//

Esqueça a Coreia. A III Guerra Mundial será causada (e ganha) pela Inteligência Artificial

14

oninnovation / Flickr

Elon Musk, o bilionário visionário fundador do PayPal, Tesla e SpaceX, não se cansa de alertar para o perigo da IA

Elon Musk, Ceo da Tesla e da SpaceX, e Vladimir Putin são duas das personalidades mundiais que recentemente falaram nas potencialidades – e perigos – da Inteligência Artificial. Um acha que será a IA a ditar a próxima Grande Guerra, o outra acredita que “quem liderar na IA, vai mandar no mundo”.

Os mais recentes desenvolvimentos na tensão entre a Coreia do Norte e a comunidade internacional não preocupam Elon Musk. O CEO da Tesla acredita que a Coreia do Norte “deve estar muito em baixo na nossa lista de preocupações“, como o próprio fez questão de referir no Twitter.

Numa série de posts sobre o assunto, Musk defende que “a concorrência entre países para o domínio da Inteligência Artificial, e não um conflito militar com a Coreia do Norte, é a causa mais provável da III Guerra Mundial”.

Os comentários do CEO da SpaceX não são de hoje. Musk é uma das muitas personalidades ilustres do mundo da ciência e tecnologia, entre os quais Bill Gates e Stephen Hawking, que nos últimos anos têm manifestado grandes preocupações com a possibilidade de que o desenvolvimento da IA possa significar o fim da humanidade.

Recentemente, 100 gurus da tecnologia apelaram à ONU que proíba os “robôs assassinos”, alertando para o risco de “uma terceira revolução na tecnologia de guerra” – entre os quais o co-fundador da Apple Steve Wozniak, que em 2015 defendia que os robôs vão conquistar o mundo, mas isso é bom. “Seremos apenas as suas mascotes“.

Também o presidente russo, Vladimir Putin, se pronunciou sobre a importância da inteligência Artificial. Putin acredita que a IA é ‘a chave para dominar o mundo’. “A inteligência artificial é o futuro não só da Rússia, mas de toda a humanidade. Quem se tornar o líder nesta esfera governará o mundo”, diz Putin.

Actualmente, os Estados Unidos, a China e a Índia são os três países que lideram a corrida da AI, de acordo com um executivo da indústria de alta tecnologia.

Mas Elon Musk acredita que outros países tentarão também alcançar a supremacia no âmbito da Inteligência Artificial por qualquer meio possível. Questionado por um utilizador no Twitter sobre se não seria melhor o desenvolvimento da IA ser entregue às empresas em vez de ficar nas mãos dos governos, Musk diz que isso não resolveria o problema.

“Os governos não precisam de se sujeitar às leis normais”, explica o empreendedor, “e mesmo limitados por acordos de controlo de armamento, e se necessário, podem usar a força para ter acesso à IA desenvolvida por empresas“.

(CC0/PD) ArielR / pixabay

100 gurus da tecnologia apelaram à ONU que proíba os “robôs assassinos”

As preocupações de Musk em relação à “singularidade tecnológica“, o dia em que as máquinas inteligentes desenvolvidas por máquinas inteligentes se tornam mais inteligentes que o Homem, levaram já o visionário empresário a lançar duas iniciativas importantes.

Em 2015, Musk lançou a OpenAI, uma ONG para impedir o apocalipse dos robôs.  Já este ano, lançou a Neuralink, empresa que pretende desenvolver formas de adicionar uma camada de inteligência artificial ao cérebro humano.

“Se a Inteligência Artificial vai mesmo desenvolver-se, então temos que ajudar a que se desenvolva de uma forma positiva“, aponta Elon Musk. E se um dia o apocalipse robô acontecer mesmo, não será por falta de aviso seu – nem de esforços para o impedir.

14 Comments

    • Primeiro, não está. Mas mesmo que estivesse a tentar fazer publicidade, estaria a tentar fazer publicidade a quê? À sua impresa de AI sem fins lucrativos?

  1. Estes ditos Gurus só demonstram os idiotas que são.
    A ai será um grande avanço em muitas questões da vida e poderá ater ser uma excelente ferramenta de apoio e ajuda ao ser humana. Agora substitui-lo?
    Mas será que estes idiotas pensam que são mais inteligentes e perspicazes que a “Mãe Natureza” num todo? eles pensam que podem superar com apenas 100 anos de evolução humana os 4 mil milhões de anos de evolução do planeta Terra? Que sobreviveu a todo tipo de calamidades para ser o que a terra é!
    Um dia o equilíbrio na Terra é posto em cause, seja qual for a AI que por ai andar, isto tudo é “posto” no sítio novamente.
    Vamos mas é preocupar-nos por ter um emprego e comida no prato e não dar ouvidos a estes palermas que, na verdade, não sabem o que dizem… Mas, mais tolo são os que neles acreditam e os seguem como “iluminados”.
    Enfim…

      • Boas Zabist.
        AI é tão perigosa como qualquer inversão humana. Esse perigo depende sempre dos poderes, dos governos… das pessoas que estão por detrás…
        Dessa pessoas, é que devemos ter mesmo muito medo, porque serão delas que partirá o grande perigo…
        Sendo da área, mas não me considerando um perito, foi sempre a minha atenção avisar as pessoas em geral que o grande perigo da humanidade não são as invenções com a AI (apesar de haver invenções que realmente apenas servem para destruir!), mas sim as pessoas que estão depois a usar ou “comandar” essas invenções.
        Essas pessoas mal intencionadas vão vir com a desculpa que: “não fui eu, foi a AI que teve a iniciativa” e assim esquivar-se a responsabilidade e ao castigo levando a que depois pessoas inocentes (como nós) acabem por sofrer com essas consequenciais.
        Acredite que o grande mal da humanidade não será a AI (por assim dizer) mas os grandes poderes que depois andarão por detrás a controlar…
        Como sempre foi…

      • RObôs sem sentimentos = psicopatas/ sociopatas.
        A humanidade depressa irá perder o controlo desse tipo de máquinas porque são autopensantes, autosuficientes.
        MAs numa coisa tem razão, as pessoas mal intencionadas que estão por detrás a controlar tudo e todos. Esses também são sociopatas/ psicopatas por natureza.

      • O verdadeiro problema surge quando os media começam a falar sem parar de uma coisa qq: Quer dizer que já é tarde para reagir.
        Isto da IA despista parcialmente do verdadeiro objectivo: tornar os humanos dependentes (1º) e posteriormente, fisicamente combinados com máquinas , “adiçoes” bem piores que os pacemakers (o famoso cyborg).
        É o mesmo fenómeno que com “terrorismo” devidamente montado: conseguiu-se que ninguém mais tenha privacidade… todos são “terroristas” até prova em contrário (temporária), e agradeçam ainda por cima.
        De resto, o menino Musk até não se conteve e apontou isso dos cyborgs como “antídoto” para a IA…
        Como de costume, “eles” não resistem a pôr cá fora de alguma forma as suas verdadeiras intenções para verem os tadinhos a acharem isso uma absurdidade!, impossível!, pode-lá-ser!!, etc, apesar de lhes terem dito (também) a verdade. Deve ser divertido assistir a isso do lado deles.
        É caso para dizer que os tadinhos “merecem o que lhes vai acontecer”.
        Quem conseguir separar adolescentes, crianças, mulheres jovens, etc do seu smartphone durante mais de 2 horas ganha uma semana de férias em Marte. Eles não são já parcialmente cyborgs? Ah não? Pois então, no seu caso, a lua é feita de queijo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.