Elon Musk lança ONG para impedir o apocalipse dos robôs

oninnovation / Flickr

Elon Musk, o bilionário visionário fundador do PayPal, Tesla e SpaceX

Parece assunto de ficção científica ou de nerds informáticos malucos. Mas a Inteligência Artificial e a possibilidade de os robôs tomarem conta do mundo preocupa deveras alguns dos maiores empresários e cientistas do mundo. Agora, nasceu mesmo uma organização que espera impedir o apocalipse das máquinas.

Criada pelo visionário Elon Musk, CEO da empresa de automóveis eléctricos Tesla e criador do PayPal, em parceria com outras figuras proeminentes e poderosas de Silicon Valley, o vale da tecnologia de ponta na Califórnia, esta nova associação sem fins lucrativos chama-se OpenAI e vai dedicar-se à pesquisa open-source (ou seja, em código aberto) em torno da Inteligência Artificial.

A ideia, diz Elon Musk numa entrevista ao Backchannel, é equilibrar as oportunidades dos humanos face à eventual ameaça de uma forma centralizada de Inteligência Artificial.

“Tal como os humanos se protegem contra um Dr. Mal pelo facto de a maioria deles serem bons, e a força colectiva da humanidade pode conter os elementos maus”, diz Musk, “é muito mais provável que muitas Inteligências Artificiais juntas possam trabalhar para combater os maus protagonistas ocasionais do mundo da Inteligênca Artificial”.

Segundoo CEO da Tesla e Space-X, não é aceitável “a mera ideia de que há uma única Inteligência Artificial um bilião de vezes mais poderosa do que qualquer outra coisa”.

“Se isto da AI sair dos trilhos, ou se o tal Dr. Mal a consegue e não houver nada para a combater, então ficaremos mesmo numa posição muito má”, acrescenta Elon Musk.

O empresário nota ainda que é “pessoalmente super-consciente quanto à segurança” e destaca que este é um assunto que o “preocupa bastante”.

Essa é a principal motivação de Musk para criar uma organização que se compromete a partilhar livremente todas as descobertas que encontrar na área da Inteligência Artificial.

Empresas como a Google, o Facebook e a Microsoft têm já laboratórios de pesquisa sobre temas relacionados com AI, como a aprendizagem por parte de máquinas.

Todavia, os parceiros reunidos na OpenAI temem que logo que estas descobertas se revelem lucrativas, a filosofia do open source termine.

A questão da Inteligência Artificial preocupa figuras como Bill Gates e Stephen Hawking.

Recentemente, cientistas de todo o mundo juntaram as suas vozes num apelo conjunto, com o intuito de salvar a terra dos robôs assassinos.

E o co-fundador da Apple, Steve Wozniak, já antecipou que os robôs vão conquistar o mundo e transformar os humanos nas suas mascotes.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Vermes predadores gigantes viviam no fundo do mar há 5,3 milhões de anos

Uma equipa de investigadores encontrou um novo registo fóssil de vermes predadores gigantes em sedimentos do Mioceno, entre 23 e 5,3 milhões de anos atrás. Estas misteriosas criaturas, possíveis predecessoras da espécie Eunice aphroditois, tinham aproximadamente …

Este foi o sábado mais movimentado de 2021. Quatro milhões saíram à rua

O sol e a subida de temperaturas que se fizeram sentir este fim de semana convidaram milhões de pessoas por todo o país a sair de casa. O último sábado, dia 27 de fevereiro, foi …

"Só há um responsável, que sou eu", assume Luís Filipe Vieira

O presidente do Benfica assumiu, este domingo, a responsabilidade pela crise de resultados e garantiu que Jorge Jesus irá cumprir até ao fim o contrato que o liga ao clube até 2022. Numa entrevista exclusiva à …

Governo reservou 1.251 milhões para acesso à habitação. 25 câmaras captaram mais de metade do apoio

O Governo reservou no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) 1.251 milhões de euros em subvenções para executar o programa de apoio ao acesso à habitação. Até agora, acordos com 25 câmaras já captaram mais …

Cientistas encontraram 70 mil vírus nunca antes vistos no intestino humano

Cientistas identificaram mais de 70 mil vírus, até então desconhecidos, que vivem no nosso intestino e infetam as bactérias que lá vivem (como afetam o nosso corpo é ainda um mistério). No novo estudo, conta o …

Direita ultrapassa PS com subida da Iniciativa Liberal. Chega cai

Uma sondagem da Aximage para o Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF revela que o PS está a perder peso nas intenções de voto, tendo sido ultrapassado pela direita. Segundo a sondagem, divulgada pelo …

Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas, "muito mais" do que as necessárias

Em entrevista à agência Lusa, Marta Temido anunciou que Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19. Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19, “muito mais” do …

Governo ainda está a tempo de "reverter" venda de barragens da EDP

A coordenadora do Bloco de Esquerda disse este domingo que o Governo ainda está tempo de reverter o negócio das venda de seis transmontanas, que terá permitido à EDP poupar 110 milhões em imposto de …

Cientistas encontraram abelha australiana que não era vista há 98 anos

Uma espécie de abelha nativa das florestas tropicais do leste da Austrália foi encontrada pela primeira vez em 98 anos. De acordo com o site IFLScience, trata-se da espécie Pharohylaeus lactiferus, abelha nativa do leste da …

Marcelo destaca papel de profissionais de UCI. Costa agradece à Madeira e FPF

O Presidente da República destacou e agradeceu o papel dos profissionais de saúde que estão nos cuidados intensivos, pelo seu papel no combate à pandemia, que considerou uma "saga nacional". "Eu queria, em primeiro lugar, louvar …