Escusa de juíza próxima do PS atrasa recurso de Sócrates sobre Carlos Alexandre

José Sena Goulão / Lusa

Supremo Tribunal de Justiça autorizou escusa de juíza próxima do PS. Recurso de Sócrates sobre afastamento de Carlos Alexandre está para ser decidido desde novembro de 2017.

Desde novembro que José Sócrates, antigo primeiro-ministro, espera para saber o resultado do recurso no qual pede o afastamento do juiz Carlos Alexandre.

Para a demora terá contribuído o pedido de escusa da juiza Maria José Machado que alegou, a 4 de janeiro, que a sua proximidade ao Partido Socialista poderia pôr em causa a perceção pública da imparcialidade de uma futura decisão.

O Supremo Tribunal de Justiça concordou e a 5 de fevereiro o recurso foi distribuído a um novo desembargador cuja identidade não é revelada pela Relação de Lisboa.

A 9 de fevereiro tinha sido noticiado que o Tribunal da Relação de Lisboa recusou afastar o juiz Carlos Alexandre, mas, de acordo com o Observador que cita o juiz presidente Orlando Nascimento, essa notícia está incorreta.

“O processo do incidente de recusa de Carlos Alexandre está ainda por decidir”. O equívoco nasceu do facto de ter sido decidido no dia 8 de fevereiro o indeferimento de um pedido de recusa do juiz Ivo Rosa, o segundo juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal, apresentado pelo Ministério Público.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Acho piada a estes comentários. Queixam-se de que está tudo feito para atrasar o processo, contudo, se a juíza não tivesse pedido escusa, cá estariam os mesmíssimos comentadores, muito indignados, a queixar-se de que, sendo ela próxima do PS, estava tudo feito para ilibar “o 44”.

RESPONDER

Itália mantém recolher obrigatório no Natal e Ano Novo

O ministro dos Assuntos Regionais italiano anunciou esta segunda-feira que o recolher obrigatório se vai manter durante o Natal e Ano Novo, no mesmo dia em que o Governo aprovou um novo plano de apoio …

Papa Francisco defende distanciamento social e é criticado por radicais de direita

Num artigo no New York Times sobre o Dia de Ação de Graças, o Papa Francisco defendeu as restrições levantadas para combater a pandemia covid-19, acabando por ser criticado por alguns radicais de direita, que …

Dez empresas e três pessoas acusadas no caso do vulcão na Nova Zelândia que fez 22 mortes

Dez empresas e três pessoas foram acusados de não cumprirem obrigações de segurança quando um vulcão na Nova Zelândia entrou em erupção em 2019, matando 22 pessoas, anunciou hoje a agência responsável pelas normas de …

Taxa de desemprego desce em setembro para os 7,9%

A taxa de desemprego recuou em setembro para 7,9%, menos 0,2 pontos do que em agosto e mais 1,4 pontos que no mesmo mês de 2019, segundo dados esta segunda-feira anunciados pelo Instituto Nacional de …

Multinacionais com mais respeito pelos direitos humanos e ambiente? Suíços dizem não

A Suíça rejeitou este domingo, em referendo, uma iniciativa que queria impor obrigações legais mais rígidas às empresas, no que se refere ao respeito pelos direitos humanos e padrões ambientais, segundo projeções adiantadas por instituto …

Brasil. Forças alternativas a Bolsonaro e Lula conquistam metade das capitais estaduais

Na segunda volta das municipais brasileiras, disputadas em 57 dos 5565 municípios do país e envolvendo mais de 38 milhões de eleitores, os políticos apoiados pelo Presidente Jair Bolsonaro e os candidatos do Partido dos …

Surto de gripe aviária no Reino Unido origina o abate de 10 mil perus

Mais de 10 mil perus vão ser abatidos no Reino Unido, devido a um surto de gripe aviária detetado numa quinta na cidade de Yorshire, no norte do país, anunciou este domingo o Governo britânico. Segundo …

Portugal com mais 78 mortos e 3.262 novos casos

Portugal contabiliza esta segunda-feira mais 78 mortos relacionados com a covid-19 e 3.262 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da pandemia, Portugal já registou 4.505 …

Ministra da Saúde timorense ordena apagar referências a uso de preservativos em cartazes

A ministra da Saúde timorense ordenou retirar a recomendação de uso de preservativo em cartazes distribuídos pelo país para marcar o Dia Mundial de Luta contra a SIDA, por oposição “moral” ao que considera ser …

Messi marcou na goleada do Barça e homenageou Maradona

O Barcelona regressou neste domingo às vitórias na Liga espanhola de futebol e subiu ao sétimo lugar da prova, ao golear por 4-0 na recepção ao Osasuna, em jogo da 11.ª jornada, marcado por homenagens …