Divulgado vídeo que capta queda de avião de Eduardo Campos

 

Imagens captadas por uma câmara de vigilância de um prédio em Santos, no Brasil, mostram o momento em que o avião onde seguia Eduardo Campos, candidato do PSB às eleições presidenciais brasileiras, se despenhou e incendiou, causando a morte a todos os ocupantes.

O jacto particular que transportava o candidato, um Cessna 560XL,  que tinha saído do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino ao Aeroporto de Guarujá, caiu na manhã do dia 13 sobre uma residência na cidade de Santos, no litoral sul de São Paulo.

Além de Eduardo Campos, ex-governador de Pernambuco e candidato a presidente do Brasil, viajavam na aeronave 7 pessoas – entre as quais o jornalista Carlos Percol, o fotógrafo Alexandre Severo e o cineasta Marcelo Lyra.

O candidato foi sepultado este domingo, no Cemitério de Santo Amaro, no Recife, em cerimónia a que acorreram milhares de pessoas para uma despedida emocionada.

Em paralelo, decorrem investigações às causas do acidente, que são para já desconhecidas.

Segundo a Força Aérea Brasileira, as caixas negras encontradas, com duas horas de gravação áudio (limite máximo de registo do equipamento), depois de analisadas e validadas pelos especialistas, “não correspondem ao voo realizado a 13 de agosto (quarta-feira)”.

Na sequência da morte de Eduardo Campos, a candidata a vice-presidente na sua lista, Marina Silva, assumiu a candidatura do PSB, encontrando-se em segundo lugar nas intenções de voto, com possibilidade de enfrentar a presidente Dilma Roussef na segunda volta.

Elza Fiúza / ABr

Eduardo Campos, político brasileiro, líder do PSB, ex-Governador de Pernambuco e candidato à presidência do Brasil

Eduardo Campos, político brasileiro, líder do PSB, ex-Governador de Pernambuco e candidato à presidência do Brasil

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Tesla usa peças do Model 3 para construir um ventilador

A Tesla também está a tentar contribuir para colmatar a escassez de ventiladores com um novo protótipo, feito com partes do Model 3. A Tesla construiu um ventilador com recurso a componentes automóveis. A fabricante elétrica …

Há acordo no Eurogrupo: 500 mil milhões de euros "disponíveis imediatamente"

Os ministros das Finanças da Zona Euro chegaram a acordo, esta quinta-feira, sobre os apoios económicos para fazer face à pandemia de covid-19. O Eurogrupo chegou a acordo sobre o pacote de ajuda económica para a …

Se recebeu uma chamada da Tunísia, não devolva. É fraude

Clientes de várias operadoras nacionais têm recebido, nas últimas semanas, um "anormal" volume de chamadas internacionais. As operadoras suspeitam de fraude. Segundo o Jornal de Notícias, várias pessoas têm recebido chamadas de u número internacional que …

FMI avisa que vêm aí "tempos sombrios" e que "todos vão sofrer"

Kristalina Georgieva, chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), avisou que os próximos tempos serão sombrios e que todos irão sofrer. Numa introdução às reuniões da primavera do FMI e do Banco Mundial, que decorrem entre 14 …

Merkel pede paciência: situação continua "frágil"

Angela Merkel pediu paciência aos alemães e admitiu que "não será necessário" impor no país medidas mais rigorosas de confinamento. A chanceler alemã, Angela Merkel, apelou esta quinta-feira à paciência dos alemães, num momento de crescente …

Detido bilionário chinês que criticou Presidente Xi Jinping. Estava desaparecido há um mês

O bilionário chinês Ren Zhiqiang que criticou a forma como Presidente da China, Xi Jinping, lidou com a pandemia, está sob custódia das autoridades chinesas devido a uma investigação em que é o principal suspeito. …

Bloqueio dos coronabonds pela Holanda é "irresponsável"

Jean-Claude Juncker, antigo presidente da Comissão Europeia, considera que o bloqueio pela Holanda do uso do Mecanismo Europeu de Estabilidade é "irresponsável". O antigo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, considerou esta quinta-feira “irresponsável” o bloqueio …

Creche recusou receber filho de enfermeira por falta de funcionários. Meteram baixa

A creche e pré-escolar "Voar mais alto", em Setúbal, recusou receber uma criança de três anos, filha de uma enfermeira, por falta de funcionários. A notícia é avançada esta quinta-feira pelo Observador que adianta que as …

Subsídio por assistência a filhos vai ser pago 100% em toda a função pública

O subsídio por assistência a filho sobe de 65% para 100% do salário aos funcionários públicos inscritos na Caixa Geral de Aposentações. O Governo aprovou, esta quinta-feira, um diploma que aumenta o subsídio por assistência …

Espanha avança com novo prolongamento do estado de emergência. Contágios em Itália voltam a subir

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, avançou que dentro de quinze dias terá de voltar ao parlamento para prolongar o estado de emergência por mais duas semanas. Depois de afirmar que Espanha não terá ainda "posto fim …