A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, testou positivo ao novo coronavírus, que causa a covid-19.
A informação foi confirmada por uma nota do gabinete do primeiro-ministro, António Costa.
“[A ministra] tem sintomas ligeiros e encontra-se em confinamento domiciliário“, detalha a nota, que dá ainda conta que a governante será entretanto substituída pelo secretário de Estado Adjunto, do Trabalho e da Formação Profissional, Miguel Cabrita.
O semanário Expresso dá conta que a Ana Mendes Godinho não participou presencialmente no Conselho de Ministros desta quarta-feira, uma vez que já se encontrava em isolamento.
A mesma nota refere ainda que os ministros do Ambiente e do Mar, Matos Fernandes e Ricardo Serrão, respetivamente, também se encontram em isolamento profilático devido a “outros contactos” considerados de risco. Apesar de já terem testado negativo ao novo coronavírus, continuam em isolamento por ordem das autoridades de saúde.
Ambos estão a trabalhar remotamente.
A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 1.963.557 mortos resultantes de mais de 91,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP. Em Portugal, morreram 8.236 pessoas dos 507.108 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.