Explosões com Galaxy Note 7 fazem Samsung perder 10 mil milhões num só dia

(dr) Samsung

Samsung Galaxy Note 7

As ações da Samsung estão a afundar depois da gigante da eletrónica ter advertido os clientes em todo o mundo para pararem de usar o seu smartphone Galaxy Note 7 devido a casos de baterias que explodiram.

A Samsung anunciou no passado dia 2 a retirada do seu novo telemóvel do mercado, depois de detetadas anomalias nas baterias que levaram mesmo à sua explosão durante o carregamento dos aparelhos.

Com o crescente receio de que as baterias se incendeiem, a empresa elevou o seu alerta, dizendo aos utilizadores do Galaxy Note 7 em todo o mundo para desligarem de imediato o smartphone.

Desde então, foram vários os episódios tornados públicos que têm contribuído para este pesadelo da marca que parece não ter fim.

Por exemplo, um utilizador sofreu queimaduras de segundo e terceiro grau quando o smartphone explodiu no seu bolso.

Daniel Ramirez, depois de tratado e analisado a situação, decidiu mesmo avançar com um processo judicial à empresa sul-coreana.

Antes disso, um automóvel incendiou porque o dono da viatura deixou o telemóvel a carregar no seu interior enquanto descarregava umas compras.

@androids / Twitter

Samsung Galaxy Note 7 estragado

Samsung Galaxy Note 7 estragado

Perante este tipo de incidentes, companhias aéreas em todo o mundo proibiram os passageiros de usar estes smartphones durante os voos.

Estas medidas fizeram os acionistas da gigante tecnológica retrair os seus investimentos e retirar o seu precioso dinheiro da empresa sul-coreana.

Num só dia, a Samsung perdeu 10 mil milhões de dólares dos acionistas com uma retração na bolsa de 3.9%.

Esta segunda-feira, ao final da manhã, as ações da firma afundavam 7,11% na bolsa de Seul para 1,46 milhões de won (1.168 euros).

“Toda a situação em torno da Samsung está a tornar-se mais séria e complicada à medida que mais autoridades nacionais em todo o mundo advertem os seus cidadãos para pararem de utilizar o Note 7”, observou Hwang Min-Sung, analista na Samsung Securities.

As repercussões da retirada do mercado – que envolve 2,5 milhões de aparelhos vendidos até ao momento em dez países – pode reduzir o lucro da firma no final do ano em mais de um bilião de won (800,5 mil milhões de euros), alertou o mesmo responsável.

A Samsung lançou o Note 7 mais cedo do que era esperado, mais concretamente antes do lançamento do iPhone 7, na passada quarta-feira.

O Galaxy Note 7 é um dispositivo topo de gama, resistente à água e com scanner de íris ocular, que está a ser comercializado mundialmente desde 19 de agosto.

O lançamento em Portugal, que estava previsto para a semana passada, foi entretanto adiado.

ZAP / Lusa / 4gnews

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

A física quântica pode causar mutações no nosso ADN

Simulações de computador e métodos de mecânica quântica têm sido usados ​​para determinar o papel que o tunelamento de protões, um fenómeno puramente quântico, desempenha nas mutações espontâneas no ADN. A biologia quântica é um campo …

Buracos negros minúsculos podem estar a "esconder-se" dentro de estrelas (e a devorá-las por dentro)

Uma equipa de investigadores tem um novo palpite sobre onde procurar a misteriosa matéria escura: esta pode estar a assumir a forma de buracos negros endoparasitários. De acordo com o ScienceAlert, buracos negros primordiais minúsculos, quase …

Maionese está a salvar tartarugas após derrame de petróleo em Israel

Membros do Centro Nacional de Resgate de Tartarugas Marinhas de Israel estão a usar maionese para limpar as vias respiratórias de tartarugas que inalaram petróleo em alto-mar. Israel fechou este domingo as praias mediterrânicas dias após …

Itália investiga empresas de entrega de comida. Há estafetas tratados "como escravos"

Itália está a investigar as empresas de entrega de comida online, com um promotor a lamentar que os estafetas que fazem as entregas, muitos deles imigrantes, são praticamente tratados "como escravos". Procuradores de Milão avançaram que …

O IONIQ 5 é o novo carro elétrico da Hyundai (e é enorme entre eixos)

O ano 2021 vai ser promissor na apresentação e lançamento de carros elétricos no mercado mundial. Algumas marcas, como a Hyundai, têm produtos prontos para serem comercializados. Agora, a marca sul-coreana apresenta o IONIQ 5. Com …

Em Moscovo, qualquer um pode ser vacinado contra a covid-19 (e até ganha um gelado)

Em Moscovo, capital da Rússia, a vacina Sputnik V está disponível gratuitamente a qualquer pessoa que queira ser vacinada desde 18 de janeiro. Os interessados não precisam de agendar a toma e até ganham um …

As abelhas convenceram-nos de que sabiam matemática. Mas mentiram-nos

O novo estudo não significa necessariamente que as abelhas não entendam números, mas sugere que os animais usam propriedades não numéricas para resolver problemas matemáticos. Vários estudos convenceram-nos de que as abelhas são pequenos génios matemáticos: …

Liam Thorpe era prioritário na vacinação contra a covid-19 por ter 6,2 cm. Foi um erro

Liam Thorp, um homem de 32 anos sem comorbilidades, foi incorporado na lista de cidadãos prioritários para a vacinação contra a covid-19 no Reino Unido. Tudo por causa de um erro no sistema, que o registou …

Decisão de Lyon de retirar carne das ementas escolares gera protestos em França

A decisão temporária do presidente da Câmara de Lyon, membro do partido Europa Ecologia - Os Verdes, está a ser recebida com protestos em França. De acordo com o jornal The Guardian, Grégory Doucet decidiu retirar …

Roma 3-1 SC Braga | Minhotos despedem-se na Cidade Eterna

Portugal está sem equipas na Liga Europa 2020/21. O Sporting de Braga deslocou-se a Roma e perdeu por 3-1, terminando a eliminatória dos 16 avos-de-final com um agregado de 5-1, após a derrota por 2-0 …