Rui Moreira dispensa apoio do PS após “apropriação da candidatura”

Rui Moreira / Facebook

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira

O atual presidente da Câmara do Porto e candidato às eleições autárquicas, Rui Moreira, dispensou o apoio dos socialistas na sequência de declarações de Ana Catarina Mendes, número dois do partido.

Segundo apurou o Expresso, numa reunião à porta fechada realizada na quinta-feira à noite, o núcleo próximo de Rui Moreira decidiu que não há condições para manter o apoio do PS na recandidatura do presidente da Câmara do Porto às eleições de outubro.

Segundo a RTP, “Rui Moreira ficou incomodado com as palavras da dirigente socialista  Ana Catarina Mendes”, que disse que “uma vitória de Moreira é uma vitória do PS“, e convocou uma reunião de emergência da sua comissão política de recandidatura.

Rui Moreira considera que as declarações da secretária-geral adjunta do PS colocaram em causa “o carácter independente da candidatura“, que conta também com o apoio do CDS-PP.

Esta quarta-feira, numa entrevista ao “Observador”, Ana Catarina Mendes afirmou que, apesar de se registar alguma contestação interna sobre o futuro a prazo do partido na segunda cidade do país e de haver indefinição sobre a forma como os socialistas vão integrar a lista independente, a decisão do PS de abdicar de apresentar um projeto autónomo no Porto e apoiar a recandidatura de Rui Moreira “é mesmo irreversível”.

“Feita a avaliação política do trabalho autárquico no Porto, o PS considerou que o melhor projeto é o liderado pelo independente Rui Moreira. As estruturas locais do PS já se pronunciaram e votaram o apoio a Rui Moreira – e é nessa batalha que vamos estar concentrados”, declarou.

Questionada se o PS tenciona contabilizar para si os votos que a lista de Rui Moreira obtiver no Porto, Ana Catarina Mendes referiu que, se essa foi a interpretação retirada da posição que assumiu na entrevista, então ter-se-á “exprimido mal”.

A deputada admitiu que as suas palavras possam ter sido mal interpretadas, salientando que, “evidentemente”, uma vitória da lista de Rui Moreira será sempre um triunfo do atual presidente da Câmara Municipal do Porto, mas que será também festejado pelos militantes socialistas portuenses que apoiam a sua recandidatura.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Rui Moreira subiu mais uns pontos na consideração dos cidadãos pela sua atitude firme.
    Face aos avanços da horrível Ana Catarina tentando contabilizar a Câmara do Porto como uma vitória do PS e preparar-se para impingir alguns boys & girls socialistas para lugares de tacho !
    O Porto tem sabido escolher os seus representantes. Depois de Rui Rio, Rui Moreira.
    Lisboa pelo contrário, após o babush Costa, o não eleito Medina !

  2. A forma de Rui Moreira demonstrar independência plena é não incluir nenhum, mas nenhum mesmo, dos boys afectos ao PS no elenco da Camara d Porto – Caso contrário ninguém vai acreditar que esta denuncia não seja mais do que uma operação de propaganda, destinada a captar o voto dos que não aceitam pactuar c/ o PS e c/ a geringonça que, independentemente dos resultados que obtenha, nunca deixará de ser um Governo POLITICAMENTE ILEGITIMO !

  3. Essa corja estava a colar-se ao Rui Moreira para depois contabilizarem os votos a favor do seu grupelho. O Povo está farto dessa corja dos partidos. Quanto mais independentes melhor! Esses propagandistas diziam que devolviam o IRS em 15 dias e o meu está à espera desde o dia 1 de Abril (não é mentira). Hoje li num jornal que já devolveram o correspondente a 595 mil contribuintes. Então e o meu ó Romeu??? Propagandistas da trampa!!!

  4. Ao cidadão Rui Moreira (1) versus P.S.(2)

    1 – O significado de ser independente é “isto” tal e qual como o Candidato à C.M.Porto o demonstrou no passado, demonstra no presente e espero que demonstre no futuro.
    2 – Em relação a esta candidatura é reprovável a apropriação ilícita e demagógica, com o proveito exclusivo de uma provável vitória de Alguém que não faz parte desta representação política. Só reflecte neste caso a falta de idoneidade moral de quem se apropriou de “algo” alheio e infelizmente o fez em nome da instituição em causa.

    • Rui Moreira é uma personalidade que admirei pelas suas posições, mas afinal mostra-se agora, igual aos outros-é a minha opinião- Quando precisou do PS para ganhar a Câmara, não abdicou desse apoio. Sim porque sem esse apoio não teria ganho a Câmara e agora que pensa já não precisar, procede desta maneira. Espero que o PS apresente um candidato próprio, para ver a % que o Sr. Rui Moreira vai ter.
      Não me venham com o argumento que só os militantes de Partidos querem lugares, e os ditos independentes estão lá sem ganhar?

      • Não percebeste mesmo nada do que se passou, pois não?!
        O problema foi quando o PS começou a considerar o Rui Moreira um candidato seu!… E, obviamente, ele, como qualquer pessoa minimamente honrada, ficou chateado quando lhe tentam passar a perna!…
        O Rui M. esteve muito bem e o PS muito mal!…

        • Desculpe?- Rui Moreira andou bem? Quer o apoio, mas quer ser o único ganhador? Ou acha que já não precisa do PS? Parabéns ao PS ao apresentar um candidato próprao. Quero ver como governa o Rui Moreira se o PS não o apoiar na Câmara.

          • Está desculpado!…
            Sim, acho que esteve muito bem!
            Quem disse que ele quer ser o único ganhador?
            No seu executivo não há gente do PS (e de outros partidos)?
            Uma coisa é o PS apoiar, outra é querer mandar/condicionar como se o candidato fosse do PS!
            Claro que o PS fez bem em apresentar um candidato próprio, até porque depois da calinada, já não havia outra opção…
            Mas, mesmo assim (e se o Rui M. ganhar – como parece ser mais provável), o PS também o pode apoiar!
            Aliás, isso seria opção ideal e mais lógica em democracia, mas já se sabe que a agenda dos partidos é mais governar para si, invés de governar para o povo…
            Não foi por acaso que o INDEPENDENTE Rui M. foi eleito Presidente, à frente do Pizarro do PS e muito à frente do vergonhoso candidato do PSD (o parasita e vigarista Menezes)!…
            Depois de tudo isto, caberá ao PS escolher se fará parte do problema ou parte da solução…

RESPONDER

Par de patinadores no gelo mais medalhado de sempre anuncia fim da carreira

Os canadianos Tessa Virtue e Scott Moir, o par de patinadores no gelo mais medalhado da história do olimpismo, anunciaram esta quarta-feira o fim da carreira. “Olá a todos. Temos novidades para todos os que nos …

Elon Musk é o líder mais inspirador da tecnologia da atualidade

Elon Musk foi nomeado o líder mais inspirador no setor da tecnologia, de acordo com um estudo publicado pela Hired, uma plataforma para contratação de pessoal em 14 cidades em todo o mundo. O estudo, chamado …

De portas abertas para quem precisa. Frigoríficos solidários crescem em Paris

A Cantina do 18.º bairro parisiense foi o primeiro espaço deste projeto solidário, inaugurado há dois anos. Atualmente existem 38 restaurantes em França que acolhem os frigoríficos solidários. Em dois anos, o projeto dos frigoríficos solidários …

Imigrante do Bangladesh em Itália encontra e devolve carteira com 2 mil euros

Mossan Rasal, um bangladeshiano de 23 anos que vive em Roma, encontrou na rua uma carteira com dois mil euros, documentos de identificação, cartões de crédito, carta de condução. Em vez de retirar o dinheiro e …

Austrália conclui que China foi responsável por ciberataque ao parlamento

A agência de inteligência cibernética da Austrália (ASD) concluiu que a China foi a responsável por um ataque informático, no início deste ano, contra o parlamento nacional. Os serviços de inteligência australianos (Australian Signals Directorate) concluíram …

"A bola apenas bateu no peito". VAR admite erro no penálti do Portimonense-FC Porto

O vídeo-arbitro do encontro entre Portimonense e FC Porto, Vasco Santos, admitiu esta quarta-feira que não existiu razão para assinalar grande penalidade a favor do clube portista. "No momento em que o árbitro apita fiquei com …

Na Índia, usar cigarros eletrónicos já pode dar prisão

O Governo indiano anunciou esta quinta-feira a proibição de cigarros eletrónicos no país, de 1,3 mil milhões de pessoas, numa ação que pretende ser a favor da saúde e contra os vícios. "A decisão foi tomada …

Iñaki Urdangarín pode sair da prisão dois dias por semana

Detido na cadeia de Brieva, Ávila, há 15 meses, Iñaki Urdangarín, cunhado do rei de Espanha, soube esta terça-feira que poderá sair da prisão duas vezes por semana para fazer voluntariado numa instituição que ajuda …

Criança com anemia aplástica grave submetida a transplante inédito em Portugal

Um menino de quatro anos com anemia aplástica grave foi submetido a um transplante com células estaminais de sangue do próprio cordão umbilical, um tratamento inédito em Portugal realizado no Instituto Português de Oncologia (IPO) …

Renováveis baixaram fatura da luz em 2,4 mil milhões na última década

A produção de eletricidade a partir de fontes renováveis permitiu ao sistema elétrico português acumular uma poupança de 2,4 mil milhões de euros ao longo dos últimos 10 anos. Esta é a principal conclusão de um …