Samsung ainda não sabe porque os Galaxy Note 7 explodem

AP

Um Galaxy Note 7 a estourar apanhado por uma câmara de vigilância

Depois de a Samsung já se ter resignado a cancelar o Galaxy Note 7, importa agora perceber a origem do problema – que afinal, poderá nem sequer ter a ver com as baterias.

O lançamento, recolha e cancelamento do Galaxy Note 7 vai ficar para a história como um dos maiores falhanços de sempre no sector mobile; e também um dos mais dispendiosos, pois irá custar vários milhares de milhões de euros em prejuízos directos, a que se somarão os danos a médio e longo prazo derivados deste incidente.

Mas importará também analisar em detalhe o que terá estado na origem deste problema, e isso parece ser mais complicado do que se pensava. Segundo o New York Times, os engenheiros da própria Samsung continuarem sem saber porque motivo os Galaxy Note 7 estão a estourar.

Mesmo com centenas de engenheiros dedicados a essa tarefa, a tarefa de tentar replicar o que leva os Note 7 a estourar continua a ser uma verdadeira “missão impossível”.

Tal não será assim tão difícil de perceber: foram registadas algumas dezenas de casos de Note 7 a arder (mais concretamente, 96, segundo diz a marca), mas é preciso ter em conta que continuam a ser uma ínfima percentagem num universo de vários milhões de unidades.

(dr) Android Authority

-

É da bateria ou do carregador?

E não menos intrigante é que esse problema tenha continuado mesmo nos novos Note 7 equipados com baterias de outro fornecedor – algo que já leva algumas pessoas a suspeitar que o problema possa não ser das baterias, mas de algo como o circuito de carga rápida.

Tal não explicaria, no entanto, os casos em que os Note 7 arderam mesmo sem estar ligados a um carregador.

Mesmo que se trate de apenas 0.00001% (o que representaria 10 Galaxy Note 7 “explosivos” por cada milhão de unidades), continuará a ser uma percentagem inadmissível – tendo em conta os riscos, considerando que toda e qualquer bateria de lítio é uma potencial bomba em miniatura.

A parte positiva que poderá resultar de todo este episódio é que milhões de pessoas ficarão mais sensibilizadas para os riscos associados às baterias – sem prejuízo de que a Samsung tenha que explicar o que realmente terá estado na origem do problema.

E talvez possa incentivar a que finalmente se aposte em novas tecnologias que nos tragam bateria mais seguras e eficientes.

Aberto até de Madrugada

PARTILHAR

RESPONDER

Santuário de Fátima retoma no sábado celebrações com presença de peregrinos

O Santuário de Fátima vai retomar as celebrações com a presença de peregrinos a partir de sábado, garantindo as condições de segurança para o maior número de pessoas. O Santuário de Fátima, no concelho de Ourém, …

Ex-ministro da Saúde da Bolívia em prisão preventiva por suspeitas de corrupção

O ex-ministro da Saúde da Bolívia foi detido, na semana passada, por suspeita de corrupção na compra de ventiladores. O ex-ministro da Saúde da Bolívia, detido na última semana por suspeita de corrupção na compra a …

OMS considera cada vez mais improvável segunda grande vaga

A diretora do departamento de Saúde Pública da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou hoje que é "cada vez mais" improvável uma segunda grande vaga do novo coronavírus, mas aconselhou muita prudência. Em entrevista à rádio …

Açores reabrem creches e jardins de infância. Aulas de 11.º e 12.º também em São Miguel

As respostas sociais, encerradas devido à pandemia, reabrem esta segunda-feira no Pico, Faial, Terceira e São Jorge, e na ilha de São Miguel são retomadas as aulas dos 11.º e 12.º anos para alunos inscritos …

"Há muita gente a passar fome" no sector das Artes (alguns artistas receberam 50 euros de apoio)

Não vai haver condições para abrir muitas salas de espectáculos a 1 de Junho, como está permitido, alerta-se no sector das Artes, onde há "há muita gente a passar fome". Alguns artistas só conseguiram receber …

Cancelamento de consultas leva a quebra de vacinação contra a pneumonia

O cancelamento ou adiamento de milhares de consultas levou a uma quebra na vacinação contra a pneumonia. É preciso "voltar a dar confiança às pessoas para que regressem aos estabelecimentos de saúde", apela o Mova. De …

Há 11.636 casos activos de covid-19 em Portugal (e duas crianças nos Cuidados Intensivos)

Portugal regista esta segunda-feira 1.330 mortes relacionadas com a covid-19, mais 14 do que no domingo, e 30.788 infectados, mais 165, segundo o boletim da Direcção-Geral da Saúde (DGS). Há duas crianças internadas nos Cuidados …

"O que se passa com enfermeiros e lay-off é uma vergonha." Marques Mendes também fala dos "4 contratos" do Novo Banco

António Costa e Rui Rio "não têm a coragem de dizer a verdade" no âmbito da polémica do Novo Banco, critica o comentador Luís Marques Mendes, considerando que ambos procuram sacudir água do pacote. Na …

"Nenhuma era apenas um número". NYT dedica toda a primeira página a mil vítimas da pandemia

Mil nomes de pessoas numa primeira página. O jornal norte-americano The New York Times dedicou a primeira página da edição deste domingo a mil vítimas mortais da pandemia de covid-19, para assinalar a iminente passagem …

A economia é a vítima colateral da estratégia singular da Suécia

A Suécia deixou nas mãos dos cidadãos a responsabilidade pela sua saúde e a abordagem relaxada do país em relação à pandemia de covid-19 trouxe resultados negativos. O Governo sueco não impôs um confinamento à população …