Inquérito ao BES conclui que Salgado tinha conhecimento da ocultação de contas

Nisopedia / Wikimedia

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

O relatório preliminar da comissão parlamentar de inquérito à gestão do BES e do Grupo Espírito Santo (GES) indica ser “provável” que Ricardo Salgado tenha “estado envolvido na ocultação de contas da Espírito Santo International (ESI) desde 2008”.

O texto está a ser apresentado, desde cerca das 10h15 desta quinta-feira, pelo deputado relator da comissão de inquérito, Pedro Saraiva (PSD).

Para além do “provável” conhecimento de Salgado da ocultação de contas da ESI, holding do GES, também José Castella, controller financeiro do grupo, teria conhecimento da ocultação, embora em menor escala do que Salgado, frisou o deputado relator.

Pedro Saraiva faz hoje uma exposição inicial de cerca uma hora e depois será questionado pelos vários partidos em duas rondas sobre o texto preliminar por si apresentado.

Posteriormente, e até dia 23, serão apresentadas as propostas de alteração dos partidos ao relatório preliminar, e no dia 29 de abril o texto final terá de estar pronto.

A comissão foi proposta pelo PCP – e aprovada por unanimidade dos partidos – e teve a primeira audição a 17 de novembro do ano passado, tendo sido escutadas dezenas de personalidades, entre membros da família Espírito Santo, gestores das empresas do grupo, reguladores, supervisores, auditores e agentes políticos, entre outros.

O objetivo do trabalho dos parlamentares é “apurar as práticas da anterior gestão do BES, o papel dos auditores externos e as relações entre o BES e o conjunto de entidades integrantes do universo do GES, designadamente os métodos e veículos utilizados pelo BES para financiar essas entidades”.

/Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. …É “provável”?!? Bem, o Banco de Portugal enviou para o Ministério Público e o ‘cabeça da lista’ está cá fora com movimentos limitados e sob caução recorde de 3 Milhões… Como diria alguém “o que é isso para nós os ricos?”

  2. Bom…e agora?! O que falta para o mandar para a prisão?!
    Talvez, como se trata de um “ricaço” tenham que lhe pedir primeiro:
    – “Vocelência” quer ser preso ou quê?
    – Quê…

  3. Banco de regime – Encostos vários… Rir é por outros motivos!
    A ESCOM (Bataglia – ex-presidente) uma das sociedades do Grupo Espírito Santo…
    Para além das tranches do grupo Lena, segundo o jornal Sol, “uma “offshore” de Bataglia efectuou uma transferência de 6,5 milhões de euros para outra “offshore” de um primo de José Sócrates que vive em Angola.

    Parte dessa quantia – 5,5 milhões de euros – seria depois transferida para uma conta na Suíça titulada por Carlos Santos Silva, onde, segundo o Ministério Público, o ex-primeiro-ministro acumulou a sua fortuna. A Escom é uma das sociedades do Grupo Espírito Santo que assessorou o negócio da venda dos submarinos” – Coitado do Portas… Ciclicamente lá voltam a chafurdá-lo – No pasa nadie

RESPONDER

Turismo fez subir o custo de vida dos portugueses. Salários continuam estagnados

O crescimento do turismo em Portugal fez crescer o custo de vida dos portugueses, especialmente nos que vivem nas grandes cidades, apesar de estes continuarem com os salários estagnados, escreve o Jornal de Notícias. Entre 2013 …

Contrato público. Amazon apresenta queixa em tribunal contra Trump

A Amazon revela que os "insistentes ataques públicos e de bastidores" de Donald Trump contra Jeff Bezos causaram "pressão" que levou à perda de contrato público com o Departamento de Defesa.  A Amazon apresentou uma queixa …

Empurrões, insultos e (talvez) um murro: Sérgio Conceição e Pedro Ribeiro perderam as estribeiras no túnel do Jamor

Os treinadores de FC Porto e Belenenses, Sérgio Conceição e Pedro Ribeiro, desentenderam-se no túnel de acesso ao relvado do Estádio Nacional, ao intervalo do jogo em que as duas equipas empataram a uma bola. …

Acordo entre Rússia e Ucrânia para cessar-fogo até ao final do ano

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, chegaram na segunda-feira à noite a um acordo de cessar-fogo que deverá ter efeito até ao final do ano de 2019. "As partes …

Nova Zelândia abre investigação. Erupção do Whakaari já fez pelo menos 13 mortos

Pelo menos cinco pessoas morreram e oito continuam desaparecidas, na sequência da erupção do vulcão Whakaari, na Nova Zelândia. As autoridades afirmam que há poucas chances de terem sobrevivido. "Diria com forte convicção de que ninguém …

Falhas no acesso a remédios não são exclusivo do SNS. No resto da Europa também há, diz ministra

A ministra da Saúde afirmou que as falhas no acesso a medicamentos não são "um exclusivo nacional", estando em discussão entre os Estados-membros uma "estratégia global para o acesso ao medicamento". A ministra da Saúde afirmou …

Canal Panda e jogar sem medo. A receita de Lage para vencer os russos do Zenit

O Benfica joga esta terça-feira com o Zenit de São Petersburgo, na sexta e última jornada do grupo G da Liga dos Campeões. Os encarnados precisam de vencer por dois (ou mais) golos para garantir …

Polícia de Hong Kong desativa bombas artesanais escondidas em escola

As autoridades de Hong Kong desativaram duas bombas artesanais numa escola esta terça-feira. Os engenhos foram descobertos por um guarda e desconhece-se se estão associados à crise política que se vive no país. A líder de …

Tancos. Carlos Alexandre quer ouvir António Costa presencialmente

O juiz Carlos Alexandre quer ouvir o primeiro-ministro, António Costa, presencialmente durante a fase de instrução do processo de Tancos, recusando assim que o seu testemunho seja feito apenas por escrito. De acordo com a …

Orçamento de 2020 sem verba para pré-reformas na Função Pública

Alexandra Leitão, ministra da Modernização do Estado e Administração Pública, esclareceu que a proposta do Orçamento do Estado para o próximo ano não deverá reservar qualquer verba para financiar pré-reformas na função pública. Segundo o Diário …