remediada podia lá receber dinheiro sujo entregue por um testa de ferro – na verdade um verdadeiro amigo – e ainda por cima emprestar também muito dinheiro ?!
    Perna, isso não está mal contado?! Olha que isso é uma cabala…

    • O Costa fez parte desse governo que nos levou à bancarrota. Mas muitos portugueses, de fraca memória, já não se lembram. E assim vamos vivendo neste portugalzito tão roubado.

  5. Há quem diga que, em democracia, tudo se resolve com eleições. E eu, cada vez duvido mais. Se aquilo a que chamam democracia, está completamente minado por gente sem escrúpulos, nem vergonha, capaz de mentir descaradamente na cara da própria justiça (que devia funcionar como travão a excessos ilegais), o que pode fazer um povo que se sente cada dia mais calcado e usurpado?
    Ninguém parece ter respostas para isto,mas acredito que mais cedo ou mais tarde, as forças armadas e para-militares, terão de puxar galões e dizer: “Vamos acabar com esta merda já. Chega de roubar um país que juramos defender!

  6. João Perna!
    Põe-te a pau que a organização ainda te manda o Mão de Ferro. Para te visitar e te explicar que não podes vomitar tudo… assim, sem cuidado… desmontando o sistema…
    Ainda acabas por prejudicar alguém. Talvez a começar por ti…

RESPONDER

Preço da luz vai descer 18 cêntimos no mercado regulado

Os preços da eletricidade no mercado regulado vão voltar a descer em 2020, segundo a proposta avançada esta terça-feira pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Esta terça-feira, a ERSE propôs uma atualização em baixa de …

Portugal teve perdas fiscais de 900 milhões de euros por menor tributação do gasóleo

A tributação ao gasóleo é mais baixa do que os impostos à gasolina. A diferença entre os dois combustíveis leva a perdas de 900 milhões de euros ao Estado. Quem abastece um carro a gasóleo na …

Dulce Neto é a primeira mulher a presidir um Supremo Tribunal português

A juíza conselheira toma posse, esta quarta-feira, como presidente do Supremo Tribunal Administrativo (STA), tornando-se na primeira mulher a ocupar o lugar cimeiro de um supremo tribunal em Portugal. Dulce Neto, de 58 anos, foi eleita …

Défice zero e mais crescimento. Previsões de Centeno para o OE2020 são de "elevado risco"

O Governo faz uma revisão das metas para 2020 no esboço do Orçamento de Estado para o próximo ano que enviou à Comissão Europeia, prevendo um aumento do crescimento económico e um saldo orçamental equilibrado, …

Conselho nacional do PSD pode ser atirado para novembro. Apoios a Rio e Montenegro equilibrados

Rui Rio mantém o silêncio sobre uma recandidatura a líder do PSD, o que está a ser visto como um condicionamento do partido, tendo também nas suas mãos o calendário interno. O conselho nacional para …

Varandas quer vender já em janeiro (e há três nomes em cima da mesa)

O Sporting deverá vender um jogador já no próximo mercado de transferências em janeiro. O dinheiro será destinado a renovações e a trazer um novo reforço para o ataque. Frederico Varandas continua a sua saga para …

Médicos, enfermeiros e professores lamentam recondução de ministros

Médicos, enfermeiros e professores lamentaram a recondução de ministros na pasta da Saúde, Educação e das Finanças, reagindo assim à constituição do novo Governo entregue em Belém pelo primeiro-ministro indigitado, António Costa. O secretário-geral do …

"Batalha campal" na Catalunha: 40 mil pessoas nas ruas, 50 detidos e mais de 100 feridos

Pelo menos 51 pessoas foram detidas e 70 polícias ficaram feridos desde o início dos atos de violência que começaram na segunda-feira na região espanhola da Catalunha após a sentença que condenou políticos separatistas catalães …

Kristalina Georgieva exige maior inclusão de mulheres nos mercados de trabalho

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional exigiu esta terça-feira, nos Encontros Anuais, uma maior inclusão de mulheres nos mercados de trabalho, dizendo que quando um país ignora "parte das suas capacidades" enfraquece o desempenho económico. Kristalina …

Cientistas nazis criaram um pesticida alternativo ao DDT (que até era melhor)

Cientistas nazis criaram uma alternativa ao inseticida DDT, que alegadamente seria menos tóxica para os mamíferos e de ação mais rápida. A sua produção viria a terminar abruptamente por intervenção das forças Aliadas. O DDT é …