“Fechaduras”, testemunha do julgamento de Tancos, está em parte incerta

Paulo Cunha / Lusa

Guarita abandonada no complexo militar de Tancos

Paulo Lemos, conhecido como “Fechaduras”, testemunha da acusação e da defesa no caso de Tancos, não compareceu em 08 de março à audiência e voltou a não aparecer esta quinta-feira, com o Tribunal de Santarém sem conseguir localizá-lo.

De acordo com o Público, esta semana, o Tribunal de Santarém declarou que não conseguira localizá-lo, nem nas moradas registadas, nem pelo advogado Miguel Marques Bom que o acompanhou ao Tribunal de Monsanto em janeiro de 2020. Nesta fase de julgamento, deveria ter estado presente a 08 de março, mas não apareceu. Esta quinta-feira, voltou a não aparecer, sendo a sua inquirição adiada para 17 de maio.

Serão então ouvidos esta quinta-feira o perito do Laboratório de Polícia Científica da Polícia Judiciária (PJ) e o major Vasco Brazão, um dos 23 arguidos.

“Fechaduras” é “uma testemunha crucial no processo para a defesa de João Paulino”, disse Carlos Melo Alves, o advogado do ex-fuzileiro que confessou o assalto aos paióis com mais dois homens. Por Paulo Lemos ser um informador da Polícia Judiciária (PJ), esta polícia “saberá onde ele está”, sublinhou.

Uma fonte oficial da PJ disse que “não responde a comentários de advogados”, indicando que “os pedidos feitos pelas autoridades judiciárias foram sempre atempadamente respondidos, incluindo as solicitações feitas no âmbito deste processo [de Tancos]”.

A incapacidade do tribunal de Santarém em contactar “Fechaduras” não surpreendeu Luís Cruz Campos, advogado de Bruno Ataíde, investigador da GNR de Loulé a quem Paulino disse que queria entregar as caixas com o armamento roubado. “Ele está a ser protegido pela PJ”, afirmou.

Segundo o advogado, “Fechaduras”, conhecido pela PJ por outros crimes, admitiu em tribunal “que recebeu instruções da PJ antes do furto”. “Essa parte é essencial para demonstrar a inépcia do Ministério Público e da Polícia Judiciária (PJ)”, frisou.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

"Integral confiança". Chega segura militantes acusados de agredir homossexual

O Chega anunciou, esta sexta-feira, que mantém "integral confiança" nos candidatos e estruturas local e distrital de Viseu, referindo que só se pronunciará sobre alegadas agressões de motivação homofóbica naquela cidade depois de apurados os …

Há dezenas de autarcas envolvidos em processos sem fim à vista

Dezenas de autarcas foram neste mandato acusados por corrupção, negócios imobiliários duvidosos e abuso de poder, entre outros, em processos judiciais que se arrastam, na maioria, sem desfecho à vista a dois meses de novas …

Milhares de pessoas manifestam-se na Austrália contra o confinamento

Milhares de australianos manifestaram-se, este sábado, em várias cidades do país contra as restrições impostas pelo Governo para controlar o aumento de casos de covid-19. Em Sidney, cerca de mil manifestantes protestaram contra o confinamento decretado …

Há 406 farmácias com testes comparticipados pelo Estado

Há 406 farmácias de 104 laboratórios em Portugal continental com testes comparticipados pelo Estado. Saiba quais. O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) atualizou recentemente a lista das farmácias e laboratórios que disponibilizam testes …

Há 33 cursos com emprego garantido. Abandono no Ensino Superior aumentou

Este ano, há 30 licenciaturas e três mestrados integrados sem recém-diplomados inscritos no Instituto de Emprego e Formação Profissional. Segundo o Observador, o número total (33) é inferior ao de 2020 e de 2019, quando foram …

Chegada de emigrantes obriga autarcas do Interior a apertar as regras

Os autarcas do Interior do país, sobretudo de regiões onde a variante Delta ainda não se impôs e o número de novos casos de covid-19 não limita o quotidiano das populações, estão preocupados com o …

Jovens com menos de 20 anos vacinados numa "happy hour" em Lisboa

Alguns jovens com menos de 20 anos foram vacinados no centro de vacinação do Altice Arena, em Lisboa, depois de terem sido informados que havia "sobras". Task force já negou essa explicação. A situação foi denunciada, …

John Textor diz que reação da SAD do Benfica é "cómica"

O empresário norte-americano que chegou a acordo com o "rei dos frangos" para comprar 25% da Benfica SAD considera que a reação à sua aproximação é "cómica". Este mês, a Benfica SAD comunicou à Comissão de …

Rio acusa Cabrita de "mentir aos portugueses e no Parlamento" sobre festejos do Sporting

Rui Rio acusou o ministro da Administração Interna de "mentir aos portugueses e mentir no Parlamento" e justificou o motivo que levou o PSD a recorrer à figura da audição potestativa, a que os partidos …

Novo Banco não viu conflito de interesses na proposta sobre Imosteps

O Novo Banco defende que a proposta da Iberis para comprar a dívida da Imosteps, de Luís Filipe Vieira, não configurava conflito de interesses.  O Novo Banco defendeu, numa carta enviada ao Parlamento, que a proposta …