//

Explosões no Galaxy Note 7 são causadas por erro de produção

1

galaxynote7info.com

Samsung Galaxy Note 7

Uma pequena falha na produção do Galaxy Note 7 terá causado o sobreaquecimento e explosões que levaram a Samsung a pedir um recall total dos smartphones. São conclusões preliminares de uma investigação que a fabricante está a fazer ao sucedido.

Esse pequeno erro ocorreu no sistema de manufatura das baterias do Galaxy Note 7, de acordo com o relatório inicial enviado à agência de standards tecnológicos da Coreia do Sul – Korean Agency for Technology and Standards.

A notícia foi avançada pela Blomberg, que teve acesso ao texto da investigação. A agência age como entidade reguladora e responde ao Ministério do Comércio, Indústria e Energia daquele país.

De acordo com o texto, o erro colocou demasiada pressão nas placas contidas dentro das células da bateria, o que provocou um contato entre os pólos positivos e negativos, gerando calor excessivo.

Ainda assim, a Samsung avisa que precisa de investigar mais a fundo para determinar “a causa exata” dos danos na bateria, depois de dezenas de casos de explosão. A investigação procurava erros no desenho das próprias baterias.

A crise, que obrigou a marca a ordenar o recall de mais de 2,5 milhões de unidades, está a  pressionar as ações da empresa – gerando perdas de mais de 2 mil milhões de dólares em poucos dias. As ações já perderam quase 10% do valor, apesar de uma recuperação na sessão de ontem.

“Mesmo antes de finalizarmos nossa investigação, planeamos estabelecer a melhor forma de dar apoio aos nossos clientes”, disse a companhia no relatório enviado à agência.

“Estamos a investigar o problema da bateria em cooperação com as fabricantes de baterias”, acrescenta a empresa.

A Bloomberg cita uma fonte anónima segundo a qual a Samsung SDI Co. é a principal fornecedora das baterias do Galaxy Note 7.

Entretanto, diversos reguladores e companhias aéreas, entre as quais a portuguesa TAP, avisaram os consumidores para pararem de usar o telemóvel imediatamente.

A TAP juntou-se às companhias aéreas a proibir a utilização do Galaxy Note 7, procurando evitar explosões acidentais dos smartphones a bordo dos seus aviões, tendo publicado no seu site diretrizes sobre o uso do smartphone em voo.

Recall em curso

A Samsung vai disponibilizar novos Galaxy Note 7 com baterias melhoradas já na próxima semana, a partir de 19 de setembro.

Mas esta crise chega num momento crítico.

O telemóvel até obteve críticas excelentes e chegou ao mercado numa altura estratégica, algumas semanas antes do novo iPhone 7, da Apple.

Agora, analistas e investidores questionam-se sobre o impacto das explosões junto da mentalidade do consumidor e para a reputação da marca.

As ações da Samsung começaram entretanto a a afundar-se. Depois de ter perdido 10 mil milhões de euros em bolsa num só dia, as perdas chegam já aos 22 mil milhões de euros.

E enquanto a Samsung suspendeu as vendas e continua a recolher os equipamentos, a Apple prepara-se para lançar o novo iPhone 7, já esta sexta-feira, em vários países do mundo.

ZAP / B!T

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.