T-shirts com buracos, meias desaparecidas, roupa com mau cheiro. Porque é que estas coisas acontecem? Um grupo de especialistas explica o que se passa com os sete mistérios do mundo maravilhoso da lavandaria — e o que devemos fazer. Incluindo borrifar as peças com… vodka.
Quando tratamos da roupa, esperamos que as peças saiam da máquina mais limpas e frescas, com bom aspeto e fofinhas. Mas isso nem sempre acontece, e o que acabamos por ter é uma carga de frustrações.
Por vezes as peças de roupa aparecem com manchas ou cheiros misteriosos, ou uma textura estranha. Algumas (principalmente as meias) nem sequer dão sinal de vida.
Estas coisas acontecem a toda a gente — até aos profissionais da lavandaria.
Num artigo no The Washington Post, especialistas analisam sete mistérios comuns da lavandaria, explicam o que os causa, e aconselham-nos sobre o que fazer em cada caso.
Roupas cobertas de pelos
Isto pode acontecer se deixaremos lenços nos bolsos ou tivermos um filtro de pelos sujo (se a máquina tiver um).
Verifique sempre os bolsos e remover lenços antes de iniciar um ciclo e limpe o filtro de pelos da máquina de lavar — que pode estar ao longo da borda do tambor, ou dentro do agitador central nas máquinas de carregamento superior — após cada utilização, diz Kristin DiNicolantonio, diretora sénior do American Cleaning Institute, em Washington.
Podemos usar uma escova pequena ou toalha de papel para remover os pelos do filtro. Além disso, é importante limpar o filtro de pelos da secadora após cada ciclo para que os pelos não se colem às roupas enquanto estão a secar.
Outra possibilidade é estarmos a misturar tecidos que libertam pelos (como tecido turco, polar, flanela e chenille) com tecidos que atraem pelos (como poliéster, nylon, microfibra e roupas de algodão mais escuras) numa carga, diz Emily Adams, gestora na NW Maids House Cleaning Service em Seattle.
“Os tecidos que libertam pelos soltam fibras durante a lavagem, enquanto os tecidos que atraem pelos tendem a agarrar-se às fibras soltas.” A solução: lavar as peças que libertam pelos e os que atraem pelos em cargas separadas.
As roupas cheiram mal
Isto pode ser um sinal de bolor ou mofo na máquina de lavar. “Se a minha roupa cheira mal quando sai da lavagem, geralmente é devido a uma combinação de acumulação de resíduos de detergente, crescimento de bolor e uma máquina de lavar suja”, diz Barbara Stern, especialista em têxteis e tecidos na Ottoman Textiles, em Manchester, no Reino Unido.
“Nas máquinas de lavar de alta eficiência, a pequena quantidade de água faz com que os resíduos de detergente e amaciador se acumulem tanto nas roupas como no tambor da máquina. Esta acumulação retém bactérias e esporos de mofo e é responsável por esse odor a mofo”.
Para remediar o problema, Stern recomenda fazer um ciclo mensal de água quente e duas chávenas de vinagre branco no tambor, sem qualquer roupa; depois, fazer um ciclo com água quente e ½ chávena de bicarbonato de sódio, colocado diretamente no tambor, para neutralizar odores persistentes.
O cheiro estranho também pode aparecer se deixaremos roupas húmidas na máquina de lavar durante muito tempo; por isso, devemos remover sempre as roupas logo a seguir à lavagem, e deixar a porta da máquina aberta para arejar, diz Adams.
T-shirts com buracos misteriosos
“Buracos, rasgões e puxões podem ser causados por fechos, ganchos e fivelas de cinto não fechados que puxam malhas sintéticas”, diz DiNicolantonio. “Para evitar que isto aconteça, devemos fechar fechos, fivelas, ganchos e colchetes nas roupas antes de as colocar na máquina de lavar, e virar as malhas sintéticas do avesso para as lavar.”
Para tecidos particularmente frágeis, podemos querer dar um passo extra: colocá-los em sacos de lavagem de rede e lavá-los num ciclo suave sem peças de roupa ásperas, diz Stern.
As meias desaparecem
Não, não há um monstro come-meias na sua máquina de lavar. Antes de mais, verifique se as meias em falta estão presas noutras peças de roupa ou lençóis de elástico.
Se não houver sinal delas por aí, podem ter ficado presas entre o tambor e a vedação de borracha da porta numa máquina de lavar de carregamento frontal ou sob o agitador central numa máquina de carregamento superior, diz Stern.
Para evitar que isso aconteça, use um saco de lavandaria de rede para manter as meias juntas na lavagem, diz DiNicolantonio.
Roupas rígidas
Quando as suas roupas ficam rígidas quando saem da máquina de lavar, o culpado é geralmente resíduo de detergente combinado com depósitos minerais de água dura.
“A água dura contém iões de cálcio e magnésio que se ligam às moléculas de detergente e deixam um depósito áspero e calcário nos tecidos”, diz Stern. “Demasiado detergente agrava o problema, porque o excesso não pode ser completamente enxaguado.”
Para eliminar a rigidez, molhe as roupas limpas numa solução de 3,8 litros de água morna e uma chávena de vinagre branco para dissolver os depósitos, sugere Stern. Depois, enxague-as com água limpa ou passe-as por um ciclo de enxaguamento na máquina.
Para evitar isto no futuro: se vives numa região com água dura, use a quantidade apropriada de detergente, considere adicionar um amaciador de água para lavandaria, e faça um ciclo extra de enxaguamento“, diz Adams.
Usar um detergente líquido também pode ajudar, porque se dissolve mais facilmente, diz DiNicolantonio.
Roupas com manchas estranhas
Manchas brancas ou riscos que são particularmente visíveis em roupas escuras ou de cores vivas podem ser de detergente não dissolvido, diz DiNicolantonio.
Para evitar que isto aconteça, certifique-se de que adiciona primeiro o detergente à máquina de lavar, depois as roupas, e por fim liga a máquina. Além disso, certifique-se de que usa a quantidade certa de detergente para o tamanho da carga.
Tenha em mente que alguns detergentes em pó podem combinar-se com minerais na água dura para formar um resíduo.
“Se isto acontecer, adicione uma chávena de vinagre branco a 3,8 litros de água morna num recipiente de plástico, molhe a peça de roupa e enxague-a”, diz DiNicolantonio. Este procedimento deve remover quaisquer manchas.
Roupas de exercício com odor nas axilas
Segundo DiNicolantonio, as roupas de desporto podem requerer um pouco mais de cuidado, porque podem continuar a abrigar bactérias mesmo depois de serem lavadas. O odor persistente é muito provavelmente devido a suor, óleos corporais e bactérias presas dentro de tecidos sintéticos como poliéster, nylon e elastano.
Um ciclo de lavagem com detergente normal pode não os decompor, diz Adams.
Para atenuar o problema, molhe previamente as peças com mau cheiro durante 30 minutos numa solução de 1 para 4 de vinagre branco para água fria para os desodorizar; depois lave-os em água morna com um detergente de lavandaria à base de enzimas, diz Stern.
Se apenas parte de uma peça de roupa, como a área das axilas, ainda cheira mal depois de ter sido lavada, borrife as áreas das axilas com vodka e deixe a camisola secar ao ar, recomenda Patric Richardson, especialista em lavandaria e limpeza do Minnesota.
Vodka??
Sim, vodka. “Funciona porque é antibacteriana e mata os germes que causam odor”, diz Richardson, autor do livro “House Love: A Joyful Guide to Cleaning, Organizing, and Loving the Home You’re In.”
Depois de borrifar a camisola com vodka, deixe-a secar e pode usá-la novamente — não é necessário lavar novamente.