Juiz manda selar escutas a Sócrates sobre vida interna do PS

José Goulão / Flickr

O ex-primeiro-Ministro português José Sócrates e ao seu lado esquerdo a ex-ministra da Educação Maria de Lurdes Rodrigues

O ex-primeiro-Ministro português José Sócrates e ao seu lado esquerdo a ex-ministra da Educação Maria de Lurdes Rodrigues

As conversas telefónicas de José Sócrates com o espião José Almeida Ribeiro, assim como todas as outras sobre a vida interna do Partido Socialista (PS) que foram interceptadas durante as escutas da Operação Marquês, são serão transcritas para o processo.

De acordo com o jornal i, o procurador Rosário Teixeira decidiu que todas as conversas sobre matéria político-partidária não serão transcritas para o processo, por não serem considerados meios de prova que sustentem os esquemas de corrupção em investigação. O juiz Carlos Alexandre já terá dado o seu aval.

Os registos, contudo, não serão destruídos: ficarão selados, dentro de um envelope, à ordem do tribunal.

As conversas telefónicas entre José Sócrates e José Almeida Ribeiro, quadro do SIS, revelam que o espião relatava ao ex-primeiro-ministro tudo o que se passava na vida interna do PS quando ocupava o cargo de conselheiro de António José Seguro, então líder do partido.

Segundo o i, Almeida Ribeiro, um dos alvos apanhados nas escutas ao ex-primeiro-ministro no âmbito da Operação Marquês, fazia briefings quase diários ao ex-governante, que já se encontrava em Paris, sobre o que se passava no Largo do Rato.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Concordo . 1974+37=2011, em cheio. Só que o outro ditador morreu teso, porque não tinha um amigo para lhe “emprestar” os nossos milhões. Eu já não acredito no Pai Natal e só sou faccioso pelo Sporting. Pior que cego é quem não quer ver.

  2. Viva Sócrates, ainda vamos ver o Sócrates a rir desta palhaçada toda que lhe montarão, relativamente á pide é sem dúvida o governo atual, tudo cambada de palhaços.

RESPONDER

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …

China anuncia fim de novas centrais a carvão no estrangeiro

Segundo os especialistas, o impacto da medida deverá depender da forma como será implementada, podendo ter um grande impacto na luta contra as alterações climáticas. Num anúncio bem recebido por ativistas e organizações ambientes, a China …

Roménia vai distribuir €200 mil a quem tiver vacinação completa contra a covid-19

A Roménia anunciou uma "lotaria de vacinação" que distribuirá prémios de até 200.000 euros entre aqueles que tiverem a vacinação completa, na tentativa de elevar a taxa de imunização, a segunda mais baixa da União …

Antes da invasão ao Capitólio, Bannon ajudou a planear estratégia para "matar a presidência de Biden no berço"

O estrategista-chefe da campanha de Donald Trump, Steve Bannon, revelou que falou com o ex-Presidente antes da invasão ao Capitólio, a 06 de janeiro, discutindo as condições para "matar a presidência de [Joe] Biden no …

Costa prepara novo alívio de restrições para vigorar a partir de 1 de outubro

António Costa prepara-se para anunciar, na quinta-feira, o levantamento de um conjunto de restrições que vigoraram por causa da covid-19. O primeiro-ministro, António Costa, prepara-se para anunciar na quinta-feira o levantamento de um conjunto de restrições …

IPO Porto. Cirurgias fora do horário suspensas desde julho

As intervenções cirúrgicas feitas fora do horário normal estão suspensas no bloco central do IPO do Porto desde o dia 1 de julho. Os profissionais de saúde do IPO do Porto estão indisponíveis para realizar intervenções …

Rio critica "vigarice" das sondagens. Líder do PSD acredita na vitória de Moedas

Esta tarde, ao lado de Francisco Rodrigues dos Santos e de Carlos Moedas, Rui Rio apelou a que não se acredite nas sondagens que, "ou são mal feitas, ou são encomendadas: uma vigarice". O presidente do …