/

Portugal arrisca-se a voltar para a lista negra do Reino Unido, avança imprensa britânica

3

O aumento diário de novos casos em Portugal pode voltar a colocar o nosso país na lista negra do turismo do Reino Unido, avança este sábado a imprensa britânica citando especialistas em saúde pública.

Portugal, que deixou a semana passada a lista negra do Reino Unido – que implica o cumprimento obrigatório de quarenta a quem regresse do território – pode voltar a ser banido da lista segura, alertou o especialista britânico em turismo Paul Charles.

“Infelizmente, Portugal está a voltar rapidamente para a zona vermelha. O Governo português está a preparar o estado de contingência a partir de 15 de setembro. Muito provavelmente será adicionado à quarentena do Reino Unido a 5 de setembro”

E acrescentou: “A Grécia agora está âmbar. Itália tem os casos a aumentar mas ainda continua no verde”, escreveu o líder de empresa de consultadoria de turismo no Twitter.

Tal como recorda o semanário Expresso, está com 16,4 casos por 100.000 habitantes.

O Reino Unido considera a imposição de quarentena quando a taxa de infeção de um país excede 20 casos por 100.000 pessoas, em sete dias.

Nesta semana, e em declarações à Lusa, o coordenador do gabinete de crise covid-19 da Ordem dos Médicos (OM) deixou um alerta para a degradação da situação epidemiológica no país e para as possíveis consequências dessa situação a nível económico.

“Demorámos tempo demais a ganhar o corredor turístico seguro para o Reino Unido e, como não maximizámos a capacidade de eliminar as cadeias de transmissão na comunidade, arriscamos voltar a perder o corredor”, afirmou.

Acrescentando ainda “A segunda vaga está a chegar e nós vamos lá chegar com menos capacidade do que desejávamos”.

Paralelamente, Filipe Froes sublinhou também que o “aumento paulatino do número de novos casos precede em uma a duas semanas a subida do número de internamentos hospitalares e internamentos em cuidados intensivos”.

ZAP //

3 Comments

  1. À quantidade de infetados que diàriamente surgem nesse país, o Reino Unido é que deveria entrar na lista negra de Portugal. O raio que os parta. Chega de subserviência. Querem vir, venham, não querem, vão para Espanha.

  2. Perdemos o corredor talvez fiquemos no hall de entrada. Eles, no corredor do aeroporto de Faro, é que não se deviam ter aglomerado com a carrada de vírus que traziam na bagagem. Mas nós como estamos de cócoras, dependentes desta canalhada , talvez o vírus não tenha encontrado caminho!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.