Ministro Manuel Heitor infetado. Governo testado de emergência

Paulo Novais / Lusa

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, está infetado com covid-19, informou o gabinete do primeiro-ministro.

Restantes membros do governo foram testados não se tendo registado qualquer outro caso positivo. Ainda falta conhecer o resultado dos testes ao ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros e do ministro do Ambiente e Ação Climática

“Ontem [domingo] ao fim da tarde, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) foi informado que testou positivo à covid-19”, é referido em comunicado enviado às redações durante as primeiras horas desta segunda-feira; numa nota que indica ainda que Manuel Heitor “não tem sintomas e encontra-se em confinamento domiciliário“.

Já esta manhã, o gabinete do primeiro-ministro fez saber que a bateria de testes feita aos restantes membros do governo que estiveram presentes no último Conselho de Ministros foi realizada e todos os resultados deram negativo.

Segundo a nota, falta apenas realizar testes ao ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros e o ministro do Ambiente e Ação Climática, ambos mantêm-se isolados até conhecerem os resultados.

Ainda, por determinação da DGS, ficarão em confinamento, apesar de testarem negativo, o ministro do Planeamento e a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social que ladeiam o ministro do Ensino Superior na reunião do Conselho de Ministros.

Este domingo o governo voltou a reunir-se, para aprovar a proposta de Orçamento do Estado para 2021, que deverá ser entregue esta segunda-feira na Assembleia da República, mas o encontro foi feito por via eletrónica — ou seja, os ministros não estiveram juntos.

Uma comitiva do executivo português encontrou-se com parte do governo espanhol este sábado na Guarda, por causa da Cimeira Ibérica, mas Manuel Heitor não fez parte do grupo.

Nesse dia, a agenda do ministro previa que estivesse em Óbidos para assinalar o 25.º aniversário do ministério que atualmente tutela, onde esteve de máscara até discursar ao ar livre.

https://twitter.com/ciencia_pt/status/1314948382776078347

Manuel Heitor, 62 anos, é ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior desde 2015.

O Ensino Superior é, precisamente, um dos focos que mais preocupação tem gerado. Com o regresso às aulas, pelo menos nas universidades do Porto e de Aveiro surgiram dois focos de contágio, ligados aos alunos estrangeiros no âmbito do programa Erasmus.

Portugal registou 1.090 novos casos de covid-19 até às 0h de domingo, somando também 13 novas vítimas mortais. No total, morreram 2.080 pessoas dos 86.664 casos de infeção confirmados, segundo aquele que é o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Nesta altura não é possível saber quais os verdadeiros impactos deste caso na agenda do governo, a começar pela entrega e apresentação da proposta de Orçamento do Estado para 2021, que costuma ser feita pelo ministro das Finanças, em São Bento, às mãos do presidente da Assembleia da República. A este momento, sucede-se uma conferência de imprensa para a sua apresentação.

Ministro terá estado com comissária europeia infetada

Na quarta-feira, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior foi ouvido no parlamento, mas participou na audição por Skype, porque no fim de semana anterior tinha estado em contacto com um elemento da Universidade de Aveiro que testou positivo a infeção com o novo coronavírus, que provoca a doença covid-19.

O Jornal de Notícias apurou junto de fonte próxima do governo que a comissária da Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel, que anunciou no sábado ter também testado positivo, terá estado reunida com Manuel Heitor, mas não indica em que data.

No último domingo, dia 4 de outubro, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior esteve presente, com o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e com o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, num encontro sobre ciência e inovação que decorreu em Lisboa.

Depois de ter estado, no dia 29 de setembro, no Conselho de Estado com António Lobo Xavier, que testou positivo, no dia 5 o presidente da República indicou ter realizado três testes à covid-19 nos dias que se seguiram àquela reunião, todos com resultado negativo.

Entretanto, no domingo à noite, o ministério do Ambiente e da Ação Climática informou que foi cancelado, “por motivos de imperativo de agenda”, o evento nas antigas minas de carvão de São Pedro da Cova, em Gondomar, onde estava prevista a presença do ministro João Pedro Matos Fernandes.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Austrália aprova lei e é o primeiro país a obrigar Facebook e Google a pagar conteúdos jornalísticos

O Parlamento da Austrália aprovou a lei que impõe à Google e ao Facebook o pagamento aos órgãos de comunicação australianos pela publicação dos seus conteúdos jornalísticos, a primeira legislação do mundo deste género. A lei …

Situação clínica de Alfredo Quintana é "muito grave"

Alfredo Quintana, guarda-redes de andebol, de 32 anos, sofreu uma paragem cardíaca num treino, na segunda-feira. Encontra-se internado no Hospital de São João, no Porto, e a situação clínica é "muito grave". A situação clínica …

Documentos mostram que assassinos de Khashoggi usaram aviões de empresa controlada pelo príncipe herdeiro

Documentos judiciais revelam que os dois jatos particulares usados ​​pelos supostos assassinos do jornalista Jamal Khashoggi pertenciam a uma empresa que, menos de um ano antes, tinha sido apreendida pelo príncipe herdeiro da Arábia Saudita. Os …

António Guterres agradece confiança do Governo português

O secretário-geral da ONU expressou, esta quarta-feira, agradecimento e humildade por receber o apoio oficial do Governo português para um segundo mandato e prometeu fazer de tudo para continuar a ser digno da renomeação. "O secretário-geral …

Israel identifica cidadãos que não foram vacinados. Na Galiza, quem recusar vacina arrisca multa

O Parlamento israelita autorizou esta quarta-feira o Ministério da Saúde a comunicar às entidades públicas do país as identidades de pessoas não vacinadas contra a covid-19, levantando preocupações sobre a privacidade dos cidadãos que recusam …

Testes por saliva usados em eventos-piloto antes de festivais de verão

Os agentes ligados a festivais e concertos e a Direção-Geral de Saúde (DGS) vão realizar várias experiências-piloto para se perceber em que moldes se podem concretizar os festivais de música no verão. Uma das ideias é …

Mais 49 mortes e 1.160 casos de covid-19. Há menos doentes internados do que no Natal

O boletim divulgado esta quinta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS) indica que foram registados 1.160 novos casos de covid-19 em Portugal. Nas últimas 24 horas, morreram 49 pessoas. Portugal registou, esta quinta-feira, 1.160 novos casos de …

Bruxelas vai rever regras de uso de telemóvel em roaming

A Comissão Europeia vai rever as regras sobre o roaming do telemóvel, ajustando as tarifas máximas e aumentando a transparência, tendo em vista que o regulamento em vigor caduca a 30 de junho de 2022. Segundo …

Amnistia Internacional retira estatuto de prisioneiro de consciência a Navalny

A Amnistia Internacional anunciou que não pode considerar o principal opositor russo um "prisioneiro de consciência" devido a algumas declarações nacionalistas e xenófobas feitas por si no passado. Esta informação foi revelada, na terça-feira, pelo jornalista …

CGTP volta à rua com concentrações nos distritos e greves e plenários nas empresas

A CGTP vai voltar à rua pela valorização dos salários e do emprego e o respeito pelos direitos individuais e coletivos. A CGTP volta à rua com uma Jornada Nacional de Luta descentralizada para exigir melhores …