José Sócrates atacado por pulgas na prisão

 

José Goulão / Flickr

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

José Sócrates enfrenta, por estes dias, uma peculiar contrariedade na prisão de Évora, onde continua detido. A cela do ex-primeiro-ministro foi invadida pelas pulgas.

A revelação é feita pelo Inspector da Polícia Judiciária João de Sousa, que está detido preventivamente no mesmo estabelecimento prisional que José Sócrates.

No blogue Dos dois lados das grades, que alimenta desde a prisão, João de Sousa conta como foi ele quem revelou a José Sócrates que estava a ser atacado pelas pulgas. O ex-primeiro-ministro ter-lhe-á mostrado uma perna, queixando-se de forte comichão.

E, depois de João de Sousa lhe ter revelado que seria culpa das pulgas, José Sócrates terá perguntado o que é que havia de fazer. “Lave com maior regularidade a cela. Varra o espaço!” Eis a resposta do inspector, nas suas próprias palavras.

Detido em Évora desde Março de 2014, João de Sousa também conta no seu blogue como aconselhou José Sócrates a não entrar descalço para o banho, para não apanhar nenhuma micose, ou como ele se descuidou, soltando um “sofrido flato“, durante a realização de exercícios físicos abdominais.

Assumindo o texto “dolosamente sensacionalista” para conseguir fazer-se ouvir, o Inspector revela também que o ex-primeiro-ministro continua sozinho na sua cela e na posse das suas famigeradas botas, deixando a ideia de tratamento privilegiado a José Sócrates.

“O José não tem ninguém na sua cela porque tem pulgas! O José ainda tem as botas porque os guardas receiam que ao tocar nas mesmas contraiam uma micose”, escreve João de Sousa.

Mas vale a pena ler o excerto onde o inspector fala da caricata descoberta das pulgas…

“Esta semana que passou, num dos nossos passeios diários, o José (como o trato) solicitou-me que lhe observasse o gémeo da perna direita, pelo que levantou a calça e baixou o cano alto da bota (as famosas botas mais famosas que as aladas sandálias de Hermes. Hoje estou muito grego), e perguntou:

– João, o que acha disto? É bicho? Estou cheio de comichão!

Olhei e sentenciei:

– São pulgas, José. O meu caro tem pulgas!

Pulgas! Disse o meu camarada de reclusão com a mesma expressão facial, que vezes sem conta lhe vejo, quando cerrando os dentes afirma: “Canalhas! É uma canalhice!”

– O que faço agora? – questionou-me um Sócrates de sorriso amarelo.

– Lave com maior regularidade a cela. Varra o espaço!

Instintivamente afastei-me um pouco dele, mas depois, como alguém que partilha o infortúnio, uma vez que os homens só se juntam na desgraça ou no lucro comum, reduzi o espaço vital e continuámos a conversa. Afinal, uns meses antes também eu tinha sido vítima das pulgas!”

SV, ZAP

PARTILHAR

17 COMENTÁRIOS

      • Foge filha, senão ainda te mordo!..
        grgrgrgrgrgrgrgrgrgrgrgrgrgr

        Mais seguro é injectá-los, senão corres o risco de seres mordida se por distracção lhe retiras o açaime.

        ggrgrgrgrgrgrgrgrgrggrgrgr

  1. Acerca do “sr.João de Sousa”.
    Quem tem “amigos” assim, não precisa de inimigos…

    Este “senhor” já mostrou da fibra que é feito.

  2. um dos coelhos que não saiu da minha cartola gosta de tratar os cães danados com toques retais e diz que resulta porque eles a partir daí acham-lhe graça até mesmo quando ele lhes tira o caqueiro.

  3. Lembro a estes comentadores que estão bem com a vida que não se esqueçam do velho ditado ” nunca digas desta água não beberei”

    • Ilustre Carlinha,

      Tem toda a razão no seu comentário, desde que disponha de amigos que lhe dão / emprestam aos milhões de € bem como a apoiem nas mas horas…

  4. A higiene da cela é responsabilidade do seu “inquilino”. Portanto será uma questão do estado deplorável das condições de higiene do dito inquilino.

  5. Deixe estar a cela com pulgas, Sr. Sócrates. Vai deixá-la para a pessoa que o substituiu como 1º Ministro. Depois das eleições o Carlos Alexandre vai tratar da saúde ao Passos. Ele depois limpa-a!

  6. Na China por 5/ do que foi ROUBADO provocando essas contas astronómicas (da Mãe, da mulher da Ex Mulher dos Motoristas Do Amigo e do amigo do amigo etc e tal, a esta hora já estava devorado e sem cheirar mal no PANTEÃO NACIONAL!
    POBRE PORTUGAL

  7. Para já as pulgas ainda não foram identificadas. Segundo o seu advogado, Sócrates vai apresentar queixa-crime contra desconhecidos, uma vez que se esperam novas fugas de informação e violações do segredo de justiça…

  8. O ZAP deveria publicar notícias sérias e não esta treta do blogue do PJ Sousa que está preso em Evora e que quer chamar a atenção dos média falando do Socrates, ou será que este comentários dos jotinhas frustrados que nem ler sabem faz subir a adrenalina a uns quantos.

RESPONDER

"Um disparate". Presidente nega envolvimento na vinda de Juan Carlos para Cascais

O Presidente da República afirmou que “qualquer pessoa minimamente inteligente e sensata” perceberia que o chefe de Estado não se poderia envolver na questão do rei emérito de Espanha, classificando essa ideia como um "disparate". Em …

Plano do hidrogénio vai sair "muito caro" aos portugueses

Os fundadores da Tertúlia Energia defendem que o plano do hidrogénio do Governo tem várias lacunas e vai custar "muito caro" aos consumidores portugueses. Num artigo publicado no jonal ECO, os fundadores da Tertúlia Energia, Abel …

Governo vai lançar plano para salvar empresas em dificuldades (e perdoar juros ao Fisco)

O Governo vai lançar um plano para salvar empresas viáveis que será um novo mecanismo temporário para ajudar empresas que se encontrem em situação económica difícil ou em insolvência devido à pandemia. O plano, que se …

Fábio Silva a prazo no Dragão. Avançado deverá sair por 40 milhões

Fábio Silva deverá abandonar o FC Porto dentro dos próximos dias. O jovem avançado permitirá um encaixe de 40 milhões de euros para os cofres portistas. A saída de Fábio Silva do FC Porto parece praticamente …

"Há filhos e enteados?". Marques Mendes arrasa decisão "inacreditável" de realizar festa do Avante

Luís Marques Mendes criticou este domingo a realização da festa do Avante, considerando "inacreditável" que a habitual festa comunista seja realizada no atual contexto da pandemia de covid-19 em Portugal. No seu habitual espaço de …

Varandas só tem espaço para 24 jogadores. Metade será de Alcochete

Com o intuito de reduzir custos, o presidente sportinguista, Frederico Varandas, diz que quer um plantel com 24 jogadores para a próxima época. Cerca de metade são produtos de Alcochete. Frederico Varandas pretende encurtar o plantel …

Duas demissões no Governo do Líbano. Porto de Beirute ficou com cratera de 43 metros após explosões

Duas demissões no Governo do Líbano foram anunciadas nas últimas horas depois da explosão no porto de Beirute que provocou pelo menos pelo menos 158 mortos, 6.000 feridos e dezenas de desaparecidos. A ministra da …

Benfica na corrida por Jan Vertonghen

A SAD encarnada está disposta a fazer alguns esforços pela contratação do futebolista belga que, neste momento, se encontra sem clube e a passar férias em Portugal. De acordo com o jornal Record, depois de a …

Bloco revela os três pilares da negociação do OE2021

O Bloco de Esquerda revelou os seus três pilares fundamentais da negociação para o Orçamento do Estado para 2021. O PCP e o PAN não abriram jogo, enquanto o PEV garante que ainda não foi …

Félix da Costa é campeão mundial de Fórmula E: "Estive perto de desistir"

O piloto português António Félix da Costa (DS Techeetah) sagrou-se hoje campeão mundial de Fórmula E, competição para carros elétricos, ao ser segundo classificado na oitava jornada da competição, em Berlim. Partindo do segundo lugar da …