Ex-inspector que denunciou tratamento de favor a Sócrates alvo de processo

Miguel A. Lopes / Lusa

O ex-Primeiro-ministro José Sócrates

O ex-inspector da Polícia Judiciária João de Sousa, que se encontra detido na prisão de Évora, está a ser alvo de um processo disciplinar devido às declarações sobre José Sócrates no seu blogue.

Os textos de João de Sousa têm sido destacados por vários jornais, nomeadamente por ter denunciado o alegado tratamento privilegiado concedido a José Sócrates e por ter relatado que este tinha apanhado pulgas na prisão.

Estes artigos valem agora a João de Sousa um processo disciplinar numa decisão que lhe terá sido comunicada pelo director do Estabelecimento Prisional de Évora, conforme revela o ex-inspector em mais uma publicação no blogue Dos Dois Lados das Grades.

O responsável da prisão terá dito a João de Sousa, de acordo com o que este escreve, que o procedimento disciplinar seria motivado pelas “opiniões, relatos e comentários” sobre José Sócrates que deixa no blogue.

O facto de ter denunciado o suposto tratamento privilegiado que o ex-governante terá na prisão será a principal causa do processo, aponta o jornal Correio da Manhã, notando que o ex-inspector “poderá ficar fechado 22 horas por dia na cela durante oito dias“, caso venha a ser sancionado.

João de Sousa diz que sente que está “a ser censurado, silenciado, ameaçado” e sublinha que o “exercício da liberdade de expressão” é “mais importante que um par de botas”, numa referência ao tipo de calçado que José Sócrates manterá na prisão, embora este seja contra os regulamentos internos.

Prometendo lutar “recorrendo à lei” pelo direito de continuar a escrever livremente no seu blogue, João de Sousa frisa também que não acredita que este processo disciplinar tenha surgido por “pressões várias”, seja da defesa de José Sócrates ou de “quem o apoia”.

ZAP

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. A expectativa gerada pelas medidas de combate a privilégios – RATAX-Electro – através de eletrólise (blogosfera) veio confirmar a resistência ao tratamento devido, por um lado, à ausência de humidade bastante no solo e por outro, devido ao isolamento aborrachado da sola dos botins, acessório, ainda que não contemplado nos regulamentos, é de presumir que um dos actuais sujeitos à descriminação possa também ele vir a sofrer penalizações e ser obrigado a usar, presume-se para conforto das plantas, botins térmicos especiais da última geração, sobretudo qdo assentes em solo de cimento polido ainda que aquecido à luz de video-tv vinda do teto, distância de segurança, essa sim, regulamentada, implementada e controlada.

      • Tenho umas de adereços lá no sótão. Ao contrário as de onagro, das quais não consegue libertar-se obrigam-no a assumir os ornamentos petulantemente. É o que não compreendo!.

  2. ” FRAUDE DO OURO EM SETÚBAL” …João Sousa, inspetor da PJ suspeito de informar os envolvidos sobre as investigações em curso…em causa está uma fraude fiscal de 12 milhões de euros em movimentos de ouro não declarados…. É este homenzinho que brinca aos blogues na prisão de Évora !!

      • Grande democracia. Porquê não lhe chamar democratura? Seria o termo mais acertado. Então levantam um processo ao ex-inspector por dizer a verdade sobre o que se passa dentro da prisão? Mais uma vez se coloca a pergunta: uns são filhos da mãe. E os outros???

      • Oh ”EU MESMA”!!! Quando opinar não o faça por fazer. Faça-o por saber. O Sr. ex-inspector encontra-se em prisão preventiva (não condenado) desde Março de 2014, tal como o Sr. ex-primeiro ministro o está desde Novembro. Assim sendo encontram-se ambos nas mesmas condições. Se um pode enviar cartas e artigos de opinião para os órgãos de comunicação social porque é que o outro não pode ter um blogue? Se o regulamento interno do estabelecimento prisional proíbe o uso de botas (não sei se é verdade porque não o conheço) o Sr. Sócrates encontra-se numa situação de favor em relação aos outros reclusos, não é? Então onde está o mal de alguém denunciar a situação? O que acho é que o Sr. diretor de estabelecimento tem muito pouco ou nada para fazer pois, caso contrário, não perderia tempo com ”coisas” destas. Só se for porque esta denuncia o belisca. AÍ! …

        • E já agora da “rasteirice” da minha ignorância faço notar, o inspector já é acusado…. o outro ainda não?
          Do alto da sua sabedoria porque não dá a explicação toda, devagar sempre?

      • O recluso tem, entre outros, os seguintes direitos e deveres específicos:
        ‑ Permanecer preso
        – Pensão completa à francesa
        – Horários à inglesa
        – Filmes Video-TV para adultos
        – Usar pantufas de pele de urso falecido de morte natural
        – Comunicações à distância (WHIFI-Wireless ) ou CB-Banda do cidadão.
        – Receber visitas (incluindo visitas íntimas)

  3. É claro que tem que denunciar a situação. Estou plenamente de acordo.

    Se está preso “injustamente” então que o soltem. Se não está preso injustamente então não tem que ser diferenciado dos restantes detidos.

    Até nisto há portugueses de 1ª e portugueses de 2ª…..

RESPONDER

CRISPR tornou galinhas resistentes a um vírus comum

A técnica de edição genética CRISPR tem sido usada para tornar as galinhas resistentes a um vírus comum, uma abordagem que poderia aumentar a produção de ovos e de carne em todo o mundo. Mesmo quando …

A Cybertruck de Musk poderá ser "incrivelmente barata" de produzir

A Cybertruck de Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, pode ser "incrivelmente barata" de produzir graças à sua inovadora tecnologia de carroçaria, afirmou um especialista em entrevista à Autoline Network. O engenheiro Sandy …

Novo estudo associa o burnout a uma consequência fatal

Uma nova investigação associa o burnout a um aumento de até 20% no risco de desenvolver fibrilhação auricular, a arritmia crónica mais frequente. O burnout é uma perturbação psicológica causada pelo stress excessivo devido a uma …

Pinto da Costa diz ter total confiança em Sérgio Conceição

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que tem "total confiança nos jogadores e no treinador", Sérgio Conceição, que no sábado colocou o lugar à disposição, de acordo com a newsletter oficial dos …

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …