Elon Musk lança ONG para impedir o apocalipse dos robôs

oninnovation / Flickr

Elon Musk, o bilionário visionário fundador do PayPal, Tesla e SpaceX

Parece assunto de ficção científica ou de nerds informáticos malucos. Mas a Inteligência Artificial e a possibilidade de os robôs tomarem conta do mundo preocupa deveras alguns dos maiores empresários e cientistas do mundo. Agora, nasceu mesmo uma organização que espera impedir o apocalipse das máquinas.

Criada pelo visionário Elon Musk, CEO da empresa de automóveis eléctricos Tesla e criador do PayPal, em parceria com outras figuras proeminentes e poderosas de Silicon Valley, o vale da tecnologia de ponta na Califórnia, esta nova associação sem fins lucrativos chama-se OpenAI e vai dedicar-se à pesquisa open-source (ou seja, em código aberto) em torno da Inteligência Artificial.

A ideia, diz Elon Musk numa entrevista ao Backchannel, é equilibrar as oportunidades dos humanos face à eventual ameaça de uma forma centralizada de Inteligência Artificial.

“Tal como os humanos se protegem contra um Dr. Mal pelo facto de a maioria deles serem bons, e a força colectiva da humanidade pode conter os elementos maus”, diz Musk, “é muito mais provável que muitas Inteligências Artificiais juntas possam trabalhar para combater os maus protagonistas ocasionais do mundo da Inteligênca Artificial”.

Segundoo CEO da Tesla e Space-X, não é aceitável “a mera ideia de que há uma única Inteligência Artificial um bilião de vezes mais poderosa do que qualquer outra coisa”.

“Se isto da AI sair dos trilhos, ou se o tal Dr. Mal a consegue e não houver nada para a combater, então ficaremos mesmo numa posição muito má”, acrescenta Elon Musk.

O empresário nota ainda que é “pessoalmente super-consciente quanto à segurança” e destaca que este é um assunto que o “preocupa bastante”.

Essa é a principal motivação de Musk para criar uma organização que se compromete a partilhar livremente todas as descobertas que encontrar na área da Inteligência Artificial.

Empresas como a Google, o Facebook e a Microsoft têm já laboratórios de pesquisa sobre temas relacionados com AI, como a aprendizagem por parte de máquinas.

Todavia, os parceiros reunidos na OpenAI temem que logo que estas descobertas se revelem lucrativas, a filosofia do open source termine.

A questão da Inteligência Artificial preocupa figuras como Bill Gates e Stephen Hawking.

Recentemente, cientistas de todo o mundo juntaram as suas vozes num apelo conjunto, com o intuito de salvar a terra dos robôs assassinos.

E o co-fundador da Apple, Steve Wozniak, já antecipou que os robôs vão conquistar o mundo e transformar os humanos nas suas mascotes.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

FC Porto 2-0 Sporting CP | "Dragão" conquista 29.º título de campeão

O FC Porto é o novo campeão nacional de futebol, época 2019/20. Os “dragões” conquistaram o seu 29º título num jogo em que precisavam apenas do empate, mas fizeram mais do que isso e venceram …

Personalidades brasileiras, como o músico Chico Buarque, pedem destituição de Bolsonaro

Um grupo de artistas e intelectuais brasileiros pediu na terça-feira a destituição do Presidente, Jair Bolsonaro, num documento que vai ser entregue à Câmara dos Deputados do país por parlamentares da oposição. Entre as personalidades que …

Prestigiada universidade britânica envolvida em escândalo sexual

Uma das universidades mais antigas do mundo está envolvida num escândalo sexual, com dezenas de pessoas a alegarem ter sido abusadas no seu campus por membros de uma fraternidade. De acordo com a CNN, as denúncias …

Há uma forma barata e eficiente de encontrar coalas. Envolve tecnologia e a Austrália é pioneira

A Austrália lidera o uso inovador de tecnologias emergentes, como drones, para ajudar a encontrar coalas e outros animais selvagens de difícil deteção. Na Austrália, os incêndios florestais catastróficos do verão passado queimaram cerca de um …

O mais longo cabo de eletricidade do mundo vai "nascer" entre o Reino Unido e a Dinamarca

Já arrancaram as obras para a construção do maior cabo de eletricidade conector do mundo, que permitirá que energia limpa seja transportada entre o Reino Unido e a Dinamarca, avança o jornal britânico The Independent, …

Descobertas ruínas de antigo palácio asteca e de casa do conquistador espanhol Cortés

Foram descobertas ruínas de um antigo palácio asteca e da primeira casa do conquistador espanhol Hernan Cortés debaixo de um emblemático edifício da Cidade do México. Uma equipa de arqueólogos descobriu vestígios de um antigo palácio …

De Bolsonaro a Ventura, Parler é a rede social que está a atrair a direita

Apesar de não ser nova, esta rede social começou a ganhar popularidade nos últimos tempos, nomeadamente entre vários políticos de direita, por apostar na "liberdade de expressão". Chama-se Parler, foi criada em agosto de 2018, mas …

Pandemia leva famílias sírias a casar filhas menores de idade a troco de dinheiro

Face às dificuldades geradas pela pandemia do novo coronavírus, várias famílias sírias estão a casar as suas filhas menores de idade com homens turcos. A denúncia foi feita por ativistas da ECPAT, uma rede de organizações …

Politécnico de Bragança ameaça retirar apoios a estudantes que desrespeitem regras sanitárias

Esta terça-feira, o presidente do Instituto Politécnico de Bragança avisou os estudantes que está a pensar cortar apoios sociais àqueles que desrespeitarem as regras sanitárias. O presidente do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Orlando Rodrigues, avisou …

Banksy faz rara aparição pública no metro de Londres (e alerta para o uso de máscara)

O artista britânico Banksy fez vários desenhos numa carruagem do metro de Londres para cosnciencializar para o uso de máscara, que é obrigatório nos transportes públicos da capital do Reino Unido devido à pandemia de …