Samsung ainda não sabe porque os Galaxy Note 7 explodem

AP

Um Galaxy Note 7 a estourar apanhado por uma câmara de vigilância

Depois de a Samsung já se ter resignado a cancelar o Galaxy Note 7, importa agora perceber a origem do problema – que afinal, poderá nem sequer ter a ver com as baterias.

O lançamento, recolha e cancelamento do Galaxy Note 7 vai ficar para a história como um dos maiores falhanços de sempre no sector mobile; e também um dos mais dispendiosos, pois irá custar vários milhares de milhões de euros em prejuízos directos, a que se somarão os danos a médio e longo prazo derivados deste incidente.

Mas importará também analisar em detalhe o que terá estado na origem deste problema, e isso parece ser mais complicado do que se pensava. Segundo o New York Times, os engenheiros da própria Samsung continuarem sem saber porque motivo os Galaxy Note 7 estão a estourar.

Mesmo com centenas de engenheiros dedicados a essa tarefa, a tarefa de tentar replicar o que leva os Note 7 a estourar continua a ser uma verdadeira “missão impossível”.

Tal não será assim tão difícil de perceber: foram registadas algumas dezenas de casos de Note 7 a arder (mais concretamente, 96, segundo diz a marca), mas é preciso ter em conta que continuam a ser uma ínfima percentagem num universo de vários milhões de unidades.

(dr) Android Authority

-

É da bateria ou do carregador?

E não menos intrigante é que esse problema tenha continuado mesmo nos novos Note 7 equipados com baterias de outro fornecedor – algo que já leva algumas pessoas a suspeitar que o problema possa não ser das baterias, mas de algo como o circuito de carga rápida.

Tal não explicaria, no entanto, os casos em que os Note 7 arderam mesmo sem estar ligados a um carregador.

Mesmo que se trate de apenas 0.00001% (o que representaria 10 Galaxy Note 7 “explosivos” por cada milhão de unidades), continuará a ser uma percentagem inadmissível – tendo em conta os riscos, considerando que toda e qualquer bateria de lítio é uma potencial bomba em miniatura.

A parte positiva que poderá resultar de todo este episódio é que milhões de pessoas ficarão mais sensibilizadas para os riscos associados às baterias – sem prejuízo de que a Samsung tenha que explicar o que realmente terá estado na origem do problema.

E talvez possa incentivar a que finalmente se aposte em novas tecnologias que nos tragam bateria mais seguras e eficientes.

Aberto até de Madrugada

PARTILHAR

RESPONDER

Entre cursos de água e "kahns", a Alemanha ainda alberga uma minoria étnica de língua eslava

As nações europeias nasceram e desvaneceram ao longo do tempo, mas há uma minoria étnica de língua eslava que permanece dentro da Alemanha. Lehde é uma pacata vila, com cerca 150 habitantes, de ilhas pantanosas interligadas …

Itália 3-0 Suíça | Squadra Azzurra volta a ganhar e a encantar

A Itália tornou-se hoje a primeira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Suíça por 3-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A, disputado …

Sony apresenta o seu primeiro drone, o Airpeak S1

Há algum tempo que a Sony planeava lançar um drone, agora, é oficial. A empresa de tecnologia apresentou um drone chamado Airpeak S1 que será, muito provavelmente, o primeiro de muitos. A Sony anunciou oficialmente o …

Candidaturas a astronauta da Agência Espacial Europeia encerram na sexta-feira

Os candidatos têm de ter, pelo menos, um mestrado e experiência profissional, serem fluentes em inglês e ter mais de 1,30 metros.  O prazo para apresentação de candidaturas a vagas para novos astronautas da Agência Espacial …

Dois meses no escuro. Valentina Miozzo passou a quarentena sozinha no Ártico

A pandemia de covid-19 foi um duro golpe de solidão forçada para a maioria das pessoas, mas para a italiana Valentina Miozzo foi a oportunidade perfeita para usufruir de alguns momentos a sós. A meio da …

Pedras misteriosas provocam "corrida aos diamantes" na África do Sul

Uma verdadeira "febre de diamantes" assolou a vila de KwaHlathi, na província de KwaZulu-Natal, litoral da África do Sul. Centenas de pessoas, com utensílios caseiros a servir de engenhos de mineração, ocuparam um terreno à …

Designer cria um "terceiro olho" para quem vive agarrado ao telemóvel

Um designer industrial sul-coreano criou, recentemente, um “terceiro olho” para ajudar aqueles que, mesmo em andamento, não conseguem tirar os olhos do telemóvel. O designer industrial Minwook Paeng criou recentemente o The Third Eye ('terceiro olho' …

Depois de Ronaldo e da Coca Cola, Pogba imitou-o com a Heineken (e a UEFA podia castigar Portugal e França)

Após Cristiano Ronaldo ter removido duas garrafas de Coca Cola da mesa onde se sentou para uma conferência de imprensa no Euro 2020, foi a vez do francês Paul Pogba ter feito o mesmo com …

Adeptos portugueses proibidos de entrar na "fan zone" de Budapeste

Momento confuso numa zona da capital da Hungria, na véspera do jogo com Portugal, na estreia no Europeu 2020. A Hungria não escapou ao coronavírus mas, entre os países que recebem jogos do Europeu 2020, é …

Mulher recebe quatro certificados de imunidade - e nenhum é válido

O governo da Hungria está a emitir cartões que garantem que determinada pessoa, na teoria, é imune ao coronavírus. Mas nem tudo corre bem. A vida nas ruas da Hungria é diferente do que se vive …