/

“Isto acabou de começar”. Inés Arrimadas ainda não desistiu de formar governo

Inés Arrimadas ainda não desistiu de tentar liderar o governo regional. Para a líder do Ciudadanos na Catalunha, o segredo é “calma e tranquilidade”.

Em entrevista ao El País, Inés Arrimadas garantiu que ainda não desistiu de tentar formar governo, antes que haja novas eleições.

Calma, isto acabou de começar. Nunca dissemos que não íamos tentar. Esta sensação de urgência existe porque o PP e o PSOE vieram pedir para tomar posse no dia seguinte às eleições. Porquê? Porque assim não se fala do resultado desastroso que tiveram”, explicou a líder do Ciudadanos na Catalunha.

Arrimadas acusa o PSOE de estar mais focado numa estratégia partidária do que numa estratégia a favor dos constitucionalistas. “Se o PP e o PSOE estivessem a pensar mais no constitucionalismo do que em jogos partidários, não teriam esta estratégia”, acusa.

Calma e tranquilidade, estamos a fazer o que temos que fazer no momento em que temos de fazer. Não tenho claro que os independentistas vão chegar a um acordo, com gente fugida à Justiça, com gente em Bruxelas e na prisão… Sabemos muito bem aquilo que estamos a fazer”, garantiu Inés Arrimadas.

A líder do Ciudadanos na Catalunha refere-se aos líderes da Junts per Catalunya e da Esquerda Republicana da Catalunha (ERC), respetivamente, Carles Puigdemont, exilado a Bélgica, e Oriol Junqueras, detido por causa do referendo ilegal de 1 de outubro.

Não dar nenhum passo em falso, é a garantia de Arrimadas, que coloca a pressão do lado de Puigdemont e nos partidos que apoiam o independentismo.

“Se não forem capazes de formar governo – e há muitas hipóteses de não o conseguirem – teremos a obrigação de propor uma alternativa e é isso que vamos fazer. Mas só quando se colocar e não agora, como Puigdemont queria. Puigdemont queria que me apresentasse a 18 de janeiro para tomar posse, para que falhasse“, explica a líder.

Como forma de controlar todo o processo parlamentar, o Ciudadanos constituiu a mesa do parlamento regional. E Arrimadas avisa ainda os independentistas: “não vão conseguir a independência”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.