Costa “obriga” PS a retirar apoio a Moreira e lançar Pizarro no Porto

Paulo Vaz Henriques / portugal.gov.pt

O primeiro-ministro António Costa

O primeiro-ministro António Costa

O PS avança com Manuel Pizarro como candidato do partido à Câmara do Porto, depois de Rui Moreira ter acusado os socialistas de quererem “colar-se” a uma eventual vitória sua nas próximas legislativas.

Os socialistas retiram assim, o apoio a Rui Moreira, depois de o actual presidente da Câmara do Porto ter acusado o PS de querer “apropriar-se” da sua candidatura, que reafirma como tendo carácter “independente”.

A candidatura de Manuel Pizarro, o actual número dois da autarquia portuense, foi confirmada após reunião da concelhia do PS-Porto.

A intervenção de António Costa terá sido decisiva para este desfecho, adianta o jornal Público, que diz que o primeiro-ministro e secretário-geral do PS telefonou ao presidente da concelhia do Porto, Tiago Barbosa Ribeiro, a reforçar a ideia de que era preciso “apresentar um candidato próprio”.

Está em causa “uma questão de dignidade partidária”, terá alegado Costa, segundo refere o Público.

É melhor manter amizade do que casamento forçado

Após a reunião da concelhia, Pizarro disse aos jornalistas que é “mais proveitoso” manter uma amizade com o Rui Moreira do que ficar num “casamento onde uma das partes não se quer manter”.

Afirmando que nos últimos quatro anos os vereadores do PS na Câmara do Porto foram “absolutamente leais e escrupulosamente cumpridores” do acordo de coligação realizado, após as autárquicas de 2013, com o movimento independente de Rui Moreira, Manuel Pizarro garantiu que o seu partido “nunca faltou ao Porto”.

“A decisão e atitude do dr. Rui Moreira [em não aceitar o apoio do PS nas autárquicas de 01 de Outubro] é legítima, como é legítima a posição do PS”, frisa ainda Pizarro, acrescentando que aceita o convite do partido para ser candidato com “muito gosto”.

O nome do actual vereador da autarquia portuense, com o pelouro da Habitação e Acção Social, foi aprovado “por unanimidade e aclamação”, como sendo o candidato do PS ao Porto, na reunião concelhia.

Rui Moreira tinha dito, numa entrevista ao Público a 26 de Abril passado, que tinha intenção de convidar Manuel Pizarro para integrar a sua lista de candidatura.

PS Porto/ wikimedia

Manuel Pizarro

Manuel Pizarro

Manuel Francisco Pizarro de Sampaio e Castro nasceu em Coimbra, em 1964, mas vive no Porto desde os 2 anos. É médico, especialista em medicina interna no Hospital de S. João e no Hospital da Ordem da Trindade e vereador do Partido Socialista na Câmara Municipal do Porto.

O líder da Federação Distrital do PS integrou a Assembleia de Freguesia de Ramalde, entre 1983 e 1990 nas listas da CDU e, entre 1993 e 1997, nas listas do PS. Assumiu funções enquanto vogal da Junta de Freguesia de 1998 a 2001.

Entre 2001 e 2005 foi membro da Assembleia Municipal do Porto. Mais tarde, entre 2005 e 2008, foi vereador sem pelouro na Câmara Municipal do Porto então presidida por Rui Rio. Entre 2008 e 2011 foi Secretário de Estado da Saúde no governo de José Sócrates.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Acho muito bem Sr Antonio Costa. A verdade e a exuberancia não são iguais, mas são livres, e assim sendo, ninguem precisa de ser vaidoso ou ambicioso por isso. Cada um tem o seu valor, e este actual Presidente naturalmente que conhece (ou desconhece) perfeitamente as suas qualidades. Use o PS da sua modestia e solidariedade e os Portistas da sua liberdade,… venha a escolha e a felicidade cidade do Porto. Esta é a satisfação da democracia.

  2. Ana Catarina Mendes, que forçou a cisão, é que deveria ser a candidata.
    Assim teria a oportunidade de ser plebiscitada e ficar ciente da sua dimensão política.
    Ou Francisco Assis, que adepto de uma candidatura própria do PS, não vem no entanto a jogo e se mantem na resguardada cadeira de Bruxelas, sonhando talvez com o dia em que a geringonça da António Costa se desintegre e seja a sua hora.
    Colocar Manuel Pizarro na ingrata situação de ter que corresponder ao jogo partidário, é além do mais uma baixa manobra política para o menorizar internamente caso o resultado das eleições resulte num fraca prestação do PS.
    Merece muito melhores correligionários, que não meramente focados no jogo partidário mas sim no beneficio real dos seus concidadãos.

  3. Finalmente o PS acordou !!!
    O Porto precisa de ter um PS independente !!
    O PS tem que ter uma presença forte no Porto e não pode estar sujeito a birras de meninos vaidosos da Foz…
    A cidade do Porto, não teve qualquer melhoria durante este mandato medíocre, onde só se vê marketing e comunicação…e ver o Dr. Manuel Pizarro a ser arrastado para isto…

  4. Tanto PS como o senhor Pizarro acabam por dar o dito por não dito muito ao gosto e boa maneira das gentes desse partido, o senhor Moreira por seu lado não se deixou ir em manobras e fez muito bem ao contrário destes demonstrando ser homem de palavra.

    • Homem de palavra? Quando precisou do PS não se fez rogado, agora que pensa não precisar está todo arrogante. Parabéns PS. Espero que o Sr. Rui Moreira não consiga governar sozinho, e estou à espera para ver se mantêm a arrogância

RESPONDER

Tancos. Azeredo Lopes teve "exercício perverso" de funções públicas, diz Ministério Público

O Ministério Público (MP) já terá terminado a acusação do caso de Tancos, na qual sustenta que o antigo ministro da Defesa Azeredo Lopes soube de toda a encenação, tendo ainda tentado tirar louros políticos …

Salário de 273 mil euros brutos anuais para Varandas revolta accionistas do Sporting

Um grupo de acionistas do Sporting fez chegar ao presidente da Mesa da Assembleia Geral (AG) da Sporting SAD, Bernardo Ayala, um pedido em que exige a retirada da proposta de aumento salarial para o …

Eleições na Madeira. A noite em que quem perdeu ganhou e quem ganhou perdeu

Depois de 43 anos de poder absoluto, o PSD perdeu este domingo pela primeira vez a maioria do parlamento da Madeira. O PS, que atingiu um valor histórico na região, também reclamou louros de vitória. …

Jesus "nunca treinou um grande clube da Europa" e "nunca conquistou nada"

O treinador do Grémio, Renato Gaúcho, voltou a criticar Jorge Jesus, dizendo que o técnico português, aos 65 anos, nunca treinou um grande clube na Europa. "O Jorge Jesus ganhou 2/3 títulos portugueses. Saiu de Portugal …

Governo promove 5.000 militares antes das eleições

Quase 5.000 militares dos três ramos das Forças Armadas, Exército, Marinha e Força Aérea vão ser promovidos este ano. De acordo com o Correio da Manhã, o Ministério da Defesa enviou a lista dos 4.945 nomes …

Mourinho confessa que mereceu ser despedido do Manchester United

Depois de ter sido despedido do Manchester United, em dezembro, Mourinho continua sem clube. Contudo, admite que mereceu ser despedido após uma série de maus resultados. Atualmente comentador desportivo na Sky Sports, José Mourinho foi questionado …

PSD dá um salto nas sondagens e Rio é o único com avaliação positiva

O PS subiu nas intenções de voto, mas é o PSD que dá o maior salto. Depois da polémica das golas antifumo, Costa tem avaliação negativa, deixando Rio como único líder com avaliação positiva. A duas …

O que era uma brincadeira de amigos, leva Bernardo Silva a ser investigado por racismo

A Federação Inglesa de futebol está a investigar um tweet do português Bernardo Silva sobre o seu colega de equipa Benjamin Mendy, por alegado racismo. Amigos e parceiros da bola há vários anos, Bernardo Silva e …

Clientes do Espírito Santo no Dubai lesados em 630 milhões de euros

O Espírito Santo Bankers Dubai terá retirado milhões de euros das contas dos clientes para investir na compra de papel comercial da Rioforte e do Espírito Santo Bank Panamá. O Espírito Santo Bankers Dubai, antigo banco …

Indonésia diz que falhas em modelo da Boeing contribuíram para queda de avião da Lion Air

As autoridades indonésias apontaram que problemas no projeto e supervisão do Boeing 737 MAX desempenharam um papel importante no acidente da aeronave Lion Air na Indonésia em 2018. De acordo com as conclusões preliminares de um …