A Inteligência Artificial pode destruir a humanidade

workinpana / Flickr

-

Salvem Sarah Connor, por favor

Stephen Hawking, um dos mais proeminentes físicos do mundo, afirmou à BBC que os esforços da humanidade para criar máquinas pensantes é uma ameaça à existência do homem.

“O desenvolvimento da inteligência artificial total poderia significar o fim da raça humana”, afirmou Stephen Hawking.

Hawking fez a advertência na resposta a uma pergunta sobre os avanços na tecnologia que ele próprio usa para comunicar, que envolve uma forma básica de inteligência artificial.

O físico britânico, que sofre de esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa, usa para comunicar um novo sistema, desenvolvido pela Intel, em colaboração com especialistas da britânica Swiftkey.

A tecnologia, já usada em aplicações para teclados de smartphones, “aprende” a forma como Hawking pensa e sugere palavras que ele pode querer usar a seguir.

Hawking diz que as formas primitivas de inteligência artificial desenvolvidas até agora têm-se mostrado muito úteis, mas teme eventuais consequências de se criar máquinas que sejam equivalentes ou superiores aos humanos.

“Essas máquinas avançariam por conta própria, e estariam constantemente a reinventar-se, a um ritmo sempre crescente”, afirmou. “Os humanos, limitados pela evolução biológica lenta, não conseguiriam competir e seriam ultrapassados.”

NASA

O físico Stephen Hawking

O físico Stephen Hawking

Ao comando

Nem todos os cientistas, porém, partilham da visão negativa de Hawking sobre a inteligência artificial.

“Acredito que continuaremos ao comando da tecnologia por um período razoável de tempo, e o potencial que a tecnologia tem de resolver muitos dos nossos problemas globais será concretizado”, defendeu o especialista em inteligência artificial Rollo Carpenter, criador do Cleverbot, cujo software aprende a imitar conversas humanas com crescente eficácia.

Carpenter afirma que ainda estamos longe de ter o conhecimento de computação ou de algoritmos necessário para alcançar a inteligência artificial plena, mas acredita que isso acontecerá nas próximas décadas.

“Não podemos saber exactamente o que acontecerá se uma máquina superar a nossa inteligência, logo não sabemos se nos ajudará para sempre ou se nos destruirá”, diz Carpenter.

Apesar disso, Carpenter está optimista. “Acredito que a inteligência artificial será uma força positiva”, diz o cientista à BBC.

Mas ao mesmo tempo, Hawking não está sozinho nos seus receios.

A curto prazo, há preocupação quanto à eliminação de milhões de postos de trabalho por conta de máquinas capazes de realizar tarefas humanas.

Mas alguns líderes de empresas de alta tecnologia, como Elon Musk, fundador do PayPal, da Tesla e da Space X, acreditam que, a longo prazo, a inteligência artificial poderá tornar-se “a nossa maior ameaça existencial“.

Blake Drake / krypted.com

-

A voz do génio

Na entrevista à BBC, Hawking alerta também para os perigos da internet, citando o argumento usado por centros de inteligência britânicos de que a rede estaria a tornar-se “um centro de comando para terroristas“.

Mas o físico afirma-se um entusiasta de todas as tecnologias de comunicação e espera, com o novo sistema de comunicação, conseguir escrever com mais rapidez.

Um aspecto tecnológico que não mudou no sistema é a voz robotizada que verbaliza os pensamentos de Hawking. Mas o cientista diz que não faz questão de ter uma voz que soe natural.

“A voz robótica tornou-se a minha marca registada, e não a trocaria por uma mais natural, com sotaque britânico”, diz Hawking.

“Ouvi até dizer que crianças que precisam de vozes computorizadas querem uma igual à minha.”

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Twitter coloca alerta de "verificação de factos" em publicações de Donald Trump

O Presidente dos Estados Unidos rejeitou na terça-feira a interferência do Twitter na "liberdade de expressão" que a rede social exerceu diretamente contra um texto publicado, através do novo processo de verificação de mensagens. "O Twitter …

PSP detém dois polícias suspeitos de integrar grupo criminoso violento

Dois polícias foram detidos numa operação que a PSP está a realizar, esta quarta-feira, em várias zonas do país, em particular em Lisboa e em Setúbal, no âmbito de uma investigação sobre um grupo criminoso …

Queda de 7% do PIB e desemprego nos 10%. As previsões do Governo divulgadas aos partidos

Queda de 7% no PIB, défice de 6,5% e taxa de desemprego a atingir os 10%. Estas são as previsões macroeconómicas do Governo, que continuou esta terça-feira a ronda com os partidos com assento Parlamentar. …

Proteína "antienvelhecimento" que atrasa crescimento celular é fundamental na longevidade

Uma equipa de cientistas identificou uma nova proteína antienvelhecimento, que controla o metabolismo das outras proteínas, um processo implicado no envelhecimento e na doença. Os seres humanos estão a viver mais do que nunca. No entanto, …

Em protesto, as farmácias vão fechar 23 minutos. Infarmed avisa que podem sofrer sanções

As farmácias estão vinculadas a obrigações legais e incorrem em sanções, avisou terça-feira a Infarmed, em resposta à Associação Nacional das Farmácias (ANF) que anunciou para esta quarta-feira uma paragem simbólica dos serviços farmacêuticos. “Inerente ao …

"Falta de confiança". Pedro Rodrigues demite-se de coordenador da bancada do PSD em rutura com Rio

O deputado do PSD Pedro Rodrigues demitiu-se esta terça-feira do cargo de coordenador da bancada na Comissão de Trabalho e Segurança Social, invocando "falta de confiança" do presidente do partido e do grupo parlamentar, Rui …

Morreu o antigo jogador do Sporting Maurício Hanuch. Tinha 43 anos

O argentino Maurício Hanuch, ex-futebolista do Sporting, morreu esta terça-feira, aos 43 anos, vítima de doença prolongada. Numa nota divulgada no seu site site, os leões manifestam o seu pesar pela morte do antigo jogador, Maurício …

Cientistas conseguiram controlar as decisões de macacos através de estimulação cerebral

Ondas ultrassónicas de alta frequência, destinadas a regiões cerebrais específicas, podem mesmo influenciar o comportamento dos macacos. O cérebro é um órgão muito difícil de tratar. Além de a grande maioria dos medicamentos ter vários efeitos …

Raios cósmicos podem ter desempenhado um papel fundamental na origem da vida

A influência dos raios cósmicos no início da vida na Terra pode explicar a preferência da natureza pela estrutura das moléculas biológicas. Dois investigadores da Universidade de Stanford, nos EUA, sugerem que a interação entre proto-organismos …

Astrónomos descobrem um novo tipo de asteróide perto de Júpiter (e tem uma misteriosa cauda)

Uma equipa de astrónomos descobriu um novo tipo de asteróide com uma cauda semelhante à de cometa que orbita perto de Júpiter num enxame de rochas espaciais chamado Troianos. O LD2 2019, como é conhecido, desafia …