Ministros, secretários de Estado e membros dos gabinetes vão fazer testes regulares à covid-19

António Pedro Santos / Lusa

Depois de terem sido reportados vários casos positivos de covid-19 no Governo, os ministros, secretários de Estado e membros dos gabinetes vão começar a ser testados regularmente.

A informação é avançada esta segunda-feira pelo Jornal de Notícias, que ouviu uma fonte do Ministério da Saúde sobre o processo.

Segundo a mesma fonte, os rastreios à covid-19 no seio do Executivo vão começar “em breve”, adiantando que em causa está o “agravamento da situação epidemiológica” a nível nacional e “a imprescindibilidade de manutenção do regular funcionamento do Governo”.

Até agora, os ministros e secretários de Estado só foram testados quando se verificou contacto com um caso positivo.

Sete dos 19 ministros do atual Governo de António Costa testaram positivo à covid-19, o que equivale a 37%. O primeiro membro do Governo diagnosticado com covid-19 foi o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, em outubro.

Em novembro, o ministro Nelson de Souza, titular da pasta do Planeamento, recebeu um teste positivo depois de o secretário de Estado do Planeamento, Ricardo Pinheiro, ter sido diagnosticado com covid-19.

A 14 de janeiro, o Governo confirmou que a ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, tinha recebido um diagnóstico de covid-19. No mesmo mês, o Governo confirmou que o ministro de Estado da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, tinha testado positivo depois de ter estado em contacto com o ministro da Finanças, João Leão, cuja infeção fora confirmada em 16 de janeiro.

Maria do Céu Antunes, ministra da Agricultura, e João Gomes Cravinho, ministro da Defesa, foram os últimos ministros diagnosticados com covid-19.

Em relação ao início do processo de vacinação dos políticos, ainda não foi indicada qualquer data. Depois da polémica, com vários deputados do Parlamento a recusar a vacinação antes de pessoas com mais de 80 anos, Ferro Rodrigues pediu um grupo de trabalho para acompanhar o processo.

Em apenas quatro dias, os deputados prioritários para serem vacinados contra a covid-19 reduziram de 50 para 35.

Entre os conselheiros de Estado, António Lobo Xavier, que já teve covid-19, diz que só será vacinado se o Presidente da República a isso o obrigar. Este domingo, Marques Mendes disse que não vai tomar a vacina a que tem direito como conselheiro de Estado e que vai esperar pelo momento da sua faixa etária, como “qualquer cidadão”.

Marcelo Rebelo de Sousa só indicou quatro pessoas do Palácio de Belém: ele próprio, um médico e duas enfermeiras.

Maria Campos, ZAP //

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …