Ministro Manuel Heitor infetado. Governo testado de emergência

Paulo Novais / Lusa

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, está infetado com covid-19, informou o gabinete do primeiro-ministro.

Restantes membros do governo foram testados não se tendo registado qualquer outro caso positivo. Ainda falta conhecer o resultado dos testes ao ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros e do ministro do Ambiente e Ação Climática

“Ontem [domingo] ao fim da tarde, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) foi informado que testou positivo à covid-19”, é referido em comunicado enviado às redações durante as primeiras horas desta segunda-feira; numa nota que indica ainda que Manuel Heitor “não tem sintomas e encontra-se em confinamento domiciliário“.



Já esta manhã, o gabinete do primeiro-ministro fez saber que a bateria de testes feita aos restantes membros do governo que estiveram presentes no último Conselho de Ministros foi realizada e todos os resultados deram negativo.

Segundo a nota, falta apenas realizar testes ao ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros e o ministro do Ambiente e Ação Climática, ambos mantêm-se isolados até conhecerem os resultados.

Ainda, por determinação da DGS, ficarão em confinamento, apesar de testarem negativo, o ministro do Planeamento e a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social que ladeiam o ministro do Ensino Superior na reunião do Conselho de Ministros.

Este domingo o governo voltou a reunir-se, para aprovar a proposta de Orçamento do Estado para 2021, que deverá ser entregue esta segunda-feira na Assembleia da República, mas o encontro foi feito por via eletrónica — ou seja, os ministros não estiveram juntos.

Uma comitiva do executivo português encontrou-se com parte do governo espanhol este sábado na Guarda, por causa da Cimeira Ibérica, mas Manuel Heitor não fez parte do grupo.

Nesse dia, a agenda do ministro previa que estivesse em Óbidos para assinalar o 25.º aniversário do ministério que atualmente tutela, onde esteve de máscara até discursar ao ar livre.

https://twitter.com/ciencia_pt/status/1314948382776078347

Manuel Heitor, 62 anos, é ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior desde 2015.

O Ensino Superior é, precisamente, um dos focos que mais preocupação tem gerado. Com o regresso às aulas, pelo menos nas universidades do Porto e de Aveiro surgiram dois focos de contágio, ligados aos alunos estrangeiros no âmbito do programa Erasmus.

Portugal registou 1.090 novos casos de covid-19 até às 0h de domingo, somando também 13 novas vítimas mortais. No total, morreram 2.080 pessoas dos 86.664 casos de infeção confirmados, segundo aquele que é o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Nesta altura não é possível saber quais os verdadeiros impactos deste caso na agenda do governo, a começar pela entrega e apresentação da proposta de Orçamento do Estado para 2021, que costuma ser feita pelo ministro das Finanças, em São Bento, às mãos do presidente da Assembleia da República. A este momento, sucede-se uma conferência de imprensa para a sua apresentação.

Ministro terá estado com comissária europeia infetada

Na quarta-feira, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior foi ouvido no parlamento, mas participou na audição por Skype, porque no fim de semana anterior tinha estado em contacto com um elemento da Universidade de Aveiro que testou positivo a infeção com o novo coronavírus, que provoca a doença covid-19.

O Jornal de Notícias apurou junto de fonte próxima do governo que a comissária da Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel, que anunciou no sábado ter também testado positivo, terá estado reunida com Manuel Heitor, mas não indica em que data.

No último domingo, dia 4 de outubro, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior esteve presente, com o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e com o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, num encontro sobre ciência e inovação que decorreu em Lisboa.

Depois de ter estado, no dia 29 de setembro, no Conselho de Estado com António Lobo Xavier, que testou positivo, no dia 5 o presidente da República indicou ter realizado três testes à covid-19 nos dias que se seguiram àquela reunião, todos com resultado negativo.

Entretanto, no domingo à noite, o ministério do Ambiente e da Ação Climática informou que foi cancelado, “por motivos de imperativo de agenda”, o evento nas antigas minas de carvão de São Pedro da Cova, em Gondomar, onde estava prevista a presença do ministro João Pedro Matos Fernandes.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Era como se a morte estivesse num copo." No século XVIII, o gin estava a arruinar a Inglaterra

A bebida alcoólica tornou-se tão popular no Reino Unido que os empresários começaram a utilizar todo o tipo de aditivos para enriquecerem. No século XVIII, o gin tornou-se a maior droga que o homem poderia consumir …

Vacinar animais contra a covid-19? Dezenas de zoos nos EUA estão a avançar com a ideia

Cerca de 70 jardins zoológicos e espaços de conservação nos Estados Unidos estão a administrar a vacina da farmcêutica veterinária Zoetis aos seus animais. Não são só os humanos que estão a ser vacinados contra a …

Lewis Hamilton: "Eu não disse que estava a morrer"

Acidente com Max Verstappen originou dores no campeão; Helmut Marko disse que já era "espectáculo" a mais. Troca de palavras entre os dois candidatos ao título. Como se esperava, o acidente que envolveu Lewis Hamilton e …

Autorretrato de Frida Kahlo deverá ser vendido por um valor recorde de 30 milhões de dólares

A Sotheby’s espera ultrapassar os 30 milhões de dólares (mais de 25 milhões de euros) com o autorretrato da pintora mexicana Frida Kahlo, no qual aparece também o seu marido Diego Rivera. O autorretrato Diego y …

David Luiz: "Um dos dias mais especiais da minha vida" - e ainda se fala sobre Jorge Jesus

Flamengo ficou mais próximo de mais uma final da Libertadores, depois de derrotar o Barcelona de Guayaquil. David Luiz estreou-se. O Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil por 2-0, na primeira "mão" das meias-finais da Copa …

Iémen. Escassez de alimentos empurra 16 milhões de pessoas para a fome, revela ONU

Pelo menos 5 milhões de pessoas no Iémen estão à beira da fome e outros 16 milhões estão "a caminhar para a fome", num país dilacerado pela guerra civil. O Programa Mundial de Alimentos (WFP, na …

Presidente da Tunísia governará por decreto, ignorando partes da constituição

O Presidente da Tunísia, Kais Saied, declarou que governará por decreto e ignorará partes da constituição, enquanto se prepara para mudar o sistema político, gerando críticas imediatas da oposição. Desde 25 de julho, dia em que …

Alemanha deixa de pagar quarentena a trabalhadores não vacinados

A Alemanha vai deixar de indemnizar trabalhadores não vacinados que forem forçados a quarentena devido ao coronavírus, por ser "injusto pedir aos contribuintes que subsidiem aqueles que se recusam a ser vacinados", disse na quarta-feira …

Governo acaba com recomendação do teletrabalho

O Conselho de Ministros decidiu acabar com a recomendação da opção pelo teletrabalho e eliminar a testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhadores. Estas medidas integram a terceira e última fase do plano …

Cansado de denúncias, Betis pede aos seus sócios: "Portem-se bem"

Clube onde jogam dois portugueses quer que os adeptos tenham um "comportamento adequado" durante os jogos no Benito Villamarín. O Betis de Sevilha jogou seis vezes até agora, nesta época. Quatro desses encontros foram disputados em …