Carlos Santos Silva trazia “muito dinheiro todas as semanas” a Sócrates

Pedro Nunes / Lusa

O ex-primeiro-ministro José Sócrates

João Perna, antigo motorista de José Sócrates e um dos arguidos da Operação Marquês, admite que era Carlos Santos Silva quem, todas as semanas, entregava dinheiro ao primeiro-ministro que, mais tarde, colocava na sua conta.

“Eu sabia que o Carlos lhe trazia todas as semanas, porque ele não se dirigia a lado nenhum”, contou José Perna ao Correio da Manhã. Além disso, o ex-motorista comentou também os gastos exagerados de Sócrates, bem como as vezes em que emprestava dinheiro a outras pessoas.

Segundo a acusação do caso Marquês, o antigo funcionário de Sócrates recebia cheques ou dinheiro vivo de Carlos Santos Silva e dava-lhes uma de duas utilizações: ou pagava diretamente as despesas de Sócrates e dos seus familiares a partir desses fundos; ou entregava dinheiro vivo ao ex-primeiro-ministro.



“Acha que eu ia confrontar o homem a perguntar-lhe: Oh senhor engenheiro, onde é que foi buscar este dinheiro e a que pretexto é que você vai transferir dinheiro para a minha conta?”, questionou João Perna.

João Perna garante que não guardava o dinheiro e que se limitou a cumprir ordens. “Era o primeiro-ministro. Eu ia lá meter em questão alguma coisa? Em três anos com aquele homem, eu chegava de manhã e dizia-lhe bom dia. A resposta era: João, traz-me dois cafés”, referiu o antigo funcionário, que agora procura um novo emprego.

“Nunca meti em causa que aquela pessoa estivesse a mandar-me cometer algum crime. Fui arrastado nesta situação”, continua.

Motorista de José Sócrates desde 2011, João Perna conta como uma das suas tarefas era pagar as contas do patrão, contando ainda que o antigo primeiro-ministro “rebentava com o dinheiro todo com a vida que tinha. Emprestava também muito dinheiro”.

O antigo motorista recorda que quando dizia a Sócrates que precisava de dinheiro para pagar as despesas “do tabaco e dos jornais no quiosque”, este dizia-lhe que não tinha e, mais tarde, Carlos Santos Silva chegava, “ia lá acima” e quando saía, Sócrates chamava o funcionário. “João, vai lá pagar a despesa”.

Sócrates está acusado de 31 crimes, entre os quais corrupção. João Perna tem dúvidas sobre a sua inocência. “Sinceramente, não sei. Há ali qualquer coisa. O Carlos entregava-lhe dinheiro e ele não ia ao banco”, conta.

ZAP //

PARTILHAR

19 COMENTÁRIOS

  1. ESTE CASO DO SOCRATES ,É IDENTICO AO CASO DO LULA….E LULA JÁ ESTÁ PRESO,COM PENA DE… PARA JA 24 ANOS.

    • E já agora com o malogrado Hugo Cháves e ainda com o Maduro. Muitos milhões vieram da Venezuela para o BES.
      Tudo farinha do mesmo saco

  2. Mas que passou-se?
    Alguém tem dúvidas? Só a n/ Justiça ou alguma (os comedores) têm dúvidas.
    Infelizmente o País está entregue ao POLVO, aos donos disto tudo.
    Pobre Portugal…

  3. O supremo tribunal de justiça teve o descaramento de confirmar o despedimento de uma guarda-freios da carris, só porque a pobre revendera a turistas dois bilhetes usados, para tapar uma falha de caixa, no valor de 7,40 €! SETE EUROS E QUARENTA! SETE EUROS E QUARENTA! SETE EUROS E QUARENTA!
    MORTE À REPÚBLICA DE SALÒ!

    • Como?!
      Descaramento?!
      Só cumpriu a lei e fez muito bem!!
      Despedimento por justa causa mais do que justificado.
      Mas, diz lá até que valor se pode roubar?
      E, o que tem isso a ver com este caso?

  4. Oh gente!
    Eu acho isso um tanto exagerado.
    Então o homem, que vivia com dificuldades e de forma remediada podia lá receber dinheiro sujo entregue por um testa de ferro – na verdade um verdadeiro amigo – e ainda por cima emprestar também muito dinheiro ?!
    Perna, isso não está mal contado?! Olha que isso é uma cabala…

    • O Costa fez parte desse governo que nos levou à bancarrota. Mas muitos portugueses, de fraca memória, já não se lembram. E assim vamos vivendo neste portugalzito tão roubado.

  5. Há quem diga que, em democracia, tudo se resolve com eleições. E eu, cada vez duvido mais. Se aquilo a que chamam democracia, está completamente minado por gente sem escrúpulos, nem vergonha, capaz de mentir descaradamente na cara da própria justiça (que devia funcionar como travão a excessos ilegais), o que pode fazer um povo que se sente cada dia mais calcado e usurpado?
    Ninguém parece ter respostas para isto,mas acredito que mais cedo ou mais tarde, as forças armadas e para-militares, terão de puxar galões e dizer: “Vamos acabar com esta merda já. Chega de roubar um país que juramos defender!

  6. João Perna!
    Põe-te a pau que a organização ainda te manda o Mão de Ferro. Para te visitar e te explicar que não podes vomitar tudo… assim, sem cuidado… desmontando o sistema…
    Ainda acabas por prejudicar alguém. Talvez a começar por ti…

RESPONDER

Sondas espaciais com "cunho" português vão passar perto de Vénus

As sondas espaciais europeias Solar Orbiter e BepiColombo, ambas com tecnologia e ciência portuguesas, vão passar perto de Vénus a 9 e 10 de agosto, respetivamente, anunciou esta segunda-feira a Agência Espacial Europeia (ESA). A passagem …

Elvis Presley terá morrido de doenças genéticas (e não por overdose de medicamentos)

Segundo um novo livro de Sally Hoedel, a morte de Elvis Presley estará, afinal, relacionada com o tratamento para doenças congénitas das quais sofria. O cantor norte-americano, que morreu há quase 44 anos, estava fortemente medicado …

A cidade mais populosa de África está a viver em contra-relógio

Os habitantes da Nigéria, o país mais populoso de África, já estão habituados a contornar as inundações anuais que invadem o país. No entanto, este ano a situação saiu fora do controlo, com o principal …

"Pensávamos que a Casa Branca mandava". Biden sob fogo devido ao fim da proibição dos despejos

A inacção de Joe Biden perante o fim das moratórias que proíbem os despejos durante a pandemia está a ser criticada até dentro do próprio Partido Democrata. A moratória federal aos despejos acabou este sábado, para …

Na ausência de Biles, Sunisa Lee coroou-se rainha da ginástica. É a primeira hmong a ganhar ouro

Sunisa Lee chegou a Tóquio com a missão de ajudar os Estados Unidos a garantir o ouro e de garantir a presença em finais individuais de aparelhos. Com o abandono de Biles, tornou-se a estrela …

Presidente afegão culpa retirada “abrupta” dos EUA pelo rápido avanço dos talibãs

O chefe de Estado afegão prometeu vencer o conflito com as milícias talibãs e os Estados Unidos dizem-se prontos a receber mais milhares de refugiados. O Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, prometeu esta segunda-feira vencer o …

42% das pessoas em enfermaria no Hospital de são João têm vacinação completa

No Centro Hospitalar de São João (CHSJ), 42% das pessoas internadas em enfermaria e 15% das internadas em unidades de cuidados intensivos tinham a vacinação completa. Segundo os últimos dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), apenas …

António Oliveira e uma arbitragem "conveniente"

Athletico Paranaense perdeu novamente no Brasileirão e a equipa de arbitragem ajudou os vencedores, queixou-se o treinador português. O Athletico Paranaense, líder do Brasileirão nas primeiras jornadas, está numa fase negativa: apenas uma vitória nas últimas …

André Ventura - Chega

Autárquicas. Chega concorre sozinho a 220 municípios para avaliar o seu "impacto"

André Ventura anunciou esta segunda-feira que o Chega irá concorrer nas eleições autárquicas a “cerca de 220 municípios” do país, sublinhando que o partido vai a votos sozinho para avaliar o seu “impacto”, mas sem …

Ex-guarda nazi julgado aos 100 anos por cumplicidade em assassinatos

Um homem de 100 anos que supostamente serviu como guarda num campo de concentração nazi será julgado em outubro por cumplicidade no assassinato de mais de 3.500 pessoas durante a Segunda Guerra Mundial, informou a …