Os robôs vão conquistar o mundo e nós seremos suas mascotes

Steve Wozniak, o conhecido co-fundador da Apple juntamente com Steve Jobs, antecipa um futuro controlado pela inteligência artificial e acredita que robôs super-inteligentes vão conquistar o mundo – e manter os humanos como suas mascotes.

“Os robôs vão ser mais inteligentes do que os Humanos, e quando isso acontecer, vão aperceber-se de que precisam de nós”, disse Steve Wozniak a uma audiência de 2.500 pessoas durante a conferência Freescale Technology 2015, em Austin, no Texas, EUA.

Wozniak foi o companheiro de aventura do mítico Steve Jobs, em cuja garagem desenvolveu o protótipo do primeiro computador Macintosh. Wozniak é considerado o verdadeiro “génio tecnológico” por trás do Mac, que Jobs viria a transformar num dos computadores mais populares do mundo.

Segundo o Tech Republic, Wozniak conta que costumava perder o sono perante esta perspectiva, mas que acabou por perceber que “isto acabará por se revelar bom para os humanos”.

“Além disso, os robôs serão tão inteligentes, que perceberão que terão que preservar a Natureza, e manter os Humanos como parte da Natureza”, diz o pioneiro da revolução informática.

The DEMO Conference / Flickr

O futuro já não assusta Steve Wozniak

O futuro já não assusta Steve Wozniak

“Antes de mais, levará centenas de anos até que os robôs possam ter mais inteligência do que os humanos”, diz Woz, “serão necessários muitos anos até que tudo o que nos rodeia seja controlado por computadores e robôs”.

“Isso já está a acontecer, lentamente, com a Internet das Coisas”, acrescenta, “mas na realidade eu quero a Internet das Coisas“.

O futuro já não me assusta“, diz Woz.

Se a “singularidade tecnológica”, o momento em que a inteligência artificial se torna suprema e auto-consciente, já não assusta Wozniak, são muitas as personalidades ligadas às tecnologias que têm manifestado preocupações com o assunto.

O ano passado o conceituado astro-físico Stephen Hawking, considerado um dos mais importantes físicos dos últimos 100 anos,  alertava que a Inteligência Artificial pode destruir a humanidade.

E em fevereiro, Bill Gates, fundador da Microsoft e (às vezes) homem mais rico do mundo, e o visionário Ellon Musk, fundador da Tesla e Space-X, manifestaram a sua preocupação com os avanços com a inteligência artificial.

Entre um futuro apocalíptico em que a Humanidade desaparece, ou um outro alternativo em que seremos bem tratadas mascotes de robôs, Steve Wozniak aposta claramente no segundo.

E é mesmo a pensar nisso, conta Woz, que há alguns anos que apenas dá de comer o melhor bife e carne de galinha ao cão da família.

AJB, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Observem:- Si a máquina foi feita pelo homem, obviamente está com certeza deverá funcionar através de muitas tecnologias mas, que sem a mão do homem para ligar e controlar a engenhoca todo esforço da criação servirá apenas como atração em museu de ciência.

RESPONDER

Impactos antigos revelam que Marte levou mais tempo a formar-se do que pensávamos

O Sistema Solar primitivo era um lugar caótico, com evidências indicando que Marte provavelmente foi atingido por planetesimais, pequenos protoplanetas com até 1900 km em diâmetro, no início da sua história. Cientistas do SwRI (Southwest Research …

Para ouvir a nova música dos Pearl Jam tem de apontar o telemóvel para a Lua

A banda de rock norte-americana Pearl Jam está empenhada em usar as tecnologias ao serviço da criatividade e da promoção do novo disco, que vai ser lançado no dia 27 de março. Uma semana antes do …

Roedor gigante pré-histórico tinha um cérebro de apenas 113 gramas

O crânio de um roedor que viveu há dez milhões de anos, na América do Sul, indica que, apesar de este animal ter sido grande e pesado, o seu cérebro era totalmente o oposto. De acordo …

"Estrela da Morte". Trump tem máquina de desinformação de mil milhões de dólares para ser reeleito

Face às eleições presidenciais dos EUA que se realizem este ano, Donald Trump montou uma máquina de desinformação, conhecida por "Estrela da Morte", avaliada em 1 mil milhão de dólares. Enquanto se desenrolam as primárias democratas …

Procura mundial de petróleo pode alcançar o seu nível mais baixo numa década por causa do coronavírus

O surto de coronavírus afetará de forma "significativa" a procura global por petróleo, podendo esta atingir o seu nível de procura mais baixo numa década, alerta a Agência Internacional de Energia (IEA). Com a desaceleração da …

Vitória SC 1-2 Porto | “Dragão” cola-se à liderança

A Liga NOS está ao rubro. O FC Porto foi a Guimarães vencer o Vitória SC por 2-1 e está a apenas um ponto da liderança do campeonato, na sequência da derrota do Benfica no …

Ventura não faz "fretes". Chega não viabilizará Governo do PSD se não houver cedências

Para governar com a direita, o PSD precisa do recém-eleito Chega. No entanto, há características que separam os partidos: enquanto que os sociais-democratas se querem estabelecer ao centro, André Ventura estabelece linhas vermelhas e não …

Egito atinge 100 milhões de habitantes (mas não há grandes motivos para celebrar)

A população do Egito atingiu os 100 milhões de habitantes, tornando-se no país árabe mais populoso e o terceiro em África atrás da Etiópia e da Nigéria, anunciaram ontem as autoridades. O calculador eletrónico instalado no …

Coronavírus: Há mais dois casos suspeitos em Portugal

Há mais dois casos suspeitos de infeção por coronavírus em Portugal. Os doentes, que vieram da China, já foram encaminhados para o Hospital Curry Cabral, em Lisboa, e para o Hospital de São João, no …

Morreu o ator Tozé Martinho

O ator António José Bastos de Oliveira Martinho, mais conhecido como Tozé Martinho, morreu este domingo aos 72 anos. Tozé Martinho morreu este domingo, aos 72 anos. O ator foi levado para o Hospital de Cascais, …