Manuel Pizarro e Correia Fernandes devolvem pelouros na Câmara do Porto

PS Porto/ wikimedia

Manuel Pizarro

Manuel Pizarro

Os socialistas Manuel Pizarro e Manuel Correia Fernandes devolveram, esta segunda-feira, ao independente Rui Moreira os pelouros que detinham na Câmara do Porto – Habitação e Ação Social e Urbanismo, respetivamente, anunciou o PS.

Em comunicado, o PS, que no sábado anunciou que Manuel Pizarro vai ser o candidato socialista à Câmara do Porto, justifica a entrega dos pelouros com a “decisão tomada pelo presidente da Câmara do Porto, que rejeitou o apoio do PS para o próximo ciclo autárquico”.

O executivo da Câmara do Porto é composto por 13 elementos: seis da lista independente de Rui Moreira, três eleitos pelo PSD (um deles tem o pelouro da Economia), três do PS (dois detinham pelouros desde o início do mandato na sequência de um acordo pós-eleitoral com Moreira) e um da CDU.

“Em face da decisão de Rui Moreira, e da natural decisão do PS de apresentar uma candidatura própria às próximas eleições autárquicas, os vereadores socialistas consideram que, por imperativo ético, não devem manter os pelouros que lhe foram atribuídos”, esclarece o PS, em comunicado hoje divulgado.

Acrescentam os socialistas que “no entanto, Manuel Pizarro, Manuel Correia Fernandes e Carla Miranda (vereadora socialista sem pelouro) reafirmam o seu pleno compromisso com a cidade. Assim, exercerão, até ao fim do mandato, o cargo para o qual foram eleitos, sempre com a mesma postura construtiva que até agora revelaram”.

O PS destaca que “ao longo destes quase quatro anos, os vereadores socialistas trabalharam com enorme dedicação e empenho, executando sempre o programa acordado entre as duas candidaturas e defendendo, ininterruptamente, os interesses da cidade e dos portuenses”.

Rui Moreira fica com pelouro da Habitação

O presidente da Câmara do Porto já anunciou a decisão de assumir o pelouro da Habitação e Ação Social e atribuir o do Urbanismo a Rui Loza, eleito independente que até agora não tinha pelouro, disse à Lusa o adjunto do autarca.

O presidente da Câmara do Porto passa, assim, a deter os pelouros da Habitação e Ação Social, da Cultura, da Proteção Civil e do Desporto e Lazer, ao passo que o representante da autarquia na Porto Vivo – Sociedade de Reabilitação Urbana, fica a tutelar o Urbanismo.

Apesar das mudanças, Rui Moreira “mantém a maioria absoluta no executivo”, com sete de 13 membros eleitos para a autarquia a terem pelouro atribuído, assinala o gabinete de comunicação da Câmara do Porto, em comunicado.

Atualmente, têm pelouro atribuído os seis elementos da lista independente de Rui Moreira e Ricardo Valente, eleito pelo PSD.

Rui Loza, que agora assume o pelouro do Urbanismo, integra o executivo desde julho de 2016, altura em que Manuel Sampaio Pimentel (CDS/PP), número dois da lista de Moreira nas autárquicas de 2013, pediu a suspensão do mandato.

Autarca descartou o apoio do PS

A decisão do PS de avançar com um candidato próprio à Câmara do Porto surgiu um dia depois do movimento independente de Rui Moreira – Porto, O Nosso Partido – ter anunciado que prescindia do apoio dos socialistas à recandidatura do autarca.

A Comissão Política do movimento independente anunciou na passada sexta-feira que, “nas condições atuais, não aceita o apoio do PS” à recandidatura do autarca, recusando “condicionalismos, porque isso coloca em causa a independência da candidatura”.

Fonte da comissão política do movimento explicou que a decisão surgia na sequência de declarações da secretária-geral adjunta do PS, Ana Catarina Mendes, que na quarta-feira afirmou, em entrevista ao Observador, que uma vitória de Rui Moreira seria “uma vitória do PS”.

Em entrevista à SIC, Rui Moreira afirmou na sexta-feira à noite que pretendia contar com o socialista Manuel Pizarro na sua lista de recandidatura, mas nunca numa segunda posição.

Apesar de não fechar em definitivo a porta a uma manutenção do apoio do PS, o autarca criticou os socialistas por, pela voz da sua secretária-geral-adjunta, ter tentado “fazer crer que há uma coligação informal” entre o PS e o movimento independente que o apoia.

Questionado sobre se pretendia incluir na sua lista Manuel Pizarro, Rui Moreira disse esperar contar com ele “pela competência, pelo seu desempenho, não por ser dirigente ou militante socialista”.

Rui Moreira foi eleito presidente da Câmara do Porto em 2013, alcançando lugar para seis elementos da lista independente com que se apresentou na corrida eleitoral, com o apoio do CDS.

O autarca fez um acordo pós-eleitoral com o PS com vista a garantir a governabilidade da cidade, atribuindo pelouros a dois dos três vereadores socialistas: Manuel Pizarro, líder da Federação Distrital do PS, teve a cargo o pelouro da Habitação e Ação Social e Manuel Correia Fernandes o do Urbanismo. Sem pelouro ficou a vereadora socialista Carla Miranda.

Em julho de 2016, Moreira delegou o pelouro da Economia em Ricardo Valente, um independente eleito pela lista do PSD.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Pizarro foi leal. E foi tramado pela Ana Catarina.
    Agora vai ter de fazer o frete de perder frente ao seu amigo Rui Moreira, com a agravante de não poder integrar nenhum pelouro portuense.
    Resta-lhe esperar 4 anos, para avançar quando Rui Moreira tiver terminado (como prometeu).

    Fica uma dúvida no ar… será que foi A. Costa que encomendou a tarefa a Ana Catarina, para somar mais uma Câmara ao seu resultado ?

  2. Concordo e acho que a Ana Catarina foi apenas incompetente!!
    Não tivesse aberto a boca sem pensar e tudo isto se teria evitado!

RESPONDER

Descoberta enguia que tem a maior descarga elétrica alguma vez vista

Foram descobertas duas novas espécies de enguias elétricas (Electrophorus electricus), sendo que uma delas tem a maior descarga elétrica alguma vez vista num animal, com uma potência de 850 volts. Podendo chegar a 2,5 metros de …

Nova tecnologia consegue gerar eletricidade através das noites frias

Cientistas da Universidade de Stanford e da Universidade da Califórnia em Los Angeles construíram um dispositivo que consegue gerar eletricidade através do frio sentido durante a noite. Há dois anos, numa noite gelada de dezembro, num telhado da Califórnia, …

Descoberto um mundo subterrâneo perdido no meio da Antártida

Durante as primeiras expedições na Antártida, exploradores polares descobriram uma caverna de gelo "perdida" com três andares, vários lagos e um rio. A formação geológica foi encontrada na ilha Galindez, onde estão baseados os exploradores da …

Boavista 1-1 Sporting | Duelo felino de portas fechadas

O Sporting foi ao Estádio do Bessa perder mais dois pontos. Após a derrota em casa com o Rio Ave na ronda anterior, que valeu o despedimento a Marcel Keizer, Leonel Pontes estreou-se no banco …

Durante a Guerra Fria, os melhores agentes da CIA não eram humanos

A CIA desclassificou dezenas de documentos da época da Guerra Fria, que revelam detalhes das suas missões. A agência de inteligência norte-americana não apostava só em humanos. De acordo com a agência France-Press, os documentos revelam …

Israel vai (outra vez) a votos e Netanyahu enfrenta novo teste à sobrevivência política

Benjamin Netanyahu, o primeiro-ministro há mais tempo em funções em Israel, enfrenta um novo teste à sua capacidade de sobrevivência nas legislativas de terça-feira e não tem desperdiçado oportunidades para atrair eleitores. As questões de segurança …

Hugo Soares na campanha, "para que o resultado do PSD possa ser o melhor possível"

O deputado e ex-líder parlamentar do PSD Hugo Soares manifestou-se disponível para fazer campanha pelo partido "sempre que for convidado", como aconteceu este sábado, em Pombal, a convite da cabeça-de-lista por Leiria Margarida Balseiro Lopes. O …

Portimonense 2-3 Porto | Susto resolvido nos descontos

O FC Porto sofreu a bom sofrer para somar os três pontos no Algarve. Os dragões acabaram por chegar à vitória aos 98 minutos, por Iván Marcano, colocando lógica no marcador, se tivermos em conta …

Astrónomos viram "bolhas" gigantes no buraco negro da Via Láctea

Uma equipa internacional de astrónomos descobriu um dos maiores fenómenos já observados no centro da Via Láctea: duas "bolhas" gigantes, emissoras de ondas de rádio, acima e abaixo da região central da nossa galáxia. Segundo o …

Aveiro. Há 170 casos de violência doméstica parados por falta de magistrados

Uma procuradora com 170 casos de violência doméstica em mãos entrou de baixa e o Ministério Público de Aveiro não tinha magistrados para a substituir. Segundo o Jornal de Notícias, mais de 170 inquéritos sobre violência …