Embaixador britânico em Portugal diz que “coisas podem mudar num instante”

Luís Forra / Lusa

O embaixador britânico em Portugal avisou, esta segunda-feira, que a classificação de Portugal como país seguro pode “mudar num instante” e que os turistas têm de estar “conformados” com a obrigação inesperada de ter de fazer quarentena.

“Desde que Grant Shapps [secretário de Estado dos Transportes] anunciou a decisão, a 20 de agosto, de suspender a obrigatoriedade de quarentena a partir de Portugal, milhares de britânicos e portugueses a viver no Reino Unido viajaram para Portugal. Tem sido excelente ver as pessoas reunidas com as suas famílias e a aproveitar o verão em Portugal”, começou por escrever na sua conta do Twitter Chris Sainty, embaixador britânico no nosso país.

“Trabalhámos de perto com Portugal para garantir que a situação aqui fosse totalmente compreendida pelos nossos decisores políticos no Reino Unido. Mas as coisas podem mudar num instante. À medida que os casos aumentam na Europa, a quarentena tem sido reintroduzida para muitos países, em linha com o superior objetivo do Reino Unido de proteger a saúde pública”, continua.

“Os viajantes devem considerar os seus planos com cuidado e ter em conta todos os riscos de viajar para o estrangeiro numa situação em constante mudança. Tal como disse Grant Shapps, viajem apenas se estiverem conformados com a obrigação inesperada de quarentena”, concluiu.

https://twitter.com/ChrisSaintyFCO/status/1300466093866262528?s=20

No fim-de-semana, a imprensa britânica já tinha avançado a possibilidade de o aumento diário de novos casos poder voltar a colocar Portugal na “lista negra” do turismo do Reino Unido.

Segundo a SIC Notícias, para estar na lista de países considerados seguros é preciso ter menos de 20 novos casos de covid-19 por cada 100 mil habitantes nos últimos sete dias, sendo que, neste caso, Portugal não devia ultrapassar os 294 casos por dia.

Porém, desde a última quarta-feira, até este domingo, esse número esteve sempre acima dos 300 e há dois dias que o nosso país não cumpre esta regra definida pelo Governo britânico.

De acordo com a estação televisiva, no último domingo, Portugal já registava uma taxa de 21,1 novos casos e, esta segunda-feira, este indicador subiu para 22,3.

De acordo com o jornal online Observador, a lista do Reino Unido será revista já esta quinta-feira.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ex-agente sírio condenado na Alemanha por cumplicidade em crimes contra a Humanidade

A justiça alemã condenou, esta quarta-feira, um ex-membro dos serviços secretos sírios a quatro anos e meio de prisão por "cumplicidade em crimes contra a Humanidade" no primeiro julgamento no mundo ligado aos abusos atribuídos …

França pondera passaporte de vacinação e códigos QR para regresso à "normalidade"

O governo do Presidente francês Emmanuel Macron está a estudar formas de recuperar alguma normalidade, admitindo a implementação de passaporte de vacinação e soluções com código QR para cruzar fronteiras e ter acesso a restaurantes, …

Na Suíça, os jovens vão poder voltar a cantar. Nos EUA, teme-se o impacto da variante britânica

A Suíça vai avançar com a primeira fase de um plano de desconfinamento cauteloso. Nos Estados Unidos, a variante britânica preocupa. Depois de a Suíça ter proibido o canto em dezembro do ano passado, os jovens …

China e Singapura realizam exercícios navais conjuntos

As Marinhas de Guerra da China e Singapura informaram na quarta-feira que estão a realizar exercícios navais conjuntos, iniciativa que a diplomacia chinesa espera que contribua para uma aproximação do aliado asiático norte-americano às suas …

Austrália aprova lei e é o primeiro país a obrigar Facebook e Google a pagar conteúdos jornalísticos

O Parlamento da Austrália aprovou a lei que impõe à Google e ao Facebook o pagamento aos órgãos de comunicação australianos pela publicação dos seus conteúdos jornalísticos, a primeira legislação do mundo deste género. A lei …

Situação clínica de Alfredo Quintana é "muito grave"

Alfredo Quintana, guarda-redes de andebol, de 32 anos, sofreu uma paragem cardíaca num treino, na segunda-feira. Encontra-se internado no Hospital de São João, no Porto, e a situação clínica é "muito grave". A situação clínica …

Documentos mostram que assassinos de Khashoggi usaram aviões de empresa controlada pelo príncipe herdeiro

Documentos judiciais revelam que os dois jatos particulares usados ​​pelos supostos assassinos do jornalista Jamal Khashoggi pertenciam a uma empresa que, menos de um ano antes, tinha sido apreendida pelo príncipe herdeiro da Arábia Saudita. Os …

António Guterres agradece confiança do Governo português

O secretário-geral da ONU expressou, esta quarta-feira, agradecimento e humildade por receber o apoio oficial do Governo português para um segundo mandato e prometeu fazer de tudo para continuar a ser digno da renomeação. "O secretário-geral …

Israel identifica cidadãos que não foram vacinados. Na Galiza, quem recusar vacina arrisca multa

O Parlamento israelita autorizou esta quarta-feira o Ministério da Saúde a comunicar às entidades públicas do país as identidades de pessoas não vacinadas contra a covid-19, levantando preocupações sobre a privacidade dos cidadãos que recusam …

Testes por saliva usados em eventos-piloto antes de festivais de verão

Os agentes ligados a festivais e concertos e a Direção-Geral de Saúde (DGS) vão realizar várias experiências-piloto para se perceber em que moldes se podem concretizar os festivais de música no verão. Uma das ideias é …