Também Bill Gates está preocupado com a Inteligência Artificial

Thomas Hawk / Flickr

Bill Gates, o homem mais rico do mundo

O milionário Bill Gates, fundador da Microsoft

Uma sessão de perguntas e respostas na rede social Reddit foi o pretexto para que Bill Gates desvendasse algumas das suas preocupações mas também as previsões sobre o mundo das tecnologias. Da inteligência artificial à dependência da internet, Gates revelou o que, na sua opinião, será a realidade daqui a 30 anos.

Foi a terceira vez que Bill Gates utilizou a plataforma Reddit para responder às questões de fãs e curiosos que querem saber as opiniões do co-fundador da Microsoft sobre todo o tipo de assuntos, passando também pela vida pessoal, mas culminando na questão da inteligência artificial.

A Bill Gates foi pedido que partilhasse a sua visão sobre o mundo da tecnologia em 2045 e o quadro parece ter tanto de positivo como de negativo.

Gates explicou que se a tecnologia pode ter um papel preponderante na ativação da curiosidade da população bem como na sua educação, a constante inovação pode também, por outro lado, representar um perigo quando desenvolvida da forma errada.

Um exemplo claro desse perigo passa pela inteligência artificial e Gates disse mesmo que não entende “por que é que algumas pessoas não estão preocupadas” e afirmou estar do lado de Elon Musk que, recentemente, também anunciou a sua preocupação com a questão e admitiu um investimento de dez milhões de dólares para controlar o problema.

Para o milionário, a inteligência artificial pode vir a representar uma ameaça para os humanos devido ao desenvolvimento de máquinas com uma inteligência avançada.

Gates afirma que “primeiro, as máquinas irão fazer muitos trabalhos por nós e não serão super inteligentes. Isso deverá ser positivo se conseguirmos geri-lo bem. Algumas décadas depois, no entanto, a inteligência será suficientemente forte para tornar-se numa preocupação”.

Aquilo a que Bill Gates se refere como positivo inclui a resolução de problemas ao nível da tradução ou diminuição das dificuldades em campos como a visão e a fala, simplificação de tarefas do quotidiano como a escolha de fruta ou então a deslocação de um paciente no interior do hospital.

Todas estas áreas serão, de acordo com Gates, melhoradas com o recurso a robots já na próxima década.

Os próximos 30 anos serão, então, palco do mais rápido progresso tecnológico a que já assistimos, culminando na ascensão da inteligência artificial, na visão de Bill Gates, que se junta a personalidades como Stephen Hawking e Elon Musk na preocupação com o cenário que poderemos encontrar em 2045.

O ano passado, Hawking alertou para que a Inteligência Artificial pode significar o fim da humanidade. Segundo o físico, a criação de Inteligência Artificial estão a progredir rapidamente, e o seu sucesso será, sem dúvida, “o maior evento na história humana – e se calhar, o último”.

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

Fósseis guardados em gaveta de museu pertencem a criatura gigante com 25 milhões de anos

Os fósseis foram descobertos em 1973, mas só agora foram formalmente identificados e anunciados ao público. Trata-se de um antepassado gigante de fascólomos, também conhecidos como vombates. Fascólomos estão entre os animais mais peculiares. De facto, …

Refeições tardias podem realmente fazer engordar

Um jantar tardio pode contribuir para o aumento de peso e para altos níveis de açúcar no sangue, concluiu um pequeno estudo recentemente publicado. "Este estudo lança uma nova luz sobre como é que ingerir …

Salgado. "A montanha vai parir um rato" (mas ainda vamos saber o que aconteceu)

A defesa de Ricardo Salgado disse, esta sexta-feira, que ficou claro, na instrução da Operação Marquês, que o mais provável é a absolvição do ex-presidente do BES dos crimes de corrupção e que “a montanha …

Covid alastra na América. EUA bate recorde diário com mais de 60 mil infetados

Os Estados Unidos registaram 754 mortos e 60.383 infetados (um novo recorde) por covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com um balanço da Universidade Johns Hopkins. Depois de a Europa ter sucedido à China como …

Os maiores tubarões do mundo têm pequenos "dentes" nos olhos (e já se sabe porquê)

Uma investigação sobre os olhos dos tubarões-baleia, os maiores tubarões do mundo, revelaram que os seus olhos estão cobertos por pequenos dentes chamados "dentículos dérmicos". O tubarão-baleia (Rhincodon typus) é o maior peixe do oceano, com …

Astrónomos localizaram com precisão o centro do Sistema Solar

Pela primeira vez, uma equipa internacional de cientistas foi capaz de localizar com precisão o centro de gravidade do Sistema Solar. De acordo com o portal Science Alert, que recorda que o baricentro (centro gravidade) …

Misteriosa cruz de mármore com 1.200 anos encontrada no Paquistão

Uma cruz de mármore foi recentemente descoberta no cimo das montanhas do Baltistão, no Paquistão. Os investigadores acreditam que tem cerca de 1.200 anos e que pode ser um sinal da presença de uma antiga …

Nona Sinfonia de Beethoven revela novos detalhes sobre o cérebro humano

A Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven, 250 anos após a sua criação, ajudou a demonstrar a existência de células conceituais no cérebro. Quase 200 anos depois da morte de Beethoven, a maior obra do músico …

Governo vai suspender devolução dos manuais escolares

O ministro da Educação informou hoje que o Governo vai suspender a devolução de manuais escolares, em curso desde 26 de junho, cumprindo a decisão do parlamento, que aprovou uma proposta nesse sentido. O plenário da …

Cuba prestes a abrir portas ao turismo (exceto aos cubano-americanos)

Depois de fechar as suas fronteiras para os turistas no final de março por causa da pandemia da covid-19, Cuba prepara-se agora para reabrir várias das suas baías ao turismo - mas há algumas exceções. …