//

Inquérito ao BES conclui que Salgado tinha conhecimento da ocultação de contas

5

Nisopedia / Wikimedia

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

O relatório preliminar da comissão parlamentar de inquérito à gestão do BES e do Grupo Espírito Santo (GES) indica ser “provável” que Ricardo Salgado tenha “estado envolvido na ocultação de contas da Espírito Santo International (ESI) desde 2008”.

O texto está a ser apresentado, desde cerca das 10h15 desta quinta-feira, pelo deputado relator da comissão de inquérito, Pedro Saraiva (PSD).

Para além do “provável” conhecimento de Salgado da ocultação de contas da ESI, holding do GES, também José Castella, controller financeiro do grupo, teria conhecimento da ocultação, embora em menor escala do que Salgado, frisou o deputado relator.

Pedro Saraiva faz hoje uma exposição inicial de cerca uma hora e depois será questionado pelos vários partidos em duas rondas sobre o texto preliminar por si apresentado.

Posteriormente, e até dia 23, serão apresentadas as propostas de alteração dos partidos ao relatório preliminar, e no dia 29 de abril o texto final terá de estar pronto.

A comissão foi proposta pelo PCP – e aprovada por unanimidade dos partidos – e teve a primeira audição a 17 de novembro do ano passado, tendo sido escutadas dezenas de personalidades, entre membros da família Espírito Santo, gestores das empresas do grupo, reguladores, supervisores, auditores e agentes políticos, entre outros.

O objetivo do trabalho dos parlamentares é “apurar as práticas da anterior gestão do BES, o papel dos auditores externos e as relações entre o BES e o conjunto de entidades integrantes do universo do GES, designadamente os métodos e veículos utilizados pelo BES para financiar essas entidades”.

/Lusa

5 Comments

  1. …É “provável”?!? Bem, o Banco de Portugal enviou para o Ministério Público e o ‘cabeça da lista’ está cá fora com movimentos limitados e sob caução recorde de 3 Milhões… Como diria alguém “o que é isso para nós os ricos?”

  2. Bom…e agora?! O que falta para o mandar para a prisão?!
    Talvez, como se trata de um “ricaço” tenham que lhe pedir primeiro:
    – “Vocelência” quer ser preso ou quê?
    – Quê…

  3. Banco de regime – Encostos vários… Rir é por outros motivos!
    A ESCOM (Bataglia – ex-presidente) uma das sociedades do Grupo Espírito Santo…
    Para além das tranches do grupo Lena, segundo o jornal Sol, “uma “offshore” de Bataglia efectuou uma transferência de 6,5 milhões de euros para outra “offshore” de um primo de José Sócrates que vive em Angola.

    Parte dessa quantia – 5,5 milhões de euros – seria depois transferida para uma conta na Suíça titulada por Carlos Santos Silva, onde, segundo o Ministério Público, o ex-primeiro-ministro acumulou a sua fortuna. A Escom é uma das sociedades do Grupo Espírito Santo que assessorou o negócio da venda dos submarinos” – Coitado do Portas… Ciclicamente lá voltam a chafurdá-lo – No pasa nadie

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.