Também Bill Gates está preocupado com a Inteligência Artificial

Thomas Hawk / Flickr

Bill Gates, o homem mais rico do mundo

O milionário Bill Gates, fundador da Microsoft

Uma sessão de perguntas e respostas na rede social Reddit foi o pretexto para que Bill Gates desvendasse algumas das suas preocupações mas também as previsões sobre o mundo das tecnologias. Da inteligência artificial à dependência da internet, Gates revelou o que, na sua opinião, será a realidade daqui a 30 anos.

Foi a terceira vez que Bill Gates utilizou a plataforma Reddit para responder às questões de fãs e curiosos que querem saber as opiniões do co-fundador da Microsoft sobre todo o tipo de assuntos, passando também pela vida pessoal, mas culminando na questão da inteligência artificial.

A Bill Gates foi pedido que partilhasse a sua visão sobre o mundo da tecnologia em 2045 e o quadro parece ter tanto de positivo como de negativo.

Gates explicou que se a tecnologia pode ter um papel preponderante na ativação da curiosidade da população bem como na sua educação, a constante inovação pode também, por outro lado, representar um perigo quando desenvolvida da forma errada.

Um exemplo claro desse perigo passa pela inteligência artificial e Gates disse mesmo que não entende “por que é que algumas pessoas não estão preocupadas” e afirmou estar do lado de Elon Musk que, recentemente, também anunciou a sua preocupação com a questão e admitiu um investimento de dez milhões de dólares para controlar o problema.

Para o milionário, a inteligência artificial pode vir a representar uma ameaça para os humanos devido ao desenvolvimento de máquinas com uma inteligência avançada.

Gates afirma que “primeiro, as máquinas irão fazer muitos trabalhos por nós e não serão super inteligentes. Isso deverá ser positivo se conseguirmos geri-lo bem. Algumas décadas depois, no entanto, a inteligência será suficientemente forte para tornar-se numa preocupação”.

Aquilo a que Bill Gates se refere como positivo inclui a resolução de problemas ao nível da tradução ou diminuição das dificuldades em campos como a visão e a fala, simplificação de tarefas do quotidiano como a escolha de fruta ou então a deslocação de um paciente no interior do hospital.

Todas estas áreas serão, de acordo com Gates, melhoradas com o recurso a robots já na próxima década.

Os próximos 30 anos serão, então, palco do mais rápido progresso tecnológico a que já assistimos, culminando na ascensão da inteligência artificial, na visão de Bill Gates, que se junta a personalidades como Stephen Hawking e Elon Musk na preocupação com o cenário que poderemos encontrar em 2045.

O ano passado, Hawking alertou para que a Inteligência Artificial pode significar o fim da humanidade. Segundo o físico, a criação de Inteligência Artificial estão a progredir rapidamente, e o seu sucesso será, sem dúvida, “o maior evento na história humana – e se calhar, o último”.

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

Herdeiros e casais têm até hoje para pedir alteração no Adicional ao IMI

Os casais e os beneficiários de heranças indivisas têm até esta terça-feira para entregar no Portal das Finanças o pedido de alteração à forma como foram tributados no Adicional ao Imposto Municipal sobre os Imóveis …

Tribunal de Contas trava medicamento "essencial" no Hospital de Guimarães

O Tribunal de Contas (TdC) recusou o visto a um contrato, no valor de 2,9 milhões de euros, celebrado pelo Hospital de Guimarães para aquisição de um medicamento considerado “essencial” para a prestação de cuidados …

Francisco Rodrigues dos Santos não se quer eternizar "na cadeira de presidente do CDS"

"À medida que as pessoas se vão eternizando nos lugares, começam a confundir o interesse público com o interesse particular". Por isso, Francisco Rodrigues dos Santos não se quer eternizar no CDS-PP. Em entrevista à TVI, …

Menos 115 deputados. Itália realiza referendo para reduzir Parlamento

A Itália organiza em 29 de março um referendo sobre a alteração da Constituição e a redução do número de deputados, uma data esta proposta pelo Governo de coligação entre o Movimento Cinco Estrelas (M5S) …

Flamengo chega a acordo com o Inter por Gabigol

Flamengo e Inter de Milão já chegaram a acordo para a transferência definitiva de Gabigol, jogador que esteve durante a última temporada na equipa brasileira por empréstimo. Segundo o portal brasileiro Globo Esporte, os dirigentes do …

Espanha quer "assaltar" o lugar de Centeno no Eurogrupo

Nadia Calviño, a número dois do Governo Espanhol, assume-se como favorita para assumir a presidência do Eurogrupo, caso o ministro das Finanças português, Mário Centeno, decida não entrar na corrida. A notícia é avançada esta terça-feira …

Dívidas de hospital de Lisboa travam compra de dois medicamentos para cancro

As dívidas do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, que inclui os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente, levaram o Tribunal de Contas (TdC) a chumbar a compra de dois medicamentos para um cancro …

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões da Sonangol para uma empresa de Isabel dos Santos

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões das contas da petrolífera estatal Sonangol no private banking do Eurobic, em Lisboa, para uma empresa de Isabel dos Santos, avança o Correio da Manhã esta terça-feira. …

Livro de John Bolton pode prolongar julgamento de Donald Trump

  Ao segundo dia de defesa dos advogados da Casa Branca no julgamento do impeachment de Donald Trump, caiu uma "bomba" no Senado. O livro escrito por John Bolton, ex-conselheiro de segurança nacional do Presidente dos …

Afinal, Bruno Fernandes pode rumar ao Barcelona (e fazer escala no Valência)

Afinal, o futuro do internacional português Bruno Fernandes pode passar por Espanha e não por Inglaterra, onde foi dado como quase certo. O negócio envolve dois emblemas espanhóis e o avançado ex-Benfica Rodrigo Moreno. De …