Elon Musk lança ONG para impedir o apocalipse dos robôs

oninnovation / Flickr

Elon Musk, o bilionário visionário fundador do PayPal, Tesla e SpaceX

Parece assunto de ficção científica ou de nerds informáticos malucos. Mas a Inteligência Artificial e a possibilidade de os robôs tomarem conta do mundo preocupa deveras alguns dos maiores empresários e cientistas do mundo. Agora, nasceu mesmo uma organização que espera impedir o apocalipse das máquinas.

Criada pelo visionário Elon Musk, CEO da empresa de automóveis eléctricos Tesla e criador do PayPal, em parceria com outras figuras proeminentes e poderosas de Silicon Valley, o vale da tecnologia de ponta na Califórnia, esta nova associação sem fins lucrativos chama-se OpenAI e vai dedicar-se à pesquisa open-source (ou seja, em código aberto) em torno da Inteligência Artificial.

A ideia, diz Elon Musk numa entrevista ao Backchannel, é equilibrar as oportunidades dos humanos face à eventual ameaça de uma forma centralizada de Inteligência Artificial.

“Tal como os humanos se protegem contra um Dr. Mal pelo facto de a maioria deles serem bons, e a força colectiva da humanidade pode conter os elementos maus”, diz Musk, “é muito mais provável que muitas Inteligências Artificiais juntas possam trabalhar para combater os maus protagonistas ocasionais do mundo da Inteligênca Artificial”.

Segundoo CEO da Tesla e Space-X, não é aceitável “a mera ideia de que há uma única Inteligência Artificial um bilião de vezes mais poderosa do que qualquer outra coisa”.

“Se isto da AI sair dos trilhos, ou se o tal Dr. Mal a consegue e não houver nada para a combater, então ficaremos mesmo numa posição muito má”, acrescenta Elon Musk.

O empresário nota ainda que é “pessoalmente super-consciente quanto à segurança” e destaca que este é um assunto que o “preocupa bastante”.

Essa é a principal motivação de Musk para criar uma organização que se compromete a partilhar livremente todas as descobertas que encontrar na área da Inteligência Artificial.

Empresas como a Google, o Facebook e a Microsoft têm já laboratórios de pesquisa sobre temas relacionados com AI, como a aprendizagem por parte de máquinas.

Todavia, os parceiros reunidos na OpenAI temem que logo que estas descobertas se revelem lucrativas, a filosofia do open source termine.

A questão da Inteligência Artificial preocupa figuras como Bill Gates e Stephen Hawking.

Recentemente, cientistas de todo o mundo juntaram as suas vozes num apelo conjunto, com o intuito de salvar a terra dos robôs assassinos.

E o co-fundador da Apple, Steve Wozniak, já antecipou que os robôs vão conquistar o mundo e transformar os humanos nas suas mascotes.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

O cometa interestelar 2I/Borisov partiu-se em dois

O cometa interestelar 2I/Borisov, o primeiro do seu tipo a ser descoberto em agosto do ano passado, começou a dividir-se em duas partes na semana passada. As imagens contínuas do telescópio espacial Hubble do objeto interestelar …

Estudo estima 471 mortes em Portugal até agosto (e que o pico foi atingido a 3 de abril)

De acordo com as estimativas do estudo, cerca de 151.680 pessoas vão morrer na Europa durante a "primeira vaga" da doença. Um estudo divulgado esta terça-feira nos Estados Unidos estima que a covid-19 venha a provocar …

Mais de metade da população mundial está fechada em casa

Mais de metade da população mundial (52%) está atualmente confinada nas suas casas por ordem das autoridades para combater a propagação da doença covid-19. Segundo um balanço feito pela agência France Fresse (AFP), mais de quatro …

Documentário da Netflix reacende debate sobre os milhares de tigres em cativeiro nos Estados Unidos

A minissérie documental da Netflix "Tiger King: Morte, Caos e Loucura" veio reacender o debate sobre os grandes felinos que estão em cativeiro, frisando que há cerca de 10.000 espécimes nestas condições nos Estados Unidos. …

Luciano venceu a covid-19 aos 100 anos. Teve direito a bolo, a um desenho e a uma alta hospitalar

Luciano Marques da Silva completou 100 anos no hospital de São João, no Porto, onde se encontrava hospitalizado devido à infeção por covid-19. Depois de dez dias de internamento, conseguiu vencer e recebeu alta. No dia …

Geneinno S2, a scooter subaquática que o impulsiona entre as ondas

Há dois anos, foi anunciada a Trident, uma scooter subaquática fabricada pela startup chinesa Geneinno. Agora, a empresa lançou um modelo mais barato e portátil, conhecido como Geneinno S2. O Trident - ou Geneinno S1 - …

WhatsApp restringe opção de reencaminhar mensagens para evitar desinformação

A rede social anunciou que vai passar a restringir o reencaminhamento de mensagens para tentar diminuir a disseminação de informação falsa sobre a pandemia de covid-19. De acordo com a revista Newsweek, a partir desta terça-feira, …

"Mostre-me a sua identificação." Na Tunísia, um robô pergunta às pessoas por que não estão em casa

Nas ruas de Túnis, a capital da Tunísia, um robô não pilotado aborda as pessoas na rua e pergunta-lhes por que não estão em casa, exigindo-lhes um documento de identificação. A Tunísia está em confinamento obrigatório …

Putin não quer repetir os erros dos outros países

Vladimir Putin diz que "o pico da epidemia ainda não foi superado", mas garante que tem "em consideração as experiências positivas e negativas de outros países". O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, alertou esta terça-feira para …

É possível fazer uma máscara de tecido em apenas alguns segundos

O cirurgião-geral norte-americano Jerome Adams disse que as máscaras faciais de pano podem ser feitas a partir de utensílios domésticos comuns. No início do mês, Jerome Adams, cirurgião-geral dos Estados Unidos, deixou um aviso ao público …