Ex-assessor de Sócrates ligado ao PS investigado na Operação Marquês

Miguel A. Lopes / Lusa

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

O professor universitário Vítor Escária, um dos 12 economistas que elaboraram o plano económico do PS para as próximas legislativas, estará a ser investigado pelo Ministério Público, no âmbito da Operação Marquês, sob suspeita de ter ajudado José Sócrates e o Grupo Lena a conseguirem certos negócios.

O cenário é traçado pelo semanário Sol que sublinha que Vítor Escária, que foi assessor de José Sócrates quando este era primeiro-ministro, foi alvo de escutas durante vários meses e alvo de buscas no passado mês de Março por causa de contactos com Moçambique e devido ao seu envolvimento na negociação da construção de casas na Venezuela, num negócio que granjeou ao Grupo Lena diversos milhões de euros.

O Ministério Público acredita que Vítor Escária ajudou José Sócrates e o Grupo Lena no domínio das negociações com o governo venezuelano, então presidido pelo falecido Hugo Chávez. A tese do MP é que o ex-primeiro ministro recebeu “luvas” por ter alegadamente interferido neste processo em prol do conglomerado empresarial.

“Estive envolvido no processo da Venezuela, mas só quando se dá a visita é que o Grupo Lena nos pediu apoio para a celebração do contrato. Mas foram celebrados dezenas de contratos e passaram todos pelas minhas mãos”, refere o professor de Economia no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) de Lisboa em declarações ao Sol.

Vítor Escária confirma também que foi alvo de buscas por suspeitas de “ter estado em contacto com materiais relevantes”, mas garante que não foi constituído arguido.

Quanto aos contactos com Moçambique, o economista confirma que José Sócrates lhe pediu “contactos institucionais como quando estava no Governo”.

“Agora, com quem ele ia falar não sei. Numa das vezes pediu-me para estabelecer contactos com Moçambique porque queria ir falar com o Presidente. Tratei das coisas, mas não sei nada sobre o que se passou”, constata Vítor Escária no Sol.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Até parece: “À descrição disponibilizam-se sinergias de prenes esferas de influência nacionais e internacionais com secretariado incluído !?

RESPONDER

"Dirty Dancing" está de volta e conta com Jennifer Grey

John Feltheimer, CEO da Lionsgate, confirmou ao The Guardian que a produtora está a desenvolver uma sequela de Dirty Dancing. O clássico dos anos 80 que agora regressa foi protagonizado originalmente por Patrick Swayze e …

A Bugatti está a vender um carro elétrico "para crianças". Chama-se Baby II e custa 30 mil euros

A Bugatti e a Little Car Company, sediada em Londres, uniram-se para criar 500 Bugattis elétricos em miniatura para crianças. Agora, fruto dos desenvolvimentos mundiais, alguns veículos ficaram disponíveis para compra. O mais recente brinquedo da …

50 anos de monarquia e uma guerra de dias. A pandemia "matou" a micronação mais antiga da Austrália

O reinado de 50 anos de uma micronação na Austrália chegou ao fim devido ao impacto económico da pandemia de covid-19, que fez com que o autodeclarado principado se rendesse ao país. Hutt River, um principado …

NASA vai rebatizar planetas e outros corpos celestes com nomes ofensivos

A agência espacial norte-americana (NASA) anunciou que vai rebatizar alguns planetas, galáxias e outros corpos celestes que possuem nomes "ofensivos". Em comunicado publicado esta quinta-feira, a NASA explica que vai abandonar os nomes "não-oficiais" a …

O maior parque de crocodilos da Índia está à beira da falência. Abriga mais de 2.000 animais

O maior parque de crocodilos da Índia, localizado perto da cidade de Chennai, no sul do país asiático, encontra-se à beira da falência depois de a pandemia de covid-19 ter obrigado a fechar o espaço …

Campanha científica acrescenta mais de 37 mil quilómetros quadrados ao mapa do mar português

A campanha científica que o navio hidro-oceanográfico D. Carlos I da Marinha Portuguesa realizou durante nove semanas nos Açores, para levantamentos hidrográficos, permitiu “acrescentar cerca de 37.500 quilómetros quadrados sondados ao mapeamento do mar português”. Numa …

Apesar dos alertas, houve quem plantasse as sementes misteriosas da China (e já começaram a crescer)

Durante as últimas semanas, pessoas em todo o mundo têm recebido, sem ter encomendado, nas suas caixas de correio sementes com origem na China. Apesar dos avisos em contrário, houve quem plantasse os misteriosos presentes. As …

Marcelo veta redução de debates sobre a Europa. Não foi uma "solução feliz"

O Presidente da República vetou esta segunda-feira a redução do número de debates em plenário para o acompanhamento do processo de construção europeia de seis para dois por ano, defendendo que não foi uma “solução …

Boris Johnson admite alargar quarentena a mais países

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, admitiu esta segunda-feira alargar o sistema de quarentena a pessoas que cheguem de países atualmente isentos para reduzir o risco de infeção com a doença covid-19 no Reino Unido. "No contexto …

Novo lay-off. Ajuda da Segurança Social para pagar subsídios de Natal pode chegar só em 2021

O apoio ao pagamento do subsídio de Natal previsto pelo Governo para apoiar as empresas no âmbito do novo regime de lay-off, que entrou em vigor em agosto, poderá só ser pago pela Segurança Social …