“Guarda de desonra”. Profissionais de saúde receberam primeira-ministra belga de costas voltadas

Este sábado, a primeira-ministra da Bélgica, Sophie Wilmès, visitou o Hospital Saint-Pierre, em Bruxelas, onde foi recebidas por dezenas de profissionais de saúde de costas voltadas.

Sophie Wilmès, primeira-ministra belga, visitou, este sábado o Hospital Saint-Pierre, uma das instituições de referência para o tratamento dos doentes com covid-19 na Bélgica, e várias dezenas de profissionais de saúde fizeram questão de estar presentes para a receber – mas não pelas melhores razões.

Os profissionais estavam dispostos em duas filas ao longo do caminho até à porta principal do hospital em silêncio. À medida que os carros da comitiva da primeira-ministra passavam, dezenas de médicos, enfermeiros, auxiliares, funcionários administrativos e de limpeza foram virando as costas.

De acordo com o Observador, a “guarda de desonra” serviu para criticar o desempenho da governante na gestão da pandemia e para enfatizar o cansaço dos profissionais na linha da frente do combate ao novo coronavírus.

Segundo o jornal belga The Brussels Time, os médicos queixam-se dos cortes orçamentais, dos baixos salários e da falta de pessoal e criticam a tentativa do Governo de contratar profissionais sem qualificação.

Depois da visita ao hospital de Bruxelas, Sophie Wilmès fdisse ter entendido o protesto como um pedido para o início de conversações entre o Governo e o setor da saúde.

Nada vai ser igual depois da crise, precisamos de reavaliar a importância da profissão de enfermagem”, disse, aludindo à luta dos enfermeiros, que exigem maior reconhecimento.

A Bélgica, com 11,5 milhões de habitantes, tem 55 mil casos de infeção confirmados e acima de nove mil mortos. Entre sábado e domingo, a Bélgica registou 291 novos casos de covid-19, menos 54 casos, e 47 mortes, o mesmo valor registado no dia anterior.

Entre os países mais atingidos pelo novo coronavírus, a Bélgica conta com maior número de mortos proporcionalmente à sua população, com 78 vítimas mortais por cada 100 mil habitantes.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pássaros de São Francisco aprenderam uma nova (e mais complexa) melodia durante a pandemia

Uma nova investigação científica relata que os pardais-de-coroa-branca de São Francisco, ave que vive nas zonas urbanas e rurais da cidade norte-americana, aprenderam uma nova e mais complexa melodia durante a pandemia. De acordo com …

Enorme espinha dorsal de tubarão-branco dá à costa em Massachusetts depois de uma tempestade

A espinha dorsal que se acredita pertencer a um espécime de tubarão-branco (Carcharodon carcharias) deu à costa numa praia em Massachusetts, nos Estados Unidos, depois de uma tempestade ter atingido a região. A espinha foi encontrada …

A China está a tornar-se o país com maior influência na ONU

Há dez anos, a China começou uma operação que lhe tem vindo a garantir mais influência nas Nações Unidas. Agora, o poder que possui na organização mundial protege o país asiático do escrutínio internacional. De acordo …

Uma droga pode tratar o nanismo (mas há quem defenda o "orgulho anão")

Um estudo vem agora revelar que uma droga pode tratar o nanismo. Porém, a possibilidade de haver um tratamento para esta condição clínica não é consensual. Um novo estudo, financiado pela BioMarin Pharmaceutical e publicado no …

Meghan Markle perde batalha judicial. Em causa está carta que enviou ao pai (divulgada por jornal britânico)

Depois de no passado mês de agosto, Meghan Marke vencer uma batalha judicial contra o Mail on Sunday, desta vez a Duquesa de Sussex não pode festejar mais uma vitória. A norte-americana perdeu a última …

Após acidente, robô-piloto voltou a levantar voo (e pilotou avião durante 2 horas)

O ROBOpilot, um piloto robótico não tripulado, levantou voo pela primeira vez no ano passado, mas sofreu danos durante um dos seus voos. Agora, está apto para voar novamente. No ano passado, um acidente forçou o Laboratório …

David Attenborough bateu um recorde mundial no Instagram (e destronou Jennifer Aniston)

O naturalista britânico David Attenborough destronou a atriz norte-americana Jennifer Aniston e tornou-se a pessoa a alcançar mais rapidamente um milhão de seguidores no Instagram, segundo os números do Guinness. David Attenborough, de 94 anos, …

Indonésia planeia atração turística com dragões de Komodo ao estilo de Jurassic Park

A Indonésia planeia construir uma atração ao estilo da saga Jurassic Park para que os turistas possam ver os famosos dragões de Komodo. De acordo com a revista Vice, em causa está uma proposta de …

Daniel Alves: uma camisola origina duas controvérsias

Internacional brasileiro vai defrontar o River Plate e apareceu com uma camisola do Boca Juniors. Poderá ter quebrado as regras da Conmebol. River Plate e São Paulo vão entrar em campo na próxima madrugada, para um …

Japão declara guerra aos fax (e quer acabar com o tradicional carimbo Hanko)

Depois de ser escolhido como ministro da reforma administrativa, o primeiro-ministro Taro Kono não perdeu muito tempo a travar uma guerra contra os emblemas da burocracia japonesa. De acordo com o Japan Times, na sexta-feira passada, …