Há um novo arguido no caso de Tancos. É comandante da GNR

Manuel de Almeida / Lusa

Tenente-coronel Luís Sequeira

O Tenente Coronel Luís Sequeira, à época do assalto ao quartel de Tancos chefe da Secção de Informações e Investigação Criminal, foi constituído arguido pelo Ministério Público.

Ouvido esta terça-feira pelo juíz de instrução João Bartolo, Luís Sequeira, comandante na GNR de Faro, foi suspenso de funções, proibido de contactar com arguidos e militares e ainda de se ausentar para o estrangeiro. É suspeito da prática de crimes de associação criminosa, denegação de justiça e prevaricação e falsificação de documento.

Recorde-se que a GNR de Loulé colaborou com a PJ Militar na recuperação do material de Tancos na Chamusca. Na altura, houve uma estreita colaboração entre a PJM e a GNR. A PJM esteve no Algarve a contactar, nomeadamente, com os autores do furto. No total, são já 21 os arguidos no caso do roubo de armas militares no quartel de Tancos.

Luís Sequeira terá autorizado a colaboração com a Polícia Judiciária Militar (PJM) para a recuperação do material – e na sua audição na Assembleia da República disse que desconhecia que a investigação estivesse na alçada da Polícia Judiciária.

Questionado pelo deputado do PSD Leonel Costa, na comissão de inquérito ao furto de Tancos, o militar da GNR disse não ter informação que lhe permitisse concluir que o aparecimento do material, na Chamusca, em outubro de 2017, fora uma encenação.

Não me recordo em concreto, mas que eu tenha recebido alguma informação, não. O que pudesse haver era dos órgãos de comunicação social. Não me pareceu estranho que aquele processo estivesse com a Polícia Judiciária Militar”, disse na AR. O tenente-coronel acrescentou que, sendo uma situação de “furto de armas numa instituição militar”, lhe pareceu legítimo o pedido de colaboração da PJM.

Sobre se os investigadores que colaboraram com a PJM iniciaram a investigação sem uma ordem direta, o tenente-coronel disse que presumiu que “tenha havido alguma troca de informação” entre investigadores das duas forças policiais, mas desvalorizou o significado de o terem feito inicialmente sem uma ordem direta da sua parte.

Luís Sequeira acrescentou que disse aos investigadores do núcleo de investigação criminal [NIC] que “para se avançar mais na investigação teriam [a PJM] de fazer um pedido formal”, o que aconteceu, “por via telefónica”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Antigo ministro Pedro Mota Soares assume liderança da Apritel

O ex-ministro e ex-deputado do CDS foi o escolhido para liderar a Apritel, a associação que representa as principais operadoras de telecomunicações, como a Meo, a Nos e a Vodafone. O novo secretário-geral da associação …

E depois de Cristas? CDS atira congresso de sucessão para 2020

A direção nacional do partido vai propor que o Congresso, que decidirá a liderança do CDS, seja apenas em janeiro, apesar de Assunção Cristas ter manifestado vontade de que fosse ainda este ano. O CDS-PP reúne …

Hong Kong. Deputados pró-democracia forçam Carrie Lam a discursar à porta fechada

A chefe do Executivo de Hong Kong foi esta quarta-feira obrigada a discursar à porta fechada, depois ter sido impedida de falar no parlamento por deputados pró-democracia, que exibiram cartazes e projetaram um vídeo. O discurso …

CP recebeu injeções de 1800 milhões de euros do Estado nos últimos três anos

Nos últimos três anos, o Estado fez 17 operações de reforço de capital na CP, na ordem dos 1,8 mil milhões de euros. Estes serviram principalmente para pagar dívidas da empresa a privados e ao …

Imposto Mortágua foi aplicado a 75 mil contribuintes

O novo escalão do Adicional ao IMI, que prevê a aplicação de uma taxa de 1,5% sobre o valor patrimonial dos imóveis que ultrapasse os dois milhões, chegou a 331 contribuintes. Ao todo, o imposto …

Preço da luz vai descer 18 cêntimos no mercado regulado

Os preços da eletricidade no mercado regulado vão voltar a descer em 2020, segundo a proposta avançada esta terça-feira pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Esta terça-feira, a ERSE propôs uma atualização em baixa de …

Portugal teve perdas fiscais de 900 milhões de euros por menor tributação do gasóleo

A tributação ao gasóleo é mais baixa do que os impostos à gasolina. A diferença entre os dois combustíveis leva a perdas de 900 milhões de euros ao Estado. Quem abastece um carro a gasóleo na …

Dulce Neto é a primeira mulher a presidir a um Supremo Tribunal português

A juíza conselheira toma posse, esta quarta-feira, como presidente do Supremo Tribunal Administrativo (STA), tornando-se na primeira mulher a ocupar o lugar cimeiro de um supremo tribunal em Portugal. Dulce Neto, de 58 anos, foi eleita …

Défice zero e mais crescimento. Previsões de Centeno para o OE2020 são de "elevado risco"

O Governo faz uma revisão das metas para 2020 no esboço do Orçamento de Estado para o próximo ano que enviou à Comissão Europeia, prevendo um aumento do crescimento económico e um saldo orçamental equilibrado, …

Conselho nacional do PSD pode ser atirado para novembro. Apoios a Rio e Montenegro equilibrados

Rui Rio mantém o silêncio sobre uma recandidatura a líder do PSD, o que está a ser visto como um condicionamento do partido, tendo também nas suas mãos o calendário interno. O conselho nacional para …