“Isto acabou de começar”. Inés Arrimadas ainda não desistiu de formar governo

Inés Arrimadas ainda não desistiu de tentar liderar o governo regional. Para a líder do Ciudadanos na Catalunha, o segredo é “calma e tranquilidade”.

Em entrevista ao El País, Inés Arrimadas garantiu que ainda não desistiu de tentar formar governo, antes que haja novas eleições.

Calma, isto acabou de começar. Nunca dissemos que não íamos tentar. Esta sensação de urgência existe porque o PP e o PSOE vieram pedir para tomar posse no dia seguinte às eleições. Porquê? Porque assim não se fala do resultado desastroso que tiveram”, explicou a líder do Ciudadanos na Catalunha.

Arrimadas acusa o PSOE de estar mais focado numa estratégia partidária do que numa estratégia a favor dos constitucionalistas. “Se o PP e o PSOE estivessem a pensar mais no constitucionalismo do que em jogos partidários, não teriam esta estratégia”, acusa.

Calma e tranquilidade, estamos a fazer o que temos que fazer no momento em que temos de fazer. Não tenho claro que os independentistas vão chegar a um acordo, com gente fugida à Justiça, com gente em Bruxelas e na prisão… Sabemos muito bem aquilo que estamos a fazer”, garantiu Inés Arrimadas.

A líder do Ciudadanos na Catalunha refere-se aos líderes da Junts per Catalunya e da Esquerda Republicana da Catalunha (ERC), respetivamente, Carles Puigdemont, exilado a Bélgica, e Oriol Junqueras, detido por causa do referendo ilegal de 1 de outubro.

Não dar nenhum passo em falso, é a garantia de Arrimadas, que coloca a pressão do lado de Puigdemont e nos partidos que apoiam o independentismo.

“Se não forem capazes de formar governo – e há muitas hipóteses de não o conseguirem – teremos a obrigação de propor uma alternativa e é isso que vamos fazer. Mas só quando se colocar e não agora, como Puigdemont queria. Puigdemont queria que me apresentasse a 18 de janeiro para tomar posse, para que falhasse“, explica a líder.

Como forma de controlar todo o processo parlamentar, o Ciudadanos constituiu a mesa do parlamento regional. E Arrimadas avisa ainda os independentistas: “não vão conseguir a independência”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Preços das casas continuam a subir. Centeno alerta para riscos de bolha imobiliária

Os preços das casas voltaram a registar um aumento em relação ao mês passado e não subiam tanto há mais de dois anos. Uma situação que leva o Banco de Portugal a alertar para os …

Itália segue os passos de França e Espanha e abandona o uso de máscara na rua

A Itália vai suspender a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre a partir do próximo dia 28 de junho, revelou o governo na segunda-feira. Depois de ter sido considerado o epicentro da pandemia, Itália …

União Europeia endurece sanções contra a Bielorrússia

A União Europeia, os Estados Unidos, o Reino Unido e o Canadá decidiram, esta segunda-feira, punir dezenas de personalidades e empresas ligadas ao regime bielorrusso. No final de uma reunião, no Luxemburgo, os 27 Estados-membros da …

Casimiro quer 30 milhões pela Groundforce. 10 milhões são para a banca

Alfredo Casimiro está a tentar vender a sua parte na Groundforce por 25 a 30 milhões de euros. Contudo, o acionista não deverá ficar com o montante pago já que tem pagamentos em atraso a …

Meio milhão de mortes depois, Brasil pede (em força) demissão de Bolsonaro

No sábado, o número de óbitos por covid-19 ultrapassou o meio milhão no Brasil. Centenas de milhares de manifestantes encheram as ruas de mais de 400 cidades brasileiras e do mundo, acusando o Presidente Jair …

23 juízes nomeados "em velocidade de cruzeiro" nos Governos de Costa. "Porta giratória coloca em risco a democracia"

Durante os dois Governos de António Costa foram nomeados 23 magistrados para cargos políticos. Nomeações "em velocidade de cruzeiro", segundo a Associação Transparência e Integridade que fala de uma "porta giratória" que "coloca em risco …

Covid-19. Vacinação só de adultos pode tornar os jovens "reservatórios" da variante Delta

A vacinação da população adulta pode levar os mais jovens a tornarem-se um "reservatório" da variante Delta, mais contagiosa, e criar um ambiente propício ao surgimento de novas variantes. De acordo com Julian Tang, virologista na …

Mais de metade das Câmaras viola a Lei da Proteção de Dados

Mais de metade das Câmaras Municipais viola a Lei da Proteção de Dados. O levantamento conclui que, das 308 câmaras do país, 177 não cumpriram a lei. O Regulamento Geral de Proteção de Dados dita que …

Após o Brexit, a União Europeia prepara-se para restringir conteúdos britânicos na TV e no streaming

Política, economia e agora cultura. Depois do Reino Unido ter saído da União Europeia, a organização prepara-se para diminuir a quantidade de filmes e séries britânicas disponíveis nas estações de televisão e nos serviços de …

Trincão pode rumar ao Wolverhampton

O jovem internacional português poderá ser o próximo futebolista luso a integrar o projeto do Wolverhampton, servindo como "moeda de troca" por Adama Traoré. De acordo com o diário catalão Sport, Francisco Trincão poderá servir como …