Os robôs vão conquistar o mundo e nós seremos suas mascotes

Steve Wozniak, o conhecido co-fundador da Apple juntamente com Steve Jobs, antecipa um futuro controlado pela inteligência artificial e acredita que robôs super-inteligentes vão conquistar o mundo – e manter os humanos como suas mascotes.

“Os robôs vão ser mais inteligentes do que os Humanos, e quando isso acontecer, vão aperceber-se de que precisam de nós”, disse Steve Wozniak a uma audiência de 2.500 pessoas durante a conferência Freescale Technology 2015, em Austin, no Texas, EUA.

Wozniak foi o companheiro de aventura do mítico Steve Jobs, em cuja garagem desenvolveu o protótipo do primeiro computador Macintosh. Wozniak é considerado o verdadeiro “génio tecnológico” por trás do Mac, que Jobs viria a transformar num dos computadores mais populares do mundo.

Segundo o Tech Republic, Wozniak conta que costumava perder o sono perante esta perspectiva, mas que acabou por perceber que “isto acabará por se revelar bom para os humanos”.

“Além disso, os robôs serão tão inteligentes, que perceberão que terão que preservar a Natureza, e manter os Humanos como parte da Natureza”, diz o pioneiro da revolução informática.

The DEMO Conference / Flickr

O futuro já não assusta Steve Wozniak

O futuro já não assusta Steve Wozniak

“Antes de mais, levará centenas de anos até que os robôs possam ter mais inteligência do que os humanos”, diz Woz, “serão necessários muitos anos até que tudo o que nos rodeia seja controlado por computadores e robôs”.

“Isso já está a acontecer, lentamente, com a Internet das Coisas”, acrescenta, “mas na realidade eu quero a Internet das Coisas“.

O futuro já não me assusta“, diz Woz.

Se a “singularidade tecnológica”, o momento em que a inteligência artificial se torna suprema e auto-consciente, já não assusta Wozniak, são muitas as personalidades ligadas às tecnologias que têm manifestado preocupações com o assunto.

O ano passado o conceituado astro-físico Stephen Hawking, considerado um dos mais importantes físicos dos últimos 100 anos,  alertava que a Inteligência Artificial pode destruir a humanidade.

E em fevereiro, Bill Gates, fundador da Microsoft e (às vezes) homem mais rico do mundo, e o visionário Ellon Musk, fundador da Tesla e Space-X, manifestaram a sua preocupação com os avanços com a inteligência artificial.

Entre um futuro apocalíptico em que a Humanidade desaparece, ou um outro alternativo em que seremos bem tratadas mascotes de robôs, Steve Wozniak aposta claramente no segundo.

E é mesmo a pensar nisso, conta Woz, que há alguns anos que apenas dá de comer o melhor bife e carne de galinha ao cão da família.

AJB, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Observem:- Si a máquina foi feita pelo homem, obviamente está com certeza deverá funcionar através de muitas tecnologias mas, que sem a mão do homem para ligar e controlar a engenhoca todo esforço da criação servirá apenas como atração em museu de ciência.

RESPONDER

Cientistas descobrem nova espécie de crustáceo no lugar mais quente da Terra

Uma equipa de cientistas descobriu uma nova espécie de crustáceo de água doce durante uma expedição ao deserto de Lute, no Irão, também conhecido como o lugar mais quente do planeta. Hossein Rajaei, do Museu Estadual …

Furacão Sally fragmentou parte de uma ilha da Florida em três

A passagem do furacão Sally fragmentou parte de uma ilha na costa da Florida, no Estados Unidos, criando assim três pequenas porções de terra. Na prática, tal como explica o portal USA Today, o furação abriu …

Benfica 2-0 Moreirense | “Águia” vence e convence cónegos

Após ter perdido e empatado nas duas últimas recepções ao Moreirense, o Benfica voltou a vencer o emblema de Moreira de Cónegos na Luz. Este sábado, em duelo relativo à segunda jornada do campeonato, as “águias” …

"Surpreendente e fascinante". Descoberta pela primeira vez uma aurora sobre um cometa

A nave Rosetta da Agência Espacial Europeia (ESA) detetou uma aurora boreal sobre o cometa 67P / Churyumov-Gerasimenko (67P / C-G). Em comunicado, os cientistas envolvidos na deteção frisam que esta é a primeira vez quem …

Austrália não quer que turistas caminhem na famosa rocha sagrada Uluru (nem no Google Maps)

A Austrália pediu ao Google que remova do seu serviço Maps fotografias tiradas do topo de Uluru, o monólito aborígine sagrado que os visitantes estão proibidos de escalar desde o ano passado. De acordo com a …

NASA vai procurar aquíferos nos desertos com tecnologia já usada em Marte

Uma parceria entre a NASA e a Fundação Qatar tem como objetivo procurar as cada vez mais escassas águas que estão enterradas nos desertos do Saara e da Península Arábica. Este processo deverá ser desenvolvido …

Os aeroportos mudam o nome das pistas (e a culpa é dos pólos magnéticos da Terra)

O pólo norte magnético pode mover-se até 64 quilómetros por ano. Isto pode ser um problema para os pilotos de aviões. A pista 17L/35R, no Aeroporto Internacional de Austin-Bergstrom, no estado norte-americano do Texas, não terá …

Rússia quer ultrapassar Tom Cruise e ser a primeira a gravar um filme no Espaço

O ator Tom Cruise quer rodar um filme no Espaço, mas a Rússia quer ser a primeira, de acordo com um comunicado da agência espacial Roscosmos. Os Estados Unidos e a Rússia são, novamente, os protagonistas …

Os animais perdem o medo dos predadores depois de contactarem com o Homem

Uma nova investigação concluiu que os animais selvagens perdem rapidamente o medo dos seus predadores depois de entrarem em contacto com o Homem. A maioria dos animais selvagens, como é o caso dos leões, exibe …

Há mais 884 casos confirmados e oito óbitos por covid-19 em Portugal

De acordo com o último boletim divulgado epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal regista, este sábado, mais oito óbitos e 884 novos casos de infeção pelo novo coronavírus. Assim, Portugal contabiliza, desde o início da …