Rui Moreira dispensa apoio do PS após “apropriação da candidatura”

Rui Moreira / Facebook

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira

O atual presidente da Câmara do Porto e candidato às eleições autárquicas, Rui Moreira, dispensou o apoio dos socialistas na sequência de declarações de Ana Catarina Mendes, número dois do partido.

Segundo apurou o Expresso, numa reunião à porta fechada realizada na quinta-feira à noite, o núcleo próximo de Rui Moreira decidiu que não há condições para manter o apoio do PS na recandidatura do presidente da Câmara do Porto às eleições de outubro.

Segundo a RTP, “Rui Moreira ficou incomodado com as palavras da dirigente socialista  Ana Catarina Mendes”, que disse que “uma vitória de Moreira é uma vitória do PS“, e convocou uma reunião de emergência da sua comissão política de recandidatura.

Rui Moreira considera que as declarações da secretária-geral adjunta do PS colocaram em causa “o carácter independente da candidatura“, que conta também com o apoio do CDS-PP.

Esta quarta-feira, numa entrevista ao “Observador”, Ana Catarina Mendes afirmou que, apesar de se registar alguma contestação interna sobre o futuro a prazo do partido na segunda cidade do país e de haver indefinição sobre a forma como os socialistas vão integrar a lista independente, a decisão do PS de abdicar de apresentar um projeto autónomo no Porto e apoiar a recandidatura de Rui Moreira “é mesmo irreversível”.

“Feita a avaliação política do trabalho autárquico no Porto, o PS considerou que o melhor projeto é o liderado pelo independente Rui Moreira. As estruturas locais do PS já se pronunciaram e votaram o apoio a Rui Moreira – e é nessa batalha que vamos estar concentrados”, declarou.

Questionada se o PS tenciona contabilizar para si os votos que a lista de Rui Moreira obtiver no Porto, Ana Catarina Mendes referiu que, se essa foi a interpretação retirada da posição que assumiu na entrevista, então ter-se-á “exprimido mal”.

A deputada admitiu que as suas palavras possam ter sido mal interpretadas, salientando que, “evidentemente”, uma vitória da lista de Rui Moreira será sempre um triunfo do atual presidente da Câmara Municipal do Porto, mas que será também festejado pelos militantes socialistas portuenses que apoiam a sua recandidatura.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Rui Moreira subiu mais uns pontos na consideração dos cidadãos pela sua atitude firme.
    Face aos avanços da horrível Ana Catarina tentando contabilizar a Câmara do Porto como uma vitória do PS e preparar-se para impingir alguns boys & girls socialistas para lugares de tacho !
    O Porto tem sabido escolher os seus representantes. Depois de Rui Rio, Rui Moreira.
    Lisboa pelo contrário, após o babush Costa, o não eleito Medina !

  2. A forma de Rui Moreira demonstrar independência plena é não incluir nenhum, mas nenhum mesmo, dos boys afectos ao PS no elenco da Camara d Porto – Caso contrário ninguém vai acreditar que esta denuncia não seja mais do que uma operação de propaganda, destinada a captar o voto dos que não aceitam pactuar c/ o PS e c/ a geringonça que, independentemente dos resultados que obtenha, nunca deixará de ser um Governo POLITICAMENTE ILEGITIMO !

  3. Essa corja estava a colar-se ao Rui Moreira para depois contabilizarem os votos a favor do seu grupelho. O Povo está farto dessa corja dos partidos. Quanto mais independentes melhor! Esses propagandistas diziam que devolviam o IRS em 15 dias e o meu está à espera desde o dia 1 de Abril (não é mentira). Hoje li num jornal que já devolveram o correspondente a 595 mil contribuintes. Então e o meu ó Romeu??? Propagandistas da trampa!!!

  4. Ao cidadão Rui Moreira (1) versus P.S.(2)

    1 – O significado de ser independente é “isto” tal e qual como o Candidato à C.M.Porto o demonstrou no passado, demonstra no presente e espero que demonstre no futuro.
    2 – Em relação a esta candidatura é reprovável a apropriação ilícita e demagógica, com o proveito exclusivo de uma provável vitória de Alguém que não faz parte desta representação política. Só reflecte neste caso a falta de idoneidade moral de quem se apropriou de “algo” alheio e infelizmente o fez em nome da instituição em causa.

    • Rui Moreira é uma personalidade que admirei pelas suas posições, mas afinal mostra-se agora, igual aos outros-é a minha opinião- Quando precisou do PS para ganhar a Câmara, não abdicou desse apoio. Sim porque sem esse apoio não teria ganho a Câmara e agora que pensa já não precisar, procede desta maneira. Espero que o PS apresente um candidato próprio, para ver a % que o Sr. Rui Moreira vai ter.
      Não me venham com o argumento que só os militantes de Partidos querem lugares, e os ditos independentes estão lá sem ganhar?

      • Não percebeste mesmo nada do que se passou, pois não?!
        O problema foi quando o PS começou a considerar o Rui Moreira um candidato seu!… E, obviamente, ele, como qualquer pessoa minimamente honrada, ficou chateado quando lhe tentam passar a perna!…
        O Rui M. esteve muito bem e o PS muito mal!…

        • Desculpe?- Rui Moreira andou bem? Quer o apoio, mas quer ser o único ganhador? Ou acha que já não precisa do PS? Parabéns ao PS ao apresentar um candidato próprao. Quero ver como governa o Rui Moreira se o PS não o apoiar na Câmara.

          • Está desculpado!…
            Sim, acho que esteve muito bem!
            Quem disse que ele quer ser o único ganhador?
            No seu executivo não há gente do PS (e de outros partidos)?
            Uma coisa é o PS apoiar, outra é querer mandar/condicionar como se o candidato fosse do PS!
            Claro que o PS fez bem em apresentar um candidato próprio, até porque depois da calinada, já não havia outra opção…
            Mas, mesmo assim (e se o Rui M. ganhar – como parece ser mais provável), o PS também o pode apoiar!
            Aliás, isso seria opção ideal e mais lógica em democracia, mas já se sabe que a agenda dos partidos é mais governar para si, invés de governar para o povo…
            Não foi por acaso que o INDEPENDENTE Rui M. foi eleito Presidente, à frente do Pizarro do PS e muito à frente do vergonhoso candidato do PSD (o parasita e vigarista Menezes)!…
            Depois de tudo isto, caberá ao PS escolher se fará parte do problema ou parte da solução…

RESPONDER

Da "obsessão por cargos" à "subserviência ao PS". Críticos internos do BE descarregam na direção

A convenção do Bloco de Esquerda está marcada para os dias 22 e 23 de maio. Os grupos críticos da direção do partido já têm preparada uma extensa lista de críticas. De acordo com o Observador, …

Pela primeira vez, a idade da reforma pode cair (e a culpa é da pandemia)

A idade da reforma é determinada pela esperança média de vida. No entanto, a pandemia e o consequente aumento da mortalidade podem fazer cair esse indicador, levando a um recuo histórico na idade da reforma. Até …

Onde estão os antigos "donos disto tudo" no desporto?

Sporting parece estar em ano de regresso ao topo do futebol. Mas outros clubes dominadores, ou desapareceram, ou andam discretos. "Felizmente não subimos à I Divisão", admite o presidente do HC Sintra. "Donos disto tudo" pode …

Após chumbo ao aeroporto do Montijo, Governo quer mudar a Lei para tirar poder aos municípios

O chumbo ao aeroporto do Montijo, depois de os municípios da Moita e do Seixal terem reprovado o projecto, não demove o Governo da empreitada. Em cima da mesa estão três soluções e a intenção …

Vacina da Janssen deverá ser aprovada na Europa a 11 de março. Imunizante só requer uma toma

A Agência Europeia do Medicamento convocou uma reunião extraordinária para concluir a avaliação da vacina à covid-19 da multinacional Janssen, com vista a colocá-la rapidamente no mercado. Neste sentido, espera-se que haja mais uma vacina contra …

Medina leva nega. Bloco, PCP e PAN querem concorrer sozinhos em Lisboa

O anúncio de que Carlos Moedas vai encabeçar a candidatura PSD/CDS à Câmara Municipal de Lisboa uniu a direita, mas não mudou a estratégia da esquerda. O Bloco, o PCP e o PAN querem concorrer …

Coates alcançou feito sem paralelo na Europa

Coates não comete uma única falta há mais de um mês, embora tenha sido totalista de minutos nesse período. É o único jogador das principais ligas europeias a consegui-lo. Provavelmente já não se lembra da última …

"Nunca batem certo". Madeira contesta dados do boletim da DGS

As autoridades regionais madeirenses afirmam que "os números fidedignos são os dados reportados, diariamente, pela Direção Regional de Saúde". A Direção Regional da Saúde (DRS) da Madeira contestou, esta terça-feira, os dados reportados nos boletins da …

I Liga pondera reduzir número de equipas a partir de 2022/2023

O desportivo Record avança esta quarta-feira que a Liga de Clube pondera reduzir o número de equipas em competição na I Liga já a partir da época de 2022/2023. Em cima da mesa está a redução …

Sob risco de expulsão, Fidesz de Orbán deixa bancada do Partido Popular Europeu pelo próprio pé

O partido Fidesz, liderado pelo primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán, vai deixar a bancada do Partido Popular Europeu no Parlamento Europeu. De acordo com a agência Reuters, o partido Fidesz, que governa a Hungria, anunciou esta quarta-feira …