“Isto acabou de começar”. Inés Arrimadas ainda não desistiu de formar governo

Inés Arrimadas ainda não desistiu de tentar liderar o governo regional. Para a líder do Ciudadanos na Catalunha, o segredo é “calma e tranquilidade”.

Em entrevista ao El País, Inés Arrimadas garantiu que ainda não desistiu de tentar formar governo, antes que haja novas eleições.

Calma, isto acabou de começar. Nunca dissemos que não íamos tentar. Esta sensação de urgência existe porque o PP e o PSOE vieram pedir para tomar posse no dia seguinte às eleições. Porquê? Porque assim não se fala do resultado desastroso que tiveram”, explicou a líder do Ciudadanos na Catalunha.

Arrimadas acusa o PSOE de estar mais focado numa estratégia partidária do que numa estratégia a favor dos constitucionalistas. “Se o PP e o PSOE estivessem a pensar mais no constitucionalismo do que em jogos partidários, não teriam esta estratégia”, acusa.

Calma e tranquilidade, estamos a fazer o que temos que fazer no momento em que temos de fazer. Não tenho claro que os independentistas vão chegar a um acordo, com gente fugida à Justiça, com gente em Bruxelas e na prisão… Sabemos muito bem aquilo que estamos a fazer”, garantiu Inés Arrimadas.

A líder do Ciudadanos na Catalunha refere-se aos líderes da Junts per Catalunya e da Esquerda Republicana da Catalunha (ERC), respetivamente, Carles Puigdemont, exilado a Bélgica, e Oriol Junqueras, detido por causa do referendo ilegal de 1 de outubro.

Não dar nenhum passo em falso, é a garantia de Arrimadas, que coloca a pressão do lado de Puigdemont e nos partidos que apoiam o independentismo.

“Se não forem capazes de formar governo – e há muitas hipóteses de não o conseguirem – teremos a obrigação de propor uma alternativa e é isso que vamos fazer. Mas só quando se colocar e não agora, como Puigdemont queria. Puigdemont queria que me apresentasse a 18 de janeiro para tomar posse, para que falhasse“, explica a líder.

Como forma de controlar todo o processo parlamentar, o Ciudadanos constituiu a mesa do parlamento regional. E Arrimadas avisa ainda os independentistas: “não vão conseguir a independência”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Família de George Floyd apresenta queixa-crime contra Minneapolis

A família de George Floyd apresentou esta quarta-feira uma queixa-crime contra o município de Minneapolis e contra quatro polícias pela responsabilidade na morte do afro-americano às mãos da polícia, em maio, anunciaram os advogados. "Não foi …

UE reduz lista de países para reabrir fronteiras e mantém EUA e Brasil de fora

Os Estados-membros da União Europeia (UE) atualizaram, esta quinta-feira, a lista de países aos quais reabrem as fronteiras externas, mantendo de fora os Estados Unidos e o Brasil. "Na sequência da primeira revisão ao abrigo da …

24 horas depois, estátua de manifestante antirracismo em Bristol foi removida

A estátua de uma manifestante do movimento Black Lives Matter, erguida, esta quarta-feira, na cidade de Bristol, no Reino Unido, já foi removida. De acordo com o jornal The Guardian, 24 horas depois de ter sido …

Advogados continuam luta para manter declarações fiscais de Trump em segredo

Depois de o Supremo Tribunal ter determinado que os procuradores nova-iorquinos podem ter acesso às declarações de impostos do Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, os seus advogados informaram na quarta-feira que estavam a considerar …

EUA negam vistos a funcionários da Huawei que apoiem "violadores de direitos humanos"

Esta quarta-feira, o Governo norte-americano que vai impor restrições nos vistos a funcionários da Huawei e a outras empresas que os Estados Unidos vejam como apoiantes de Governos violadores de direitos humanos. Além das restrições, o …

Ventilador produzido em Portugal recebe autorização de utilização do Infarmed

O ventilador Atena, produzido em Portugal, recebeu, na terça-feira, a autorização do Infarmed para o seu uso em contexto hospitalar na luta contra a covid-19. Esta quarta-feira, numa publicação na sua página de Facebook, o CEiiA …

American Airlines avisa 25 mil trabalhadores que podem perder emprego

Os dirigentes da American Airlines escreveram a cerca de 25 mil trabalhadores da transportadora aérea para lhes comunicar que o seu emprego pode desaparecer em outubro. Os dirigentes das Companhias de aviação dos Estados Unidos admitiram …

Trump substitui diretor de campanha a menos de quatro meses das eleições

O Presidente dos Estados Unidos substituiu, esta quarta-feira, o seu diretor de campanha, perante os maus resultados nas sondagens, a menos de quatro meses das eleições. "Tenho o prazer de anunciar que Bill Stepien foi promovido …

Bristol acordou com uma nova estátua. Manifestante antirracismo substitui comerciante de escravos

Bristol acordou com uma nova estátua. Um artista britânico ergueu uma estátua de uma manifestante do movimento ‘Black Lives Matter’ no topo do pedestal na cidade inglesa antes ocupado pela estátua de um comerciante de …

Enfermeira norte-americana matou sete doentes num hospital de veteranos com injeções de insulina

Uma enfermeira num hospital de veteranos norte-americanos matou deliberadamente pelo menos sete doentes com injeções de insulina. A mulher, que admitiu o crime, deverá ser condenada a sete penas de prisão perpétua, mais 20 anos …