Ex-assessor de Sócrates ligado ao PS investigado na Operação Marquês

Miguel A. Lopes / Lusa

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

O professor universitário Vítor Escária, um dos 12 economistas que elaboraram o plano económico do PS para as próximas legislativas, estará a ser investigado pelo Ministério Público, no âmbito da Operação Marquês, sob suspeita de ter ajudado José Sócrates e o Grupo Lena a conseguirem certos negócios.

O cenário é traçado pelo semanário Sol que sublinha que Vítor Escária, que foi assessor de José Sócrates quando este era primeiro-ministro, foi alvo de escutas durante vários meses e alvo de buscas no passado mês de Março por causa de contactos com Moçambique e devido ao seu envolvimento na negociação da construção de casas na Venezuela, num negócio que granjeou ao Grupo Lena diversos milhões de euros.

O Ministério Público acredita que Vítor Escária ajudou José Sócrates e o Grupo Lena no domínio das negociações com o governo venezuelano, então presidido pelo falecido Hugo Chávez. A tese do MP é que o ex-primeiro ministro recebeu “luvas” por ter alegadamente interferido neste processo em prol do conglomerado empresarial.

“Estive envolvido no processo da Venezuela, mas só quando se dá a visita é que o Grupo Lena nos pediu apoio para a celebração do contrato. Mas foram celebrados dezenas de contratos e passaram todos pelas minhas mãos”, refere o professor de Economia no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) de Lisboa em declarações ao Sol.

Vítor Escária confirma também que foi alvo de buscas por suspeitas de “ter estado em contacto com materiais relevantes”, mas garante que não foi constituído arguido.

Quanto aos contactos com Moçambique, o economista confirma que José Sócrates lhe pediu “contactos institucionais como quando estava no Governo”.

“Agora, com quem ele ia falar não sei. Numa das vezes pediu-me para estabelecer contactos com Moçambique porque queria ir falar com o Presidente. Tratei das coisas, mas não sei nada sobre o que se passou”, constata Vítor Escária no Sol.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Até parece: “À descrição disponibilizam-se sinergias de prenes esferas de influência nacionais e internacionais com secretariado incluído !?

RESPONDER

Líder do CDS/Madeira omitiu empréstimo ao TC

Rui Barreto, líder do CDS Madeira, não declarou o empréstimo feito por César do Paço, a título individual, nas vésperas da campanha eleitoral para as legislativas regionais de 2019. O líder do CDS Madeira não declarou …

Washington D.C. pode estar prestes a tornar-se o 51.º estado dos EUA

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos votou mais uma vez um projeto de lei para conceder a Washington D.C. o estatuto de estado. A cidade pode vir a ser 51.º estado do país. De acordo …

Vai nascer um megacentro de dados em Sines. Investimento pode gerar até 1.200 empregos

O projeto de um novo data centre em Sines prevê um investimento de até 3,5 mil milhões de euros, que criará até 1.200 postos de trabalho diretos altamente qualificados. "Tem o potencial de ser o maior …

Oposição unida aborrece o senhor das contas. Aprovações podem pôr em causa estabilidade financeira

No Parlamento, o Governo continua a ser surpreendido com aprovações de medidas pela oposição. Nas Finanças, fazem-se contas e deixam-se avisos. "A repetição sistemática deste tipo de aprovações pela Assembleia da República poderá vir a colocar …

“Está tudo em aberto”. Capitães de Abril admitem abandonar celebrações (e desfile pode ser cancelado)

Após a polémica levantada pela exclusão da Iniciativa Liberal do cortejo, o presidente da Associação 25 de Abril (A25A), Vasco Lourenço, convocou uma reunião da comissão promotora do tradicional desfile comemorativo do 25 de Abril, …

Governo vai usar empréstimos para capitalizar empresas a fundo perdido. Estradas terão financiamento nacional

O Governo pode vir a usar os 2,3 mil milhões adicionais do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para reforçar os capitais próprios das empresas e este dinheiro pode ser canalizado via subvenções a fundo …

Clubes que desistiram da Superliga vão ter de pagar multa (que pode ser de 300 milhões)

Os clubes que desistiram da ideia de formar uma Superliga Europeia vão ter de pagar uma multa. Apenas Real Madrid e Barcelona ainda não anunciaram a sua saída. Os relatos relativamente ao valor da coima variam …

Antiga moradia do Gerês de CR7 não vai ser demolida. O crime prescreveu

Apesar da IGAMAOT considerar que a construção foi executada à revelia do projeto aprovado, o Ministério Público diz que o caso tem de ser arquivado porque o crime prescreveu. De acordo com o que noticia o …

"Passaporte dourado". Férias, doações ou investimentos: o esquema de Malta para vender a sua nacionalidade

Malta, membro da União Europeia e do espaço Schengen, começou a vender a nacionalidade maltesa há mais de oito anos. Contudo, e-mails da empresa facilitadora, a Henley & Partners, mostram que a "ligação genuína" ao …

Aprovadas alterações à lei eleitoral autárquica. Eleitores em confinamento podem votar em casa e em lares

A Assembleia da República aprovou esta quinta-feira, por maioria, as alterações à lei eleitoral autárquica, que dá resposta às reivindicações dos movimentos de autarcas independentes que se queixavam de dificultar as candidaturas. Votaram a favor PS, …