Embaixador britânico em Portugal diz que “coisas podem mudar num instante”

Luís Forra / Lusa

O embaixador britânico em Portugal avisou, esta segunda-feira, que a classificação de Portugal como país seguro pode “mudar num instante” e que os turistas têm de estar “conformados” com a obrigação inesperada de ter de fazer quarentena.

“Desde que Grant Shapps [secretário de Estado dos Transportes] anunciou a decisão, a 20 de agosto, de suspender a obrigatoriedade de quarentena a partir de Portugal, milhares de britânicos e portugueses a viver no Reino Unido viajaram para Portugal. Tem sido excelente ver as pessoas reunidas com as suas famílias e a aproveitar o verão em Portugal”, começou por escrever na sua conta do Twitter Chris Sainty, embaixador britânico no nosso país.

“Trabalhámos de perto com Portugal para garantir que a situação aqui fosse totalmente compreendida pelos nossos decisores políticos no Reino Unido. Mas as coisas podem mudar num instante. À medida que os casos aumentam na Europa, a quarentena tem sido reintroduzida para muitos países, em linha com o superior objetivo do Reino Unido de proteger a saúde pública”, continua.

“Os viajantes devem considerar os seus planos com cuidado e ter em conta todos os riscos de viajar para o estrangeiro numa situação em constante mudança. Tal como disse Grant Shapps, viajem apenas se estiverem conformados com a obrigação inesperada de quarentena”, concluiu.

https://twitter.com/ChrisSaintyFCO/status/1300466093866262528?s=20

No fim-de-semana, a imprensa britânica já tinha avançado a possibilidade de o aumento diário de novos casos poder voltar a colocar Portugal na “lista negra” do turismo do Reino Unido.

Segundo a SIC Notícias, para estar na lista de países considerados seguros é preciso ter menos de 20 novos casos de covid-19 por cada 100 mil habitantes nos últimos sete dias, sendo que, neste caso, Portugal não devia ultrapassar os 294 casos por dia.

Porém, desde a última quarta-feira, até este domingo, esse número esteve sempre acima dos 300 e há dois dias que o nosso país não cumpre esta regra definida pelo Governo britânico.

De acordo com a estação televisiva, no último domingo, Portugal já registava uma taxa de 21,1 novos casos e, esta segunda-feira, este indicador subiu para 22,3.

De acordo com o jornal online Observador, a lista do Reino Unido será revista já esta quinta-feira.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Relatório do Novo Banco estilhaça PSD. Pinto Luz sai em defesa de Passos Coelho e critica Rui Rio

Esta quarta-feira, Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, deixou duras críticas ao atual líder do PSD depois de o partido ter aprovado o relatório que acusa o Governo de Pedro Passos Coelho …

Cientistas "encontraram" a válvula de Nikola Tesla nos intestinos de tubarões

Cientistas descobriram que os intestinos de tubarões funcionam de forma semelhante à famosa válvula unidirecional de Nikola Tesla, criada há mais de 100 anos. Pela primeira vez, cientistas fizeram exames 3D de intestinos de tubarão para …

Recolher obrigatório, limitação horária nos restaurantes e restrições por concelho podem acabar hoje

Na reunião de terça-feira no Infarmed, os peritos concluíram haver condições para começar a aliviar algumas das medidas restritivas em vigor. Em Conselhos de Ministros, que se irá realizar hoje, o Governo irá definir novas …

Alerta de tsunami no Alasca depois de sismo de magnitude 8.2

A península do Alasca, a oeste dos Estados Unidos, foi atingida por um sismo de magnitude 8.2 na noite de quarta-feira (7h15 de quinta-feira em Lisboa) e já foi lançado um alerta de tsunami na …

Conselho de Ministros reúne-se para discutir próximos passos no desconfinamento

O Conselho de Ministros reúne-se esta quinta-feira para decidir os próximos passos no processo de abertura do país, dois dias depois de especialistas terem sugerido a evolução das medidas de restrição de acordo com a …

Capacete magnético mostra-se eficaz na redução de tumor cerebral

O diagnóstico de um cancro é sempre complicado, mas há partes do corpo onde a presença da doença pode ser mais ameaçadora. É o caso do glioblastoma, um tipo de cancro cerebral, que se não …

Engenheiros japoneses fizeram levitar objectos com "armadilha acústica"

Engenheiros japoneses descobriram uma forma de fazer pequenos objectos levitar usando apenas ondas sonoras, o que pode ser um passo importante para a tecnologia. A engenharia biomédica, o desenvolvimento de farmacêuticos e a nanotecnologia podem vir …

Juno fez a maior aproximação a Ganimedes das duas últimas décadas (e as imagens são de cortar a respiração)

A NASA divulgou, recentemente, um vídeo da sonda Juno a passar por Júpiter e Ganimedes, uma das suas luas. As imagens são de cortar a respiração. Juno visitou Ganimedes em junho. As imagens foram captadas no …

Homicídio com 32 anos resolvido com a menor amostra de ADN de sempre

Um caso de homicídio ocorrido há 32 anos, que muitos consideraram impossível de ser resolvido, foi finalmente desvendado (e tudo graças à amostra de ADN mais pequena de sempre usada para decifrar um caso). De acordo …

Braços robóticos controlados remotamente podem vir a realizar cirurgias delicadas

Um equipa de investigadores está a trabalhar para eliminar movimentos rígidos nos braços robóticos, de modo a torná-los mais ágeis. O objetivo é que no futuro estes possam empilhar pratos ou até realizar cirurgias delicadas. Os …