“Fechaduras”, testemunha do julgamento de Tancos, está em parte incerta

Paulo Cunha / Lusa

Guarita abandonada no complexo militar de Tancos

Paulo Lemos, conhecido como “Fechaduras”, testemunha da acusação e da defesa no caso de Tancos, não compareceu em 08 de março à audiência e voltou a não aparecer esta quinta-feira, com o Tribunal de Santarém sem conseguir localizá-lo.

De acordo com o Público, esta semana, o Tribunal de Santarém declarou que não conseguira localizá-lo, nem nas moradas registadas, nem pelo advogado Miguel Marques Bom que o acompanhou ao Tribunal de Monsanto em janeiro de 2020. Nesta fase de julgamento, deveria ter estado presente a 08 de março, mas não apareceu. Esta quinta-feira, voltou a não aparecer, sendo a sua inquirição adiada para 17 de maio.

Serão então ouvidos esta quinta-feira o perito do Laboratório de Polícia Científica da Polícia Judiciária (PJ) e o major Vasco Brazão, um dos 23 arguidos.

“Fechaduras” é “uma testemunha crucial no processo para a defesa de João Paulino”, disse Carlos Melo Alves, o advogado do ex-fuzileiro que confessou o assalto aos paióis com mais dois homens. Por Paulo Lemos ser um informador da Polícia Judiciária (PJ), esta polícia “saberá onde ele está”, sublinhou.

Uma fonte oficial da PJ disse que “não responde a comentários de advogados”, indicando que “os pedidos feitos pelas autoridades judiciárias foram sempre atempadamente respondidos, incluindo as solicitações feitas no âmbito deste processo [de Tancos]”.

A incapacidade do tribunal de Santarém em contactar “Fechaduras” não surpreendeu Luís Cruz Campos, advogado de Bruno Ataíde, investigador da GNR de Loulé a quem Paulino disse que queria entregar as caixas com o armamento roubado. “Ele está a ser protegido pela PJ”, afirmou.

Segundo o advogado, “Fechaduras”, conhecido pela PJ por outros crimes, admitiu em tribunal “que recebeu instruções da PJ antes do furto”. “Essa parte é essencial para demonstrar a inépcia do Ministério Público e da Polícia Judiciária (PJ)”, frisou.

  Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Dirigente da Al-Qaida abatido na Síria em ataque com drone

O exército norte-americano anunciou esta sexta-feira ter abatido um dirigente do grupo extremista Al-Qaida, num ataque com 'drone' na Síria. "Um ataque aéreo norte-americano realizado esta sexta-feira no noroeste da Síria matou o dirigente da Al-Qaida …

"Venezuelização" do país. Governo arrasado pelos descontos para os combustíveis no IVAucher

O anúncio do Governo de um desconto de 10 cêntimos por litro de combustível abastecido, através do programa IVAucher, está a ser duramente criticado por muitos portugueses. E há até quem fala na "venezuelização" do …

covid, Lisboa

Plano da DGS avança os três cenários que podem levar a novo confinamento

A Direcção-Geral da Saúde publicou o plano de combate à pandemia para este Outono / Inverno com base em três cenários. O surgimento de uma nova variante com características que permitam a evasão do vírus …

A tábua babilónica que se descobriu ter a representação de um fantasma.

Tábua babilónica tem a mais antiga representação de um fantasma (e explica como livrar-se dele)

Foi oficialmente descoberta a representação mais antiga de um fantasma numa tábua de argila babilónica com 3.500 anos, que estava guardada no Museu Britânico, em Londres. A ilustração estava no museu desde o século XIX, mas …

Eleições ou continuar a governar se o OE chumbar? "Estou preparado para tudo".

O primeiro-ministro disse esta sexta-feira estar preparado para continuar a governar, mesmo que o Orçamento para 2022 chumbe, mas adiantou que respeitará se o Presidente da República tiver um entendimento diverso e convocar eleições antecipadas. Esta …

A humanidade sobreviveu a cinco apocalipses. E está preparada para mais

Nos últimos meses, a atenção mediática tem recaído sobre temas como pandemias, vulcões, sismos e outras catástrofes a que, não sendo novidades, a humanidade tem vindo a sobreviver de forma quase inexplicável. Pandemias, vulcões, sismos, cheias …

OE. Costa promete salário mínimo de 850 euros em 2025 e aumento de pensões em janeiro

O secretário-geral do PS, António Costa, afirmou esta sexta-feira que é intenção do Governo elevar o salário mínimo aos 850 euros em 2025 e aumentar o mínimo de existência no próximo ano, isentando de IRS …

Cientistas portugueses ajudam a descobrir novo mecanismo para regeneração muscular

O músculo é conhecido por se regenerar através de um processo complexo que envolve várias etapas e depende de células-tronco. Mas uma nova pesquisa apresenta um novo mecanismo. Um novo estudo liderado por investigadores do Instituto …

Investigadores de Harvard utilizam corantes para armazenar dados

Na era digital, quase tudo é possível. Uma equipa de químicos de Harvard desenvolveu um novo sistema que utiliza misturas de sete corantes fluorescentes disponíveis comercialmente para armazenar ficheiros de dados. É comum pensarmos no armazenamento …

Uma impressão artística de um impacto gigantesco no sistema estelar HD 17255

Dois planetas envolveram-se num choque tão violento que um deles perdeu a atmosfera

Uma equipa de astrónomos encontrou provas de uma gigantesca colisão entre dois planetas num sistema planetário jovem, localizado a 95 anos-luz da Terra. A poeira à volta da jovem estrela HD 172555, de 23 milhões de …