Marcelo e Rio almoçaram a sós em frente ao Tejo

Miguel A. Lopes / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou o líder do PSD, Rui Rio, pela apresentação do programa de recuperação económica.

Marcelo Rebelo de Sousa e Rui Rio almoçaram, esta sexta-feira, num restaurante em frente ao Tejo, em Lisboa, por iniciativa do Presidente da República. “O senhor Presidente teve a iniciativa de me convidar para almoçar e aqui estou com todo o gosto”, disse Rui Rio à Lusa.

O Presidente sublinhou que o seu anterior almoço com Rui Rio, há duas semanas, em Ovar, no distrito de Aveiro, “foi coletivo, foi colegial”. “Neste estamos só os dois, portanto, estamos mais à vontade para falar. Da outra vez, falámos de muitas coisas muito interessantes, mas não deu para falar de tudo”, justificou.

Antes do almoço, e questionado sobre os temas na agenda, Marcelo respondeu: “Vamos falar de pandemia, vamos falar de situação económica e social do país, do curtíssimo prazo, curto prazo, médio prazo”.

O Presidente assinalou que “a legislatura ainda começou há pouco tempo, com a pandemia perdeu-se a noção disso, mas ainda não passou um ano de legislatura“. “E depois vamos falar da Europa, que é fundamental, vamos falar do mundo. Enfim, de tudo aquilo que fizer sentido falar, da situação política, económica, social, portuguesa e internacional.”

Marcelo acompanha “com maior atenção” posição do PSD

Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que acompanha “com maior atenção” aquilo que é transmitido sobre a posição do PSD quanto a uma eventual recandidatura sua à Presidência da República, por ser o partido a que pertence.

Questionado sobre a promessa feita por Rui Rio em entrevista à TSF de que o PSD tomará “uma posição pública” sobre uma recandidatura sua logo “no dia a seguir” a esta anunciada, Marcelo começou por responder que não se pronuncia sobre esta matéria.

Mas acompanho com muita atenção aquilo que é dito. E dito pelo líder da oposição e líder do partido ao qual pertenci e pertenço desde a fundação, isso, naturalmente acompanho com maior atenção”, acrescentou, sorrindo, com Rui Rio ao seu lado.

Em entrevista à TSF, divulgada esta sexta-feira, Rio disse que “obviamente o mais provável” será o apoio do PSD a uma recandidatura do atual Presidente da República, e afastou a possibilidade de o partido “não ter posição e dar liberdade de voto” em relação às presidenciais.

Marcelo felicita PSD

“Aproveito, aliás, esta ocasião para felicitar o líder da oposição e o PSD pelo plano que apresentou para o país, porque, num momento em que nós ainda estamos a discutir um plano de estabilização até ao fim do ano, o PSD avançou com um plano a médio prazo”, disse Marcelo Rebelo de Sousa.

 

Segundo o chefe de Estado, o programa de recuperação económica apresentado pelo PSD na quarta-feira constitui “uma perspetiva nova” neste período de pandemia de covid-19, em que se tem estado “em cima da hora a resolver os problemas do momento”.

“A primeira proposta de médio prazo que aparece é a do PSD”, considerou, referindo que o seu alcance vai “para além do Orçamento [do Estado] para 2021 e para 2022, com uma política económica e financeira global a pensar no futuro a prazo de Portugal, e muito aberta”.

“Foi elaborada num esforço coletivo, e com uma participação muito ampla. É aberta porque está aberta ao diálogo, não é para ser um projeto fechado. O que o PSD propõe para o país é um projeto aberto para discutir com os outros partidos, quer com o partido do Governo, quer os outros partidos com assento parlamentar”, salientou.

Questionados sobre o programa de estabilização económica e social aprovado em Conselho de Ministros e apresentado na quinta-feira, nem o presidente do PSD nem o Presidente da República quiseram comentar o seu conteúdo.

Enquanto que Rio alegou não ter tido ainda “oportunidade de o ver com o detalhe necessário para poder falar”, o Presidente fez saber que o Governo lhe apresentou “umas linhas gerais na véspera da aprovação no Conselho de Ministros”, mas disse que “seria prematuro” estar a comentar.

Marcelo Rebelo de Sousa acrescentou apenas que se trata de “um quadro de urgência, de curtíssimo prazo” e que implicará “uma série de iniciativas que passarão pelo parlamento e depois irão às mãos do Presidente”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Já é possível prever quais as mulheres que poderão ter complicações graves na gravidez

Os métodos atuais para diagnosticar complicações numa gravidez não são sensíveis nem confiáveis ​​o suficiente para identificar todas as gestações de risco. Agora, cientistas descobriram uma forma de testar os níveis hormonais na placenta para …

Crianças têm dificuldade em entender emoções de pessoas com máscara

Um novo estudo mostra que crianças dos três aos cinco anos só conseguem entender as emoções escondidas por detrás das máscaras em apenas 40% das ocasiões. A equipa de investigação U-Vip (Unidade para Deficientes Visuais), liderada …

Cientistas identificam uma rara "hélice" magnética num sistema binário

De acordo com investigações que serão publicadas na revista The Astrophysical Journal, investigadores da Universidade de Notre Dame identificaram a primeira hélice magnética eclipsante num sistema estelar variável cataclísmico. O sistema estelar, conhecido como J0240, é …

Euro2020, 2º dia: Bélgica e Finlândia vencem em dia marcado pelo colapso de Eriksen

A Bélgica estreou-se hoje no Euro2020 de futebol com uma vitória expressiva sobre a Rússia (3-0), no Grupo B, num dia histórico para a Finlândia, mas manchado pelo colapso do dinamarquês Christian Eriksen, que lançou …

Bélgica 3-0 Rússia | Diabos belgas à solta em São Petersburgo

A Bélgica entrou com tudo nesta fase final do EURO 2020. Na noite deste sábado, os “diabos vermelhos” andaram à solta e silenciaram São Petersburgo. A Bélgica entrou hoje com o pé direito no Campeonato da …

Um braço robótico conseguiu ajudar um paciente a sentir o mundo

Recentemente, um implante neural permitiu que as pessoas escrevessem uma mensagem apenas com o pensamento. Agora, um novo braço robótico controlado por um implante está a criar curiosidade por conseguir enviar feedback tátil para o …

Dinamarca 0-1 Finlândia | Todos a pensar em Eriksen

A Finlândia venceu o seu encontro de estreia em fases finais de Campeonatos da Europa, num jogo em que o mais importante não foi o resultado final, mas sim a luta de Eriksen pela vida. A …

Polícia chinesa prende mais de mil suspeitos de lavagem de dinheiro com criptomoedas

As autoridades chinesas intensificaram o controlo de esquemas que envolvem criptomoedas e prenderam mais de 1.100 suspeitos de usar os ativos digitais para lavagem de fundos ilícitos. A mega operação ocorreu em 23 províncias, regiões e …

#CancelCanadaDay. População quer pôr fim ao Dia do Canadá

Uma cidade canadiana e uma "Primeira Nação" do país cancelaram formalmente o Dia do Canadá alegando que não querem continuar a homenagear a "tentativa de genocídio" contra os povos indígenas. A prefeita da cidade de Victoria, …

Plástico é responsável por 80% do lixo nos oceanos

Um estudo global publicado na quinta-feira revelou que 80% do lixo encontrado nos oceanos é composto por plástico, sobretudo sacolas e garrafas. Em seguida surge o metal, vidro, roupas e outros artigos têxteis, borracha, papel …