Elon Musk lança ONG para impedir o apocalipse dos robôs

oninnovation / Flickr

Elon Musk, o bilionário visionário fundador do PayPal, Tesla e SpaceX

Parece assunto de ficção científica ou de nerds informáticos malucos. Mas a Inteligência Artificial e a possibilidade de os robôs tomarem conta do mundo preocupa deveras alguns dos maiores empresários e cientistas do mundo. Agora, nasceu mesmo uma organização que espera impedir o apocalipse das máquinas.

Criada pelo visionário Elon Musk, CEO da empresa de automóveis eléctricos Tesla e criador do PayPal, em parceria com outras figuras proeminentes e poderosas de Silicon Valley, o vale da tecnologia de ponta na Califórnia, esta nova associação sem fins lucrativos chama-se OpenAI e vai dedicar-se à pesquisa open-source (ou seja, em código aberto) em torno da Inteligência Artificial.

A ideia, diz Elon Musk numa entrevista ao Backchannel, é equilibrar as oportunidades dos humanos face à eventual ameaça de uma forma centralizada de Inteligência Artificial.

“Tal como os humanos se protegem contra um Dr. Mal pelo facto de a maioria deles serem bons, e a força colectiva da humanidade pode conter os elementos maus”, diz Musk, “é muito mais provável que muitas Inteligências Artificiais juntas possam trabalhar para combater os maus protagonistas ocasionais do mundo da Inteligênca Artificial”.

Segundoo CEO da Tesla e Space-X, não é aceitável “a mera ideia de que há uma única Inteligência Artificial um bilião de vezes mais poderosa do que qualquer outra coisa”.

“Se isto da AI sair dos trilhos, ou se o tal Dr. Mal a consegue e não houver nada para a combater, então ficaremos mesmo numa posição muito má”, acrescenta Elon Musk.

O empresário nota ainda que é “pessoalmente super-consciente quanto à segurança” e destaca que este é um assunto que o “preocupa bastante”.

Essa é a principal motivação de Musk para criar uma organização que se compromete a partilhar livremente todas as descobertas que encontrar na área da Inteligência Artificial.

Empresas como a Google, o Facebook e a Microsoft têm já laboratórios de pesquisa sobre temas relacionados com AI, como a aprendizagem por parte de máquinas.

Todavia, os parceiros reunidos na OpenAI temem que logo que estas descobertas se revelem lucrativas, a filosofia do open source termine.

A questão da Inteligência Artificial preocupa figuras como Bill Gates e Stephen Hawking.

Recentemente, cientistas de todo o mundo juntaram as suas vozes num apelo conjunto, com o intuito de salvar a terra dos robôs assassinos.

E o co-fundador da Apple, Steve Wozniak, já antecipou que os robôs vão conquistar o mundo e transformar os humanos nas suas mascotes.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma forma de reduzir erros na computação quântica (e já sabemos qual é)

Na computação quântica, assim como no trabalho em equipa, um pouco de diversidade pode ajudar a melhorar o resultado. Esta pode mesmo ser a chave para pôr fim aos erros na computação quântica. Ao contrário dos …

Coimbrões 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto venceu hoje o Coimbrões, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal que os «dragões» resolveram com três golos nos 12 minutos iniciais. Aproveitando a inexperiência e nervosismo da formação …

Produção de filmes em Hollywood é um inimigo silencioso do ambiente

Hollywood é casa para a maioria dos grandes filmes produzidos que estreiam nas salas de cinema espalhadas por todo o mundo. Contudo, consegue ser bastante prejudicial para o meio ambiente e, mais do que nunca, …

O escorbuto era uma doença comum entre piratas, mas pode estar de regresso

O número de casos de escorbuto no Reino Unido mais do que duplicou nos últimos anos. A desnutrição é um dos principais responsáveis pelo regresso desta doença. O escorbuto está em ascensão no Reino Unido e …

Dois veleiros robotizados vão medir alterações climáticas no Atlântico

Dois veleiros de navegação robotizada vão medir, durante os próximos quatro meses, a pegada das mudanças climáticas no oceano Atlântico e irão passar pela Madeira e Cabo Verde. A Plataforma Oceânica das Canárias (PLOCAN) libertou esta …

A educação científica está sob ataque legislativo nos Estados Unidos

São inúmeros os professores de ciências que trabalham diariamente nas escolas públicas dos Estados Unidos para garantir que os alunos estão equipados com o conhecimento teórico e prático necessário para enfrentar o futuro. No entanto, …

João Félix saiu lesionado com gravidade no jogo contra o Valência

João Félix, avançado português do Atlético de Madrid, saiu este sábado lesionado com "forte torção no tornozelo direito", ao minuto 78 do jogo contra o Valência, da nona jornada da Liga espanhola de futebol, disputado …

As traças ficaram mais escuras por causa da Revolução Industrial? Cientistas já sabem a resposta

No virar do século XIX, na Grã-Bretanha, traças de todo o país começaram a ficar gradualmente mais escuras em resposta à forte poluição provocada pela Revolução Industrial. A Revolução Industrial foi um período de grandes transformações …

Mais de mil médicos foram alvo de processos disciplinares. 45 foram condenados, nenhum foi expulso

Mais de 1.070 processos disciplinares a médicos foram abertos no ano passado pelos conselhos disciplinares da Ordem, tendo sido condenados 45, segundo dados este sábado divulgados. Segundo os dados da Ordem dos Médicos, os conselhos disciplinares …

Publicar no Instagram rende mais a Ronaldo do que jogar na Juve

As publicações pagas no Instagram rendem mais a Cristiano Ronaldo do que jogar na Juventus, revela um estudo do Buzz Bingo. O internacional português foi a personalidade mais bem paga neste rede social em 2018. De …