Ex-assessor de Sócrates ligado ao PS investigado na Operação Marquês

Miguel A. Lopes / Lusa

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

O professor universitário Vítor Escária, um dos 12 economistas que elaboraram o plano económico do PS para as próximas legislativas, estará a ser investigado pelo Ministério Público, no âmbito da Operação Marquês, sob suspeita de ter ajudado José Sócrates e o Grupo Lena a conseguirem certos negócios.

O cenário é traçado pelo semanário Sol que sublinha que Vítor Escária, que foi assessor de José Sócrates quando este era primeiro-ministro, foi alvo de escutas durante vários meses e alvo de buscas no passado mês de Março por causa de contactos com Moçambique e devido ao seu envolvimento na negociação da construção de casas na Venezuela, num negócio que granjeou ao Grupo Lena diversos milhões de euros.

O Ministério Público acredita que Vítor Escária ajudou José Sócrates e o Grupo Lena no domínio das negociações com o governo venezuelano, então presidido pelo falecido Hugo Chávez. A tese do MP é que o ex-primeiro ministro recebeu “luvas” por ter alegadamente interferido neste processo em prol do conglomerado empresarial.

“Estive envolvido no processo da Venezuela, mas só quando se dá a visita é que o Grupo Lena nos pediu apoio para a celebração do contrato. Mas foram celebrados dezenas de contratos e passaram todos pelas minhas mãos”, refere o professor de Economia no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) de Lisboa em declarações ao Sol.

Vítor Escária confirma também que foi alvo de buscas por suspeitas de “ter estado em contacto com materiais relevantes”, mas garante que não foi constituído arguido.

Quanto aos contactos com Moçambique, o economista confirma que José Sócrates lhe pediu “contactos institucionais como quando estava no Governo”.

“Agora, com quem ele ia falar não sei. Numa das vezes pediu-me para estabelecer contactos com Moçambique porque queria ir falar com o Presidente. Tratei das coisas, mas não sei nada sobre o que se passou”, constata Vítor Escária no Sol.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Até parece: “À descrição disponibilizam-se sinergias de prenes esferas de influência nacionais e internacionais com secretariado incluído !?

RESPONDER

Ventura propõe que "Joacine seja devolvida ao seu país de origem"

Ventura não apreciou a proposta do Livre de devolver o património das ex-colónias. Numa publicação nas redes sociais sugeriu que Joacine "seja devolvida ao seu país de origem". André Ventura partilhou uma publicação nas redes sociais …

Alberto II da Bélgica assume filha de uma relação extraconjugal

O antigo Rei da Bélgica assumiu ser pai de uma mulher de 51 anos, que nasceu de uma relação extraconjugal, depois de um processo que se arrastou na justiça belga durante sete anos. Uma ordem de …

Luanda Leaks. Plataforma confirma que recebeu os dados de Rui Pinto

A Plataforma de Proteção de Denunciantes na África (PPLAAF) confirmou que recebeu do 'hacker' português Rui Pinto os dados relacionados com as recentes revelações sobre a fortuna da empresária angolana Isabel dos Santos. “Muitos meios de …

Príncipe André ofereceu "zero cooperação" no caso Epstein, diz procurador

O Príncipe André ofereceu "zero cooperação" na investigação sobre os crimes do falecido investidor Jeffrey Epstein, embora o FBI e o Ministério Público de Nova Iorque tenham pedido para interrogá-lo. Segundo afirmou o procurador do distrito …

Conceição queixou-se das condições, mas a realidade é bem diferente

No fim do jogo da final da Taça da Liga, Sérgio Conceição desabafou sobre as condições em que trabalha. No entanto, a realidade mostra algo bem diferente daquilo que o treinador dá a entender. Após a …

Estado Islâmico elege Israel como "alvo específico" da sua luta

O grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI) afirmou na segunda-feira, através de uma mensagem áudio, pretender desencadear uma "nova fase" da sua 'jihad', ao eleger Israel como alvo específico. O apelo foi emitido quando o Presidente norte-americano …

Francisco Rodrigues dos Santos: "No CDS não existem Joacines"

O líder do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, afirmou hoje ter uma "confiança inabalável em todos os deputados" que representam o partido na Assembleia da República, e remeteu para mais tarde a questão da liderança …

Cada vez mais freiras sofrem de burnout no Vaticano

Há cada vez mais freiras a sofrerem de burnout no Vaticano. Várias irmãs denunciaram excesso de trabalho, stress, exploração laboral e abusos por parte dos superiores. Sem contrato de trabalho ou horários definidos, muitas freiras que …

"Foi uma cena de acidente devastadora". Helicóptero que matou Kobe Bryant não tinha caixa negra

As circunstâncias do acidente que provocou a morte de Kobe Bryant, da filha do ex-basquetebolista da NBA e de mais quatro pessoas, continuam a ser investigadas. Sabe-se, agora, que o helicóptero onde seguiam as vítimas …

EUA apresentam plano de paz para o Médio Oriente já condenado pela Palestina

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, apresenta esta terça-feira o seu plano de paz para o Médio Oriente, após reuniões com líderes israelitas, que poderá estar condenado ao fracasso, perante a rejeição dos …