Também Bill Gates está preocupado com a Inteligência Artificial

Thomas Hawk / Flickr

Bill Gates, o homem mais rico do mundo

O milionário Bill Gates, fundador da Microsoft

Uma sessão de perguntas e respostas na rede social Reddit foi o pretexto para que Bill Gates desvendasse algumas das suas preocupações mas também as previsões sobre o mundo das tecnologias. Da inteligência artificial à dependência da internet, Gates revelou o que, na sua opinião, será a realidade daqui a 30 anos.

Foi a terceira vez que Bill Gates utilizou a plataforma Reddit para responder às questões de fãs e curiosos que querem saber as opiniões do co-fundador da Microsoft sobre todo o tipo de assuntos, passando também pela vida pessoal, mas culminando na questão da inteligência artificial.

A Bill Gates foi pedido que partilhasse a sua visão sobre o mundo da tecnologia em 2045 e o quadro parece ter tanto de positivo como de negativo.

Gates explicou que se a tecnologia pode ter um papel preponderante na ativação da curiosidade da população bem como na sua educação, a constante inovação pode também, por outro lado, representar um perigo quando desenvolvida da forma errada.

Um exemplo claro desse perigo passa pela inteligência artificial e Gates disse mesmo que não entende “por que é que algumas pessoas não estão preocupadas” e afirmou estar do lado de Elon Musk que, recentemente, também anunciou a sua preocupação com a questão e admitiu um investimento de dez milhões de dólares para controlar o problema.

Para o milionário, a inteligência artificial pode vir a representar uma ameaça para os humanos devido ao desenvolvimento de máquinas com uma inteligência avançada.

Gates afirma que “primeiro, as máquinas irão fazer muitos trabalhos por nós e não serão super inteligentes. Isso deverá ser positivo se conseguirmos geri-lo bem. Algumas décadas depois, no entanto, a inteligência será suficientemente forte para tornar-se numa preocupação”.

Aquilo a que Bill Gates se refere como positivo inclui a resolução de problemas ao nível da tradução ou diminuição das dificuldades em campos como a visão e a fala, simplificação de tarefas do quotidiano como a escolha de fruta ou então a deslocação de um paciente no interior do hospital.

Todas estas áreas serão, de acordo com Gates, melhoradas com o recurso a robots já na próxima década.

Os próximos 30 anos serão, então, palco do mais rápido progresso tecnológico a que já assistimos, culminando na ascensão da inteligência artificial, na visão de Bill Gates, que se junta a personalidades como Stephen Hawking e Elon Musk na preocupação com o cenário que poderemos encontrar em 2045.

O ano passado, Hawking alertou para que a Inteligência Artificial pode significar o fim da humanidade. Segundo o físico, a criação de Inteligência Artificial estão a progredir rapidamente, e o seu sucesso será, sem dúvida, “o maior evento na história humana – e se calhar, o último”.

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

Rio de Janeiro vai ter "réveillon" com espetáculos e fogo de artifício (mas sem público)

O Rio de Janeiro encerrará 2020 com espetáculos e concertos ao vivo em seis palcos montados na cidade brasileira, mas aos quais o público não terá acesso devido à pandemia. Apenas poderá vê-los nas redes …

GP de Portugal. Há 14 casos de covid-19 em equipas de Fórmula 1

Em conferência de imprensa, a Proteção Civil do Algarve revelou que foram identificados 14 casos de covid-19 entre pilotos e staff de equipas da Fórmula 1 que estiveram em Portimão. Foram identificados 14 casos de covid-19 …

Islâmicos "têm o direito" de matar franceses. Twitter retira comentário de ex-primeiro-ministro da Malásia

A rede social Twitter retirou um comentário controverso do antigo primeiro-ministro malaio ​​​​​​​Mahathir Mohamad, relativo ao debate desencadeado pelas palavras do Presidente francês, Emmanuel Macron, sobre o islão. Numa série de mensagens, em que Mahathir Mohamad …

Governo pondera decretar recolher obrigatório e restrições em mais municípios

O Governo está a avaliar avançar com o recolhimento obrigatório e alargar as restrições impostas em Paços de Ferreira, Felgueiras e Lousada a mais municípios, recusando, no entanto, um novo confinamento geral, disse hoje o …

Gigante americana Walmart retira (temporariamente) armas e munições das prateleiras

A gigante de distribuição norte-americana Walmart decidiu retirar temporariamente armas e munições das prateleiras das suas lojas, anunciou na quinta-feira um porta-voz da cadeia. A medida preventiva foi tomada a cinco dias de uma eleição presidencial …

BE afasta para já estado de emergência e defende requisição civil na saúde

A coordenadora do BE afastou para já a necessidade de um novo estado de emergência e defendeu que o Governo utilize toda a capacidade instalada na saúde, se necessário recorrendo à requisição civil dos setores …

Sismo de magnitude 7 abala Turquia e Grécia e provoca mini-tsunami. Pelo menos 4 pessoas morreram

Quatro pessoas morreram no oeste da Turquia, depois de um forte terramoto de magnitude 7 atingir o Mar Egeu na tarde desta sexta-feira. O abalo derrubou edifícios em áreas costeiras e fez pelo menos 120 …

EDP desiste de processo contra o Estado, mas vai levar tarifa social a Bruxelas

A EDP desistiu da litigância judicial com o Estado sobre a contribuição extraordinária sobre o setor energético (CESE), mas vai pedir à Comissão Europeia uma análise sobre o mecanismo de financiamento da tarifa social a …

"Fora com os pretos". Universidades e escolas de Lisboa vandalizadas com mensagens racistas

Várias universidades e escolas secundárias da região de Lisboa foram vandalizadas com mensagens de teor racista e xenófobo. "Viva a Europa Branca" ou "Fora com os pretos" são algumas das frases escritas. Várias pessoas denunciaram esta …

Preços das casas não baixam porque há Fundos a comprar tudo

Apesar de estarmos em plena crise pandémica, os preços das casas não têm sofrido uma baixa significativa. Uma realidade que se pode explicar pelo interesse de alguns Fundos na aquisição de imóveis, com a perspectiva …