Costa “obriga” PS a retirar apoio a Moreira e lançar Pizarro no Porto

Paulo Vaz Henriques / portugal.gov.pt

O primeiro-ministro António Costa

O primeiro-ministro António Costa

O PS avança com Manuel Pizarro como candidato do partido à Câmara do Porto, depois de Rui Moreira ter acusado os socialistas de quererem “colar-se” a uma eventual vitória sua nas próximas legislativas.

Os socialistas retiram assim, o apoio a Rui Moreira, depois de o actual presidente da Câmara do Porto ter acusado o PS de querer “apropriar-se” da sua candidatura, que reafirma como tendo carácter “independente”.

A candidatura de Manuel Pizarro, o actual número dois da autarquia portuense, foi confirmada após reunião da concelhia do PS-Porto.

A intervenção de António Costa terá sido decisiva para este desfecho, adianta o jornal Público, que diz que o primeiro-ministro e secretário-geral do PS telefonou ao presidente da concelhia do Porto, Tiago Barbosa Ribeiro, a reforçar a ideia de que era preciso “apresentar um candidato próprio”.

Está em causa “uma questão de dignidade partidária”, terá alegado Costa, segundo refere o Público.

É melhor manter amizade do que casamento forçado

Após a reunião da concelhia, Pizarro disse aos jornalistas que é “mais proveitoso” manter uma amizade com o Rui Moreira do que ficar num “casamento onde uma das partes não se quer manter”.

Afirmando que nos últimos quatro anos os vereadores do PS na Câmara do Porto foram “absolutamente leais e escrupulosamente cumpridores” do acordo de coligação realizado, após as autárquicas de 2013, com o movimento independente de Rui Moreira, Manuel Pizarro garantiu que o seu partido “nunca faltou ao Porto”.

“A decisão e atitude do dr. Rui Moreira [em não aceitar o apoio do PS nas autárquicas de 01 de Outubro] é legítima, como é legítima a posição do PS”, frisa ainda Pizarro, acrescentando que aceita o convite do partido para ser candidato com “muito gosto”.

O nome do actual vereador da autarquia portuense, com o pelouro da Habitação e Acção Social, foi aprovado “por unanimidade e aclamação”, como sendo o candidato do PS ao Porto, na reunião concelhia.

Rui Moreira tinha dito, numa entrevista ao Público a 26 de Abril passado, que tinha intenção de convidar Manuel Pizarro para integrar a sua lista de candidatura.

PS Porto/ wikimedia

Manuel Pizarro

Manuel Pizarro

Manuel Francisco Pizarro de Sampaio e Castro nasceu em Coimbra, em 1964, mas vive no Porto desde os 2 anos. É médico, especialista em medicina interna no Hospital de S. João e no Hospital da Ordem da Trindade e vereador do Partido Socialista na Câmara Municipal do Porto.

O líder da Federação Distrital do PS integrou a Assembleia de Freguesia de Ramalde, entre 1983 e 1990 nas listas da CDU e, entre 1993 e 1997, nas listas do PS. Assumiu funções enquanto vogal da Junta de Freguesia de 1998 a 2001.

Entre 2001 e 2005 foi membro da Assembleia Municipal do Porto. Mais tarde, entre 2005 e 2008, foi vereador sem pelouro na Câmara Municipal do Porto então presidida por Rui Rio. Entre 2008 e 2011 foi Secretário de Estado da Saúde no governo de José Sócrates.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Acho muito bem Sr Antonio Costa. A verdade e a exuberancia não são iguais, mas são livres, e assim sendo, ninguem precisa de ser vaidoso ou ambicioso por isso. Cada um tem o seu valor, e este actual Presidente naturalmente que conhece (ou desconhece) perfeitamente as suas qualidades. Use o PS da sua modestia e solidariedade e os Portistas da sua liberdade,… venha a escolha e a felicidade cidade do Porto. Esta é a satisfação da democracia.

  2. Ana Catarina Mendes, que forçou a cisão, é que deveria ser a candidata.
    Assim teria a oportunidade de ser plebiscitada e ficar ciente da sua dimensão política.
    Ou Francisco Assis, que adepto de uma candidatura própria do PS, não vem no entanto a jogo e se mantem na resguardada cadeira de Bruxelas, sonhando talvez com o dia em que a geringonça da António Costa se desintegre e seja a sua hora.
    Colocar Manuel Pizarro na ingrata situação de ter que corresponder ao jogo partidário, é além do mais uma baixa manobra política para o menorizar internamente caso o resultado das eleições resulte num fraca prestação do PS.
    Merece muito melhores correligionários, que não meramente focados no jogo partidário mas sim no beneficio real dos seus concidadãos.

  3. Finalmente o PS acordou !!!
    O Porto precisa de ter um PS independente !!
    O PS tem que ter uma presença forte no Porto e não pode estar sujeito a birras de meninos vaidosos da Foz…
    A cidade do Porto, não teve qualquer melhoria durante este mandato medíocre, onde só se vê marketing e comunicação…e ver o Dr. Manuel Pizarro a ser arrastado para isto…

  4. Tanto PS como o senhor Pizarro acabam por dar o dito por não dito muito ao gosto e boa maneira das gentes desse partido, o senhor Moreira por seu lado não se deixou ir em manobras e fez muito bem ao contrário destes demonstrando ser homem de palavra.

    • Homem de palavra? Quando precisou do PS não se fez rogado, agora que pensa não precisar está todo arrogante. Parabéns PS. Espero que o Sr. Rui Moreira não consiga governar sozinho, e estou à espera para ver se mantêm a arrogância

RESPONDER

Pessoas que enfrentam bem a manhã são mais saudáveis (e trabalham melhor)

Vários estudos têm demonstrado que algumas pessoas enfrentam as manhãs de forma naturalmente melhor, o que faz com que tenham um conjunto de diferenças cerebrais que as tornam mais felizes quando acordam. Por outro lado, as …

Cavalos, elefantes e peixes. Circo alemão substitui animais por hologramas gigantes

Após muitas críticas e polémicas à volta do uso de animais em circos, o Circo Roncalli decidiu substituí-los por hologramas, tornando-se o pioneiro nesta abordagem futurista. Os circos têm uma história polémica devido ao facto de …

FC Porto 2-3 SC Braga | Vitória no Dragão leva Braga à final da Taça

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 3-2, em jogo da segunda mão da meia-final da Taça da Portugal de futebol, e garantiu um lugar na final da competição. Depois do empate (1-1) …

Mona Lisa: a cadeira escondida que transforma o significado da obra de Da Vinci

O quadro da autoria de Leonardo Da Vinci é a obra de arte mais famosa do mundo. Contudo, há um detalhe que tem passado despercebido: a cadeira onde a misteriosa mulher está sentada. Escondida, mas …

"Projeto Xueliang". O plano chinês para fiscalizar 100% do espaço público

O "Projeto Xueliang" da China tem como objetivo fiscalizar a totalidade do espaço público, transformando vizinhos em agentes de vigilância do Estado. Em 2016, o município de Pingyi, localizado sete horas a norte de Shangai, tinha …

Há quem tome medicamento para cavalos para tratar covid-19, podendo envenenar-se acidentalmente

A pandemia de covid-19 gerou uma série de desinformações, algumas levando as pessoas a tomar medicamentos não prescritos para tratamento da doença, colocando em risco a sua saúde. Quando a cloroquina, medicamento para tratar a malária, …

Parece o "Batmóvel", é movido a energia solar e pode ser produzido em massa

A Aptera Motors está a preparar-se para lançar o primeiro automóvel movido a energia solar a ser produzido em massa até ao final do ano. A Aptera Motors, uma empresa norte-americana, apresentou recentemente o primeiro carro …

George Floyd. Minneapolis ia contratar influencers para combater desinformação durante julgamento de Derek Chauvin

A cidade de Minneapolis, nos Estados Unidos, planeava contratar seis influencers para ajudar a partilhar informações durante o julgamento de Derek Chauvin, o ex-polícia acusado de assassinar George Floyd. De acordo com a CNN, o plano …

Imagens revelam que a Coreia do Norte oculta local onde armazena armas nucleares. EUA planeiam agir

As imagens de satélite mostram que a Coreia do Norte tomou medidas para ocultar uma instalação, que as agências de inteligência dos EUA acreditam estar a ser usada para armazenar armas nucleares. A situação fez …

Antigo primeiro-ministro italiano Matteo Renzi recebeu envelope com duas balas

O antigo chefe do governo italiano Matteo Renzi recebeu, esta quarta-feira, um envelope com duas balas no interior, uma ameaça imediatamente denunciada por toda a classe política. O envelope foi entregue diretamente na sede do Senado, …