A Inteligência Artificial pode destruir a humanidade

workinpana / Flickr

-

Salvem Sarah Connor, por favor

Stephen Hawking, um dos mais proeminentes físicos do mundo, afirmou à BBC que os esforços da humanidade para criar máquinas pensantes é uma ameaça à existência do homem.

“O desenvolvimento da inteligência artificial total poderia significar o fim da raça humana”, afirmou Stephen Hawking.

Hawking fez a advertência na resposta a uma pergunta sobre os avanços na tecnologia que ele próprio usa para comunicar, que envolve uma forma básica de inteligência artificial.

O físico britânico, que sofre de esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa, usa para comunicar um novo sistema, desenvolvido pela Intel, em colaboração com especialistas da britânica Swiftkey.

A tecnologia, já usada em aplicações para teclados de smartphones, “aprende” a forma como Hawking pensa e sugere palavras que ele pode querer usar a seguir.

Hawking diz que as formas primitivas de inteligência artificial desenvolvidas até agora têm-se mostrado muito úteis, mas teme eventuais consequências de se criar máquinas que sejam equivalentes ou superiores aos humanos.

“Essas máquinas avançariam por conta própria, e estariam constantemente a reinventar-se, a um ritmo sempre crescente”, afirmou. “Os humanos, limitados pela evolução biológica lenta, não conseguiriam competir e seriam ultrapassados.”

NASA

O físico Stephen Hawking

O físico Stephen Hawking

Ao comando

Nem todos os cientistas, porém, partilham da visão negativa de Hawking sobre a inteligência artificial.

“Acredito que continuaremos ao comando da tecnologia por um período razoável de tempo, e o potencial que a tecnologia tem de resolver muitos dos nossos problemas globais será concretizado”, defendeu o especialista em inteligência artificial Rollo Carpenter, criador do Cleverbot, cujo software aprende a imitar conversas humanas com crescente eficácia.

Carpenter afirma que ainda estamos longe de ter o conhecimento de computação ou de algoritmos necessário para alcançar a inteligência artificial plena, mas acredita que isso acontecerá nas próximas décadas.

“Não podemos saber exactamente o que acontecerá se uma máquina superar a nossa inteligência, logo não sabemos se nos ajudará para sempre ou se nos destruirá”, diz Carpenter.

Apesar disso, Carpenter está optimista. “Acredito que a inteligência artificial será uma força positiva”, diz o cientista à BBC.

Mas ao mesmo tempo, Hawking não está sozinho nos seus receios.

A curto prazo, há preocupação quanto à eliminação de milhões de postos de trabalho por conta de máquinas capazes de realizar tarefas humanas.

Mas alguns líderes de empresas de alta tecnologia, como Elon Musk, fundador do PayPal, da Tesla e da Space X, acreditam que, a longo prazo, a inteligência artificial poderá tornar-se “a nossa maior ameaça existencial“.

Blake Drake / krypted.com

-

A voz do génio

Na entrevista à BBC, Hawking alerta também para os perigos da internet, citando o argumento usado por centros de inteligência britânicos de que a rede estaria a tornar-se “um centro de comando para terroristas“.

Mas o físico afirma-se um entusiasta de todas as tecnologias de comunicação e espera, com o novo sistema de comunicação, conseguir escrever com mais rapidez.

Um aspecto tecnológico que não mudou no sistema é a voz robotizada que verbaliza os pensamentos de Hawking. Mas o cientista diz que não faz questão de ter uma voz que soe natural.

“A voz robótica tornou-se a minha marca registada, e não a trocaria por uma mais natural, com sotaque britânico”, diz Hawking.

“Ouvi até dizer que crianças que precisam de vozes computorizadas querem uma igual à minha.”

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Não são só os humanos. Até os cães-guia podem vir a ser substituídos por robôs

A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) não ameaça apenas automatizar o trabalho dos humanos. Os cães-guia, que ajudam pessoas com deficiência visual a navegar com segurança pelo mundo, podem ser os seus próximos alvos. Uma equipa …

Laboratório investigado em Madrid depois de vídeo mostrar maus tratos a animais

Um laboratório em Madrid, Espanha, está a ser investigado por alegados maus tratos a animais, depois de uma inspeção confirmar as suspeitas de abuso filmadas por um antigo funcionário. O vídeo divulgado pela Cruelty Free International …

Equipa realiza primeiro transplante de traqueia do mundo. Pode reverter danos causados pela covid-19

Uma equipa de cirurgiões realizou o primeiro transplante de traqueia humana do mundo. A cirurgia foi feita numa mulher com graves danos no órgão, revelou o Hospital Mount Sinai, em Nova Iorque. A recetora do transplante …

Em 2020, os mais velhos renderam-se aos "animais de estimação pandémicos"

Uma nova investigação revelou que as famílias com crianças não foram as únicas a aderir à tendência dos "animais de estimação pandémicos" em 2020. Os mais velhos também não resistiram. Segundo a National Poll on Healthy …

Tramado por uma turfeira. Homem confessa assassinato, mas corpo encontrado tinha 1600 anos

O que tinha tudo para ser um casamento feliz, acabou em tragédia. Num estranho caso em que uma simples planta ditou o desfecho de uma investigação criminal. Em 1959, a retratista e entusiasta de viagens Malika …

"Projeto Bernanke". Google terá usado programa secreto para dar vantagem ao seu sistema de anúncios

A Google terá usado durante anos um programa secreto que usava dados de lances anteriores na bolsa de publicidade digital da empresa para dar ao seu próprio sistema de compra de anúncios uma vantagem sobre …

Para "proteger a verdade histórica", Rússia divulga documentos que revelam atrocidades nazis em Stalingrado

O Ministério da Defesa da Rússia divulgou documentos desclassificados que detalham atrocidades cometidas por soldados e oficiais nazis durante a II Guerra Mundial. A divulgação destes documentos, que foram publicados no site do Ministério da Defesa …

Espanha. Funcionários públicos podem trabalhar três dias em casa sem perder direitos

O Governo espanhol e os sindicatos de funcionalismo público chegaram, esta segunda-feira, a um acordo que prevê que os trabalhadores da Administração Pública podem trabalhar três dias por semana em casa com os mesmos direitos …

Rara coleção de um dos primeiros fotógrafos da História vai a leilão nos EUA

Quase 200 imagens de um dos primeiros fotógrafos da história, William Henry Fox Talbot, vão a leilão, em Nova Iorque, já este mês. A coleção de William Henry Fox Talbot será parte do leilão "50 obras-primas …

Em greve de fome, Navalny é ameaçado ser alimentado à força. Ativistas falam em tortura

O opositor russo Alexei Navalny afirmou hoje na rede social Twitter que as autoridades penitenciárias estão a ameaçar alimentá-lo à força para quebrar a greve de fome que mantém na prisão desde 31 de março. “Ele …