Governo trocou metade do comando da Protecção Civil em cima da época de incêndios

www.Bombeiros.pt / Facebook

A estrutura de liderança da Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC) alterou-se quase por completo, desde que o Governo entrou em funções, com a substituição de sete dos oito membros. E, em cima da época de incêndios, houve também muitas mudanças na estrutura de comando operacional.

O Público apurou que, desde que entrou em funções, o Governo mudou sete dos oito membros da estrutura de topo da ANPC, entre os quais “os três principais, dois adjuntos e três comandantes de agrupamentos (CADIS)”. Só “Miguel Cruz, CADIS do Sul, se manteve da anterior estrutura”, aponta o diário.

“O coronel Joaquim Leitão, presidente da ANPC, nomeou o Comandante Nacional Operacional (CONAC), Rui Esteves, que entrou em funções em Janeiro em conjunto com o 2.º Comandante Nacional, Albino Tavares”, refere o jornal.

Mudaram também 20 dos 36 comandantes distritais (CODIS) e “a dois meses dos incêndios houve mexidas em 17 desses cargos, com a entrada de caras novas ou com a mudança de posição de alguns membros da ANPC mais experientes”, nota ainda.

Destas 17 alterações, 13 são novas nomeações, das quais nove são caras novas na estrutura. A maioria destes elementos novos têm “carreira em bombeiros” ou formação em Protecção Civil, mas há algumas escolhas que estão a receber críticas, como a da engenheira florestal Marinha Isabel Esteves que pertenceu à Assembleia Municipal de Terras de Bouro pelo PS ou de Marco Domingues, 2º CODIS de Viana do Castelo, que tem uma licenciatura em Desporto e Lazer.

O Público aponta também que as “nomeações nos CODIS em cima da época de incêndios não são raras” e que são até “uma tradição”, tendo-se também verificado com o anterior Governo de Passos Coelho.

Debate quinzenal (quase) sereno

O grande incêndio de Pedrógão Grande foi o tema central do debate quinzenal desta quarta-feira, com o primeiro-ministro e o presidente do PSD a concordarem num mecanismo para indemnizar as vítimas.

Depois de mais de uma hora de debate, em que houve mais consensos do que críticas, chegou a vez de Assunção Cristas falar e de fazer as críticas mais contundentes, acusando António Costa de “não pôr ordem em casa” e o Governo por várias entidades darem respostas diferentes sobre o que correu mal no combate aos fogos que fizeram 64 mortos e mais de 250 feridos.

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, levantou a questão das falhas de comunicações do SIRESP (Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal), que poderão ter dificultado o trabalho dos bombeiros, e defendeu a sua “nacionalização”, dado que a concessionária “falha sempre”.

Na resposta, o primeiro-ministro anunciou que o Ministério da Administração Interna lançou a compra, por ajuste directo, de antenas satélite para casos de falhas no sistema de comunicações de emergência.

“O Governo está disponível para acudir à floresta portuguesa como se fosse um banco a precisar de resgate?”, foi a pergunta em tom de crítica lançada pelo secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa.

Passos diz que “culpa não é do eucalipto”

Já durante um jantar-conferência, numa iniciativa da Associação para a promoção da Gastronomia e Vinhos, Produtos Regionais e Biodiversidade (AGAVI), em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, Passos Coelho afirmou que o problema dos incêndios não se vai resolver com uma reforma florestal que acabe com o eucalipto.

“Eu, que até não sou particularmente defensor do eucalipto, acho que não faz sentido estar a demonizar o eucalipto porque nós sabemos que uma grande parte do território não tem eucalipto e que o eucalipto é o que menos arde, portanto, o problema não é do eucalipto”, afirmou o presidente do PSD.

“Ele [António Costa] tem um acordo com o Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV), portanto, não pode ter eucaliptos porque o PEV é contra os eucaliptos e não há geringonça sem PEV, logo acabaram os eucaliptos, é simples, é disto que se trata, o resto são partes gagas”, vincou também Passos Coelho.

O líder social-democrata lembrou que o eucalipto “ainda vai dando algum rendimento” aos proprietários dos territórios que “não tem comparação” com outras espécies, pelo que o Estado Português não pode dizer a essas pessoas para investirem em coisas que dão prejuízo.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Para a estrutura de comando da ANPC é obrigatório ser licenciado, para secretário de estado da protecção civil basta o 12° ano. Modernices. Pobre país.

  2. claro .. faz todo o sentido .. há que colocar os amigos nos sítios certos. Os favores pagam-se quando se estáno poder e o PS fez precisamente isso.

  3. o que faz sentido é ter comandantes de bombeiros a comandar na sua zona de influencia, porque conhecem o terreno.
    não são os de fora.
    e se os eucaliptos são tao bons, porque é que a vizinha ESPANHA OS NAO TEM???
    AINDA POR CIMA CONTROLAM OS PRINCIPAIS RIOS, QUE É DA AGUA QUE VIVE O EUCALIPTO.
    O PAIS PRECISA DE SER BEM ADMNISTRADO A NIVEIS DA AGRICULTURA.

  4. Os resultados do desgoverno socialista é e sempre será o mesmo. A história, infelizmente prova isso mesmo. Substituir comandos em abril é de loucos, e de quem não sabe nada de nada. É o jobs for the boys!!! Toma lá Zé Povinho. Aguenta…

  5. Era necessário distribuir tachos pelos amigos o resto pouco ou nada importa e o resultado está à prova embora haja quem teime em não querer ver!

  6. o que mais há neste país é incompetentes a gerir o que desconhecem profundamente. E quando as pessoas são selecionadas pela cor política e não pelo mérito, coisas destas acontecem.

  7. caso os partidos do Governo tenham votos em Portugal ficará a sensação que todos os portugueses são cúmplices nos incêndios, a luta pelas autárquicas está demasiado quente.

RESPONDER

Detetado fator climático determinante para a propagação do coronavírus

Altas temperaturas combinadas com baixa humidade propiciam que as gotículas contaminadas com o novo coronavírus evaporem mais rapidamente, reduzindo a sua capacidade de infetar pessoas. De acordo com os cientistas, citados pelo canal estatal russo RT, …

Bayern Munique vence Sevilha e conquista a Supertaça Europeia

O Bayern Munique conquistou, esta quinta-feira, a Supertaça Europeia, ao derrotar o Sevilha por 2-1, em Budapeste, na Hungria. Os alemães do Bayern Munique conquistaram a Supertaça Europeia pela segunda vez ao derrotarem os espanhóis do …

Sporting 1-0 Aberdeen | "Leão" eficaz segue para o play-off

O Sporting foi eficaz e assegurou uma vaga no “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Na noite desta quinta-feira, num embate relativo à 3ª pré-eliminatória da competição, os “leões” bateram o Aberdeen …

A NASA descobriu uma nova forma de aterrar em segurança na Lua

A NASA construiu um sistema totalmente novo que pode tornar a aterragem na Lua e em Marte muito menos arriscada - e já tem planos de testá-lo numa missão futura. De acordo com o TechCrunch, o …

Rio Ave elimina Besiktas e está no play-off da Liga Europa

O Rio Ave venceu os turcos do Besiktas, esta quinta-feira, no desempate por grandes penalidades (4-2), após o 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, seguindo em frente na competição. Em …

Dois dinossauros morreram como as vítimas de Pompeia. Foi há 125 milhões de anos, na China

Um grupo de arqueólogos na China acabou de descobrir dois fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que estiveram presos no subsolo por 125 milhões de anos devido a uma erupção vulcânica pré-histórica. Os investigadores …

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na Bíblia

Os textos da Bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …

Glaciar na Islândia "escondia" bombardeiro norte-americano da 2ª Guerra Mundial

Os destroços de um bombardeiro norte-americano B-17 Flying Fortress que colidiu com o glaciar Eyjafjallajökull durante a II Guerra Mundial estão gradualmente a aparecer à medida que a geleira recua devido às alterações climáticas. De acordo …

40 anos depois, assassino de John Lennon pede desculpa pelo crime "desprezível"

Mark David Chapman, o homem que assassinou John Lennon, diz que matou o ex-Beatle por "raiva e ciúmes" e pediu desculpa a Yoko Ono, 40 anos depois. Em 1980, Chapman atingiu John Lennon com quatro tiros …