Uma nova investigação revelou que beber leite de camelo reduz a gravidade da asma causada, por exemplo, pelos ácaros do pó da casa – um dos principais fatores desencadeantes.
Para os asmáticos, um dos principais fatores de desencadeamento de reações alérgicas são os ácaros do pó da casa (HDM).
Presentes em praticamente todas as casas do mundo, e prosperando em ambientes quentes e húmidos, não podem ser totalmente eliminados, pelo que representam sempre uma ameaça.
Um novo estudo, publicado no final de junho na PLOS One, revelou que, em ratos, o leite de camelo ajudou a reduzir o desenvolvimento e a gravidade da asma desencadeada pela HDM.
Os investigadores testaram o efeito do leite de camelo em ratos com asma.
Como detalha a New Atlas, os investigadores descobriram que os ratinhos expostos à HDM apresentavam uma hiperresponsividade das vias respiratórias significativamente mais elevada.
Mas o leite de camelo reduziu esta hiperresponsividade das vias respiratórias para níveis normais. Reduziu igualmente o número total de células imunitárias nos pulmões, nomeadamente os eosinófilos, um tipo de glóbulos brancos que desempenha um papel fundamental na asma alérgica.
Verificou-se igualmente que o leite de camelo reduzia os níveis de células T auxiliares (Th), nomeadamente Th2 e Th17.
As células Th2 desempenham um papel crucial na resposta imunitária, nomeadamente nas reações alérgicas, e são conhecidas por contribuírem para a asma. Do mesmo modo, as células Th17 foram implicadas no desenvolvimento de várias doenças auto-imunes e inflamatórias.
O leite de camelo também reduziu os níveis de substâncias químicas inflamatórias, as chamadas citocinas, que estão no centro das reações alérgicas.
Os investigadores descobriram ainda que o leite de camelo suprimia o CCL17, uma quimiocina (proteína sinalizadora) que atrai certos tipos de células imunitárias, em particular as células T, para os locais inflamatórios.
Estudos anteriores já tinham demonstrado que o leite de camelo tem propriedades terapêuticas.
É mais rico em minerais, vitaminas e antioxidantes do que os outros leites de mamíferos; e, em comparação com o leite de vaca, contém proteínas de soro de leite, que são de elevado valor nutricional.
Também é conhecido por conter lactoferrina, uma proteína com propriedades de suporte imunitário e imunoglobulina G (IgG), um tipo de anticorpo. Curiosamente, a presente investigação descobriu que os asmáticos tendem a ter níveis mais baixos de IgG.
Como escreve a New Atlas, os resultados do novo estudo apoiam as afirmações tradicionais e pequenos ensaios anteriores em humanos que sugerem que o leite de camelo pode ser benéfico para os asmáticos.
São agora necessários ensaios clínicos em humanos, antes de o leite de camelo poder ser recomendado como tratamento ou medida preventiva da asma.