O PS avança com Manuel Pizarro como candidato do partido à Câmara do Porto, depois de Rui Moreira ter acusado os socialistas de quererem “colar-se” a uma eventual vitória sua nas próximas legislativas.
Os socialistas retiram assim, o apoio a Rui Moreira, depois de o actual presidente da Câmara do Porto ter acusado o PS de querer “apropriar-se” da sua candidatura, que reafirma como tendo carácter “independente”.
A candidatura de Manuel Pizarro, o actual número dois da autarquia portuense, foi confirmada após reunião da concelhia do PS-Porto.
A intervenção de António Costa terá sido decisiva para este desfecho, adianta o jornal Público, que diz que o primeiro-ministro e secretário-geral do PS telefonou ao presidente da concelhia do Porto, Tiago Barbosa Ribeiro, a reforçar a ideia de que era preciso “apresentar um candidato próprio”.
Está em causa “uma questão de dignidade partidária”, terá alegado Costa, segundo refere o Público.
É melhor manter amizade do que casamento forçado
Após a reunião da concelhia, Pizarro disse aos jornalistas que é “mais proveitoso” manter uma amizade com o Rui Moreira do que ficar num “casamento onde uma das partes não se quer manter”.
Afirmando que nos últimos quatro anos os vereadores do PS na Câmara do Porto foram “absolutamente leais e escrupulosamente cumpridores” do acordo de coligação realizado, após as autárquicas de 2013, com o movimento independente de Rui Moreira, Manuel Pizarro garantiu que o seu partido “nunca faltou ao Porto”.
“A decisão e atitude do dr. Rui Moreira [em não aceitar o apoio do PS nas autárquicas de 01 de Outubro] é legítima, como é legítima a posição do PS”, frisa ainda Pizarro, acrescentando que aceita o convite do partido para ser candidato com “muito gosto”.
O nome do actual vereador da autarquia portuense, com o pelouro da Habitação e Acção Social, foi aprovado “por unanimidade e aclamação”, como sendo o candidato do PS ao Porto, na reunião concelhia.
Rui Moreira tinha dito, numa entrevista ao Público a 26 de Abril passado, que tinha intenção de convidar Manuel Pizarro para integrar a sua lista de candidatura.
Manuel Francisco Pizarro de Sampaio e Castro nasceu em Coimbra, em 1964, mas vive no Porto desde os 2 anos. É médico, especialista em medicina interna no Hospital de S. João e no Hospital da Ordem da Trindade e vereador do Partido Socialista na Câmara Municipal do Porto.
O líder da Federação Distrital do PS integrou a Assembleia de Freguesia de Ramalde, entre 1983 e 1990 nas listas da CDU e, entre 1993 e 1997, nas listas do PS. Assumiu funções enquanto vogal da Junta de Freguesia de 1998 a 2001.
Entre 2001 e 2005 foi membro da Assembleia Municipal do Porto. Mais tarde, entre 2005 e 2008, foi vereador sem pelouro na Câmara Municipal do Porto então presidida por Rui Rio. Entre 2008 e 2011 foi Secretário de Estado da Saúde no governo de José Sócrates.
ZAP // Lusa
Acho muito bem Sr Antonio Costa. A verdade e a exuberancia não são iguais, mas são livres, e assim sendo, ninguem precisa de ser vaidoso ou ambicioso por isso. Cada um tem o seu valor, e este actual Presidente naturalmente que conhece (ou desconhece) perfeitamente as suas qualidades. Use o PS da sua modestia e solidariedade e os Portistas da sua liberdade,… venha a escolha e a felicidade cidade do Porto. Esta é a satisfação da democracia.
Ana Catarina Mendes, que forçou a cisão, é que deveria ser a candidata.
Assim teria a oportunidade de ser plebiscitada e ficar ciente da sua dimensão política.
Ou Francisco Assis, que adepto de uma candidatura própria do PS, não vem no entanto a jogo e se mantem na resguardada cadeira de Bruxelas, sonhando talvez com o dia em que a geringonça da António Costa se desintegre e seja a sua hora.
Colocar Manuel Pizarro na ingrata situação de ter que corresponder ao jogo partidário, é além do mais uma baixa manobra política para o menorizar internamente caso o resultado das eleições resulte num fraca prestação do PS.
Merece muito melhores correligionários, que não meramente focados no jogo partidário mas sim no beneficio real dos seus concidadãos.
Finalmente o PS acordou !!!
O Porto precisa de ter um PS independente !!
O PS tem que ter uma presença forte no Porto e não pode estar sujeito a birras de meninos vaidosos da Foz…
A cidade do Porto, não teve qualquer melhoria durante este mandato medíocre, onde só se vê marketing e comunicação…e ver o Dr. Manuel Pizarro a ser arrastado para isto…
O que lhe desejo é uma pesada e estrondosa derrota!!!!
Tanto PS como o senhor Pizarro acabam por dar o dito por não dito muito ao gosto e boa maneira das gentes desse partido, o senhor Moreira por seu lado não se deixou ir em manobras e fez muito bem ao contrário destes demonstrando ser homem de palavra.
Homem de palavra? Quando precisou do PS não se fez rogado, agora que pensa não precisar está todo arrogante. Parabéns PS. Espero que o Sr. Rui Moreira não consiga governar sozinho, e estou à espera para ver se mantêm a arrogância