Elon Musk lança ONG para impedir o apocalipse dos robôs

oninnovation / Flickr

Elon Musk, o bilionário visionário fundador do PayPal, Tesla e SpaceX

Parece assunto de ficção científica ou de nerds informáticos malucos. Mas a Inteligência Artificial e a possibilidade de os robôs tomarem conta do mundo preocupa deveras alguns dos maiores empresários e cientistas do mundo. Agora, nasceu mesmo uma organização que espera impedir o apocalipse das máquinas.

Criada pelo visionário Elon Musk, CEO da empresa de automóveis eléctricos Tesla e criador do PayPal, em parceria com outras figuras proeminentes e poderosas de Silicon Valley, o vale da tecnologia de ponta na Califórnia, esta nova associação sem fins lucrativos chama-se OpenAI e vai dedicar-se à pesquisa open-source (ou seja, em código aberto) em torno da Inteligência Artificial.

A ideia, diz Elon Musk numa entrevista ao Backchannel, é equilibrar as oportunidades dos humanos face à eventual ameaça de uma forma centralizada de Inteligência Artificial.

“Tal como os humanos se protegem contra um Dr. Mal pelo facto de a maioria deles serem bons, e a força colectiva da humanidade pode conter os elementos maus”, diz Musk, “é muito mais provável que muitas Inteligências Artificiais juntas possam trabalhar para combater os maus protagonistas ocasionais do mundo da Inteligênca Artificial”.

Segundoo CEO da Tesla e Space-X, não é aceitável “a mera ideia de que há uma única Inteligência Artificial um bilião de vezes mais poderosa do que qualquer outra coisa”.

“Se isto da AI sair dos trilhos, ou se o tal Dr. Mal a consegue e não houver nada para a combater, então ficaremos mesmo numa posição muito má”, acrescenta Elon Musk.

O empresário nota ainda que é “pessoalmente super-consciente quanto à segurança” e destaca que este é um assunto que o “preocupa bastante”.

Essa é a principal motivação de Musk para criar uma organização que se compromete a partilhar livremente todas as descobertas que encontrar na área da Inteligência Artificial.

Empresas como a Google, o Facebook e a Microsoft têm já laboratórios de pesquisa sobre temas relacionados com AI, como a aprendizagem por parte de máquinas.

Todavia, os parceiros reunidos na OpenAI temem que logo que estas descobertas se revelem lucrativas, a filosofia do open source termine.

A questão da Inteligência Artificial preocupa figuras como Bill Gates e Stephen Hawking.

Recentemente, cientistas de todo o mundo juntaram as suas vozes num apelo conjunto, com o intuito de salvar a terra dos robôs assassinos.

E o co-fundador da Apple, Steve Wozniak, já antecipou que os robôs vão conquistar o mundo e transformar os humanos nas suas mascotes.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Europeias: PS com candidatos "escondidos", CDU só observa e Rangel já faz rimas ao primeiro-ministro

A dias do escrutínio para o Parlamento Europeu, PS acusou o BE de ser ambíguo, CDS critica respostas de Costa sobre Tancos e PSD quer ver "candidatos escondidos" do PS. Até já há rimas para …

Na corrida às Europeias, o PS está à frente do PSD (e o Bloco já vale o dobro do CDS)

O PS e a Esquerda crescem, o PSD e a Direita perdem. Segundo uma sondagem da Pitagórica para o Jornal de Notícias e TSF, os socialistas somam 32,4% da intenção de voto, enquanto o PSD …

CGD ainda é dos bancos que têm mais crédito para investir em ações

Os bancos cortaram nos empréstimos para a compra de ações desde a crise. Mas têm ainda um valor elevado de financiamentos deste tipo. Este crédito é visto com cautela pelos supervisores e levaram a que bancos …

Partido de Modi a caminho de resultado histórico na Índia

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e o seu partido nacionalista hindu lideram a contagem de votos nas legislativas do país. Às 10h05 (05h35 em Lisboa), o Partido Bharatiya Janata (BJP, ou Partido do Povo Indiano, no …

Hells Angels saem em liberdade (mas com várias proibições)

Os 17 elementos do grupo Hells Angels detidos pela Polícia Judiciária na terça-feira saíram todos em liberdade, após primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Lisboa, disseram à agência Lusa advogados no …

Arqueólogos resolveram o mistério dos "porcos" de Barbados

Em Barbados, país insular soberano nas Pequenas Antilhas, existe um mistério histórico desde que os primeiros colonos ingleses chegaram em 1627. À chegada, os exploradores encontraram o que pensavam ser uma vara de porcos europeus selvagens. …

230 professores que pediram pré-reforma ainda não tiveram luz verde

Foram 230 os pedidos de professores interessados em pedir a pré-reforma que chegaram à Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE). Mas até agora nenhum deles teve luz verde para avançar. A pré-reforma com suspensão da prestação de …

Theresa May pode demitir-se esta sexta-feira

A pressão sobre Theresa May tornou-se insuportável, segundo o jornal britânico The Times, que cita fontes dos conservadores próximas de May, após mais uma demissão no executivo de Londres. De acordo com o jornal, a primeira-ministra …

Os percevejos andaram ao lado do T-rex (e sobreviveram ao asteróide que matou os dinossauros)

Percevejos têm sido companheiros parasitas de outras espécies além dos humanos durante mais de cem milhões de anos, tendo caminhado na terra ao mesmo tempo que os dinossauros. Uma equipa internacional de cientistas comparou o ADN …

Soflusa em greve pela contratação de mais profissionais

Esta quinta e sexta-feira, os mestres da Soflusa fazem greve parcial de três horas por turno e greve às horas extraordinárias pela contratação de novos profissionais. Os mestres da Soflusa, empresa responsável pelas ligações fluviais entre …