Irlanda do Norte também exclui Portugal continental do corredor aéreo seguro

Depois de o Reino Unido ter voltado a colocar Portugal continental na “lista negra”, também a Irlanda do Norte excluiu Portugal do corredor aéreo seguro.

De acordo com a Renascença, a partir de sábado, os viajantes terão que cumprir uma quarentena obrigatória de 14 dias. Açores e Madeira mantêm-se no corredor aéreo.

“A partir deste sábado, quem chega à Irlanda do Norte vindo de Portugal (excluindo Madeira e Açores) Hungria, Polinésia Francesa e Reunião terá de se isolar durante 14 dias”, lê-se num comunicado publicado no site do governo da Irlanda do Norte.

A nova medida entra em vigor às 4h deste sábado. Todos os territórios que compõem o Reino Unido obrigam a um período de quarentena aos viajantes que tenham viajado de Portugal continental.

Por outro lado, a Escócia aplica a mesma restrição à Madeira e aos Açores, ao contrário de Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte.

Portugal só foi incluído na lista a 20 de agosto, mas o aumento do número de novos casos de covid-19 terá pesado na decisão. Desta forma, o continente fica novamente de fora da lista de países seguros do Reino Unido, enquanto que as regiões autónomas continuam a figurar a lista britânica.

A 31 de agosto, Chris Sainty, embaixador do Reino Unido em Portugal, já tinha avisado que “num instante” Portugal podia voltar a figurar entre os países considerados como inseguros e que os turistas tinham de estar “conformados” com a obrigação inesperada de ter de fazer quarentena.

Nas últimas 24 horas, o Reino Unido registou 2.919 novos casos de infeção, naquele que já é o quinto dia consecutivo com as autoridades a reportarem mais de duas mil novas infeções.

Por sua vez, esta quinta-feira, Portugal registou 585 novos casos de covid-19, o que eleva o total para os 62.126. Há agora 16.833 casos ativos no país, mais 425 do que nesta quarta-feira.

Na última semana, o aumento do número de novos casos de covid-19 em Portugal terá ultrapassado os 20 casos por 100.000 habitantes. Segundo a imprensa britânica, este é um dos critérios usados pelo Governo para impor restrições às viagens internacionais.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Chovem eletrões. Descoberto furacão de plasma espacial acima do Polo Norte

Uma equipa de cientistas, liderados pela Universidade Shandong, na China, identificou um furacão espacial acima do Polo Norte. Os investigadores usaram dados de satélite para identificar o furacão espacial acima do Polo Norte e revelaram que não …

Sporting 2-1 Santa Clara | Super-Coates volta a ser herói

Arrancado a ferros… à campeão? O Sporting esteve a poucos segundos de registar o terceiro empate em casa, perante um Santa Clara que não foi em nada inferior aos “leões” e até conseguiu ser superior em …

Os gatos demonstram ser menos leais do que os cães (mas pode haver uma razão)

Ainda existe um estereótipo sobre a diferença entre cães e gatos. Normalmente as pessoas associam os cães a animais amorosos e leais, enquanto os gatos são tidos como distantes e indiferentes. Um novo estudo pode …

O mistério do "lago dos esqueletos" na Índia intriga cientistas há décadas

O Roopkund, localizado na parte indiana dos Himalaias, é um lago glacial com centenas de ossos humanos. E ninguém sabe como foram lá parar. Em 1942, um guarda florestal revelou ao mundo a existência deste lago …

A fronteira mais importante da China é imaginária: a Linha Hu

A Linha Hu, também conhecida como linha Heihe-Tengchong, é uma linha imaginária que divida a China em duas partes com áreas quase iguais. Estende-se da cidade de Heihe até Tengchong. Desenhada pela primeira vez em 1935, …

Algumas pessoas moram em aeroportos durante meses (ou até mesmo anos)

Aeroportos não servem de casa apenas para os sem-abrigo. Há pessoas que, involuntariamente ou não, ficam lá durante meses e, em alguns casos, até mesmo anos. Em janeiro, as autoridades de Chicago prenderam um homem de …

Senado da Carolina do Sul aprova fuzilamento como método de execução

Com esta decisão, a Carolina do Sul poderá converter-se no quarto estado do país a incorporar este método de execução de pena de morte, depois do Utah, Oklahoma e Mississípi. De acordo com a agência noticiosa …

"Oxigénio tornou-se ouro". Criminosos lucram com a sua escassez no México

A pandemia de covid-19 deixou a Cidade do México a atravessar uma grande escassez de oxigénio médico. Criminosos estão a aproveitar para lucrar com a situação. A capital mexicana registou um pico de infeções e hospitalizações …

Meteorito do tamanho de um damasco caiu em França (e os astrónomos precisam de ajuda para encontrá-lo)

Os entusiastas do Espaço estão a ser instados a procurar um meteorito do tamanho de um damasco que caiu no fim de semana passado no sudoeste de França.  O meteorito, com peso estimado em 150 gramas, …

Professora pediu a alunos para fingir que eram escravos e escreverem carta para África

Uma professora de uma escola secundária no Mississippi, nos Estados Unidos, está a ser alvo de críticas devido a uma fotografia de um trabalho de casa divulgada nas redes sociais. Foi pedido aos alunos do 8.º …