Marcelo e Rio almoçaram a sós em frente ao Tejo

Miguel A. Lopes / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou o líder do PSD, Rui Rio, pela apresentação do programa de recuperação económica.

Marcelo Rebelo de Sousa e Rui Rio almoçaram, esta sexta-feira, num restaurante em frente ao Tejo, em Lisboa, por iniciativa do Presidente da República. “O senhor Presidente teve a iniciativa de me convidar para almoçar e aqui estou com todo o gosto”, disse Rui Rio à Lusa.

O Presidente sublinhou que o seu anterior almoço com Rui Rio, há duas semanas, em Ovar, no distrito de Aveiro, “foi coletivo, foi colegial”. “Neste estamos só os dois, portanto, estamos mais à vontade para falar. Da outra vez, falámos de muitas coisas muito interessantes, mas não deu para falar de tudo”, justificou.

Antes do almoço, e questionado sobre os temas na agenda, Marcelo respondeu: “Vamos falar de pandemia, vamos falar de situação económica e social do país, do curtíssimo prazo, curto prazo, médio prazo”.

O Presidente assinalou que “a legislatura ainda começou há pouco tempo, com a pandemia perdeu-se a noção disso, mas ainda não passou um ano de legislatura“. “E depois vamos falar da Europa, que é fundamental, vamos falar do mundo. Enfim, de tudo aquilo que fizer sentido falar, da situação política, económica, social, portuguesa e internacional.”

Marcelo acompanha “com maior atenção” posição do PSD

Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que acompanha “com maior atenção” aquilo que é transmitido sobre a posição do PSD quanto a uma eventual recandidatura sua à Presidência da República, por ser o partido a que pertence.

Questionado sobre a promessa feita por Rui Rio em entrevista à TSF de que o PSD tomará “uma posição pública” sobre uma recandidatura sua logo “no dia a seguir” a esta anunciada, Marcelo começou por responder que não se pronuncia sobre esta matéria.

Mas acompanho com muita atenção aquilo que é dito. E dito pelo líder da oposição e líder do partido ao qual pertenci e pertenço desde a fundação, isso, naturalmente acompanho com maior atenção”, acrescentou, sorrindo, com Rui Rio ao seu lado.

Em entrevista à TSF, divulgada esta sexta-feira, Rio disse que “obviamente o mais provável” será o apoio do PSD a uma recandidatura do atual Presidente da República, e afastou a possibilidade de o partido “não ter posição e dar liberdade de voto” em relação às presidenciais.

Marcelo felicita PSD

“Aproveito, aliás, esta ocasião para felicitar o líder da oposição e o PSD pelo plano que apresentou para o país, porque, num momento em que nós ainda estamos a discutir um plano de estabilização até ao fim do ano, o PSD avançou com um plano a médio prazo”, disse Marcelo Rebelo de Sousa.

 

Segundo o chefe de Estado, o programa de recuperação económica apresentado pelo PSD na quarta-feira constitui “uma perspetiva nova” neste período de pandemia de covid-19, em que se tem estado “em cima da hora a resolver os problemas do momento”.

“A primeira proposta de médio prazo que aparece é a do PSD”, considerou, referindo que o seu alcance vai “para além do Orçamento [do Estado] para 2021 e para 2022, com uma política económica e financeira global a pensar no futuro a prazo de Portugal, e muito aberta”.

“Foi elaborada num esforço coletivo, e com uma participação muito ampla. É aberta porque está aberta ao diálogo, não é para ser um projeto fechado. O que o PSD propõe para o país é um projeto aberto para discutir com os outros partidos, quer com o partido do Governo, quer os outros partidos com assento parlamentar”, salientou.

Questionados sobre o programa de estabilização económica e social aprovado em Conselho de Ministros e apresentado na quinta-feira, nem o presidente do PSD nem o Presidente da República quiseram comentar o seu conteúdo.

Enquanto que Rio alegou não ter tido ainda “oportunidade de o ver com o detalhe necessário para poder falar”, o Presidente fez saber que o Governo lhe apresentou “umas linhas gerais na véspera da aprovação no Conselho de Ministros”, mas disse que “seria prematuro” estar a comentar.

Marcelo Rebelo de Sousa acrescentou apenas que se trata de “um quadro de urgência, de curtíssimo prazo” e que implicará “uma série de iniciativas que passarão pelo parlamento e depois irão às mãos do Presidente”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Seis crianças infetadas em surto em infantário nas Caldas da Rainha. Hospital de Gaia diagnostica mais 5

O número de crianças infetadas num infantário das Caldas da Rainha aumentou para seis, disse esta terça-feira à agência Lusa o presidente da câmara. No mesmo dia, cinco crianças deram positivo no teste para covid-19 …

Fim dos debates quinzenais. Rio diz que é o melhor para o país (e pensa em si próprio)

O líder do PSD, Rui Rio, explicou, num vídeo da PSD/TV que defende o fim dos debates quinzenais porque é o "melhor para o país", alegando que esta proposta não tem a "preocupação de dificultar …

Lei de segurança nacional. Taiwan teme ser próximo alvo da China (e Hong Kong pode ser o novo Tibete)

A decisão de Pequim em impor a Hong Kong uma lei draconiana sobre segurança faz crescer os receios de que Taiwan possa ser o próximo alvo da República Popular da China. Por outro lado, teme-se …

Patrick Mahomes assina o maior contrato da história do desporto: 10 anos por 446 milhões

O jogador de futebol americano Patrick Mahomes fez história ao assinar o maior contrato de sempre do mundo do desporto. O quarterback dos Kansas City Chiefs renovou por dez temporadas, num valor total de 446 …

Centeno rejeita conflito de interesses. “Não conseguia emprego em Portugal nas próximas décadas"

O antigo ministro das Finanças está esta quarta-feira a ser ouvido no Parlamento, naquela que é a sua primeira grande prova de fogo no caminho que terá que percorrer até chegar ao cargo de governador …

Centenas de holandeses nas ruas de Albufeira. GNR obrigada a intervir

A Guarda Nacional Republicana (GNR) levantou, no domingo, dezenas de autos de contraordenação a estabelecimentos e a pessoas, em Albufeira, no Algarve, por desrespeito das regras impostas devido à pandemia da Covid-19, disse esta terça-feira …

Soares atravessou jejum de golos, mas há uma estatística em que ninguém o bate

O avançado portista Tiquinho Soares é o jogador que mais golos faz de cabeça, em Portugal e na Europa. Esta temporada, já leva sete cabeceamento certeiros. Tiquinho Soares esteve 12 jogos sem marcar qualquer golo com …

"Dêem a Portugal uma Ponte Aérea". Escocês faz petição e diz que decisão do Reino Unido é injusta

Um escocês admirador de Portugal considera a exclusão da lista de países isentos de quarentena nas chegadas ao Reino Unido “injusta” e “pouco transparente” e por isso promoveu uma petição popular a pedir o levantamento …

Juiz Carlos Alexandre está em isolamento profilático

O juiz Carlos Alexandre encontra-se em isolamento profilático depois de ter participado, no final de junho, numa busca a uma agência bancária em que estiverem envolvidas três pessoas infetadas com covid-19. De acordo com a RTP, …

Jogo de loucos em Itália. Milan de Ibrahimovic derrota Juve de CR7 com golo português

Cristiano Ronaldo fez o 2-0 para a Juventus em casa do AC Milan, porém, o campeão perdeu 4-2 e desperdiçou a oportunidade de ampliar para 10 os pontos de vantagem para a Lazio, derrotada em …